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Simulado FUNASE de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado FUNASE de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO FUNASE DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso FUNASE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da FUNASE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores FUNASE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado FUNASE de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso FUNASE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso FUNASE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO FUNASE
Para realizar o simulado FUNASE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado FUNASE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para FUNASE é aqui!


#170622
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(1,0) 1 - 

Sobre as medidas aplicáveis a entidades governamentais de atendimento à criança e ao adolescente que descumpram as obrigações previstas no ECA, particularmente para as entidades que desenvolvem programas de internação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Afastamento provisório de seus dirigentes.
  • b) Afastamento definitivo dos dirigentes.
  • c) Fechamento da unidade ou interdição de programa.
  • d) Cassação do registro.
  • e) Advertência.
#170623
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(1,0) 2 - 

Sobre as obrigações das entidades que desenvolvem programas de internação, tal qual previstas no ECA, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Manter programas de apoio e acompanhamento ao adolescente egresso.
  • b) Fornecer assistência religiosa ao adolescente que desejar, de acordo com sua crença.
  • c) Limitar, eventualmente, os direitos do adolescente para a aplicação das medidas socioeducativas.
  • d) Diligenciar com o objetivo de restabelecer ou preservar os vínculos familiares do adolescente.
  • e) Propiciar escolarização e profissionalização, além de atividades culturais, esportivas e de lazer.
#170624
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(1,0) 3 - 

Apesar de alguns adolescentes estarem submetidos a uma condição de grande vulnerabilidade, não realizam atos infratores, ou seja, conseguem ser resilientes, e, assim, evitar o conflito com a lei, embora tenham uma condição de sofrimento. Sobre isso, analise os itens abaixo:

I. Fatores individuais: genética, idade, fase do desenvolvimento, sexo, experiência de vida e histórico de vida.
II. Fatores contextuais: suporte social, classe social, cultura e ambiente.
III. Fatores relacionados à quantidade e qualidade do evento de vida: desejabilidade, magnitude, duração no tempo e efeitos de longo prazo.

Assinale a alternativa que identifica os fatores CORRETAMENTE relacionados à resiliência.

  • a) II, apenas.
  • b) I e III, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) III, apenas.
  • e) I, II e III.
#170625
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(1,0) 4 - 

Considerando o ECA, assinale a alternativa INCORRETAMENTE relacionada às medidas de proteção.

  • a) Advertência
  • b) Inclusão em programa de auxílio
  • c) Orientação
  • d) Colocação em família substituta
  • e) Inclusão em programa para tratamento de dependência de droga
#170626
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(1,0) 5 - 

Na utilização do álcool, substância muito usada entre adolescentes, para que se configure o diagnóstico de intoxicação alcoólica, é necessária a observância de alguns sintomas clínicos (DSM-IV). Assinale a alternativa cujo sintoma está INCORRETAMENTE relacionado ao critério de diagnóstico.

  • a) Alucinações.
  • b) Marcha instável.
  • c) Comprometimento da atenção ou memória.
  • d) Estupor ou coma.
  • e) Alterações comportamentais significativas (sexual, agressiva, ocupacional etc.).
#170627
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(1,0) 6 - 

Na atualidade, observa-se a disseminação do uso do crack entre adolescentes e, também, entre adultos. Sobre essa droga, é INCORRETO afirmar que

  • a) estabelece uma condição de vulnerabilidade, que favorece a infecção pelo HIV e a realização de atos infracionais, como o roubo.
  • b) a mortalidade mostra-se mais associada a causas naturais, por exemplo, a infecção por hepatite, do que a causas externas, como o homicídio.
  • c) a depressão e os transtornos ansiosos são algumas das comorbidades psíquicas mais observadas entre os usuários.
  • d) nas idades precoces, especialmente entre adolescentes, o início do uso se dá, geralmente, com drogas lícitas (tabaco e álcool), e, posteriormente, com maconha e cocaína.
  • e) entre os fatores preditivos do abandono do tratamento, temos, por exemplo, problemas legais e associação com a dependência ao álcool.
#170628
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(1,0) 7 - 

Considere a seguinte definição conceitual: Refere-se às ações ou atividades realizadas por indivíduos que aumentam a probabilidade de consequências adversas para seu desenvolvimento ou funcionamento psicológico ou social ou, ainda, que favorecem o desencadeamento ou agravamento de doenças ou complicações externas (Hulltz, 2010). Esse conceito, utilizado para explicar o conflito do adolescente com a lei, denomina-se, teoricamente, de comportamento

  • a) cognitivo dissonante.
  • b) de risco.
  • c) vulnerável.
  • d) antissocial.
  • e) de empoderamento.
#170629
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(1,0) 8 - 

O ato infracional do adolescente, enquanto ato violento, pode associar-se ao processo de exclusão, ou seja, ser uma consequência dela. Assim, sobre a exclusão, é INCORRETO afirmar que

  • a) assinala um estado de carência ou privação, que cria ou intensifica a vulnerabilidade.
  • b) é um processo, que pode ocorrer de várias formas: econômica, étnica, territorial etc.
  • c) acarreta o desconhecimento ou rejeição do sujeito tanto do mundo material como simbólico.
  • d) reflete a incapacidade constitucional individual para o enfrentamento das adversidades sociais.
  • e) o sofrimento que desencadeia, impõe, além de uma abordagem socioeconômica, uma subjetiva.
#170630
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(1,0) 9 - 

Observe o seguinte depoimento de CN: Apanhei, e muito, quando criança. Meu pai mandava escolher a fivela, e a festa começava: dançava um tempo grande. Não adiantava reclamar: ele era o rei. Hoje, com minha turma, quando saio do jogo, batemos muito nos outros, são eles que dançam. Num tem fivela, mas tem soqueira, pau e pedra. Já fui detido. Recebi advertência. Mas, e daí? Nós mandamos. O comportamento violento de CN, considerando sua relação com o pai, mostra uma

  • a) formação reativa.
  • b) compensação.
  • c) especularidade.
  • d) identificação.
  • e) projeção.
#170631
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(1,0) 10 - 

Supondo a veiculação entre a violência sexual e física contra o adolescente, realizada pelo pai e/ou mãe, com os fatores determinantes do ato infracional adolescente, analise as afirmações i e ii e a relação restritiva (contudo) estabelecida entre ambas: (i) a exposição à violência doméstica constitui-se num alto risco para que os adolescentes venham a realizar atos infracionais, contudo (ii) as vivências de experiências positivas subsequentes podem inibir a realização desses atos por tais adolescentes (Baseado em Sílvia e Rossetti-Ferreira, 2002). Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) i e ii são verdadeiras, e a relação é verdadeira.
  • b) i e ii são verdadeiras, mas a relação é falsa.
  • c) i é verdadeira, ii é falsa, e a relação é inexistente.
  • d) i é falsa, ii é verdadeira, e a relação é inexistente.
  • e) i e ii são verdadeiras, e a relação é inexistente.
#170632
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(1,0) 11 - 

Considerando a perspectiva teórico-filosófica que orienta a elaboração e aplicação das medidas socioeducativas presentes no ECA, assinale a alternativa INCORRETA sobre essas medidas.

  • a) A exclusão, por exemplo, econômica e cultural, faz o adolescente ser, muitas vezes, responsabilizado pela violência da qual ele próprio é vítima, o que impõe o ideário da proteção ao da punição.
  • b) O adolescente, por sua condição peculiar de desenvolvimento, não é um “menor”, mas um sujeito de direitos, os quais devem ser garantidos pela família, comunidade, sociedade e poder público.
  • c) A prática do ato infracional é uma atitude essencial e inerente à construção da identidade adolescente, ou seja, é uma atuação (acting out), em vez de uma ocorrência circunstanciada social e culturalmente
  • d) A inimputabilidade penal não assegura ao adolescente a impunidade pelo ato infracional, mas assegura que sua responsabilização deve observá-lo em sua condição peculiar de desenvolvimento psicossocial.
  • e) A redução da imputabilidade penal do adolescente propõe sua exclusão e punição social por “soluções”, como o encarceramento, em vez de uma devida assistência pedagógica, profissionalizante e psicoterápica.
#170633
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(1,0) 12 - 

Ainda considerando a suposta internação de João, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Em nenhum caso ou em nenhuma situação, poderá ocorrer sua incomunicabilidade.
  • b) Ficará incomunicável durante o devido processo legal, com exceção do contato com o advogado e os pais.
  • c) A incomunicabilidade poderá ser uma medida socioeducativa complementar à sua internação.
  • d) O prazo máximo de sua incomunicabilidade é 30 dias, prorrogável se tiver a finalidade educativa.
  • e) A incomunicabilidade será parcial: terá a duração máxima de 3 meses, em períodos alternados de 1 mês, com intervalos quinzenais.
#170634
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(1,0) 13 - 

Entre as medidas sócio-educativas, possíveis de serem aplicadas a João, especialmente se tiver cometido um ato violento e homicida, é a internação, a qual é privativa de liberdade. Em relação ao período de duração de sua aplicação, é CORRETO afirmar que compreenderá

  • a) o máximo de 1 ano.
  • b) o máximo de 2 anos.
  • c) o mínimo de 1 ano e o máximo de 2 anos.
  • d) o máximo de 3 anos.
  • e) o mínimo de 2 anos e o máximo de 3 anos.
#170635
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(1,0) 14 - 

Considere a seguinte afirmação: Constata-se que 12,7% dos adolescentes em conflito com a Lei vieram de famílias que não possuíam nenhuma renda mensal – o que configura miséria. E também que 66% originam-se de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos (Lamora, 2008). Analisando esse dado, a partir da função socializante da família e segundo o caráter multifatorial do ato infracional cometido pelo adolescente, analise as afirmações abaixo:

I. A condição de miserabilidade financeira é o fator determinante do conflito do adolescente com a Lei, assim, para toda família em condição de miséria, ou de baixa renda, temos o adolescente que efetiva um ato infracional, do mais simples ao mais complexo (dano ao patrimônio/homicídio).

II. A condição financeira não determina o conflito do adolescente com a Lei. Essa é uma visão restritiva e limitada de caráter econômico, a qual obscurece a verdadeira causa, ou seja, a fragilidade ou inexistência dos vínculos afetivos, especialmente pais/filhos, no âmbito do convívio familiar.

III. Considerando o amplo papel socializante da família, e a necessidade do arranjo nuclear para tal, enquanto aquele socialmente eficaz, diz-se que tanto a condição de pobreza da família como os vínculos afetivos entre seus membros são fatores determinantes do ato infracional adolescente. Um e outro são os fatores causais do conflito do adolescente com a Lei

Está INCORRETO o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) III, apenas.
  • d) I e II, apenas.
  • e) I, II e III.
#170636
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(1,0) 15 - 

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) salienta a necessidade de se ampliar o conceito de família para aquele grupo ou pessoas com as quais os adolescentes possuam vínculos afetivos, respeitando-se os diferentes arranjos familiares (p.74). Assim, para um determinado adolescente, cuja convivência familiar compreende o relacionamento com a mãe, que fez a opção de manter-se solteira, e uma irmã adotiva, o arranjo é conceitualmente denominado de

  • a) família extensa.
  • b) família monoparental.
  • c) família nuclear.
  • d) família alternativa.
  • e) família recasada.