Simulado IPHAN | Técnico de Nível Superior | CONCURSO
SIMULADO IPHAN | TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IPHAN para o cargo de Técnico de Nível Superior.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso IPHAN. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico de Nível Superior, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IPHAN | Técnico de Nível Superior contém um total de 30 questões de concursos com um tempo estimado de 90 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IPHAN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #54254
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A educação ambiental consiste em um processo que busca despertar exclusivamente a preocupação individual e a autorresponsabilização frente aos desafios da sustentabilidade do meio ambiente na atualidade.
- #54255
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.
Para fortalecer a identidade de seu povo, é indispensável que os griôs mantenham contato constante com as instituições de educação formal e, assim, ampliem seu espaço de atuação comunitário.
- #54256
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
A cooperação é uma das atitudes mais importantes para o trabalho em equipe.
- #54257
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
Ao resgatar canções e manifestações populares, os educadores trabalham com o universo simbólico dos educandos.
- #54258
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Esse tipo de curso online é caracterizado como assíncrono.
- #54259
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
O FIES é um programa de apoio financeiro que subsidia a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores de instituições de ensino superior privadas com conceitos positivos no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).
- #54260
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), julgue o item que se segue.
O ensino da arte, especialmente no tocante a expressões regionais, é um componente curricular opcional nos níveis da educação básica, mas que, quando oferecido, contribui para o desenvolvimento cultural dos alunos.
- #54261
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.
Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio.
- #54262
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.
Registrar os mestres griôs na comunidade local e dar condições para que eles dialoguem com diferentes espaços culturais são ações que favorecem um processo educativo de reconhecimento da especificidade de ser griô.
- #54263
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo oculto da escola.
- #54264
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.
Embora a meta do Plano Nacional de Educação 2014 - 2024 seja oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, para atender a, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica (PNE, 2014 - 2024), as estatísticas mostram que essa meta dificilmente será atingida, pois a oferta nacional absoluta atual de educação em tempo integral não ultrapassa 20% das escolas públicas (Todos pela Educação, 2018).
- #54265
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
O Plano Nacional de Educação é um instrumento de planejamento da sociedade civil que orienta a execução e o aprimoramento de políticas públicas do setor da educação.
- #54266
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), julgue o item que se segue.
De acordo com os princípios do ensino dispostos na LDB, a educação patrimonial é uma forma de ensino curricular e transversal.
- #54267
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.
Em uma política cultural cujas ações estejam articuladas à dimensão educativa, a participação dos agentes sociais e culturais deve ocorrer de modo consciente somente na etapa de acompanhamento dos resultados.
- #54268
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.
Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.
O processo de avaliação do referido curso teve como foco a aprendizagem e o crescimento dos estudantes em habilidades, conteúdos e atitudes.