Simulado IF-PA | Pedagogo | CONCURSO
SIMULADO IF-PA | PEDAGOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso IF-PA para o cargo de Pedagogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FADESP para o concurso IF-PA. Estas questões são especificamente para o cargo de Pedagogo, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado IF-PA | Pedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso IF-PA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #51483
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(1,0) 1 -
O instrumento de avaliação que consiste na "organização de uma coletânea de registros sobre aprendizagens do aluno que favoreçam ao professor, aos próprios alunos e às famílias uma visão evolutiva do processo" (HOFFMANN,J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto alegre: Mediação, 2002, p.201) denomina-se
- a) relatório.
- b) anedotário.
- c) registro de observação.
- d) mapa conceitual.
- e) portfólio.
- #51484
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(1,0) 2 -
A avaliação emancipatória é aquela
- a) que acompanha todo o processo de construção do conhecimento do aluno, contribuindo para o seu desenvolvimento.
- b) de caráter não diretivo em que o aluno deverá assumir formas de controle de sua aprendizagem, definir e aplicar os critérios para avaliar até onde estão sendo atingidos os objetivos que pretende alcançar.
- c) que visa à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.
- d) que consiste em se constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos, quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.
- e) que consiste em apreender da realidade algo que se possa transcrever para uma medida, uma descrição, uma representação dessa realidade.
- #51485
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(1,0) 3 -
Ao elaborar um teste com questões discursivas, alguns requisitos devem ser levados em consideração, como
I. evitar que o item teste a capacidade de memorização em vez do conhecimento do aluno. Se houver necessidade de definição ou de fórmula, forneça-as. II. evitar a abordagem de temas que são controversos entre os próprios especialistas da área. III. elaborar itens que possibilitem ao aluno demonstrar seus conhecimentos e/ou habilidades sobre conteúdos do tipo procedimental, se expressando de forma redacional. IV- apresentar alternativas que não sejam mutuamente excludentes, tenham a mesma estrutura, paralelismo, e a mesma extensão e estejam coerentes com o enunciado quanto ao conteúdo e aos aspectos linguísticos.
As assertivas I, II, III e IV são, respectivamente,
- a) falsa; falsa; verdadeira; verdadeira.
- b) verdadeira; verdadeira; falsa; falsa.
- c) falsa; verdadeira; verdadeira; falsa.
- d) falsa; falsa; falsa; falsa.
- e) verdadeira; verdadeira; verdadeira; verdadeira.
- #51486
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(1,0) 4 -
A característica que melhor identifica uma questão do tipo definição é a seguinte:
- a) dado o termo, pede-se uma explicação essencial e exclusiva do mesmo.
- b) trata-se de mencionar algumas características de determinado objeto ou tema proposto.
- c) são dados alguns elementos ou características fundamentais a partir das quais o aluno descobre o objeto ou termo correspondente.
- d) dados vários elementos desconexos, pede-se ao aluno que os agrupem de acordo com determinado(s) critério(s).
- e) dada uma lista de nomes e expressões, o estudante deve liga-la corretamente a outra lista que apresente elementos com alguma relação entre si, e por isso, podem ser associados.
- #51487
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(1,0) 5 -
Por avaliação de currículo entende-se
- a) a avaliação que tem como função identificar, verificar e diagnosticar a aprendizagem dos conteúdos de ensino, devendo ser desenvolvida de forma contínua e formativa.
- b) a avaliação da função social da instituição, considerando-se as relações pedagógicas que se consolidam nas práticas cotidianas por ela adotadas, que se traduzem na organização do seu currículo.
- c) a avaliação centrada no contexto psicopedagógico da instituição educacional, cuja finalidade é a de subsidiar a tomada de decisões sobre o aperfeiçoamento das decisões sobre a trajetória escolar, conteúdos e aprendizagem e a interpretação das políticas educacionais pela instituição.
- d) a avaliação desenvolvida a partir de análises internas ou externas à instituição e que deve contemplar tanto o valor intrínseco do currículo, quanto o valor que o mesmo tem relativamente a um contexto em particular ou uma dada aplicação.
- e) a avaliação da função social da instituição, quando se busca identificar, verificar e diagnosticar os processos de ensino e aprendizagem adotados por ela.
- #51488
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(1,0) 6 -
Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:
- a) para uma psicologia e pedagogia associacionista, os erros da criança não têm grandes significados.
- b) o caminho em direção à aquisição do conhecimento é linear e consecutivo.
- c) na educação escolar os erros são construtivos e constituem pré-requisitos necessários para o conhecimento.
- d) para Piaget, a compreensão de um dado conhecimento não passa pela possibilidade de o sujeito construir este processo de conhecer.
- e) para uma psicologia de base interacionista, os erros não são admissíveis.
- #51489
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(1,0) 7 -
Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria SocioHistórica de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio:
- a) a aprendizagem não é uma mera aquisição de informações, não acontece a partir de uma simples associação de ideias armazenadas na memória, mas é um processo interno, ativo e interpessoal.
- b) o sujeito é uma "tábula rasa", cujas impressões do mundo, a partir das suas interações com os órgãos dos sentidos, podem produzir o conhecimento.
- c) a aprendizagem é uma mudança de comportamento resultante do treino, da experiência ou da bagagem genética dos sujeitos.
- d) o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética e cultural, logo, a aprendizagem é inata.
- e) não há valorização dos aprendizados construídos nas relações sociais.
- #51490
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(1,0) 8 -
As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
- a) toda aprendizagem é fruto de treino, memorização e disciplina.
- b) todo o processo de conhecer provém somente dos estímulos do meio.
- c) o processo de aprender exige solidão, disciplina e esforço pessoal.
- d) um bom processo de transmissão do conhecimento é a chave da aprendizagem
- e) a ação de aprender é compreendida como práxis, é fruto da prática social dos sujeitos.
- #51491
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(1,0) 9 -
O associacionismo, cuja expressão mais relevante é o behaviorismo, influenciou as teorias da aprendizagem ao considerar
- a) as interações sociais e as experiências sócio-históricas dos sujeitos.
- b) a aprendizagem como mudança de comportamento resultante do treino ou da experiência, por isso, identificada com condicionamento e repetição.
- c) a superação da dicotomia transmissão x produção do conhecimento pelos sujeitos.
- d) a subjetividade como um momento individual de internalização da objetividade e da realidade dos sujeitos.
- e) os estímulos e as respostas dadas pelos sujeitos não são considerados importantes.
- #51492
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(1,0) 10 -
De acordo com Nilma Lino Gomes, "Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os nomeamos e identificamos". (GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007).
Depreende-se dai que:
I. É natural que determinadas culturas, de um modo geral, ressaltem como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente. II. Os seres humanos, enquanto seres vivos, apresentam diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. Logo, é possível que o ser humano, enquanto parte da diversidade biológica, seja entendido fora do contexto da diversidade cultural. III. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Porém, ao longo do processo histórico e cultural e no contexto das relações de poder, algumas dessas variabilidades foram estereotipadas e tratadas de maneira preconceituosas.
As afirmações I, II, e III são, respectivamente,
- a) falsa; falsa; verdadeira.
- b) falsa; verdadeira; verdadeira.
- c) falsa; falsa; falsa.
- d) verdadeira; verdadeira; verdadeira.
- e) verdadeira; falsa; falsa.
- #51493
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(1,0) 11 -
As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, define como fundamentos para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros, os seguintes princípios:
I. dignidade humana; II. reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; III. sustentabilidade socioambiental; IV. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; V- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.
Os princípios que realmente são definidos na Resolução constam dos itens
- a) I, II e III.
- b) I, II e V.
- c) II, III e IV.
- d) III, IV e V.
- e) I, IV e V.
- #51494
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(1,0) 12 -
A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer
I. pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente; II. como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; III. de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade; IV. através de outras formas de inserção, desde que observadas as especificidades dos níveis e modalidades da Educação Nacional.
Considerando-se o que foi prescrito pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, as afirmações I, II , III e IV são, respectivamente,
- a) verdadeira; verdadeira; verdadeira; verdadeira.
- b) falsa; falsa; falsa; falsa.
- c) falsa; verdadeira; verdadeira; verdadeira.
- d) falsa; verdadeira; falsa; verdadeira.
- e) verdadeira; falsa; verdadeira; falsa.
- #51495
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(1,0) 13 -
As ações afirmativas podem ser definidas como políticas públicas (e privadas) voltadas à concretização do princípio constitucional da igualdade material e à neutralização dos efeitos da discriminação racial, de gênero, de idade, de origem nacional e de compleição física. São exemplos de medidas que se constituem em ações afirmativas na educação
- a) políticas de valorização identitária e adoção de cotas de ingresso no ensino superior.
- b) adoção de cotas raciais, institucionalização de conteúdos antirracistas e antidiscriminatórios no currículo escolar.
- c) combate à lgbtfobia na escola e adoção da educação "anti-racista e antidiscriminatoria".
- d) combate à lgbtfobia na escola e ações de enfrentamento ao racismo.
- e) ações de enfrentamento ao racismo e adoção de políticas de valorização identitária.
- #51496
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(1,0) 14 -
O objetivo central de um sistema nacional de avaliação é
- a) fornecer informações que possam orientar as políticas educacionais que visem à melhoria da qualidade do ensino.
- b) melhorar a gestão técnica e financeira dos sistemas de ensino nos estados e municípios.
- c) criar mecanismos de avaliação dos professores e dos conteúdos das disciplinas ensinadas.
- d) verificar se a legislação educacional está sendo seguida nos aspectos pedagógicos do cumprimento das normas.
- e) fortalecer o IDEB como parâmetro de qualidade da educação
- #51497
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(1,0) 15 -
No que tange ao papel da avaliação formativa é correto afirmar que
- a) é conduzida pela equipe pedagógica da escola, sem a interferência do professor.
- b) a participação dos alunos só é considerada para que eles possam rever seus erros nas provas e nos exames.
- c) tem a função de levantar pequenos diagnósticos dos alunos e suas dificuldades.
- d) contribui para o controle da quantidade de conteúdos ensinados frente aos resultados esperados.
- e) leva em conta o progresso individual do aluno, sua função ativa na própria aprendizagem, compreendendo suas possibilidades de aprendizagem.