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Simulado LC nº 101 de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal | CONCURSO

Simulado LC nº 101 de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal

Simulado LC nº 101 de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal

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Este Simulado LC nº 101 de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: LC nº 101 de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Questões LC nº 101 de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal

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#220760
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LC nº 101 de 2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal
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(1,0) 1 - 

A Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000 pelo Congresso Nacional introduziu responsabilidades para o administrador público em relação aos Orçamentos da União, dos Estados e Municípios. Para tanto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. O objetivo de toda política orçamentária é corrigir as falhas de mercado e as distorções, visando manter a estabilidade, melhorar a distribuição de renda, e alocar os recursos com mais eficiência.
II. O Orçamento tem a função de regular o mercado e coibir abusos, reduzindo falhas de mercado e externalidades negativas (fatores adversos causados pela produção, como poluição, problemas urbanos, etc.).
III. O Governo intervém de várias formas no mercado. Por intermédio da política fiscal e da política monetária, por exemplo, é possível controlar preços, salários, inflação, impor choques na oferta ou restringir a demanda.
IV. A Política Regulatória envolve o uso de medidas legais como decretos, leis, portarias, etc., expedidos como alternativa para se alocar, distribuir os recursos e estabilizar a economia.

  • a) Apenas I e II.
  • b) Apenas II e IV.
  • c) Apenas I, II e III.
  • d) Apenas I, III e IV.
  • e) I, II, III e IV.
#220761
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(1,0) 2 - 

Assinale a opção que apresenta corretamente a lei de orçamento que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para um período de quatro anos.

  • a) lei de orçamento anual
  • b) lei de responsabilidade fiscal
  • c) plano plurianual
  • d) lei de diretrizes de governo
  • e) lei de diretrizes orçamentárias
#220763
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(1,0) 3 - 

A reavaliação da expectativa de arrecadação, assim como o ajuste da limitação de empenho em conformidade com o artigo 9o da Lei de Responsabilidade Fiscal, LRF, deverá ser efetuada a cada:

  • a) mês
  • b) bimestre
  • c) trimestre
  • d) quadrimestre
  • e) semestre
#220765
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(1,0) 4 - 

A Lei de Responsabilidade Fiscal, sancionada pelo Presidente da República em 19 de outubro de 2000, estabelece:

  • a) os limites de gastos e regras para endividamento apenas para o poder Executivo dos Estados e dos Municípios;
  • b) os limites de gastos e regras para endividamento para o poder Executivo e Legislativo dos Estados e dos Municípios;
  • c) os limites de gastos e regras para endividamento para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, dos Estados e dos Municípios;
  • d) exclui a Câmara de Vereadores das Capitais, já que elas são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas dos Estados;
  • e) não estabelece limites para o Congresso Nacional, nem para o Supremo Tribunal Federal.
#220766
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(1,0) 5 - 

Os valores dos contratos de terceirização de mão de obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizados como

  • a) outras despesas de pessoal.
  • b) outras despesas contratuais.
  • c) restos a pagar.
  • d) despesas extraordinárias.
  • e) despesas continuadas.
#220768
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(1,0) 6 - 

Em relação à Receita e Despesa Pública,

  • a) a despesa total de pessoal em cada período de apuração será de 60% (sessenta por cento) para União e Estados, e 50% (cinquenta por cento) para Municípios.
  • b) o total previsto para as receitas de operação de crédito só poderá ser maior que o total de despesas de capital do projeto de lei orçamentária.
  • c) conforme prazo previsto no Art. 8° da Lei Complementar n° 101/2000, as receitas previstas serão desdobradas pelo poder Legislativo, em metas bimestrais de arrecadação.
  • d) em relação à repartição dos limites das despesas totais com pessoal dos Estados, o valor destinado ao poder Judiciário não poderá exceder 6% (seis por cento).
  • e) em relação à repartição dos limites das despesas totais com pessoal da União, o valor destinado ao poder Executivo não poderá exceder 54% (cinquenta e quatro por cento).
#220771
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(1,0) 7 - 

As despesas com pessoal ativo e inativo da União não poderão exceder os limites estabelecidos em lei complementar, razão pela qual, no cômputo desses limites, serão incluídas as despesas

  • a) de indenização por demissão de servidores ou empregados.
  • b) relativas a incentivos à demissão voluntária.
  • c) decorrentes de convocação extraordinária do Congresso Nacional.
  • d) decorrentes de decisão judicial.
  • e) relacionadas a pessoal nas ações e nos serviços públicos de saúde.
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(1,0) 8 - 

A alternativa que, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, conceitua o que se chama em contabilidade pública de resultado nominal é:

  • a) Diferença entre receitas e despesas excluindo-se as financeiras.
  • b) Resultado negativo entre receita e despesas, excluindo-se as despesas financeiras.
  • c) Conjunto de recebimento de receitas.
  • d) Resultado positivo entre receitas e despesas, excluindo as receitas financeiras.
  • e) Resultado entre receitas e despesas incluindo as financeiras.
#220774
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(1,0) 9 - 

Para os efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se renúncia tributária a concessão de

  • a) subsídio, parcelamento e ampliação da base de cálculo.
  • b) parcelamento, alteração indiscriminada de alíquota e subsídio.
  • c) isenção em caráter geral, alteração indiscriminada de alíquota e parcelamento.
  • d) remissão, subsídio e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.
  • e) remissão, isenção em caráter geral e outros subsídios que correspondam a tratamento diferenciado.
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(1,0) 10 - 

A Lei da Responsabilidade Fiscal prevê limites globais para o montante da dívida consolidada da União, Estados e Municípios. Para fins de verificação do atendimento do referido limite, a apuração do montante da dívida consolidada de cada ente federado será efetuada ao final de cada

  • a) ano.
  • b) semestre.
  • c) quadrimestre.
  • d) trimestre.
  • e) bimestre.