Processando...

Simulado IPAJM | CONCURSO

Simulado IPAJM

SIMULADO IPAJM

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concursos do País, através de simulados para Concursos, provas e questões de Concursos.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concursos IPAJM.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IPAJM que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concursos anteriores IPAJM, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IPAJM contém um total de 10 questões de Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concursos IPAJM.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concursos IPAJM. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IPAJM
Para realizar o simulado IPAJM você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IPAJM você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IPAJM é aqui!


#186983
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No próximo mês de dezembro, as Américas contabilizarão a ocorrência de 21 milhões de mortes na primeira década do século XXI por doenças crônicas. No mundo inteiro, a hipertensão, o diabetes, o acidente vascular cerebral (AVC), as doenças cardíacas e os cânceres já são responsáveis por dois terços de todas as mortes que ocorrem, com algum impacto sobre os sistemas de saúde e sobre as sociedades. Alguns mitos sobre as doenças crônicas distorcem a percepção social da sua gravidade e retardam o fortalecimento de programas abrangentes, integrados por medidas preventivas e de ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento oportuno. O primeiro mito é o de que as doenças crônicas matam pessoas que já são muito idosas. É falsa a ideia de que as mortes por doenças crônicas são sempre o desfecho natural de uma longa vida, especialmente nos países em desenvolvimento. Outro mito sobre essas doenças é o de que não temos como preveni-las, já que não existem vacinas. Ao contrário, ações de promoção da saúde, de redução dos fatores de risco e de aumento da cobertura do diagnóstico precoce são capazes de prevenir a ocorrência e a mortalidade por várias doenças crônicas. O terceiro mito é o de que as doenças crônicas são doenças de ricos, e, por isso, os países em desenvolvimento e os pobres ainda não precisam se preocupar com elas. Os fatos apontam para outra direção. Os países de média e baixa renda respondem por 80% de todas as mortes registradas no mundo por doenças crônicas e apresentam tendência crescente. A explicação não é difícil. Os principais fatores de risco para doenças crônicas, como o tabagismo, a obesidade, o consumo deficiente de frutas e verduras e o sedentarismo, mostram tendência de crescimento nos mais pobres e menos educados. O diagnóstico precoce também é menos frequente entre os mais pobres, que têm mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Mitos e verdades sobre as doenças crônicas. In: Folha de S.Paulo, 25/4/2010, p. A3 (com adaptações).
Assinale a opção correta acerca da estrutura e das ideias do texto.

  • a) O desenvolvimento do texto obedece à seguinte estrutura: parágrafos 1 e 2: apresentação de dados estatísticos de mortes por doenças crônicas; parágrafos de 3 a 6: exposição de três mitos sobre as doenças crônicas; parágrafos de 7 a 9: recomendações para a diminuição dessas mortes
  • b) O seguinte título, por conter a ideia central do texto, poderia ser nele utilizado: Os sistemas de saúde dos países americanos e a cura de doenças
  • c) Quanto ao gênero, o texto poderia ser corretamente classificado como argumentativo-narrativo, pela defesa do ponto de vista do autor entremeada de histórias de vida.
  • d) O texto estaria corretamente resumido da seguinte forma: O autor menciona alguns mitos que cercam as doenças crônicas, relaciona-as a fatores etários e mostra como reverter a tendência de aumento do número de mortes por essas doenças no mundo.
  • e) Iniciar o texto com a apresentação de números significativamente elevados, como faz o autor nos dois primeiros parágrafos (21 milhões de mortes nas Américas e dois terços no mundo inteiro provocadas por doenças crônicas), é uma forma de atrair a atenção do leitor para a gravidade do assunto de que se vai tratar
#186984
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Assinale a opção correta acerca da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

  • a) Do ponto de vista clínico pode-se definir DPOC como sendo uma condição pulmonar crônica, caracterizada pela presença de tosse improdutiva, sibilância e dispneia ao repouso, determinada na maioria das vezes pela exposição à fumaça do cigarro ou ambiental.
  • b) A bronquite é definida como um alargamento anormal, permanente, dos espaços aéreos distais ao bronquíolo terminal, acompanhado de destruição de suas paredes, com fibrose óbvia.
  • c) As alterações do exame físico do paciente com DPOC independem da fase em que se encontra a doença.
  • d) A bronquiectasia deve ser parte do diagnóstico diferencial da DPOC. Incluem-se entre os dados mais sugestivos de bronquiectasia grande quantidade de expectoração purulenta comumente associada à infecção bacteriana e crepitações grosseiras à ausculta pulmonar.
  • e) Quando os sintomas e sinais são típicos, é desnecessário realizar espirometria para auxiliar a estratégia terapêutica na DPOC.
#186985
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A respeito da avaliação e do tratamento inicial do paciente politraumatizado, assinale a opção correta.

  • a) Para controlar rapidamente a hipoxemia, a ventilação deve ser iniciada com alta pressão.
  • b) O tórax instável deve ser tratado imediatamente com imobilizações torácicas.
  • c) As drogas vasoativas têm boa indicação na abordagem inicial do choque hipovolêmico.
  • d) A rápida estabilização não vai interferir na mensuração da escala de Glasgow.
  • e) As radiografias obrigatórias são as de coluna cervical em perfil, tórax em AP e bacia em AP.
#186986
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Quanto à etiologia e ao diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril, assinale a opção correta.

  • a) A luxação congênita de quadril pode estar presente em até 10% das crianças nascidas vivas.
  • b) A incidência dessa displasia é maior no sexo masculino e no quadril direito.
  • c) Quando não reconhecida precocemente, essa displasia se torna incapacitante.
  • d) A manobra de Barlow ajuda a investigar a redução de uma cabeça femoral luxada.
  • e) O índice acetabular mede a angulação entre a cabeça femoral e o arco de Shenton.
#186987
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em referência à polidactilia e à sindactilia, é correto afirmar que

  • a) polidactilia é a indiferenciação entre dois ou mais dedos.
  • b) a sindactilia pode ser completa ou incompleta.
  • c) na polidactilia todos os dedos sempre se apresentam com aspecto rudimentar.
  • d) a sindactilia requer tratamento cirúrgico em todos os casos.
  • e) a cirurgia da polidactilia deve ser realizada no recém-nascido.
#186988
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Tendo como fundamento a Lei n.o 9.784/1999, que rege o processo administrativo brasileiro, bem como o entendimento do STF acerca do que dispõe essa lei, assinale a opção correta.

  • a) A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar ofende a CF
  • b) Quando dados, atuações ou documentos solicitados ao interessado forem necessários à apreciação de pedido formulado, o não atendimento no prazo fixado pela administração para a respectiva apresentação importará julgamento desfavorável ao administrado
  • c) Nos processos perante o TCU, asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, como ocorre com a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.
  • d) Dados obtidos em interceptação de comunicações telefônicas e em escutas ambientais, judicialmente autorizadas para produção de prova em investigação criminal ou em instrução processual penal, podem ser usados em procedimento administrativo disciplinar, contra a mesma ou as mesmas pessoas em relação às quais foram colhidos, ou contra outros servidores cujos supostos ilícitos teriam despontado à colheita dessa prova
  • e) É constitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo
#186989
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A respeito do regime constitucional de aposentadoria dos servidores públicos submetidos a RPPS, assinale a opção correta.

  • a) A aposentadoria voluntária somente é permitida a servidores que, tendo cumprido no mínimo 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, já contarem com 60 anos de idade e 35 de contribuição, se homem, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, se mulher.
  • b) A Constituição Federal de 1988, além de prever a redução de idade e de tempo de contribuição em 5 anos para o professor que comprove tempo de exercício exclusivo das funções de magistério na educação infantil e no ensino fundamental e médio, faculta-lhe a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do RPPS, na hipótese de ter exercido, quando em atividade, dois cargos públicos.
  • c) A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios que assim o desejarem podem, em qualquer circunstância, fixar, para o valor das aposentadorias e pensões a serem concedidas pelo RPPS, o limite máximo estabelecido para os benefícios do RGPS.
  • d) A lei pode estabelecer formas de contagem de tempo de contribuição fictício, para fins de aplicação da chamada contagem recíproca.
  • e) O tempo de contribuição federal, estadual ou municipal deve ser contado para efeito de aposentadoria, e o tempo de serviço correspondente, para efeito de disponibilidade.
#186990
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Com base no que dispõe a Lei Complementar Estadual n.º 282/2004, assinale a opção correta.

  • a) Uma das fontes de custeio do RPPS dos servidores do estado do Espírito Santo é a contribuição mensal facultada ao segurado ativo, no percentual de 11%, deduzida em folha de pagamento, incidentes sobre a totalidade da base de contribuição.
  • b) A contribuição devida por aposentados e pensionistas incide apenas sobre as parcelas de proventos que superem o dobro do limite máximo estabelecido para os benefícios do RGPS.
  • c) O segurado que seja servidor ativo e esteja em gozo de licença sem vencimentos para tratar de assuntos particulares está sujeito à contribuição previdenciária devida, sendo computado o tempo de duração da licença para efeito de benefícios previdenciários.
  • d) O RPPS de que trata lei complementar em tela deve ser custeado também por contribuição mensal compulsória dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no percentual de 22%, incidentes sobre a totalidade da base de contribuição do respectivo segurado ativo.
  • e) As contribuições feitas por servidores ativos e inativos, bem como a contribuição mensal compulsória dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, são destinadas ao fundo previdenciário do estado.
#186991
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Acerca da inscrição de segurados e dependentes no regime próprio de previdência social (RPPS) dos servidores do estado do Espírito Santo, assinale a opção correta.

  • a) As normas para inscrição do segurado e do dependente são estabelecidas em ato normativo do governador estadual.
  • b) O segurado deve requerer à área de recursos humanos do órgão ao qual estiver vinculado a remessa da inscrição ao Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), com as informações relativas ao ato administrativo de nomeação para o cargo de provimento efetivo, o termo de posse e a ficha individual, o laudo médico admissional e demais documentos comprobatórios legalmente exigidos.
  • c) A inscrição de dependente ocorrida após o falecimento do segurado somente produzirá efeitos a partir da data de sua habilitação.
  • d) O segurado poderá solicitar, a qualquer tempo, a modificação do seu grupo de dependentes por inclusão, exclusão ou alteração. Essa modificação, se homologada, produzirá efeito a partir da data da alteração.
  • e) A habilitação para recebimento de benefício deve ser feita diretamente pelo beneficiário ou por procurador constituído por instrumento público para esse fim.
#186992
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IPAJM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Assinale a opção correta quanto a reações dos pacientes à doença e à hospitalização.

  • a) A arrogância e o desprezo são manifestações do paciente em relação à equipe que dizem respeito aos mecanismos de deslocamento e condensação, respectivamente.
  • b) A regressão a comportamentos primitivos pode acarretar a adoção de uma posição muito passiva, necessária para a fase inicial de adesão ao tratamento.
  • c) A instabilidade afetiva, a insônia, as crises de choro e a irritabilidade são indícios de um excesso de mecanismos de defesa e da insistência em retomar sua estrutura afetiva.
  • d) A racionalização se manifesta quando o paciente se atém a discutir tecnicamente o diagnóstico e o tratamento sem envolvimento emocional e a banalizar seu problema de saúde.
  • e) A negação impede o enfrentamento da ansiedade e pode acarretar o abandono do tratamento por descrédito.