Simulado IPHAN | Técnico de Nível Superior | CONCURSO
SIMULADO IPHAN | TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IPHAN para o cargo de Técnico de Nível Superior.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso IPHAN. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico de Nível Superior, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IPHAN | Técnico de Nível Superior contém um total de 30 questões de concursos com um tempo estimado de 90 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IPHAN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #54239
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), julgue o item que se segue.
O ensino da história do Brasil pode contribuir com a perspectiva da educação patrimonial ao tratar das contribuições das diferentes culturas e etnias formadoras do povo brasileiro, em especial das matrizes indígena, africana e europeia.
- #54240
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.
A tecnologia utilizada no curso em questão limita a aprendizagem a conceitos lineares.
- #54241
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) reúne em um único indicador os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: complementaridade e monitoramento.
- #54242
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
O significado de alternância, enquanto método, é o mesmo tanto para a educação popular quanto para a educação do campo.
- #54243
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
Em seu desenvolvimento, a educação patrimonial tem fortalecido vínculos entre políticas públicas de cultura, meio ambiente, turismo, educação, saúde, desenvolvimento urbano, entre outros, possibilitando um diálogo intersetorial.
- #54244
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 21 -
Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.
Uma noção ampla de território fomenta o papel problematizador da educação, porque indica a maneira como os bens culturais são distribuídos entre os agentes culturais e sociais.
- #54245
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 22 -
Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.
Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.
A pesquisa de mercado realizada pela instituição corresponde a uma avaliação diagnóstica.
- #54246
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 23 -
No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.
A educação popular é um processo no qual o educador tem o papel de atribuir consciência ao educando.
- #54247
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 24 -
Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
A definição de novas ações que abordem as diferenças sociais e culturais dos estudantes pode implicar a renovação das práticas pedagógicas dos docentes dessa escola.
- #54248
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 25 -
Com relação à educação a distância (EaD), julgue o item subsecutivo.
Na EaD, a escolha de ferramentas sincrônicas em vez de ferramentas assíncronas é aconselhável, porque a participação simultânea de professores e estudantes torna a aprendizagem mais eficiente.
- #54249
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 26 -
No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.
As metas globais do REUNI, a serem cumpridas ao longo dos cinco anos de adesão de cada universidade, incluem elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais (TCG) para 90% e aumento no índice da média geral de notas dos estudantes universitários.
- #54250
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 27 -
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
Os efeitos de políticas públicas e de investimentos públicos e privados para a preservação cultural podem ser potencializados se acompanhados de um processo educativo vinculado à educação básica, por meio do qual as pessoas possam aprender e ensinar novas formas de se relacionar com as dimensões culturais de que fazem parte.
- #54251
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 28 -
Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), julgue o item que se segue.
O conceito de educação constante da LDB abrange a educação patrimonial.
- #54252
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 29 -
Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.
O intuito original das casas de patrimônio era modificar a estrutura organizacional do IPHAN e assumir, no lugar dessa autarquia, o papel de fiscalização e articulação de diferentes atores que tenham o patrimônio material e imaterial como fonte de construção e análise comunitária.
- #54253
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IPHAN
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 30 -
Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.
As próximas gerações de novos griôs serão formadas em espaços reconhecidos pela comunidade como territórios de referências de suas memórias.