Simulado IF Sul Rio-Grandense de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO IF SUL RIO-GRANDENSE DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF Sul Rio-Grandense.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF Sul Rio-Grandense que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF Sul Rio-Grandense, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF Sul Rio-Grandense de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF Sul Rio-Grandense.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF Sul Rio-Grandense. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IF Sul Rio-Grandense
Para realizar o simulado IF Sul Rio-Grandense você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF Sul Rio-Grandense você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IF Sul Rio-Grandense é aqui!
- #138419
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Os dictiossomos são grupos de sacos membranosos, achatados em forma de discos ou cisternas, constituídos de membrana lipoproteica.
Esse sistema está relacionado com a função de
- a) respiração celular.
- b) secreção celular.
- c) síntese da membrana dentro da célula.
- d) armazenamento de metabólitos.
- #138420
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
A água corresponde, aproximadamente, a mais da metade dos tecidos vivos. Estima-se que por volta de 99% (peso fresco) da matéria viva é composta por somente seis elementos.
Esses elementos são:
- a) carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
- b) carbono, oxigênio, nitrogênio, magnésio, fósforo e cálcio.
- c) carbono, oxigênio, hidrogênio, potássio, sódio e cálcio.
- d) carbono, oxigênio, ferro, magnésio, sódio e cálcio.
- #138421
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A planta aquática, originária da América do Sul, conhecida vulgarmente como Elódea (Egeria densa) é uma macrófita aquática pertencente ao grupo das angiospermas. Nestas plantas encontramos um tipo especial de parênquima que apresenta-se com grandes espaços intercelulares, promovendo a aeração e permitindo a flutuabilidade, essencial na busca da radiação solar.
Esse tipo de parênquima é conhecido como
- a) cortical.
- b) aquífero.
- c) fundamental
- d) aerênquima.
- #138422
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assim como nos animais, as células vegetais similares destinadas ao exercício de uma função determinada agrupam-se formando os tecidos, que são as unidades com estruturas e funções específicas.
A tabela abaixo apresenta diferentes tipos de tecidos vegetais e tipos celulares.
Tecido
I- Epiderme
II- Periderme
III- Xilema
IV- Floema
Tipo celular
A) Traqueídes; elementos de vaso
B) Células-guarda; células que formam tricomas
C) Células do súber; células do câmbio da casca
D) Células crivadas; células albuminosas
A associação correta entre tecidos e tipos celulares, de forma ascendente, dá-se em
- a) I-A; II-B; III-D; IV-C.
- b) I-B; II-C; III-A; IV-D
- c) I-C; II-B; III-A; IV-D.
- d) I-D; II-A; III-B; IV-C.
- #138423
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
As células sanguíneas vermelhas são semelhantes umas às outras, assim como as plaquetas, porém, existem muitos tipos distintos de células sanguíneas brancas. Estas são tradicionalmente agrupadas em três categorias principais chamadas granulócitos, monócitos e linfócitos, com base na sua aparência ao microscópio óptico.
Sobre estas células, é INCORRETO afirmar que os
- a) granulócitos contêm numerosos lisossomos e vesículas secretoras e são subdivididos em três classes com base na morfologia e propriedades de coloração dessas organelas.
- b) neutrófilos são também chamados de leucócitos polimorfonucleares por causa do núcleo multilobulado. Eles fagocitam e destroem pequenos organismos – principalmente bactérias.
- c) basófilos secretam heparina para ajudar a mediar as reações inflamatórias; eles são bastante relacionados em função aos mastócitos, que ficam nos tecidos conjuntivos, mas também são gerados pelas células hematocitopoéticas-tronco.
- d) eosinófilos são células que se desenvolvem na medula óssea e ajudam a destruir parasitas, além de modular respostas inflamatórias alérgicas.
- #138424
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Conceituamos espécie como grupos de indivíduos que se reproduzem naturalmente. A especiação trata da separação da linhagem produzindo duas ou mais espécies distintas com diferenças genéticas que se expressam de alguma forma fazendo com que os acasalamentos entre elas não aconteçam ou não tenham sucesso. O fluxo gênico reduzido provavelmente desempenha um papel crítico na especiação. Modos de especiação são frequentemente classificados de acordo com o quanto a separação geográfica de espécies incipientes pode contribuir para a redução de fluxo gênico.
O conceito correto para o modo de especiação, diz que na
- a) especiação alopátrica as novas espécies são formadas a partir de populações isoladas geograficamente.
- b) especiação parapátrica as novas espécies são formadas a partir de uma pequena população isolada na borda de uma população maior.
- c) especiação parapátrica as novas espécies são formadas a partir de uma população continuamente distribuída.
- d) especiação alopátrica as novas espécies são formadas a partir de dentro da faixa da população ancestral.
- #138425
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Entre os ecossistemas mais vulneráveis às mudanças climáticas encontram-se a Floresta Amazônica e a Caatinga podendo ser afetados pela variação da temperatura e das chuvas causada pelo aquecimento global. Entre os biomas mais ameaçados também estão a tundra, porções da Floresta Boreal e as matas temperadas encontradas em regiões alpinas.
Sobre a floresta amazônica e a caatinga, avalie as afirmativas.
(01) A vegetação da floresta amazônica não é uniforme. Fatores locais, como a proximidade ou não de rios, determinam diferentes tipos de vegetação, enquanto que a vegetação da caatinga é composta por espécies que possuem diferentes adaptações contra a perda de água.
(02) A floresta amazônica é o segundo maior bioma do Brasil em extensão, ocupando aproximadamente 25% do território nacional, enquanto que a caatinga é considerado o de menor extensão territorial no Brasil, ocupando assim 1,76% da área total do território brasileiro.
(04) O tipo predominante da floresta amazônica são as florestas de terra firme, distantes dos cursos d’água, e por isso sem influência direta das inundações periódicas, enquanto que na caatinga, os campos brejosos são verdadeiros santuários ecológicos que abrigam diversas espécies animais.
(08) A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.
(16) As estimativas situam a região da floresta amazônica como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.
Qual é a soma de todas as afirmações corretas?
- a) 07
- b) 09
- c) 25
- d) 31
- #138426
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
As células apresentam estruturas especializadas que permitem sua adesão a células adjacentes, ditas junções celulares. Sobre estas especializações celulares, é INCORRETO afirmar que.
- a) as junções ancoradouras são mais abundantes em tecidos submetidos à grande estresse mecânico, como o músculo cardíaco e o epitélio da pele.
- b) as junções aderentes são sítios de conexão para filamentos intermediários; os desmossomos e hemidesmossomos são sítios de conexão para filamentos de actina.
- c) os desmossomos são pontos, em forma de botões, de contato intercelular que fixam as células rebitadas umas às outras; eles atuam como sítios de fixação para filamentos intermediários.
- d) os hemidesmossomos, ou semidesmossomos, ao invés de unir as células adjacentes, onde unem a superfície basal das células epiteliais à lâmina basal subjacente – uma camada de matriz extracelular na interface entre os tecidos epitelial e conjuntivo.
- #138427
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
As células de organismos multicelulares organizam-se em tecidos, que por sua vez, se organizam na formação dos órgãos. Nos vertebrados, os principais tipos de tecidos são: nervoso, muscular, sanguíneo, linfoide, epitelial e conjuntivo. Com base nos conhecimentos em histologia, avalie as seguintes afirmativas.
I. Os tecidos epitelial e conjuntivo representam dois extremos, nos quais os papéis da matriz e da adesão célula-célula são radicalmente diferentes.
II. No tecido conjuntivo a matriz extracelular é abundante e as células nela distribuídas são escassas. A matriz é rica em polímeros fibrosos, especialmente colágeno, e é a matriz, não as células – que suporta a maior parte do estresse mecânico a que o tecido é submetido.
III. No tecido epitelial as células estão firmemente unidas em camadas, chamadas de epitélio. A matriz extracelular é escassa e consiste, principalmente, de uma camada fina - a lâmina basal, que é subjacente à camada celular: a maior parte do volume é ocupado por células.
Estão corretas as afirmativas
- a) I e II apenas
- b) I e III apenas.
- c) I, II e III.
- d) II e III apenas.
- #138428
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) revelou que pessoas que tomaram a vacina H1N1, podem apresentar resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a AIDS. Estes resultados falso-positivos são atribuídos à reação do sistema imunológico pela produção de IgM em resposta à vacina.
Sobre o sistema imunológico, avalie as proposições abaixo:
I. Há duas grandes classes de respostas imunes: (1) respostas imunes mediadas por anticorpos e (2) respostas imunes mediadas por células. Respostas de anticorpos envolvem a produção de anticorpos que são proteínas denominadas de imunoglobulinas.
II. Durante os anos 60, foi descoberto que as duas principais classes de resposta imune são mediadas por diferentes classes de linfócitos: linfócitos T; que são desenvolvidas no timo, são responsáveis pela imunidade mediada; células B; que são desenvolvidas no baço e produzem anticorpos.
III. A principal classe de imunoglobulina no sangue é a IgG, que é produzida em grandes quantidades durante respostas imunes secundárias; as moléculas IgG são os únicos anticorpos que podem passar da mãe para o feto via placenta.
Está (ão) correta (s) a afirmativa (s)
- a) I e II apenas.
- b) I e III apenas.
- c) I, II e III.
- d) II e III apenas.
- #138429
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Um caso raro da medicina foi divulgado pela imprensa norte-americana: uma mulher deu à luz gêmeos de dois pais diferentes. Exames de paternidade foram feitos para comprovar o caso e acabaram levando um dos pais a assumir apenas uma das crianças, arcando com as despesas do próprio filho. Segundo os médicos, parece impossível ter filhos gêmeos de pais diferentes, mas quando a mulher tem relações sexuais com dois homens diferentes na mesma semana esta situação pode ocorrer. O processo é conhecido como superfecundação heteropaternal.
Em relação a casos de gemelaridade, é correto afirmar que o texto refere-se a gêmeos
- a) dizigóticos que podem se implantar no útero em locais distantes um do outro, originando cada um com sua própria placenta. A placenta tem dois córios distintos, entre os quais há um trofoblasto e vilosidades coriônicas atrofiadas, resultado do desenvolvimento de uma placenta junto da outra. Cada embrião desenvolve seu próprio âmnio e seu próprio cordão umbilical.
- b) dizigóticos, que em alguns casos surgem quando o disco embrionário já está formado, ou seja, quando o hipoblasto e o epiblasto já se formaram. A divisão do disco embrionário origina dois embriões, cada um com seu cordão umbilical, mas que compartilham uma mesma bolsa amniótica, um mesmo cório e uma mesma placenta.
- c) monozigóticos, que em alguns casos surgem quando o disco embrionário já está formado, ou seja, quando o hipoblasto e o epiblasto já se formaram. A divisão do disco embrionário origina dois embriões, cada um com seu cordão umbilical, mas que compartilham uma mesma bolsa amniótica, um mesmo cório e uma mesma placenta.
- d) monozigóticos, quando o embrião ainda se encontra no estágio de mórula, a qual divide-se em dois blastômeros, que prosseguem o desenvolvimento independentemente um do outro, originado dois blastocistos com o mesmo patrimônio genético. Estes embriões desenvolvem placenta, âmnio e cordão umbilical próprios.
- #138430
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
A água é o meio essencial para a vida, sendo utilizada pelas plantas nas suas funções. As plantas absorvem água do solo por suas raízes, transportando-a até as folhas, onde esta é perdida para atmosfera estabelecendo-se, nesse processo, uma coluna de água no sistema solo-atmosfera.
Avalie as afirmativas a respeito da relação entre a água e a planta.
I. Os mecanismos de transporte de água do solo, através do corpo da planta para a atmosfera, incluem difusão, fluxo de massa e osmose.
II. A transpiração é regulada principalmente pelas células-guarda, as quais regulam o tamanho do poro estomático para atender a demanda fotossintética de aquisição de CO2 , enquanto minimizam a perda de água para a atmosfera.
III. A evaporação de água das paredes celulares das células do mesófilo foliar gera grandes pressões negativas (ou tensões) na água apoplástica. Tais pressões negativas são transmitidas ao xilema e puxam a água por meio dos longos condutos.
Está (ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
- a) I e II apenas.
- b) I, II e III
- c) I e III apenas.
- d) II apenas.
- #138431
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Nas figuras abaixo, encontram-se representações esquemáticas do embrião de aves e o de mamíferos. As semelhanças entre eles indicam parentesco evolutivo.
Em relação aos esquemas acima é INCORRETO afirmar que
- a) o cório é uma membrana formada pelo crescimento conjunto da somatopleura e ectoderma, constituindo uma bolsa membranosa que envolve todos os anexos embrionários.
- b) o âmnio é uma bolsa repleta de líquido que tem por função evitar a dessecação e amortecer choques mecânicos
- c) a placenta é o órgão formado pela decídua uterina e pelas projeções coriônicas mergulhadas nela, na qual a artéria umbilical transporta sangue ricamente oxigenado e rico em nutrientes da placenta para o feto.
- d) o saco vitelínico se forma pelo crescimento conjunto do endoderma e da esplancnopleura sobre o vitelo originando uma bolsa membranosa que termina por envolver completamente a massa vitelínica.
- #138432
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Após a fecundação, a célula-ovo passa a sofrer sucessivas divisões ou clivagens. Estas ocorrem de forma diferenciada entre os seres vivos, em função da quantidade e distribuição do vitelo.
Sobre a segmentação da célula-ovo em diferentes tipos de organismos, analise as afirmações.
I. Os ovos dos anfíbios são do tipo heterolécitos e a segmentação é do tipo holoblástica e desigual.
II. Os ovos dos tunicados são do tipo centrolécitos e a segmentação é do tipo superficial.
III. Os ovos das aves são do tipo telolécitos e a segmentação é do tipo meroblástica.
Está (ão) correta (s) a (s) afirmativa (s)
- a) I e II apenas.
- b) I, II e III.
- c) I e III apenas.
- d) II apenas.
- #138433
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFRS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
O zika vírus que assombra o mundo com a ameaça da microcefalia levou quase 70 anos para atravessar metade do globo. Mas, em pouco tempo, conquistou um potencial explosivo de disseminação. Sua capacidade de se espalhar parece ter aumentado nos últimos tempos, em especial. Uma recente pesquisa verificou que, de 35 bebês examinados, 25 (71% do total) tinham microcefalia grave, com o perímetro do crânio inferior a 31 centímetros no nascimento. As alterações que decorrem da infecção pelo zika vírus ocorrem no período embrionário, período no qual há a formação dos tecidos e dos órgãos e onde estão envolvidos três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma.
Nesse contexto, são responsáveis pela formação da notocorda, células ósseas, células do sistema nervoso e das células intestinais, respectivamente, os folhetos:
- a) Ectoderma, mesoderma, mesoderma e endoderma.
- b) Mesoderma, mesoderma, ectoderma e endoderma.
- c) Mesoderma, mesoderma, endoderma e ectoderma.
- d) Endoderma, endoderma, mesoderma e ectoderma.