Simulado IF-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado IFBA gratuito | cód.10133
Está se preparando para o concurso IFBA? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado IFBA foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: IFBA
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado IFBA e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões IFBA
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso IFBA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre IFBA
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso IFBA.
📢 Concursos Abertos para IFBA
Veja os concursos abertos da instituição IFBA. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #148462
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
A Inconfidência Mineira foi um dos mais expressivos movimentos de rebeldia de fins do século XVIII, expressando um mal-estar em relação à condição colonial do Brasil. Sobre esse importante episódio da história colonial, assinale a alternativa correta.
- a) Quanto à forma de governo, alguns inconfidentes desejavam a República centralizada, com um forte governo central que pudesse unificar as diversas capitanias; outros preferiam a Monarquia Federativa para harmonizar a diversidade de interesses das capitanias.
- b) Com o intuito de obterem o apoio da opinião pública europeia ao movimento, os inconfidentes prometeram honrar os compromissos assumidos por Portugal para por fim ao tráfico africano.
- c) Os inconfidentes pretendiam promover uma radical reforma na estrutura fundiária da colônia, com expropriação das grandes propriedades para assentamento da população pobre, inclusive de libertos.
- d) Os inconfidentes tinham divergências em relação à escravidão. Alguns, inspirados nos ideais do iluminismo, desejavam dar alforria aos escravos, enquanto outros, alegando que sem escravos não haveria quem trabalhasse nas terras e nas minas, defendiam a manutenção da escravatura.
- #148463
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Na década de 1990, teve início uma nova vertente historiográfica relativa ao Brasil-colônia, posteriormente autointitulada Antigo Regime nos Trópicos (ART). Ela teve início com a crítica a duas teses que eram consagradas pela historiografia brasileira. Assinale a alternativa em que essas duas teses da antiga historiografia estão apresentadas.
- a) O controle do tráfico de escravos era feito a partir da Metrópole. Não havia acumulação interna de capital na colônia por conta da exploração colonial.
- b) A colônia possuía um expressivo mercado interno. O tráfico de escravos era feito por meio de navios pertencentes à Coroa.
- c) A colônia possuía certa autonomia administrativa devido à enorme distância entre Portugal e Brasil. Os navios negreiros eram obrigados a aportar na Bahia por causa do fisco.
- d) A colônia era obrigada a plantar exclusivamente cana-de-açúcar e tabaco para obrigar os colonos a comprarem produtos manufaturados do Reino. O tráfico de africanos contava com o apoio do Papa que o considerava uma forma de trazê-los para o cristianismo.
- #148464
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A vertente historiográfica brasileira conhecida como Antigo Regime dos Trópicos (ART) está fundada em várias teses. Em relação ao exposto, assinale a alternativa correta.
- a) De acordo com essa vertente, o império português tinha como centro a Monarquia Absolutista, a qual possibilitava que o reino português articulasse e governasse as diferentes regiões que compunham o mundo português.
- b) O Brasil constituía a principal joia do império português, motivo pelo qual o Reino exercia sobre ele um domínio direto, permitindo, em contrapartida, que as regiões da África e da Índia pertencentes a Portugal tivessem uma autonomia relativa em sua administração.
- c) Com a formação da economia do Atlântico Sul (envolvendo a África e o Brasil) tornando esse sistema fundamental para a acumulação primitiva de capital, a Coroa portuguesa concedeu uma série de benefícios à sua elite, com o objetivo de torná-la sócia menor desse empreendimento.
- d) Havia, na relação entre a metrópole e as diferentes partes do império, um elevado potencial para a negociação entre os representantes da coroa no ultramar e os colonos.
- #148465
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
No que diz respeito à história da África e aos primórdios do tráfico de escravos para Portugal e América, assinale a alternativa correta.
- a) Durante séculos, a África esteve praticamente isolada do comércio com outras regiões, à exceção do seu Norte. A partir do final do século XV e em um crescendo, ela foi incorporada ao novo sistema geoeconômico orientado para o Atlântico, ligando a Europa, a África e a América, naquilo que ficou conhecido como comércio triangular.
- b) Até a chegada dos portugueses à África, seus habitantes viviam em formas comunitárias de sociedade, desconhecendo a escravidão e praticando um comércio de escambo. Com a vinda dos portugueses, isso se alterou, com o surgimento de tribos especializadas na captura de africanos para transformá-los em escravos e na pilhagem.
- c) Ao chegarem à África, os portugueses apoderaram-se das saídas das grandes rotas do comércio de ouro e de escravos, que haviam sido estabelecidas há séculos. Impedidos de fazer seu comércio com outros povos e necessitando de uma série de bens que não conseguiam produzir, os africanos foram obrigados a fornecer escravos para os portugueses.
- d) Durante o século XV e o início do XVI, os portugueses estabeleceram inúmeras feitorias na costa ocidental, fazendo alianças com a população local e com seus chefes, para que participassem do comércio com os europeus, principalmente ouro e escravos.
- #148466
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- IFBA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Uma das tendências da historiografia brasileira atual relativa ao tráfico de escravos caracteriza-se pelo questionamento quanto às motivações que teriam levado o continente africano a fornecer escravos durante aproximadamente três séculos e a custos bastante baixos. Abandonando a visão da África como uma parceira passiva no processo de colonização, os historiadores arrolam motivos que fundamentam essa nova visão. Em relação a essa nova abordagem sobre o tráfico, assinale a alternativa correta.
- a) Os portugueses acreditavam que o tráfico de escravos abria aos africanos o caminho para a salvação. Não sendo cristãos, eles seriam condenados ao inferno por toda a eternidade caso permanecessem na África.
- b) Os africanos já praticavam o comércio de escravos e a escravidão antes da chegada dos europeus à África. Os portugueses teriam dado uma nova dimensão ao comércio de escravos em aliança com os chefes africanos e os mercadores locais.
- c) A seca e a fome, constantes no continente africano, faziam com que os negros vissem no tráfico de escravos uma oportunidade para se deslocarem para uma região menos inóspita.
- d) Havia muitas disputas e guerras entre os africanos pelo controle da água. Os vencidos desses confrontos eram enviados para a América como escravos.