Processando...

Simulado IF-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado IF-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO IF-BA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso IF-BA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da IF-BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores IF-BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado IF-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso IF-BA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso IF-BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO IF-BA
Para realizar o simulado IF-BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado IF-BA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para IF-BA é aqui!


#148462
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

A Inconfidência Mineira foi um dos mais expressivos movimentos de rebeldia de fins do século XVIII, expressando um mal-estar em relação à condição colonial do Brasil. Sobre esse importante episódio da história colonial, assinale a alternativa correta.

  • a) Quanto à forma de governo, alguns inconfidentes desejavam a República centralizada, com um forte governo central que pudesse unificar as diversas capitanias; outros preferiam a Monarquia Federativa para harmonizar a diversidade de interesses das capitanias.
  • b) Com o intuito de obterem o apoio da opinião pública europeia ao movimento, os inconfidentes prometeram honrar os compromissos assumidos por Portugal para por fim ao tráfico africano.
  • c) Os inconfidentes pretendiam promover uma radical reforma na estrutura fundiária da colônia, com expropriação das grandes propriedades para assentamento da população pobre, inclusive de libertos.
  • d) Os inconfidentes tinham divergências em relação à escravidão. Alguns, inspirados nos ideais do iluminismo, desejavam dar alforria aos escravos, enquanto outros, alegando que sem escravos não haveria quem trabalhasse nas terras e nas minas, defendiam a manutenção da escravatura.
#148463
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
IFBA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Na década de 1990, teve início uma nova vertente historiográfica relativa ao Brasil-colônia, posteriormente autointitulada Antigo Regime nos Trópicos (ART). Ela teve início com a crítica a duas teses que eram consagradas pela historiografia brasileira. Assinale a alternativa em que essas duas teses da antiga historiografia estão apresentadas.

    • a) O controle do tráfico de escravos era feito a partir da Metrópole. Não havia acumulação interna de capital na colônia por conta da exploração colonial.
    • b) A colônia possuía um expressivo mercado interno. O tráfico de escravos era feito por meio de navios pertencentes à Coroa.
    • c) A colônia possuía certa autonomia administrativa devido à enorme distância entre Portugal e Brasil. Os navios negreiros eram obrigados a aportar na Bahia por causa do fisco.
    • d) A colônia era obrigada a plantar exclusivamente cana-de-açúcar e tabaco para obrigar os colonos a comprarem produtos manufaturados do Reino. O tráfico de africanos contava com o apoio do Papa que o considerava uma forma de trazê-los para o cristianismo.
    #148464
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    IFBA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 18 - 

    A vertente historiográfica brasileira conhecida como Antigo Regime dos Trópicos (ART) está fundada em várias teses. Em relação ao exposto, assinale a alternativa correta.

    • a) De acordo com essa vertente, o império português tinha como centro a Monarquia Absolutista, a qual possibilitava que o reino português articulasse e governasse as diferentes regiões que compunham o mundo português.
    • b) O Brasil constituía a principal joia do império português, motivo pelo qual o Reino exercia sobre ele um domínio direto, permitindo, em contrapartida, que as regiões da África e da Índia pertencentes a Portugal tivessem uma autonomia relativa em sua administração.
    • c) Com a formação da economia do Atlântico Sul (envolvendo a África e o Brasil) tornando esse sistema fundamental para a acumulação primitiva de capital, a Coroa portuguesa concedeu uma série de benefícios à sua elite, com o objetivo de torná-la sócia menor desse empreendimento.
    • d) Havia, na relação entre a metrópole e as diferentes partes do império, um elevado potencial para a negociação entre os representantes da coroa no ultramar e os colonos.
    #148465
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    IFBA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 19 - 

    No que diz respeito à história da África e aos primórdios do tráfico de escravos para Portugal e América, assinale a alternativa correta.

    • a) Durante séculos, a África esteve praticamente isolada do comércio com outras regiões, à exceção do seu Norte. A partir do final do século XV e em um crescendo, ela foi incorporada ao novo sistema geoeconômico orientado para o Atlântico, ligando a Europa, a África e a América, naquilo que ficou conhecido como comércio triangular.
    • b) Até a chegada dos portugueses à África, seus habitantes viviam em formas comunitárias de sociedade, desconhecendo a escravidão e praticando um comércio de escambo. Com a vinda dos portugueses, isso se alterou, com o surgimento de tribos especializadas na captura de africanos para transformá-los em escravos e na pilhagem.
    • c) Ao chegarem à África, os portugueses apoderaram-se das saídas das grandes rotas do comércio de ouro e de escravos, que haviam sido estabelecidas há séculos. Impedidos de fazer seu comércio com outros povos e necessitando de uma série de bens que não conseguiam produzir, os africanos foram obrigados a fornecer escravos para os portugueses.
    • d) Durante o século XV e o início do XVI, os portugueses estabeleceram inúmeras feitorias na costa ocidental, fazendo alianças com a população local e com seus chefes, para que participassem do comércio com os europeus, principalmente ouro e escravos.
    #148466
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    IFBA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 20 - 

    Uma das tendências da historiografia brasileira atual relativa ao tráfico de escravos caracteriza-se pelo questionamento quanto às motivações que teriam levado o continente africano a fornecer escravos durante aproximadamente três séculos e a custos bastante baixos. Abandonando a visão da África como uma parceira passiva no processo de colonização, os historiadores arrolam motivos que fundamentam essa nova visão. Em relação a essa nova abordagem sobre o tráfico, assinale a alternativa correta.

      • a) Os portugueses acreditavam que o tráfico de escravos abria aos africanos o caminho para a salvação. Não sendo cristãos, eles seriam condenados ao inferno por toda a eternidade caso permanecessem na África.
      • b) Os africanos já praticavam o comércio de escravos e a escravidão antes da chegada dos europeus à África. Os portugueses teriam dado uma nova dimensão ao comércio de escravos em aliança com os chefes africanos e os mercadores locais.
      • c) A seca e a fome, constantes no continente africano, faziam com que os negros vissem no tráfico de escravos uma oportunidade para se deslocarem para uma região menos inóspita.
      • d) Havia muitas disputas e guerras entre os africanos pelo controle da água. Os vencidos desses confrontos eram enviados para a América como escravos.