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Simulado IFF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IFF de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IFF DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IFF.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IFF que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IFF, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IFF de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IFF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IFF. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IFF
Para realizar o simulado IFF você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IFF você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IFF é aqui!


#143085
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF-RS
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a opção correta, quanto à metodologia de um curso EAD.

  • a) Para garantir elevado grau de segurança, a instituição deve projetar custos e receitas considerando o número de alunos matriculados, sendo desnecessário prever a estimativa de evasão.
  • b) Sendo a avaliação um dos aspectos fundamentais para a qualidade de um processo de ensino e aprendizagem, a instituição deve considerar a possibilidade de aceleração de estudos para um aluno matriculado em um curso EAD.
  • c) Um curso a distância exime a instituição de dispor de centros de documentação e informação ou mediatecas (que articulam bibliotecas, videotecas, audiotecas, hemerotecas e infotecas).
  • d) O conteúdo programático é sempre o foco de um programa educacional e um dos pilares para garantir a qualidade de um curso a distância.
#143086
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF-RS
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Define-se planejamento escolar como

  • a) processo complexo de seleção dos conteúdos que deverão ser ministrados em uma aula.
  • b) processo permanente de preenchimento de formulários para controle administrativo.
  • c) processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente e de articulação da atividade escolar e da problemática do contexto social.
  • d) atividade docente fundamentada nos interesses dominantes da socieda
#143087
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFF-RS
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

No que se refere a mídia e educação, assinale a opção correta.

    • a) As vantagens de se trabalhar com tecnologia em sala de aula incluem a interação, a autonomia e a motivação.
    • b) No trabalho com as tecnologias de informação e comunicação, o professor decide arbitrariamente o que ensinar.
    • c) O uso de gêneros digitais em sala de aula compromete a qualidade dos resultados da produção de textos dos alunos.
    • d) A era digital dificulta o estabelecimento de uma rede de comunicação e informação entre a escola e os indivíduos nela inseridos.
    #143088
    Banca
    . Bancas Diversas
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    Matérias Diversas
    Concurso
    IFF-RS
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    (1,0) 4 - 

    Assinale a opção que apresenta requisitos básicos a serem observados pelas instituições na preparação de cursos e programas a distância.

    • a) recursos técnicos e comunicação entre os alunos
    • b) comunicação entre os alunos e transferência das informações
    • c) desenho do projeto e envolvimento dos gestores
    • d) desenho do projeto e avaliação contínua e abrangente
    #143089
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    IFF-RS
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    Múltipla escolha
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    (1,0) 5 - 

    Assinale a opção correta, com relação a aspectos do ensino a distância (EAD).

    • a) Os ambientes virtuais de aprendizagem são mediados pelos técnicos em informática.
    • b) Tendo o aluno a função de mediador e facilitador da aprendizagem em EAD, o professor precisa de gerenciamento de tempo, organização e autonomia para exercer seu papel de educador.
    • c) O projeto de um curso na modalidade EAD deve prever vias eficazes de comunicação e diálogo entre os envolvidos no processo educacional, propondo condições para diminuir a sensação de isolamento
    • d) A avaliação em EAD tem duas dimensões: a que diz respeito ao processo de aprendizagem e a que se refere ao número de horas que o aluno dedica ao curso.
    #143090
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    IFF-RS
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    (1,0) 6 - 

    A respeito da cultura escolar, assinale a opção correta.

    • a) Na escola atual, estão superados os problemas das diferenças relacionadas ao déficit de aprendizagem, com forte ancoragem em aspectos psicológicos, assim como das diferenças dos níveis socioeconômicos dos alunos e alunas.
    • b) Cabe à escola enfatizar as diferenças e garantir a lógica homogeneizadora, que, por sua vez, é identificada como predominante na cultura escolar.
    • c) A escola precisa reconhecer os sujeitos socioculturais subalternizados e negados, mas não cabe a ela valorizá-los e empoderá-los.
    • d) A dimensão cultural potencializa os processos de aprendizagem, na medida em que reconhece e valoriza os sujeitos neles implicados, combate formas de silenciamento, invisibilização e(ou) inferiorização e favorece a construção de identidades culturais abertas e de sujeitos de direito, assim como o diálogo intercultural.
    #143091
    Banca
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    Concurso
    IFF-RS
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    (1,0) 7 - 

    A problemática das relações entre escola e cultura é inerente a todo processo educativo. Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, em dado momento histórico. A reflexão sobre essa temática é coextensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceber uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que a referência cultural não esteja presente.

    No que se refere à cultura escolar, às diferenças culturais e à aprendizagem, assinale a opção correta.

    • a) A escola atual deve preservar uma tradição monocultural.
    • b) Expressões que veiculam juízos de valor sobre determinados grupos sociais e(ou) culturais, assim como brincadeiras, são âmbitos especialmente sensíveis às manifestações de discriminação no cotidiano escolar.
    • c) Preconceitos e diferentes formas de discriminação presentes no cotidiano escolar não devem ser problematizados, desvelados, desnaturalizados, com vistas a evitar a reprodução de padrões de conduta reforçadores dos processos discriminadores presentes na sociedade.
    • d) Dinâmicas de relacionamento, de reconhecimento mútuo, de aceitação e de valorização do “outro” e diálogo intercultural constituem práticas educativas monoculturais.
    #143092
    Banca
    . Bancas Diversas
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    Matérias Diversas
    Concurso
    IFF-RS
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    (1,0) 8 - 

    Julgue os itens a seguir, acerca do cumprimento das exigências de uma aula.

    I O professor deve desenvolver mecanismos de aproveitamento escolar para todos os alunos, sem diferenciar e individualizar o ensino, de modo a atingir níveis relativamente iguais de assimilação da matéria.

    II Ampliar o nível cultural e científico dos alunos, assegurando profundidade e solidez aos conhecimentos assimilados, é uma das exigências a serem cumpridas em sala de aula.

    III Formação de habilidades e hábitos que permitam aplicar os conteúdos estudados em situações idealizadas é uma meta a ser cumprida pelo professor em sala de aula.

    IV O professor deve selecionar e organizar as atividades dos alunos de modo a possibilitar-lhes desenvolver sua independência de pensamento, criatividade e o gosto pelo estudo.

    Estão certos apenas os itens

    • a) I e IV.
    • b) II e III.
    • c) II e IV.
    • d) I, II e III.
    #143093
    Banca
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    Concurso
    IFF-RS
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    (1,0) 9 - 

    Define-se aula como

    • a) momento de empenho permanente na formação de métodos e hábitos de estudo.
    • b) ação conjunta do professor e dos alunos na qual o docente estipula atividades.
    • c) valorização da sala de aula como meio educativo.
    • d) situação didática na qual se põem objetivos, conhecimentos, problemas, desafios, com fins instrutivos e formativos, incitando o aprendizado.
    #143094
    Banca
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    (1,0) 10 - 

    O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos do ensino.

    José Carlos Libâneo Didática 2 ª ed São Paulo: Cortez, 2013, p 197

    Considerando o assunto abordado no trecho de texto precedente, assinale a opção que apresenta as etapas ou os passos didáticos de uma aula.

    • a) transmissão da matéria, assimilação ativa, percepção e formação de conceitos
    • b) preparação e introdução da matéria, tratamento didático da matéria nova, consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, aplicação, controle e avaliação
    • c) introdução, desenvolvimento, execução de tarefas e avaliação final
    • d) preparação e introdução da matéria, recordação de conceitos, sistematização, fixação e aplicação
    #143095
    Banca
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    (1,0) 11 - 

    A respeito da inserção dos cursos de tecnólogos no Brasil e da atuação dos CEFET, assinale a opção correta.

    • a) Esses cursos se consolidaram rapidamente no ensino superior, em decorrência da imediata inserção dos profissionais na divisão social e técnica do trabalho.
    • b) A transformação das escolas técnicas federais em CEFET reduziu a abrangência dessas instituições.
    • c) Por não se adequar ao conceito de educação tecnológica, os cursos de licenciatura não integraram as atribuições dos CEFET.
    • d) Por serem regidos por instrumentos legais conflitantes entre si, os CEFET possuíam finalidades e atribuições diferenciadas.
    #143096
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    (1,0) 12 - 

    Internet: <http://redefederal.mec.gov.br> (com adaptações)

    O gráfico apresentado refere-se à expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, em unidades. Esse gráfico mostra que

    • a) a educação profissional ficou praticamente estagnada por quase um século.
    • b) houve negligência política com a educação profissional desde a sua criação.
    • c) a expansão vinculou todas as escolas profissionalizantes a uma única rede.
    • d) o crescimento mais vigoroso esteve associado a um período político considerado conservador.
    #143097
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    (1,0) 13 - 

    O projeto de LDB de 1988, que foi substituído, previa incorporar no ensino médio processos de trabalho reais, possibilitando-se a assimilação não apenas teórica, mas também prática, dos princípios científicos que estão na base da produção moderna. Previa propiciar aos adolescentes a formação necessária à compreensão teórica e prática dos fundamentos científicos das múltiplas técnicas utilizadas no processo produtivo.

    Idem Ibidem (com adaptações)

    O referido projeto sustentava-se em um conceito conhecido como

    • a) polivalência.
    • b) politecnia.
    • c) ensino técnico.
    • d) ensino profissionalizante.
    #143098
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    (1,0) 14 - 

    Texto 13A2AAA

    A questão da educação tecnológica está presente no campo da educação sob duas perspectivas. Uma que a identifica com a educação que aborda conhecimentos associados às tecnologias utilizadas nos processos de produção. Essa perspectiva esteve na origem dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e tem orientado mudanças mais contemporâneas nas políticas educacionais e de trabalho, bem como nas finalidades e no funcionamento de instituições de formação. Outra perspectiva é aquela que fundamentou a defesa de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 80 do século passado (rejeitada por uma manobra no Senado), que, em seus termos teóricos e práticos, propiciasse a superação da concepção educacional burguesa que se pautava pela dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e entre instrução profissional e instrução geral.

    Gaudêncio Frigotto et al Ensino médio integrado: concepção

    e contradições São Paulo: Cortez, 2012 (com adaptações)

    No que se refere às duas perspectivas apresentadas no texto 13A2AAA, é correto afirmar que

    • a) a primeira é liberal e a segunda, neoliberal.
    • b) a primeira é prática e a segunda, teórica.
    • c) a primeira é conservadora e a segunda, progressista.
    • d) ambas defendem a politecnia.
    #143099
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    (1,0) 15 - 

    Texto 13A2AAA

    A questão da educação tecnológica está presente no campo da educação sob duas perspectivas. Uma que a identifica com a educação que aborda conhecimentos associados às tecnologias utilizadas nos processos de produção. Essa perspectiva esteve na origem dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e tem orientado mudanças mais contemporâneas nas políticas educacionais e de trabalho, bem como nas finalidades e no funcionamento de instituições de formação. Outra perspectiva é aquela que fundamentou a defesa de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na década de 80 do século passado (rejeitada por uma manobra no Senado), que, em seus termos teóricos e práticos, propiciasse a superação da concepção educacional burguesa que se pautava pela dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e entre instrução profissional e instrução geral.

    Gaudêncio Frigotto et al Ensino médio integrado: concepção

    e contradições São Paulo: Cortez, 2012 (com adaptações)

    Infere-se do texto 13A2AAA que a perspectiva de educação nos CEFET apresenta um ideário educacional que atende, com prioridade, aos interesses

    • a) da classe trabalhadora.
    • b) da juventude estudantil.
    • c) do mercado capitalista.
    • d) do contribuinte.