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Simulado FMS | Assistente Social | CONCURSO

Simulado FMS | Assistente Social

SIMULADO FMS | ASSISTENTE SOCIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso FMS para o cargo de Assistente Social .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca NUCEPE para o concurso FMS. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado FMS | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso FMS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#110116
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Concurso
FMS
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(1,0) 1 - 

Ao emitir as respostas que lhe são feitas, Mário Sérgio Cortella assume uma atitude

  • a) Paternal e mediadora, considerando que ele tenta dirimir possíveis dúvidas sobre os conceitos em discussão.
  • b) Autoritária e paternal, já que exibe um nível de conhecimento que não estaria ao alcance da compreensão do seu interlocutor.
  • c) Didática e professoral, tendo em vista que ele se utiliza dos seus conhecimentos para oferecer esclarecimentos sobre ideias que, possivelmente, podem não ser claras para seu interlocutor.
  • d) Fraternal e didática, porque ele assume um comportamento de igualdade mediante o pouco conhecimento do seu interlocutor sobre o assunto.
  • e) Mediadora e professoral, considerando-se que demonstra ser detentor do conhecimento e assume seu interlocutor como pouco inteligente.
#110117
Banca
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(1,0) 2 - 

Uma das características do Professor Mário Sérgio, ao emitir suas respostas, é a utilização da linguagem em sentido figurado. Na sua fala, esse recurso só NÃO é observado no trecho:

  • a) ... alguém que de maneira simples sem ser simplória estabelece uma ponte, ...
  • b) ... preciso fazer com que ela seja palatável, digerível,se quiser fazer com que as pessoas tenham possibilidade de fruição dessa área do conhecimento.
  • c) ... abre a porta para que a pessoa que não esteja no campo direto da ciência em seu cotidiano também tenha a possibilidade de adentrar nesse território.
  • d) Não posso ser simplório, delirar não é filosofar.
  • e) Há uma grande diferença entre o simples e o simplório, ...
#110118
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(1,0) 3 - 

Ao responder o que lhe é perguntado, o Professor Mário Sérgio utiliza-se, explícita ou implicitamente, do confronto de conceitos que, possivelmente, podem causar algum equívoco, quanto àquilo que significam. Essa estratégia só NÃO se observa, contextualmente, em:

  • a) Abundância é quando tem fartura, suficiência, o que temos é algo que ultrapassa nossa capacidade de usufruto, de absorção e apropriação.
  • b) Quando você entra em uma loja, em uma livraria, tudo é mega, megastores, há centenas e centenas de produtos à disposição.
  • c) Comer bem não é comer muito.
  • d) Não posso ser simplório, delirar não é filosofar.
  • e) ... não se deve confundir: informação é cumulativa, conhecimento é seletivo.
#110119
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(1,0) 4 - 

Observe o uso da palavra em destaque em I, II, e III para responder à questão

I - Se não tiver critério, a pessoa enlouquece.

II - ... não se deve confundir: informação é cumulativa, conhecimento é seletivo.

III - ... se quiser fazer com que as pessoas tenham possibilidade de fruição dessa área do conhecimento.

A palavra se estabelece uma relação de condição entre orações, em:

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) I, II e III.
  • d) I e III.
  • e) II, somente.
#110120
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(1,0) 5 - 

Assinale a opção na qual a palavra marcada tem função morfossintática DIFERENTE daquela que tem o destaque em: “... temos algo que ultrapassa nossa capacidade de usufruto, de absorção e apropriação.”

  • a) ... abre a porta para que a pessoa que não esteja no campo direto da ciência ...
  • b) Quando alguém que tem estrutura de fundamento diz “eu acho”, ...
  • c) Aquilo que faz com que eu, pegando o excesso, ...
  • d) O divulgador é aquele que coloca a pessoa em contato,...
  • e) ... e descarte o que não me serve é exatamente esse critério.
#110121
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(1,0) 6 - 

A palavra “ela” em:“... sou professor de filosofia, preciso fazer com que ela seja palatável, digerível,se quiser fazer com que as pessoas tenham possibilidade de fruição dessa área do conhecimento”, retoma uma palavra no espaço da segunda resposta do entrevistado. Essa palavra é:

  • a) pessoa (primeira linha).
  • b) porta (segunda linha).
  • c) pessoa (terceira linha).
  • d) ciência (terceira linha).
  • e) filosofia (quinta linha).
#110122
Banca
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(1,0) 7 - 

Considerando-se as relações sintáticas, em apenas uma das opções abaixo, o termo em destaque NÃO corresponde ao sujeito da oração. Assinale-a.

  • a) uma grande diferença entre o simples e o simplório, ...
  • b) Um dos exemplos mais fortes vem da área do self service.
  • c) ... delirar não é filosofar.
  • d) Opinião balizada é diferente da achologia.
  • e) ... (eu) sou professor de filosofia ...
#110123
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FMS
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(1,0) 8 - 

No texto, apesar de ser utilizada uma linguagem científica especializada, identificam-se estratégias linguísticas menos formais, o que sugere a intenção de uma aproximação maior com o leitor. Essas estratégias podem ser verificadas em sequências como:

  • a) Como todo alimento de origem animal,... / Portanto, é muito mais difícil começar se a melatonina não for produzida corretamente.
  • b) ... a temperatura não torna o leite mais nutritivo para o sono, .../ ... essencial para o relaxamento necessário para se dormir bem ...
  • c) Quem nunca tentou induzir o sono com um copo de leite quente, que atire a primeira pedra/ Notícia boa: leite sem lactose também tem o mineral!
  • d) ... mas traz uma sensação de conforto importante para ajudá-lo a chegar. /Notícia boa: leite sem lactose também tem o mineral!
  • e) ... essencial para o relaxamento necessário para se dormir bem. / Esta substância é produzida no corpo quando se está perto da hora de dormir, ...
#110124
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(1,0) 9 - 

Observe os trechos I e II, a seguir, com especial atenção aos itens marcados, para responder à questão.

I - Além disso, o cálcio, mineral encontrado em grandes quantidades nesta bebida, ...

II - Portanto, é muito mais difícil começar se a melatonina não for produzida corretamente.

Sobre os destaques, estão CORRETAS as afirmações apresentadas nos itens I e II, respectivamente, em:

  • a) I, retomada de uma ideia anteriormente apresentada; II, projeção para a continuidade da discussão sob forma de uma nova argumentação.
  • b) I, retomada do que fora afirmado anteriormente e sinalização de acréscimo de informação; II, sinalização para a conclusão da discussão em pauta.
  • c) I, sinalização para o acréscimo de uma nova ideia; II, sinalização para apresentação de ideias que se opõem àquela anteriormente apresentada.
  • d) I, indicação de sequenciação de ideias; II, introdução de uma explicação condicionada a um fato anteriormente expresso.
  • e) I, estabelecimento de uma relação de oposição entre o que fora apresentado anteriormente e aquilo que será explicado na sequência; II, encerramento da argumentação iniciada anteriormente.
#110125
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(1,0) 10 - 

Assinalar a opção na qual o verbo (forma verbal) caracteriza-se por apresentar a mesma transitividade e por isso exigir complemento da mesma natureza que o verbo marcado em: “Quem nunca tentou induzir o sono com um copo de leite quente, que atire a primeira pedra.”

  • a) ... esse efeito é psicológico: ..
  • b) ... essencial para o relaxamento necessário para se dormir bem.
  • c) ... tão importantes para que o organismo descanse e se organize da forma necessária.
  • d) ... leite sem lactose também tem o mineral!
  • e) Esta substância é produzida no corpo ...
#110126
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(1,0) 11 - 

“Mais transparência na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), mais segurança jurídica nas relações interfederativas e maior controle social. Essas são as principais vertentes do decreto que regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, conhecida como Lei Orgânica da Saúde”. Com base no decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011, assinale a alternativa INCORRETA.

  • a) Região de Saúde: espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
  • b) Portas de Entrada: serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS, considerando-se, exclusivamente, os serviços de atenção primária, atenção de urgência e emergência e de atenção psicossocial.
  • c) Comissões Intergestores: instâncias de pactuação consensual entre os entes federativos para definição das regras da gestão compartilhada do SUS.
  • d) Mapa da Saúde: descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema.
  • e) Rede de Atenção à Saúde: conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.
#110127
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(1,0) 12 - 

O Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo de colaboração entre os entes federativos, para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde no âmbito do SUS. Em relação a este acordo, é CORRETO afirmar:

  • a) Constitui a organização e a integração das ações e dos serviços de saúde, sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Região de Saúde, com a finalidade de garantir o princípio da universalidade, previsto na Lei 8.080/1990.
  • b) Resultará da integração dos planos de saúde dos entes federativos na Rede de Atenção à Saúde, tendo como fundamento as pactuações estabelecidas pela Comissão Intergestores Bipartite.
  • c) Definirá as responsabilidades individuais e solidárias dos entes federativos com relação às ações e serviços de saúde, os indicadores e as metas de saúde, os critérios de avaliação de desempenho, os recursos financeiros que serão disponibilizados, a forma de controle e fiscalização da sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
  • d) A humanização do atendimento do usuário não será considerada um fator determinante para o estabelecimento das metas de saúde previstas no Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde.
  • e) As normas de elaboração e fluxos do Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde serão pactuados pela Secretaria de Saúde Estadual, a qual coordenará sua implementação.
#110128
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(1,0) 13 - 

A Política Nacional de Atenção Básica tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica à Saúde. Contudo, reconhece outras estratégias de organização da Atenção Básica nos territórios, que devem seguir os princípios e diretrizes da Atenção Básica e do SUS. Analise as diretrizes da Atenção Básica e suas características.

Diretrizes

I. Cuidado Centrado na Pessoa.

II. Resolutividade.

III. Longitudinalidade do cuidado.

IV. Coordenar o cuidado.

V. Ordenar as redes.

Características

a) o cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.

b) reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde.

c) pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários, ao longo do tempo e de modo permanente e consistente.

d) deve ser capaz de resolver a grande maioria dos problemas de saúde da população, coordenando o cuidado do usuário em outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, quando necessário.

e) atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários, em qualquer destes pontos, através de uma relação horizontal, contínua e integrada.

A alternativa que apresenta a associação CORRETA é:

  • a) I-a; II-d; III-c; IV-b; V-e.
  • b) I-a; II-b; III-c; IV-d; V-e.
  • c) I-a; II-b; III-e; IV-c; V-d.
  • d) I-a; II-c; III-e; IV-b; V-d.
  • e) I-a; II-d; III-c; IV-e; V-b.
#110129
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(1,0) 14 - 

É fundamental a integração do trabalho entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde, que é um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde, visando ao planejamento e à implementação de medidas de saúde pública para a proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. São ações de Vigilância em Saúde inseridas nas atribuições de todos os profissionais da Atenção Básica, EXCETO:

  • a) Vigilância da situação de saúde da população, com análises que subsidiem o planejamento, estabelecimento de prioridades e estratégias, monitoramento e avaliação das ações de saúde pública.
  • b) Detecção oportuna e adoção de medidas adequadas para a resposta de saúde pública.
  • c) Vigilância, prevenção e controle das doenças transmissíveis.
  • d) Vigilância das violências, das doenças crônicas não transmissíveis e acidentes.
  • e) Notificação compulsória e investigação somente dos casos confirmados de doenças, agravos e outros eventos de relevância para a saúde pública, conforme protocolos e normas vigentes.
#110130
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(1,0) 15 - 

Teve início nesta segunda-feira (01/07/2019) a Semana de Fortalecimento “Nossa UBS Humaniza SUS”, com atividades de conscientização sobre a humanização do atendimento em saúde. “A proposta é sensibilizar os atores incluídos no processo de humanização da saúde – trabalhadores, usuários e gestão – a respeito da Política Nacional de Humanização: o que é, quais os princípios e como podemos operacionalizar a política”, explica Rubens Dias, assistente social da Residência.

Fonte:https://pmt.pi.gov.br/2019/07/... Política Nacional de Humanização (PNH) existe, desde 2003, para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. São diretrizes da PNH, EXCETO:

  • a) Indissociabilidade entre atenção e gestão.
  • b) Acolhimento
  • c) Gestão participativa e cogestão.
  • d) Ambiência.
  • e) Clínica ampliada e compartilhada.