Simulado FMS | Assistente Social | CONCURSO
SIMULADO FMS | ASSISTENTE SOCIAL
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso FMS para o cargo de Assistente Social .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca NUCEPE para o concurso FMS. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Social , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado FMS | Assistente Social contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso FMS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #110131
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Leia o texto abaixo:
Prevalência e fatores associados ao bruxismo do sono em adolescentes de Teresina, Piauí*
Resumo:Bruxismo do sono (BS) é uma atividade muscular repetitiva cuja epidemiologia em adolescentes tem sido pouco estudada. Este estudo observacional transversal objetivou determinar a prevalência e os fatores associados ao BS em adolescentes. A amostra foi constituída de 594 escolares na faixa etária de 11 a 14 anos de Teresina, Piauí, Brasil. A prevalência de BS foi de 22,2%. Na análise multivariada foi observada maior prevalência de BS em adolescentes do sexo masculino (razão de prevalência - RP = 1,41; intervalo de confiança de 95% - IC95% 1,04 - 1,89), com relato de ronco (RP = 1,39; IC95% 1,02 - 1,89) e dificuldades para dormir (RP = 1,92; IC95% 1,38 - 2,66). BS é uma condição frequente em adolescentes, e os fatores associados à sua prevalência foram: sexo masculino, ronco e dificuldades para dormir.
*Adaptado de:http://www.scielo.br/scielo.ph... o estudo descrito e o uso da Epidemiologia para a compreensão de problemas relacionados à saúde, é CORRETO afirmar:
- a) Em Teresina, os casos novos de bruxismo do sono surgiram em maior frequência em adolescentes do sexo masculino.
- b) Em Teresina, a ocorrência de casos de bruxismo do sono foi maior entre os adolescentes do sexo masculino.
- c) Em Teresina, a prevalência de bruxismo do sono entre os adolescentes com dificuldade para dormir foi quase 40% superior à prevalência encontrada entre os adolescentes sem dificuldade para dormir.
- d) Em Teresina, cerca de dois quintos dos adolescentes entrevistados relataram ter bruxismo do sono.
- e) Em Teresina, ser adolescente que ronca é fator causal para o bruxismo do sono.
- #110132
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A medida de frequência do evento de interesse em um estudo transversal é a prevalência, cuja definição é a relação entre:
- a) Número de casos novos e população existente em determinados local e período.
- b) Número de casos novos e o número de casos existentes em determinados local e período.
- c) Número de casos existentes e a população existente em determinados local e período.
- d) Número de casos existentes e o número de casos que evoluíram ao óbito, em determinados local e período.
- e) Número de casos que evoluíram ao óbito e a população existente, em determinados local e período.
- #110133
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Os sistemas de informação em saúde (SIS) são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados, que tem como objetivo o fornecimento de informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.
O _______ tem por objetivo coletar, processar, transmitir e disseminar dados epidemiológicos, gerados por profissionais de saúde na rotina dos serviços. Os agravos da lista de doenças de notificação compulsória são registrados em fichas de investigação, as quais são enviadas para a vigilância epidemiológica municipal, responsável pela digitação, adoção das medidas de controle e encerramento das investigações, a partir da evolução do caso.
Assinale a alternativa que contem o SIS que completa CORRETAMENTE o trecho acima:
- a) SINAN.
- b) SINASC.
- c) SIH/SUS.
- d) SAI/SUS.
- e) SIM.
- #110134
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
A construção da identidade profissional da/o assistente social deve ser um processo de autorreflexão, crítico e coletivo, no sentido de lutar pela demarcação de uma nova identidade para o Serviço Social. Segundo Martinelli (1989), a identidade, enquanto elemento definidor de sua participação na divisão social do trabalho e na totalidade do processo social, é uma categoria política e socio-histórica que se constrói na trama das relações sociais, no espaço social mais amplo da luta de classes e das contradições que a engendram e são por ela engendradas. Assinale a alternativa CORRETA, quanto aos elementos que norteiam a construção da identidade.
- a) Valores, objetivo, finalidade, corpo teórico-metodológico e a história.
- b) Projeto Ético Político, os aspectos do corpo teórico- metodológico e técnico operativo.
- c) Código de Ética da/o Assistente Social, Lei de regulamentação da profissão, a História e as Diretrizes Curriculares para a Formação Profissional em Serviço Social.
- d) Conjuntura atual, novos arranjos sociais e familiares e o rigor do Referencial Teórico.
- e) Os aspectos Teórico-Metodológico, conjuntura atual e o Código de Ética da/o Assistente Social.
- #110135
- Banca
- NUCEPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FMS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Historicamente, as(os) assistentes sociais dedicaram-se à implementação de políticas públicas, localizando-se na linha de frente das relações entre população e instituição ou, nos termos de Netto (1992), sendo “executores terminais de políticas sociais”. Embora esse seja ainda o perfil predominante, não é mais o exclusivo, sendo abertas outras possibilidades. O que requer das/os assistentes sociais – como de outros profissionais – novas funções.
- a) As(Os) assistentes sociais estão sendo chamadas(os) a atuar na esfera da execução, formulação e avaliação de políticas e do planejamento, gestão e monitoramento, inscritos em equipes multiprofissionais.
- b) As(Os) assistentes sociais estão sendo chamadas(os) a atuar na esfera da avaliação de projetos sociais, do planejamento, gestão e controle social com a implantação de conselhos de políticas públicas.
- c) As(Os) assistentes sociais estão sendo chamadas(os) a atuar na esfera da formulação e avaliação de políticas e do planejamento, gestão e monitoramento, inscritas(os) em equipes multiprofissionais.
- d) As(Os) assistentes sociais estão sendo chamadas(os) a atuar na esfera da capacitação de conselheiros tutelares, na elaboração e avaliação de planos e projetos sociais, ao acompanhamento e monitoramento de políticas, programas e projetos.
- e) As(Os) assistentes sociais estão sendo chamadas(os) a atuar nos níveis de assessoria e consultoria, no planejamento, gerenciamento e avaliação de programas e projetos sociais na área de recursos humanos.