Simulado IPHAN | Técnico de Nível Superior | CONCURSO
SIMULADO IPHAN | TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IPHAN para o cargo de Técnico de Nível Superior.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso IPHAN. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico de Nível Superior, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IPHAN | Técnico de Nível Superior contém um total de 30 questões de concursos com um tempo estimado de 90 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IPHAN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #54224
- Banca
- CESPE
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- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
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- Certo/Errado
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(1,0) 1 -
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial reconhece os patrimônios materiais e imateriais como referências significativas para o desenvolvimento de um processo político-pedagógico no qual os sujeitos se reconheçam como participantes ativos da dinâmica da produção, da circulação e do consumo dos bens culturais.
- #54225
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
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- Certo/Errado
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(1,0) 2 -
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.
O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos.
- #54226
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
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- Certo/Errado
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(1,0) 3 -
A educação ambiental contribui para uma cidadania ativa ao fortalecer o sentido de pertencimento expresso em valores éticos e em regras de convívio social.
- #54227
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
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- Certo/Errado
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(1,0) 4 -
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
Na educação popular, os saberes dos educandos são transformados em conteúdos primordiais para o processo de aprendizagem.
- #54228
- Banca
- CESPE
- Matéria
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- Concurso
- IPHAN
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- Certo/Errado
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(1,0) 5 -
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
Para que o trabalho educacional sobre a preservação patrimonial seja efetivo, são imprescindíveis políticas educacionais direcionadas à formação docente na temática do patrimônio cultural, sendo a escola entendida como um dos lócus dessa formação.
- #54229
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
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(1,0) 6 -
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
Para que o trabalho educacional sobre a preservação patrimonial seja efetivo, são imprescindíveis políticas educacionais direcionadas à formação docente na temática do patrimônio cultural, sendo a escola entendida como um dos lócus dessa formação.
- #54230
- Banca
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(1,0) 7 -
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial é um processo educativo formal e não formal restrito a dois espaços educativos: escolas e museus.
- #54231
- Banca
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(1,0) 8 -
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.
O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento.
- #54232
- Banca
- CESPE
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(1,0) 9 -
Com relação à educação a distância (EaD), julgue o item subsecutivo.
A EaD requer um planejamento pedagógico detalhado e a criação de estratégias educacionais diversificadas que desloquem o professor proponente do curso (conteudista) de seu papel usual no processo educativo: ele pode, por exemplo, permitir que um tutor realize, em seu lugar, a mediação pedagógica com os alunos.
- #54233
- Banca
- CESPE
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- IPHAN
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(1,0) 10 -
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
O PROUNI financia a inscrição de cidadãos brasileiros em processos de seleção para acesso à educação superior, mas o custeio do curso, em caso de aprovação na seleção, é responsabilidade do próprio estudante.
- #54234
- Banca
- CESPE
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- Concurso
- IPHAN
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(1,0) 11 -
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), julgue o item que se segue.
A educação superior tem por finalidade promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, assim como comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
- #54235
- Banca
- CESPE
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- IPHAN
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(1,0) 12 -
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
A educação patrimonial adquire reconhecimento, especialmente, devido à quantidade de ações desenvolvidas dentro de um espaço educativo em que se valoriza e se debate a diversidade sob a qual o patrimônio é constituído.
- #54236
- Banca
- CESPE
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- Concurso
- IPHAN
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- Certo/Errado
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(1,0) 13 -
Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.
A dialogicidade como princípio favorece o encontro entre culturas na medida em que rompe com a ideia de dissociação entre cultura popular e cultura erudita.
- #54237
- Banca
- CESPE
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- IPHAN
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(1,0) 14 -
No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
A capacitação para formação de equipes demanda a formação de lideranças.
- #54238
- Banca
- CESPE
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- IPHAN
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(1,0) 15 -
A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.
A Constituição Federal de 1988 dispõe que os estados e o Distrito Federal atuem prioritariamente nos níveis fundamental e médio de ensino, ao passo que os municípios atuem prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.