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Simulado FUNDUNESP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado FUNDUNESP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO FUNDUNESP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso FUNDUNESP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FUNDUNESP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores FUNDUNESP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FUNDUNESP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso FUNDUNESP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso FUNDUNESP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO FUNDUNESP
Para realizar o simulado FUNDUNESP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FUNDUNESP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para FUNDUNESP é aqui!


#171423
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(1,0) 1 - 

De acordo com o Guia Acervo do Centro de Documentação e Memória da Unesp, uma das frentes de trabalho adotada pela referida instituição pode ser identificada pela seguinte temática:

  • a) História regional e história local – o estado de São Paulo, cotidianos e diversidades.
  • b) História do Ensino Superior e da Comunidade Científica no estado de São Paulo.
  • c) A mão de obra imigrante e o desenvolvimento econômico.
  • d) Diferentes concepções de História e documento histórico – pluralidades de acervos.
#171424
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(1,0) 2 - 

Em relação ao acervo do Centro de Documentação e Memória da Unesp (CEDEM), está correto afirmar que

  • a) possui o Arquivo de História Oral, contendo áudios e transcrições de depoimentos sobre situações vividas na Unesp.
  • b) está constituído por coleções doadas ou entregues sob custódia, com foco na pesquisa arqueológica e na cultura material.
  • c) vem passando por uma grande reforma, com vistas a atualizar e ampliar a concepção de documento e fonte histórica.
  • d) o idioma português e o espanhol são parte essencial dos critérios adotados pela instituição para a formação das coleções.
#171425
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(1,0) 3 - 

Em relação ao seu histórico de formação, é correto afirmar que o Centro de Documentação e Memória da Unesp (CEDEM) foi constituído

  • a) antes mesmo da criação da Unesp, em 1976, sendo um órgão que, por estar vinculado ao Instituto Isolado de Ensino Superior de Assis, foi, posteriormente, incorporado ao campus daquele município.
  • b) juntamente com a criação da Unesp, nos anos 1970, como órgão integrante dessa instituição universitária, vinculado à Reitoria como braço institucional responsável pelas atividades de extensão.
  • c) na década de 1980, por iniciativa de um grupo de professores da área de Humanidades da Unesp, tendo como objetivos a realização de pesquisas, a preservação de documentos e sua difusão.
  • d) no final da década de 1990, tendo, inicialmente, a finalidade específica de organizar, recuperar e digitalizar documentos relativos à memória da Unesp, bem como do acervo sob sua guarda.
#171426
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(1,0) 4 - 

No acervo do Centro de Documentação e Memória da Unesp (CEDEM), considerando o perfil e os objetivos do CEDEM, distinguem-se, sobretudo, fontes documentais ligadas

  • a) à obra cinematográfica e ficcional brasileira do período do Estado Novo getulista.
  • b) às raízes do samba e gravações de músicas de origem popular, do início do século XX.
  • c) aos avanços da ciência brasileira, na prevenção e no combate às doenças tropicais.
  • d) aos movimentos sociais e políticos brasileiros alinhados às organizações de esquerda.
#171427
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(1,0) 5 - 

Em relação aos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo, cuja incorporação propiciou a criação da Unesp, em 1976, é correto afirmar que

  • a) foram constituídos pelo governo federal, como parte dos privilégios obtidos pelos estados de São Paulo e Minas Gerais, em razão da política do “Café com Leite”.
  • b) foram criados especificamente para a formação de profissionais da área tecnológica, tais como engenharia e outras carreiras da área de Exatas.
  • c) foram criados pelo Governo do Estado de São Paulo e eram assim chamadas pelo fato de não estarem vinculados a uma Universidade.
  • d) eram instituições que tinham como finalidade oferecer cursos de graduação inovadores, experimentais e não oferecidos pela rede de ensino superior no país.
#171428
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(1,0) 6 - 

Márcia Regina Tosta Dias, autora de tese sobre a criação da Unesp, apontou três tradições universitárias que influenciaram a formação da universidade brasileira: a francesa, a alemã e a norte-americana. (http://www.unesp.br/aci/jornal/201/historia1.php. Acesso em 03.02.2016. Adaptado)
Sobre as maiores influências observadas em relação à criação da Unesp, é correto destacar as

  • a) francesas, uma vez que a Unesp buscou inspiração no mesmo modelo de criação da Universidade de São Paulo – USP, cujas diretrizes valorizavam as humanidades.
  • b) norte-americanas, porque vários documentos relacionados aos processos de formação da Unesp buscaram subsídios no modelo multicampi da Universidade da Califórnia.
  • c) alemãs, cujos pressupostos orientaram a instituição de ciclos básicos para os cursos de graduação, com vistas à ampliação do número de vagas e do atendimento à comunidade.
  • d) norte-americanas, no caso dos cursos voltados às áreas de humanidades e artes, e francesas, em relação à organização geral do escopo administrativo da Unesp.
#171429
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(1,0) 7 - 

A criação da Unesp foi precedida de intenso debate público. Entre as vozes contrárias à sua fundação, é correto destacar

  • a) a grande resistência por parte dos Institutos Isolados de Ensino Superior da rede privada instalados nos municípios em que a Unesp, em razão da reorganização de seus campi, passaria a se estabelecer.
  • b) as faculdades do interior paulista mais distantes da capital, que temiam a instalação da Reitoria da futura Unesp em Fernandópolis, em razão das constantes disputas de terra que ocorriam no Oeste Paulista.
  • c) a falta de apoio da Assembleia Legislativa de São Paulo, motivo pelo qual o então governador do Estado utilizou-se do expediente da “Lei Delegada” para proceder à criação da Unesp.
  • d) o jornal O Estado de S. Paulo, que, com a publicação de artigos e editoriais, manifestava desconfiança em relação ao que considerava uma expansão desregrada do ensino superior no interior do Estado.Responder
#171430
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(1,0) 8 - 

Considerando os princípios que regem a Universidade Estadual Paulista (Unesp), está correto afirmar que essa universidade tem como finalidade

  • a) respeitar a liberdade intelectual e ideológica e o pluralismo de ideias, defendendo e promovendo a justiça social, os direitos humanos e a livre iniciativa.
  • b) exercer sua função social por meio do ensino e da pesquisa, orientando-se por princípios éticos, morais, de eficiência e de eficácia na prestação do serviço público.
  • c) formar profissionais capacitados que correspondam aos perfis necessários para o atendimento às demandas do mercado e da conjuntura econômica do Brasil.
  • d) criar, preservar, organizar e transmitir o saber, a arte e a cultura por meio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.
#171431
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(1,0) 9 - 

Analise a tira.

Imagem associada para resolução da questão


(Folha de São Paulo: Ilustrada, C6. 24.01.2016. Adaptado)
Tiras, quadrinhos, charges, caricaturas podem ser entendidos como arte, meios de informação, fontes e reflexos de situações históricas relevantes. As imagens dessa tira exprimem

  • a) a função de formação cultural exercida no cotidiano da população brasileira pelos meios diversos, novos ou antigos, de comunicação social.
  • b) aspectos da vida contemporânea de forma sarcástica e sintética, referindo-se a mudanças tecnológicas e permanências de condições sociais.
  • c) rupturas significativas no mundo contemporâneo com o poder de modificação social das novas mídias digitais.
  • d) os recentes e democráticos hábitos culturais trazidos pelos últimos decênios de transformações tecnológicas.
#171432
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(1,0) 10 - 

A expressão “presidencialismo de coalizão” é comumente aplicada ao regime político brasileiro nascido da Constituição de 1988. De acordo com alguns analistas políticos, essa forma de presidencialismo deriva

  • a) da predominância do controle do voto da massa de eleitores nos distritos rurais brasileiros e da consequente falta de projeto ideológico dos partidos.
  • b) da contradição entre as medidas socializantes do poder executivo e a permanência de interesses oligárquicos nas duas câmaras do Parlamento.
  • c) da dissociação entre a origem partidária do presidente para com a da maioria parlamentar, conjugada à fragmentação do Parlamento em grande número de partidos.
  • d) da falta de controle do presidente da República sobre os seus ministros, habitualmente indicados pelo Parlamento.
#171433
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(1,0) 11 - 

A sociedade dos Estados Unidos da América e a do Brasil compartilharam o processo histórico de instalação e manutenção de sistemas de escravidão africana, por exploradores brancos de origem europeia. Essa base histórica similar permite que se comparem as relações raciais dos dois países do ponto de vista dos “movimentos de consciência negra” da segunda metade do século XX. Nos Estados Unidos e no Brasil, esses movimentos enfrentaram, respectivamente,

  • a) a elite capitalista e industrial afro-americana contrária às mobilizações sociais e a restrição constitucional à participação política das populações afrodescendentes na República.
  • b) a manipulação dos eleitores afro-americanos pelos políticos sulistas e a melhoria do nível de vida dos trabalhadores afrodescendentes quando comparado ao dos brancos pobres.
  • c) a oposição de atletas e artistas populares afro-americanos de sucesso internacional e a política de cotas nas Universidades e nas repartições públicas em benefício dos afrodescendentes.
  • d) a vigência da segregação dos afro-americanos legalmente sancionada e a eficácia de crenças socialmente disseminadas de ausência de preconceito racial contra os afrodescendentes.
#171434
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(1,0) 12 - 

Imagem associada para resolução da questão

(http://hypescience.com/as-14-m... artista Frans Krajcberg, nascido na Polônia e naturalizado brasileiro, reside em Nova Viçosa, sul da Bahia, desde 1972. Sua casa construída sobre um tronco de árvore de 2,60 m de diâmetro

  • a) é a expressão artística de movimentos culturais, políticos e existenciais contemporâneos de resistência ao primado da lógica do crescimento econômico e da acumulação de capital.
  • b) procura comprovar na prática a viabilidade de desenvolvimentos econômicos baseados e sustentados na exploração de riquezas encontradas nos meios ambientes intocados pelo homem.
  • c) tem por finalidade criar uma alternativa à economia e à existência urbanas e artificiais, retornando-se a uma espécie de mito do bom selvagem elaborado pela filosofia das Luzes.
  • d) inaugura uma opção política, filosófica, existencial e funda um movimento artístico específico à cultura brasileira, ainda inexistente em outras sociedades, regiões e países do planeta.
#171435
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(1,0) 13 - 

A “pessoa do ano” da revista Time de 2011 revela um fenômeno cultural derivado

  • a) da facilidade de intercâmbio entre governos e Estados, antes marginalizados no cenário internacional, com a instalação de bolsas de investimento e de comércio em dimensões globais.
  • b) da crescente dissolução das fronteiras nacionais dos países, com o surgimento de uma espécie de cidadão do mundo, mais preocupado com os destinos da humanidade do que com questões específicas de sua sociedade.
  • c) do aparecimento de lideranças conhecidas mundialmente, graças à rede de computadores interligados globalmente, que lutam pela instalação de uma governança popular e internacional.
  • d) do encerramento de uma espécie de pré-história da humanidade em que violências e discriminações sociais e étnicas praticadas pelos Estados foram banidas, devido aos novos meios de comunicação.
#171436
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(1,0) 14 - 

A revista norte-americana Time elegeu como “pessoa do ano” de 2011 “O Manifestante”. Essa escolha, pouco usual, deveu-se

  • a) a um conjunto de protestos sociais que incluíam os movimentos de massa “Ocupe Wall Street”, “Indignados” na Espanha, “Primavera Árabe”.
  • b) às mudanças econômicas e políticas nos Estados Unidos da América com a chegada à presidência da República de um líder de movimentos negros.
  • c) à derrota de medidas econômicas socialmente restritivas graças a pressões populares em países asiáticos e americanos, como China, Índia e Brasil.
  • d) à mudança do eixo econômico mundial com a formação de um bloco de países emergentes e autônomos, os BRICS.
#171437
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(1,0) 15 - 

Leia o texto.
Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmara lenta. A queda dos satélites europeus em 1989 e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. Sua absoluta incapacidade para desempenhar qualquer papel na crise do golfo Pérsico de 1990-1 simplesmente acentuou isso. Em termos internacionais, a URSS era como um país abrangentemente derrotado – só que sem guerra. (Eric J. Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995)
O excerto refere-se a um fenômeno histórico cujo resultado mais imediato foi

  • a) a derrota das reformas neoliberais, implementadas pelos últimos governantes da Rússia na tentativa de salvar a economia soviética.
  • b) o fim do internacionalismo socialista, fato que implicou a derrota das revoluções populares nos países do terceiro-mundo.
  • c) a extinção de um sistema de potências, ameaçado permanentemente por guerra nuclear, que controlava e administrava conflitos ocorridos no globo.
  • d) a instauração de um regime de paz internacionalmente duradouro, como resultado da divisão mais equânime de poderes entre as grandes potências.