Simulado Legislação da Educação | CONCURSO
Simulado Legislação da Educação
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Este Simulado Legislação da Educação foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Legislação da Educação
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
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Questões Legislação da Educação
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #243661
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(1,0) 1 -
De acordo com o Artigo 9º das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009), ratificado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a etapa da Educação Infantil considera como eixos estruturantes das práticas pedagógicas:
- a) Jogos e brincadeiras.
- b) Interações e jogos.
- c) Socialização e brincadeiras.
- d) Interações e fazeres cotidianos.
- e) Interações e brincadeiras.
- #243662
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(1,0) 2 -
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam que as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar os princípios:
- a) Étnicos, políticos e estéticos.
- b) Éticos, políticos e estéticos.
- c) Éticos, étnicos e estéticos.
- d) Éticos, sociais e estéticos.
- e) Éticos, políticos e sociais.
- #243663
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(1,0) 3 -
O Decreto no 5.773, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino, em seu art. 3o, determina que as competências para tais funções serão exercidas pelos seguintes órgãos:
- a) Ministério da Educação, Conselho Estadual de Educação – CEE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes
- b) Ministério da Educação, Conselho Estadual de Educação – CEE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes
- c) Ministério da Educação, Conselho Estadual de Educação – CEE, Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
- d) Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação – CNE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes
- e) Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação – CNE, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes
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(1,0) 4 -
BRASÍLIA - Nove instituições de ensino superior que em 2007 obtiveram nota 2 no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) estão na “malha fina” do Ministério da Educação (MEC). As comissões de avaliação que visitam as universidades após o baixo desempenho do IGC confirmaram as más condições de oferta do ensino. No índice divulgado esta segunda-feira, essas instituições também obtiveram o conceito 2, considerado insatisfatório. Uma delas já foi descredenciada.
Portal Último Segundo. http://ultimosegundo.ig.com.br.... Acessado em 22/11/2009.
Em um diálogo sobre a reportagem, estabelecido no meio acadêmico, foram ouvidas as seguintes afirmações:
Alice: - Esse conceito 2 (dois) foi atingido porque os alunos dessas instituições devem ter boicotado o ENADE, já que é o exame que tem a função exclusiva de avaliar os cursos de ensino superior.
Augusto: - Não apenas o ENADE é usado para a obtenção de um conceito, mas também são usados instrumentos diversificados, como a autoavaliação e a avaliação externa in loco.
Aparecida: - O conceito 2 (dois) obtido por essas instituições realmente é muito baixo, considerando-se que os conceitos são ordenados em uma escala que contém dez níveis, distribuídos a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.
Adolfo: - É preciso levar em conta, ainda, que a avaliação dos cursos de graduação inclui, obrigatoriamente, as visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.
De acordo com a Lei n° 10.861, de 14/04/2004, estão corretas APENAS as afirmações de
- a) Alice e Augusto.
- b) Alice e Adolfo.
- c) Aparecida e Alice.
- d) Augusto e Adolfo.
- e) Augusto e Aparecida.
- #243665
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(1,0) 5 -
Segundo o projeto de lei 3512/08 todos os itens abaixo são requisitos para um indivíduo exercer a profissão de psicopedagogo, EXCETO:
- a) aquele que tiver a graduação em Psicopedagogia;
- b) aquele que tiver o diploma em Psicologia que tiver concluído curso de especialização em Psicopedagogia;
- c) aquele que tiver o diploma em Pedagogia que tiver concluído curso de especialização em Psicopedagogia;
- d) aquele que tiver o de diploma de graduação em Psicopedagogia e que tiver concluído curso de especialização em Psicopedagogia;
- e) aquele que tiver concluído o curso de Pedagogia.