Processando...

Simulado História da América Latina | CONCURSO

Simulado História da América Latina

Simulado História da América Latina

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de História da América Latina não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados História da América Latina

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado História da América Latina foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: História da América Latina
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado História da América Latina

  1. Todos Simulados História da América Latina
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados História da América Latina e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões História da América Latina

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de História da América Latina, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados História da América Latina

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#219139
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

No deslace da última guerra de Independência de Cuba, no século XIX, dada a intervenção, a revolução foi bloqueada no plano _____________ e paralisada no plano político, o que resultou dele foi, em sentido estrito, uma transição __________ para uma ________ e longínqua emancipação nacional.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • a) militar − socialista − evidente
  • b) econômico − capitalista − nebulosa
  • c) econômico − socialista − sombria
  • d) militar − neocolonial − nebulosa
#219140
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Doze países votaram por ativar um tratado de defesa mútua do continente americano para tratar da crise venezuelana.

O conselho permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu, nesta quarta-feira (11), aprovar uma resolução proposta pela Colômbia para ativar o Tratado de Interamericano Assistência Recíproca (TIAR) contra a Venezuela. Como resultado, uma reunião com os ministros do Exterior dos países-membros será convocada para a segunda quinzena de setembro para deliberar sobre possíveis medidas.

(Disponível em: https://www.brasildefato.com.b....)

No início de 2019, a Venezuela chegou ao ápice de uma crise político-econômica que já vinha se estendendo desde 2017, com o governo de Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez, e, agora, com um governo paralelo deflagrado pelo presidente da Assembleia Juan Guaidó. Tal acontecimento levou os países vizinhos a ativar a OEA e mais ainda o TIAR conhecido também como Tratado do Rio, pois foi firmado no Rio de Janeiro em 1947 como forma de proteção mútua dos países. Sobre a OEA e o TIAR, podemos considerar que:

  • a) A OEA foi criada, no início da Guerra Fria, como medida de segurança para que os países-membros intervissem em qualquer invasão ou intervenção que colocasse em risco a soberania dos países assim como a democracia. Já o TIAR é um tratado que garante a ajuda a qualquer intervenção entre os países-membros, por isso foi acionado pela Colômbia.
  • b) A OEA foi criada no fim da Guerra Fria como medida de segurança dos países-membros aos possíveis ataques de países da Europa, principalmente a Rússia, ex-União Soviética, e a Alemanha unificada, para garantir a soberania e a democracia. Já o TIAR é um tratado que garante intervenção a ataques de países no mesmo continente.
  • c) A OEA foi criada diante da tensão que ficou no final da Segunda Guerra como medida de segurança aos países americanos de ajuda mútua a intervenções externas, colocando em risco a soberania e a liberdade dos paísesmembros. Já o TIAR também conhecido como Tratado do Rio foi firmado em 1947 para garantir defesa dentro do mesmo território.
  • d) A OEA foi criada durante a Guerra Fria como medida de segurança para os países americanos, de ajuda mútua a qualquer intervenção externa, colocando em risco a soberania e a liberdade. Já o TIAR ou Tratado do Rio garante a ajuda mútua de intervenções internas contra um membro da OEA, ou seja, um ataque entre países americanos.
#219141
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Após um longo tempo de disputas territoriais e fronteiriças, as Coroas Ibéricas da Espanha e de Portugal firmaram em 1750 o Tratado de Madri em que se buscava solucionar esses conflitos. De um lado, Portugal cederia a posse da Colônia de Sacramento, em troca, o rei espanhol entregaria o território das missões jesuíticas além Uruguai, onde viviam cerca de 30 mil indígenas da etnia guarani. Além disso, uma comissão formada por representantes das duas monarquias deveria demarcar as fronteiras entre a América Espanhola e a Portuguesa. Qual o princípio jurídico que norteou as decisões do Tratado de Madri no que tange à demarcação das fronteiras entre as Coroas Ibéricas na América?

  • a) Urbe et orbi
  • b) Imperium plenum
  • c) Libertatem Populi
  • d) Uti possidetis
#219142
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

O populismo é um fenômeno político particularmente presente na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960. Sobre o mesmo, pode-se afirmar, EXCETO:

  • a) A política populista é marcada pela ascensão de líderes carismáticos que buscam sustentar sua atuação no interior do Estado através do amplo apoio das maiorias. Muitas vezes, abandona o uso de intermediários ideológicos ou partidários para buscar na "defesa dos interesses nacionais" uma alternativa às tendências políticas de sua época, sejam elas tradicionalistas, oligárquicas, liberais ou socialistas. De diferentes formas, propaga a crença em um líder acima de qualquer outro ideal.
  • b) Uma das contradições mais marcantes do populismo consiste em pregar a aproximação ao povo, mas, ao mesmo tempo, estabelecer mecanismo de controle que não permitam o aparecimento de tendências políticas contrárias ao poder vigente. De tal maneira, os governos populistas também são marcados pela desarticulação das oposições políticas e a troca dos "favores ao povo" pelo apoio incondicional ao grande líder responsável pela condução do país.
  • c) Os exemplos de experiência populistas, na América Latina, o podem ser compreendidos na ascensão dos governos de Juan Domingo Perón (1946 – 1955/1973 – 1974), no México; Lázaro Cárdenas (1934 – 1940), na Argentina; Gustavo Rojas Pinilla (1953 – 1957), na Colômbia; e Getúlio Vargas (1930 – 1945/ 1951 – 1954), no Brasil.
  • d) A grande crise capitalista de 1929 pode ser apontada como parte do contexto propulsor do populismo na América Latina. No período pós-crise, várias das nações latinas viveram uma fase de desenvolvimento econômico seguido pelo crescimento dos centros urbanos e a rearticulação das forças sociais e políticas.
#219143
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Sobre as ditaduras e o processo de redemocratização da América Latina todas as afirmações a seguir estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a:

  • a) A ditadura chilena terminou em março de 1990. Em abril, quando foi criada a Comissão Nacional de Verdade e Reconciliação, começou a ser trilhado o caminho das políticas da memória naquele país. Como decorrência desta primeira política de larga escala para recomposição-enfrentamento da memória do período autoritário chileno, encontra-se, em 1992, a criação da Comissão Nacional de Reparação e Reconciliação.
  • b) Estudos sobre a ditadura uruguaia costumam apontar para a existência de três fases de desenvolvimento do regime autoritário. A primeira fase, que vai de 1973 até 1976, é marcada pela consolidação do Golpe e o aprofundamento das práticas repressivas. [...] A segunda fase, que se estende de 1976 até 1980, é marcada pela tentativa de subordinação da população uruguaia à Doutrina de Segurança Nacional (DSN), e se encerra justamente no momento em que as Forças Armadas organizam e perdem um plebiscito que propunha a elaboração de uma nova Constituição, essencialmente comprometida com a DSN. Após perderem o plebiscito, inicia-se a terceira e última fase da ditadura uruguaia, que vai de 1980 até 1985, e compreende o período em que ocorre a transição para a democracia no país.
  • c) As Forças Armadas argentinas concretizaram o sexto golpe de Estado ocorrido na história do país no século XX, mais exatamente em 24 de março de 1976, em meio à crise, e conjugando fatores como a existência das guerrilhas com a falta de controle estatal sobre os sindicatos e os problemas decorrentes de uma economia semifechada.
  • d) O processo de redemocratização no Brasil iniciou-se com um grande movimento cívico chamado Diretas-Já, o qual resultou na eleição de Tancredo Neves como primeiro presidente civil eleito pela via direta no Brasil pós-ditadura.
#219144
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Mais prudente e refletido do que os seus vizinhos espanhóis, o Brasil mediu a grandeza do objeto: derrubar o antigo edifício e erguer o novo; conheceu-se com forças de o fazer, e assim o tem felizmente executado sem se precipitar na torrente de desgraças que nem os Iturbides, nem os S. Martines, nem os Bolívares, com todos os seus talentos, são capazes de suster. Para nos convencermos, pois, desta verdade, acompanhemos as duas potências na sua revolução, e vejamos o futuro que uma e outra nos promete. [...] Tal tem sido a marcha do Brasil no curso da sua regeneração; marcha que tem constituído das suas diferentes partes um todo colossal, que o torna respeitável aos estranhos, formidável aos inimigos, e afiança para o futuro à perpetuidade do seu sistema.

(Diário do Governo n.28, 05/02/1823, grifos no original). (Fonte: PIMENTA, João Paulo G. A independência do Brasil como uma revolução: história e atualidade de um tema clássico. História da historiografia- Ouro Preto- n. 3, Set. de 2009, p. 52-82.)

Neste ano, estamos comemorando o bicentenário da Independência do Brasil, tema e muitos trabalhos historiográficos no século XX, por sua perspectiva conservadora, levaram a vários questionamentos sobre o nosso rompimento com a metrópole portuguesa. Com relação ao processo de independência da América Latina que foi com o uso da força e da violência, nosso processo pareceu mais pacífico, sendo, por isso, elogiado, nos jornais da época, como nos mostra a citação acima. Nesse sentido, podemos considerar que o processo de Independência foi:

I- Diferente da América Latina pela presença da Família Real que tornou o Brasil a sede do Império, criando uma estrutura de metrópole para comportar a corte que chegou aqui fugida em 1808.

II- Considerado revolucionário hoje porque houve um rompimento do sistema colonial, abrindo as portas para o Capitalismo Industrial do café e da cana-de-açúcar mesmo mantendo o sistema escravista.

III- Mediado pelos fazendeiros e pelos políticos que defendiam a manutenção da escravidão sob o argumento que não saberiam utilizar outra forma de mão de obra que não fosse a escrava, colocando em risco a economia.

IV- Revolucionária, mas não rompeu com o sistema colonial e com a quebra de monopólio comercial que era imposto por Portugal e Espanha, marcando uma transição do Feudalismo para o Capitalismo.

V- Manteve a monarquia e o sistema escravista por causa da política conciliatória entre os fazendeiros de cana-de-açúcar e de café, marcando a permanência feudal no modo de produção.

Estão CORRETAS:

  • a) I, II e IV.
  • b) I, III e V.
  • c) II, III e IV.
  • d) II, IV e V.
#219145
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O processo de Independência do México se alargou ao longo de mais de 11 anos. Neste contexto, o documento que veio por ratificar sua independência em 24 de agosto de 1821 denomina-se:

  • a) O Tratado de Córdoba.
  • b) Declaração de Tupac Amaru.
  • c) O Tratado de Madri.
  • d) O Tratado de Guadalupe Hidalgo.
#219146
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

(...) a bula Inter Caetera, assinada pelo Papa Alexandre VI, em 4 de maio de 1493, dividiu as novas terras do globo entre Portugal e Espanha. Na prática, as terras situadas até cem léguas a oeste, a parte das ilhas de Cabo Verde, seriam de Portugal, e, as que ficassem além dessa ilha, da Espanha. Por receio de perder possíveis conquistas, uma revisão foi proposta por Portugal, que conseguiu mudar os termos da bula. (..) Dessa forma, a linha imaginária encontrava-se a meio caminho entre o arquipélago e as ilhas das Caraíbas, descobertas por Colombo. Legislava o Tratado, ainda, que os territórios a leste desse meridiano pertenceriam a Portugal e os a oeste à Espanha. O Tratado seria ratificado pela Espanha em 2 de junho e por Portugal em 5 de setembro de 1494, como se o mundo – real ou tantas vezes imaginado - pudesse ser dividido em dois, em duas metades, e sem maiores contestações.

(SCHWARCZ, Lilia Moritz. Brasil: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 24.)

Na citação acima, Schwarcz fala da descoberta do Novo Mundo e da atitude política que se construiu na Europa para essas novas terras. O trecho está se referindo ao:

  • a) Tratado de Bering.
  • b) Tratado de Tordesilhas.
  • c) Tratado de Latrão.
  • d) Tratado Methuen.
#219147
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Na tabela auxiliar de lugar da CDU temos: (7) América do Norte e Central e (8) América do Sul. Diante do exposto, o livro Uma breve história da América Latina, do autor Loris Zanatta, possui qual número de chamada?

  • a) 94(7/8) Z27u
  • b) 94+7+8 Z27b
  • c) 94(7:8) Z27b
  • d) 94(7/8) Z27b
#219148
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da América Latina
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Sobre a América Anglo Saxônica, analise as afirmativas abaixo:
I. Formada pelos Estados e Unidos e Canadá, destaca-se pelo alto grau de desenvolvimento.
II. Marcada pela colonização portuguesa, suas nações conservam heranças com os povos da América Latina.
III. O modelo de colonização de povoamento contribuiu para a constante melhoria das condições históricas de suas regiões.
IV. O idioma inglês é o mais utilizado nos estados americanos dos Estados Unidos da América.

Está(ão) INCORRETA(S), apenas,

  • a) I.
  • b) I e II.
  • c) II.
  • d) III e IV.