Simulado IFF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
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🧪 Este Simulado IFF-RS foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: IFF-RS
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #143085
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(1,0) 1 -
Assinale a opção correta, quanto à metodologia de um curso EAD.
- a) Para garantir elevado grau de segurança, a instituição deve projetar custos e receitas considerando o número de alunos matriculados, sendo desnecessário prever a estimativa de evasão.
- b) Sendo a avaliação um dos aspectos fundamentais para a qualidade de um processo de ensino e aprendizagem, a instituição deve considerar a possibilidade de aceleração de estudos para um aluno matriculado em um curso EAD.
- c) Um curso a distância exime a instituição de dispor de centros de documentação e informação ou mediatecas (que articulam bibliotecas, videotecas, audiotecas, hemerotecas e infotecas).
- d) O conteúdo programático é sempre o foco de um programa educacional e um dos pilares para garantir a qualidade de um curso a distância.
- #143086
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(1,0) 2 -
Define-se planejamento escolar como
- a) processo complexo de seleção dos conteúdos que deverão ser ministrados em uma aula.
- b) processo permanente de preenchimento de formulários para controle administrativo.
- c) processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente e de articulação da atividade escolar e da problemática do contexto social.
- d) atividade docente fundamentada nos interesses dominantes da socieda
- #143087
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(1,0) 3 -
No que se refere a mídia e educação, assinale a opção correta.
- a) As vantagens de se trabalhar com tecnologia em sala de aula incluem a interação, a autonomia e a motivação.
- b) No trabalho com as tecnologias de informação e comunicação, o professor decide arbitrariamente o que ensinar.
- c) O uso de gêneros digitais em sala de aula compromete a qualidade dos resultados da produção de textos dos alunos.
- d) A era digital dificulta o estabelecimento de uma rede de comunicação e informação entre a escola e os indivíduos nela inseridos.
- #143088
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(1,0) 4 -
Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.
- a) recursos técnicos e comunicação entre os alunos
- b) comunicação entre os alunos e transferência das informações
- c) desenho do projeto e envolvimento dos gestores
- d) desenho do projeto e avaliação contínua e abrangente
- #143089
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(1,0) 5 -
Assinale a opção correta, com relação a aspectos do ensino a distância (EAD).
- a) Os ambientes virtuais de aprendizagem são mediados pelos técnicos em informática.
- b) Tendo o aluno a função de mediador e facilitador da aprendizagem em EAD, o professor precisa de gerenciamento de tempo, organização e autonomia para exercer seu papel de educador.
- c) O projeto de um curso na modalidade EAD deve prever vias eficazes de comunicação e diálogo entre os envolvidos no processo educacional, propondo condições para diminuir a sensação de isolamento
- d) A avaliação em EAD tem duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere ao número de horas que o aluno dedica ao curso.
- #143090
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(1,0) 6 -
A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.
- a) Na escola atual, estão superados os problemas das diferenças relacionadas ao déficit de aprendizagem, com forte ancoragem em aspectos psicológicos, assim como das diferenças dos níveis socioeconômicos dos alunos e alunas.
- b) Cabe à escola enfatizar as diferenças e garantir a lógica homogeneizadora, que, por sua vez, é identificada como predominante na cultura escolar.
- c) A escola precisa reconhecer os sujeitos socioculturais subalternizados e negados, mas não cabe a ela valorizá-los e empoderá-los.
- d) A dimensão cultural potencializa os processos de aprendizagem, na medida em que reconhece e valoriza os sujeitos neles implicados, combate formas de silenciamento, invisibilização e(ou) inferiorização e favorece a construção de identidades culturais abertas e de sujeitos de direito, assim como o diálogo intercultural.
- #143091
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(1,0) 7 -
A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.
No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.
- a) A escola atual deve preservar uma tradição monocultural.
- b) Expressões que veiculam juízos de valor sobre determinados grupos sociais e(ou) culturais, assim como brincadeiras, são âmbitos especialmente sensíveis às manifestações de discriminação no cotidiano escolar.
- c) Preconceitos e diferentes formas de discriminação presentes no cotidiano escolar não devem ser problematizados, desvelados, desnaturalizados, com vistas a evitar a reprodução de padrões de conduta reforçadores dos processos discriminadores presentes na sociedade.
- d) Dinâmicas de relacionamento, de reconhecimento mútuo, de aceitação e de valorização do “outro” e diálogo intercultural constituem práticas educativas monoculturais.
- #143092
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(1,0) 8 -
Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.
I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.
II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.
III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.
IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.
Estão certos apenas os itens
- a) I e IV.
- b) II e III.
- c) II e IV.
- d) I, II e III.
- #143093
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(1,0) 9 -
Define-se aula como
- a) momento de empenho permanente na formação de métodos e hábitos de estudo.
- b) ação conjunta do professor e dos alunos na qual o docente estipula atividades.
- c) valorização da sala de aula como meio educativo.
- d) situação didática na qual se põem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios, com fins instrutivos e formativos, incitando o aprendizado.
- #143094
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(1,0) 10 -
O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.
José Carlos Libâneo Didática 2 ª ed São Paulo: Cortez, 2013, p 197
Considerando o assunto abordado no trecho de texto precedente, assinale a opção que apresenta as etapas ou os passos didáticos de uma aula.
- a) transmissão da matéria, assimilação ativa, percepção e formação de conceitos
- b) preparação e introdução da matéria, tratamento didático da matéria nova, consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, aplicação, controle e avaliação
- c) introdução, desenvolvimento, execução de tarefas e avaliação final
- d) preparação e introdução da matéria, recordação de conceitos, sistematização, fixação e aplicação
- #143095
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(1,0) 11 -
A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos CEFET, assinale a opção correta.
- a) Esses cursos se consolidaram rapidamente no ensino superior, em decorrência da imediata inserção dos profissionais na divisão social e técnica do trabalho.
- b) A transformação das escolas técnicas federais em CEFET reduziu a abrangência dessas instituições.
- c) Por não se adequar ao conceito de educação tecnológica, os cursos de licenciatura não integraram as atribuições dos CEFET.
- d) Por serem regidos por instrumentos legais conflitantes entre si, os CEFET possuíam finalidades e atribuições diferenciadas.
- #143096
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(1,0) 12 -
Internet: <http://redefederal.mec.gov.br> (com adaptações)
O gráfico apresentado refere-se à expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, em unidades. Esse gráfico mostra que
- a) a educação profissional ficou praticamente estagnada por quase um século.
- b) houve negligência política com a educação profissional desde a sua criação.
- c) a expansão vinculou todas as escolas profissionalizantes a uma única rede.
- d) o crescimento mais vigoroso esteve associado a um período político considerado conservador.
- #143097
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(1,0) 13 -
O projeto de LDB de 1988, que foi substituído, previa incorporar no ensino médio processos de trabalho reais, possibilitando-se a assimilação não apenas teórica, mas também prática, dos princípios científicos que estão na base da produção moderna. Previa propiciar aos adolescentes a formação necessária à compreensão teórica e prática dos fundamentos científicos das múltiplas técnicas utilizadas no processo produtivo.
Idem Ibidem (com adaptações)
O referido projeto sustentava-se em um conceito conhecido como
- a) polivalência.
- b) politecnia.
- c) ensino técnico.
- d) ensino profissionalizante.
- #143098
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(1,0) 14 -
Texto 13A2AAA
A questão da educação tecnológica está presente no campo da educação sob duas perspectivas. Uma que a identifica com a educação que aborda conhecimentos associados às tecnologias utilizadas nos processos de produção. Essa perspectiva esteve na origem dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e tem orientado mudanças mais contemporâneas nas políticas educacionais e de trabalho, bem como nas finalidades e no funcionamento de instituições de formação. Outra perspectiva é aquela que fundamentou a defesa de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 80 do século passado (rejeitada por uma manobra no Senado), que, em seus termos teóricos e práticos, propiciasse a superação da concepção educacional burguesa que se pautava pela dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e entre instrução profissional e instrução geral.
Gaudêncio Frigotto et al Ensino médio integrado: concepção
e contradições São Paulo: Cortez, 2012 (com adaptações)
No que se refere às duas perspectivas apresentadas no texto 13A2AAA, é correto afirmar que
- a) a primeira é liberal e a segunda, neoliberal.
- b) a primeira é prática e a segunda, teórica.
- c) a primeira é conservadora e a segunda, progressista.
- d) ambas defendem a politecnia.
- #143099
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(1,0) 15 -
Texto 13A2AAA
A questão da educação tecnológica está presente no campo da educação sob duas perspectivas. Uma que a identifica com a educação que aborda conhecimentos associados às tecnologias utilizadas nos processos de produção. Essa perspectiva esteve na origem dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e tem orientado mudanças mais contemporâneas nas políticas educacionais e de trabalho, bem como nas finalidades e no funcionamento de instituições de formação. Outra perspectiva é aquela que fundamentou a defesa de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 80 do século passado (rejeitada por uma manobra no Senado), que, em seus termos teóricos e práticos, propiciasse a superação da concepção educacional burguesa que se pautava pela dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e entre instrução profissional e instrução geral.
Gaudêncio Frigotto et al Ensino médio integrado: concepção
e contradições São Paulo: Cortez, 2012 (com adaptações)
Infere-se do texto 13A2AAA que a perspectiva de educação nos CEFET apresenta um ideário educacional que atende, com prioridade, aos interesses
- a) da classe trabalhadora.
- b) da juventude estudantil.
- c) do mercado capitalista.
- d) do contribuinte.