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Simulado IF Sul Rio-Grandense de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IF Sul Rio-Grandense de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IF SUL RIO-GRANDENSE DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF Sul Rio-Grandense.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF Sul Rio-Grandense que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF Sul Rio-Grandense, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF Sul Rio-Grandense de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF Sul Rio-Grandense.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF Sul Rio-Grandense. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF Sul Rio-Grandense
Para realizar o simulado IF Sul Rio-Grandense você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF Sul Rio-Grandense você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF Sul Rio-Grandense é aqui!


#138434
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Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 16 - 

As plantas apresentam substâncias que desempenham importantes funções na regulação de suas atividades, chamadas de fitohormônios. As funções dos fitohormônios auxinas, citocininas, etileno, ácido abscísico e giberelinas são, respectivamente:

  • a) inibir o crescimento das gemas laterais, manter a dominância apical; evitar a senescência nas folhas através do estímulo à síntese proteica; induzir a abscisão e o amadurecimento dos frutos; estimular a produção de proteínas e o fechamento dos estômatos; atuar no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas.
  • b) atuar no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas, inibir o crescimento das gemas laterais, manter a dominância apical; induzir a abscisão e o amadurecimento dos frutos; evitar a senescência nas folhas através do estímulo à síntese proteica; estimular a produção de proteínas e o fechamento dos estômatos.
  • c) inibir o crescimento das gemas laterais, manter a dominância apical; induzir a abscisão e o amadurecimento dos frutos; estimular a produção de proteínas e o fechamento dos estômatos; evitar a senescência nas folhas através do estímulo à síntese proteica; atuar no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas.
  • d) atuar no alongamento dos caules e folhas de plantas intactas; induzir a abscisão e o amadurecimento dos frutos; evitar a senescência nas folhas através do estímulo à síntese proteica; estimular a produção de proteínas e o fechamento dos estômatos; inibir frequentemente o crescimento das gemas laterais, mantendo a dominância apical.
#138435
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(1,0) 17 - 

O tronco encefálico funciona na manutenção da homeostase, na coordenação de movimentos, na regulação do sono, além de conduzir a informação que viaja entre o sistema nervoso periférico e as regiões superiores do cérebro.

NÃO faz parte dessa região do encéfalo

  • a) a ponte.
  • b) o cerebelo.
  • c) o mesencéfalo.
  • d) o bulbo raquidiano.
#138436
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(1,0) 18 - 

Numa avaliação, um estudante deveria responder características das espécies da coluna 1.

Coluna 1 - Espécies -

I. Taenia solium

II. Dipylidium caninum

III. Taenia saginata

IV. Ascaris lumbricoides

V. Schistosoma mansoni

Coluna 2 – características respondidas pelo estudante

Pode causar a cisticercose, que é causada pelas formas larvárias, cisticercos, que podem parasitar tecidos do homem.

Sua infecção se dá pelos hábitos pouco higiênicos das crianças, principalmente pelo contato com cães e gatos, causando a larva migrans visceral.

É contraída pelos humanos através da ingestão de bife bovino mal passado. Quando uma pessoa é infectada, numerosas proglódites gravídicas são expelidas diariamente, algumas vezes rastejando para fora do ânus por si mesmas.

Sua infecção se dá pela ingestão dos ovos embrionados desse cestódeo em alimentos contaminados.

O meio de infecção no hospedeiro invertebrado ocorre através dos esporocistos que nadam durante algum tempo até encontrarem os moluscos.

São encontradas características corretas respondidas pelo estudante, com relação aos organismos, apenas nas afirmativas

  • a) I e III.
  • b) II e IV.
  • c) I, II e V.
  • d) III, IV e V.
#138437
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(1,0) 19 - 

Um estudante, ao fazer uma pesquisa na internet sobre a paternidade de seu irmão, que nasceu com incompatibilidade materno-fetal no sistema Rh, encontrou uma “calculadora de paternidade sem uso de DNA”. Visando testá-la, inseriu os seguintes dados:Parte superior do formulário

O resultado da análise foi o seguinte:

I. Análise geral: O alegado pai está possivelmente excluído de ser o pai biológico. O alegado pai está possivelmente excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois a análise combinatória do alegado pai é inconsistente com a criança e a mãe.

II. Análise do Tipo Sanguíneo: ABO,Rh e MN: não excluído. O alegado pai não pode ser excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois o tipo sanguíneo, fator MN e o fator Rh do alegado pai é consistente com a criança e a mãe. É importante deixar claro que, apesar das comparações ABO e de Rh serem compatíveis, isso não significa uma prova conclusiva da paternidade.

III. Análise do Lóbulos das Orelhas: não excluído. O alegado pai não pode ser excluído de ser o progenitor da criança em questão, pois o lóbulo da orelha é consistente com a criança e a mãe.

IV. Análise da incompatibilidade materno-fetal: excluído. O suposto pai provavelmente não é o pai biológico do filho em questão, pois as relações apresentadas entre o suposto pai e o filho não acarretaria em incompatibilidade materno-fetal.

V. Análise do número de gametas dos genitores: o indivíduo paterno gerou 4 possíveis tipos de gametas que foram combinados aos 8 possíveis tipos de gametas maternos gerados.

VI. Conclusões: esses resultados não são e nem pretendem ser tão precisos quanto um exame de DNA. É recomendável o uso de testes de paternidade por análise do DNA para prover uma resposta 100% confiável, pois este consiste em picotar as moléculas do ácido nucléico com sondas moleculares e depois identificar o padrão de fragmentos originados por meio de eletroforese em gel, resultando num padrão comparável a um “código de barras” ou uma “impressão digital”.

Com base no exposto, é correto afirmar que o resultado

  • a) não foi correto, pois o estudante entrou com dados incompatíveis para essas análises.
  • b) foi correto para a análise III, mas apresenta erro na análise I devido a um problema gerado pela análise V.
  • c) não foi correto, pois apresenta um erro de programação para a análise III e um erro conceitual em VI.
  • d) foi correto apenas nas análises II e III, mas apresenta erro na análise geral, já que o pai não pode ser excluído da paternidade.
#138438
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(1,0) 20 - 

Analise as afirmativas a seguir:

I. Radiações adaptativas são grandes aumentos na diversidade da vida que resultam, principalmente, depois de eventos como o das extinções em massa. Na história da vida terrestre, cinco extinções em massa encontram-se documentadas no registro fóssil. Duas extinções em massa – a do Permiano e do Jurássico – têm recebido maior atenção. A extinção em massa do Permiano exterminou aproximadamente 96% das espécies de animais marinhos e alterou significamente a vida no oceano. A extinção do Permiano define as fronteiras entre as eras Paleozoica e Mesozoica.

II. A evidência fóssil indica que os mamíferos sofreram abrupta radiação adaptativa depois da extinção dos dinossauros terrestres, há 65,5 milhões de anos. Embora os mamíferos tenham se originado há mais ou menos 180 milhões de anos, os fósseis de mamíferos mais velhos que 65,5 milhões de anos são predominantemente pequenos e com pouca diversidade morfológica. Os grandes globos oculares encontrados no registro fóssil desses animais indicam que tinham hábito noturno. Os mamíferos descendem de alguma forma de cinodonte, pertencente ao grupo dos sinapsídeos, que serviu de transição entre os répteis e os mamíferos.

III. As características ósseas que definem um mamífero são: ouvido médio com três ossículos condutores de som, crânio avantajado e quatro tipos de dentes diferenciados funcional e anatomicamente. Os mamíferos estão divididos em três grandes radiações adaptativas a dos monotremos, a dos marsupiais e a dos mamíferos placentários. Os mamíferos marsupiais australianos são um exemplo de interação entre a evolução biológica e geológica, pois a evolução convergente resultou numa diversidade de marsupiais que se assemelham aos eutérios com papéis ecológicos semelhantes em outras partes do mundo.

IV. A extinção é um exemplo drástico de gargalo populacional. Eventos de gargalos populacionais ocorrem quando apenas uns poucos indivíduos sobrevivem a um evento aleatório, resultando em uma mudança drástica nas frequências alélicas dentro da população com perda de variação. De maneira similar, uma população fundada por um pequeno número de indivíduos que colonizam uma região pode perder variação por meio de um efeito fundador.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) II, III e IV.