Simulado IPHAN | Técnico de Nível Superior | CONCURSO
SIMULADO IPHAN | TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IPHAN para o cargo de Técnico de Nível Superior.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso IPHAN. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico de Nível Superior, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IPHAN | Técnico de Nível Superior contém um total de 30 questões de concursos com um tempo estimado de 90 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IPHAN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #54269
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
A autonomia da universidade pública tem relação intrínseca com a cultura, que permite que o acesso não seja filtrado por dispositivos discriminadores montados em outras instâncias da vida social.
- #54270
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.
A LDB estabelece que, sempre que necessário, haverá na escola regular serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares dos alunos com necessidades especiais.
- #54271
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 - 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade.
- #54272
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
No trabalho em equipe, tanto o líder quanto o gerente assumem as mesmas funções.
- #54273
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial foi reconhecida como uma estratégia de apropriação social do patrimônio cultural brasileiro no início de 2000, após mudanças na participação social decorrentes da gestão pública da época.
- #54274
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 21 -
Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.
As políticas públicas reconhecem que educação e cultura são dimensões que se articulam no processo de identificação comunitária, expressa pelos modos de viver e produzir a vida em comunidade.
- #54275
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 22 -
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
O ensino, a pesquisa e a extensão no sistema universitário são constitucionalmente entendidos como atividades complementares, indissociáveis e interdependentes.
- #54276
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 23 -
Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.
A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.
- #54277
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 24 -
Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.
A mediação promovida por uma educação que compreende o bem cultural como fonte reconhece que signos e significados são elementos relevantes para a resolução de conflitos entre diferentes culturas.
- #54278
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 25 -
A educação ambiental é considerada uma dimensão da educação que, enquanto atividade intencional, promove a relação dos seres humanos com a natureza, o que confere caráter social a essa atividade.
- #54279
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 26 -
No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
Os conceitos de grupo e de equipe são iguais, quando se trata dos resultados de uma instituição.
- #54280
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 27 -
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
No modelo de educação popular, o processo de aprendizagem é centrado no educador.
- #54281
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 28 -
Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.
Conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial é uma modalidade presencial de ensino que se inicia no ensino fundamental e se encerra no ensino médio.
- #54282
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 29 -
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
O Plano Nacional de Educação vigente suprime as esferas humanística e cultural dentre as suas diretrizes e atribui maior ênfase à promoção científica e tecnológica do país.
- #54283
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 30 -
Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.
Uma política cultural relaciona-se com a educação à medida que os processos educativos contribuam para a promoção da indissociabilidade entre os bens culturais e a comunidade para a qual esses bens sejam referência.