Simulado IF-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO IF-BA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF-BA.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF-BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF-BA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF-BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO IF-BA
Para realizar o simulado IF-BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-BA você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para IF-BA é aqui!
- #148447
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Nos Estados Unidos, principalmente nos estados do sul, os negros viviam em um regime de segregação racial que os colocava em uma condição de inferioridade: não tinham direito ao voto, não podiam frequentar as mesmas escolas e as mesmas universidades frequentadas pelos brancos, etc. A partir da década de 1950, surgiram movimentos de direitos civis reivindicando mudanças nessa situação. Sobre essa questão, assinale a alternativa correta.
- a) Malcom X, líder radical do movimento negro, fundou o Partido dos Panteras Negras, de inspiração separatista e socialista
- b) Martin Luther King Jr., líder pacifista do movimento dos direitos civis dos negros, foi assassinado durante sua campanha para a presidência dos Estados Unidos.
- c) Um dos episódios que marcaram o movimento pelos direitos civis foi a Marcha sobre Washington, que deu um grande impulso às reivindicações de igualdade racial.
- d) Ainda que o movimento pelos direitos civis dos negros tenha alcançado uma série de vitórias, continua vigente nos Estados Unidos uma discriminação legal que mantém os negros em uma condição de inferioridade.
- #148448
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O século XX foi marcado por profundas crises que afetaram, substancialmente, a vida no nosso planeta. Logo na primeira metade, o Ocidente vivenciou duas guerras mundiais que provocaram a morte de milhões de pessoas e afetaram profundamente a natureza. A segunda guerra mundial promoveu um dos maiores exemplos de atrocidades étnicas vividas pelos homens. Além desses dois acontecimentos, o século XX não cessou de sofrer grandes tragédias sociais que atingiram a todos. Com vistas a promover medidas que visassem proteger o ser humano, foi promulgada, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos/ Carta da ONU. Nesse momento, foi definida uma política de internacionalização dos direitos humanos. A partir dessa data, outros direitos foram instituídos e, até o final do século XX, o Ocidente já tinha estabelecido muitas medidas que asseguravam os direitos de todos. Em relação a esses direitos, assinale a alternativa correta.
- a) Direitos políticos, civis e cívicos; direitos sociais, econômicos e culturais; direitos coletivos; direito à infância; direito ao meio-ambiente; direito à cidade; direito ao desenvolvimento dos povos; direitos republicanos, que garantem aos cidadãos o acesso aos patrimônios públicos – histórico, ambiental e econômico.
- b) Direito do homem; direito à liberdade; direito à proteção ambiental; direito à infância; direito ao desenvolvimento dos povos; direitos republicanos, que garantem aos cidadãos o acesso aos patrimônios públicos – histórico, ambiental e econômico.
- c) Direitos políticos, civis e cívicos; direitos sociais, econômicos e culturais; direito ao desenvolvimento dos povos; direito à infância; direito ao meio-ambiente; direito à cidade.
- d) Direitos coletivos; direito à infância; direito ao meio-ambiente; direitos sociais, econômicos e culturais; direitos coletivos.
- #148449
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
As décadas de 1960 e 1970, na América do Sul, foram marcadas pela emergência de governos autoritários que se constituíram por meio de golpes de Estado dados por militares, como no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Equador e Bolívia. Esses acontecimentos se verificaram dentro de qual contexto?
- a) Revolução Chinesa, Revolução Cubana, Queda do Muro de Berlim.
- b) Ascensão do Neoliberalismo, Guerra Fria, Doutrina Monroe.
- c) Revolução Sandinista, Guerra Fria, Revolução Machupista.
- d) Guerra Fria, Revolução Cubana, Falência dos partidos políticos tradicionais.
- #148450
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Um dos movimentos políticos mais expressivos e combativos das décadas de 1910 e 1920, no Brasil, foi o ‘Libertário’, de natureza anarquista. Ele trazia em seu bojo um projeto de formação do indivíduo que se diferenciava, claramente, da escola republicana existente no país. O movimento era formado, especialmente, por imigrantes italianos que ressaltavam a importância da cultura como peça chave no processo de formação do operário (formação cultural). Em virtude desse objetivo,
- a) instituíram escolas e igrejas com a finalidade de disseminar entre os operários suas intenções políticas.
- b) fundaram jornais e escolas com o propósito de estimular a cultura libertária dos anarquistas.
- c) criaram grupos culturais que promoviam atividades teatrais, musicais e pequenas cooperativas onde podiam trabalhar, livremente, sem a opressão dos patrões.
- d) instituíram que, em todos os sindicatos anarquistas, era preciso ter uma escola, um teatro e um circo para educar os filiados.
- #148451
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Canudos, no Nordeste, e Contestado, no Sul, foram dois movimentos verificados durante a Primeira República que, ainda que assumissem caráter messiânico, tinham suas raízes nos problemas sociais e econômicos vividos pela população pobre dessas duas regiões. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
- a) Eram movimentos de caráter “comunista primitivo”, com a posse coletiva do solo e a distribuição por igual dos produtos do trabalho.
- b) Eram movimentos cujos líderes conseguiram muitos seguidores por acenarem com a constituição de uma sociedade baseada em um socialismo primitivo, com a distribuição equitativa das terras.
- c) Eram movimentos rústicos contrários à República recentemente implantada e à cidade, encarada como sede do poder que dominava e explorava os homens do campo.
- d) Eram movimentos que se opunham à religião católica, pretendendo fundar uma nova religião, baseada no igualitarismo e na fraternidade entre os homens.Eram movimentos que se opunham à religião católica, pretendendo fundar uma nova religião, baseada no igualitarismo e na fraternidade entre os homens.
- #148452
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Com a proclamação da República, uma série de medidas foram tomadas, colocando fim às instituições e práticas do Império. Em relação a essas medidas, assinale a alternativa correta.
- a) Instituição do federalismo, com a transformação das províncias em estados, que perderam a autonomia administrativa que desfrutavam durante o Império.
- b) Adoção de medidas protecionistas à indústria nacional, que não recebia apoio durante o Império, que defendia uma política liberal, portanto contrária ao estímulo à produção.
- c) Subvenção do governo à imigração, até então, subsidiada por particulares, pelos governos europeus interessados em promover a emigração ou pelos próprios imigrantes.
- d) Extensão do direito ao voto a todos os brasileiros maiores de 21 anos, homens e mulheres, excetuando-se os analfabetos, mendigos, soldados e religiosos que se encontravam sujeitos à obediência eclesiástica.
- #148453
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A Guerra do Contestado, verificada no sul do país durante a Primeira República, é considerada por alguns autores uma das maiores guerras civis travadas no continente americano, tendo como uma das suas marcas a morte de milhares de camponeses pobres. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
- a) A Guerra do Contestado, travada em meio às disputas entre os estados do Paraná e Santa Catarina, polarizou a população local em dois grupos: os posseiros, interessados na vitória do governo catarinense, que havia prometido distribuir terras aos que o apoiassem, e os proprietários de terra, donos das terras ricas em erva-mate e madeira, que apoiavam o governo paranaense, que havia prometido regularizar a posse das terras em seu favor.
- b) A Guerra do Contestado, verificada em uma região disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina, foi um conflito armado que colocou, de um lado, os posseiros e, de outro, representantes do poder estadual e federal do Brasil. A principal reivindicação dos chamados “caboclos” ou “sertanejos” e os desempregados com o fim da construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande era a distribuição de terras por meio de uma reforma agrária promovida pelo governo federal.
- c) Durante o Império, a população da região do Contestado usufruiu de certa autonomia com liberdade, mantendo fluxos livres com as cidades e as capitais dos estados do Paraná e Santa Catarina, sem a intervenção da administração imperial. Essa situação se alterou com o advento da República, principalmente por conta da concessão de terras para a construção da Ferrovia São Paulo-Rio Grande.
- d) Pode-se afirmar que o conflito que deu origem à Guerra do Contestado começou com a criação da capitania do Paraná, em 1853. A partir de então, mas com mais ênfase com a proclamação da República, o governo do Paraná passou a reivindicar para si a região do Contestado, rica em erva-mate e madeira. A disputa se acirrou com a entrada de capitais estrangeiros promovida pelo estado do Paraná, o que acirrou o conflito entre os dois estados e a entrada da população pobre do local, temerosa de perder as terras que possuíam.
- #148454
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Durante o Segundo Reinado, vários fatores contribuíram decisivamente para que a economia brasileira entrasse em um período de relativa prosperidade. No que diz respeito a esses fatores, assinale a alternativa correta.
- a) Aumento da exportação de café, com a consequente formação de capitais para a indústria nascente.
- b) Diversificação da atividade agrícola, com o surgimento de novos produtos de exportação, como cacau, borracha e café, além dos produtos tradicionais como açúcar e algodão; crescimento das atividades industriais e de serviços, impulsionado pelo café.
- c) Início do processo de imigração, com a vinda de muitos italianos para trabalhar nos cafezais, verificando-se um expressivo aumento do mercado interno para os produtos industriais; adoção, por parte das fazendas de café, de equipamentos aperfeiçoados, fato que estimulou a indústria nacional.
- d) Criação da tarifa Alves Branco, em 1844, que aumentou as taxas aduaneiras de artigos manufaturados importados, dando impulso ao processo de instalação de fábricas no Brasil; criação de leis que obrigavam a União a comprar produtos nacionais, a fim de estimular a indústria brasileira.
- #148455
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Uma das principais fontes para se estudar/ compreender a história do Brasil no século XIX, particularmente a defesa, por parte dos produtores agrícolas, da vinda de imigrantes como trabalhadores para substituir o trabalho escravo, são as narrativas de viajantes como Robert Ave-Lallemant, Louis Couty, dentre outros. Esses personagens foram ‘naturalistas’ que visitaram o país para estudar os animais, a flora e a fauna. Todavia, ao percorrerem o país, muitos descreveram as condições de vida e de trabalho dos escravos e desenharam um perfil da população brasileira. Assinale a alternativa que corresponde às características apresentadas pelos visitantes.
- a) Os brasileiros são uma população morigerante. Pessoas muito empenhadas em melhorar as condições de vida.
- b) Os brasileiros são pouco afeitos ao trabalho e indolentes.
- c) Os brasileiros são arredios e habituados a viverem isolados.
- d) Os brasileiros são alcóolatras, mas curiosamente muito engenhosos.
- #148456
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Os intelectuais brasileiros do século XIX, principalmente a partir da sua segunda metade, conscientes da necessidade política, histórica e, especialmente humanística, de modificar a forma do trabalho, ou seja, promover o fim da escravidão e implantar o trabalho livre, sem que isso incorresse em prejuízos ao sistema produtivo do Império, apresentaram inúmeras propostas de substituição da forma de trabalho. Uma delas marcou profundamente as regiões norte e nordeste do país, uma vez que estas seriam fortemente atingidas pela substituição na forma de trabalho escravo para o livre, que foi a proposta denominada fazendas centrais. Assinale a alternativa que melhor explica essa proposta de organização do trabalho e da produção açucareira.
- a) As fazendas centrais eram unidades produtivas, similares às cooperativas, trabalhadas por africanos libertos.
- b) As fazendas centrais eram fazendas nas quais os imigrantes europeus trabalhavam sob a forma de colonato.
- c) Fazendas centrais foram a união de grandes propriedades rurais, cujos proprietários estavam arruinados e se associavam para manter a produção, por meio de trabalho do caboclo brasileiro.
- d) Fazendas centrais foi o nome dado a uma grande propriedade, cujo proprietário arrendava a terra e disponibilizava à trabalhadores livres e cobrava impostos desses trabalhadores para que estes moessem a cana-de-açúcar no engenho da fazenda.
- #148457
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A partir da década de 1880, verifica-se um substancial aumento na imigração europeia para o Brasil, em especial, italianos, alemães e portugueses, para trabalharem nas fazendas de café em substituição aos escravos. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
- a) A Igreja Católica, partindo do princípio de que todos os homens eram filhos de Deus, portanto, tinham alma, começou a pressionar D. Pedro II a dar liberdade aos escravos. Além disso, por serem maioria, temia-se uma revolta dos escravos em escala nacional.
- b) Os africanos eram inadaptáveis ao trabalho agrícola e pouco lucrativos. Por isso os proprietários de terra deram início à sua substituição por imigrantes europeus, mais trabalhadores e conformados com a sua sorte.
- c) A partir de meados do século XIX, consolidou-se a percepção de que a escravidão estava com os dias contados. Simultaneamente, transformações econômicas e sociais na Europa, que resultaram em crescimento demográfico, barateamento e aumento de escala dos transportes terrestres e marítimos, combinados com crises industriais e tensões sociais que provocaram grandes fluxos migratórios, tornaram os imigrantes, na visão da elite ilustrada brasileira, um substituto ideal dos escravos africanos.
- d) Os proprietários de terras e de escravos, na sua grande maioria falidos, viam na abolição da escravatura um meio de obter compensações financeiras. Por isso deram início ao processo de imigração, trazendo europeus, que eram mais baratos, pressionando o Imperador a abolir a escravidão, indenizando-os.
- #148458
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Comparativamente à independência nas regiões Sul e Sudeste, a de algumas localidades do Norte assumiu feições distintas. Dentre estas, a da Bahia possui características que costumam ser ressaltadas pela historiografia. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
- a) Enquanto nas regiões do Sul e Sudeste havia uma coincidência de interesses entre a elite e a população pobre, na Bahia, a elite desejava permanecer vinculada a Portugal, ao passo que a população pobre e os escravos viam na emancipação uma oportunidade para melhoria de vida.
- b) Enquanto nas regiões do Sul e Sudeste a emancipação era encarada como um processo que conduziria à formação de uma nação que abarcasse o conjunto da colônia portuguesa, a independência da Bahia era vista como a oportunidade de criação de um Estado nacional envolvendo apenas a região nordeste.
- c) Enquanto nas regiões do Sul e Sudeste o processo de emancipação foi conduzido pelas elites, na Bahia, ainda que houvesse a presença delas, ele assumiu feições mais populares.
- d) Enquanto nas regiões do Sul e Sudeste o processo de emancipação verificou-se por meio de uma transação que resultou na manutenção da Monarquia, na Bahia os insurretos, mais radicais, desejavam a implantação de uma República.
- #148459
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
No processo de independência do Brasil, verificou-se na Bahia um enfrentamento maior entre os partidários da autonomia e as tropas portuguesas nela estacionadas, durando esse conflito aproximadamente um ano, até a rendição de Madeira de Mello. Assinale um dos motivos para que, de acordo com a historiografia, a disputa entre os patriotas e os portugueses fosse mais acirrada.
- a) A Bahia estava dividida, assim como o Pará. Uma parte significativa da sua elite tinha grandes negócios com Portugal e, por isso, temendo a sua ruina, solicitou à Coroa portuguesa o envio de um grande continente de soldados portugueses, o que dificultou sua expulsão.
- b) O temor de novos levantes de escravos, interessados na sua libertação e da Bahia, levou a Coroa portuguesa a estacionar nela um grande contingente bem armado, o que veio dificultar a ação dos patriotas na tomada do poder.
- c) Os ingleses, aliados dos portugueses, não queriam perder o comércio com a Bahia, o mais rico da colônia, pressionando, por isso, a Coroa portuguesa para que mantivesse nela um grande contingente acantonado. Essas tropas, leais a Portugal, não aceitaram a emancipação.
- d) A localização da Bahia tornava-a um ponto estratégico importante, tanto pela proximidade com Portugal como para a rota marítima em direção ao Sul e às Índias. Por esse motivo, sempre houve um grande contingente de tropas leais a Portugal, que resistiram por ocasião do processo de emancipação.
- #148460
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Em fins do século XVIII, dois movimentos marcaram o processo de emancipação política do Brasil, a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Referente ao exposto, assinale a alternativa correta.
- a) A Inconfidência Mineira foi um movimento, basicamente, da elite, de proprietários de terras e escravos, de altos funcionários, ao passo que a Conjuração Baiana teve um caráter popular e foi constituída por negros e mulatos livres, na sua maioria artesãos e soldados, e por escravos.
- b) Os inconfidentes haviam sido influenciados pelo Iluminismo e pela Revolução Americana, ao passo que os conjurados tinham uma ideologia própria e bem definida, extraída dos estatutos das irmandades de escravos e das suas práticas de luta contra a escravidão.
- c) Os inconfidentes formavam um movimento mais amplo, abrangendo diversos segmentos sociais, ao passo que os conjurados constituíam, basicamente, um movimento bastante restrito, vinculado aos alfaiates e artesãos que consertavam roupas.
- d) Os inconfidentes eram habitantes de uma região decadente, por conta da crise da mineração, daí seu caráter radical, pretendendo a República, ao passo que os conjurados pertenciam a uma região bastante promissora, portanto eram reformistas, reivindicando apenas uma maior atenção por parte da Coroa portuguesa.
- #148461
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Um dos momentos mais expressivos da Conjuração Baiana foi o dia 8 de dezembro de 1799, quando foram mortos e esquartejados os quatro condenados acusados de fomentar o movimento pela proclamação da República da Bahia. Houve intensa participação do povo nesse ato realizado na Praça da Liberdade, em Salvador, mas é preciso destacar também a presença marcante de elementos da religiosidade católica, que buscavam ‘salvar’ a alma dos condenados e, com isso, recuperar a imagem da religião católica. Todavia, essa busca pela recuperação da alma dos condenados por meio dos frades franciscanos representava a intenção explícita de
- a) combater as heresias, de caráter medieval que estavam preservadas e subjacentes no movimento de ‘Revolução Baiana’.
- b) exemplificar à população que as ações que buscassem romper com a ordem política vigente eram contrárias aos desígnios de Deus.
- c) recuperar a fé católica que, claramente, estava sendo ameaçada pelas fortes influências oriundas dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade.
- d) mostrar à população, que acompanhava a execução dos condenados, que estes jamais seriam abandonados pelos religiosos, uma vez que, por serem da Ordem Franciscana, apoiavam o movimento em prol da libertação da Bahia.