Simulado FAMERP de História para Vestibular | VESTIBULAR
📚 Simulado FAMERP | Vestibular | cód.8415
Você está a um simulado de distância da sua melhor versão. Treine para o concurso FAMERP! 💡
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado FAMERP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Vestibular
- 🏛️ Instituição: FAMERP
- 👔 Cargo: Vestibular
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado FAMERP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões FAMERP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso FAMERP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre FAMERP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso FAMERP.
📢 Concursos Abertos para FAMERP
Veja os concursos abertos da instituição FAMERP. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #126372
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Observe as três ordens da arquitetura grega clássica.

(Pedro Paulo Funari. Grécia e Roma, 2019. Adaptado.)
As três colunas correspondem, respectivamente, aos estilos:
- a) dórico, jônico e coríntio.
- b) jônico, gótico e românico.
- c) românico, coríntio e dórico.
- d) gótico, dórico e barroco.
- e) coríntio, barroco e gótico.
- #126373
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
[...] o senhor faz-se homem de um senhor mais poderoso cuja força, neste caso, já não reside nos vestígios de uma função pública, mas tão só na extensão das terras e no número de vassalos que o reconhecem como suserano.
(Charles Parain et al. Sobre o feudalismo, 1973. Apud Hamilton M. Monteiro. O feudalismo: economia e sociedade, 1987.)
No âmbito da Idade Média ocidental, o texto caracteriza
- a) os conflitos socioeconômicos nos campos e a valorização da hegemonia monárquica.
- b) as relações baseadas na propriedade rural e o controle do poder pelos funcionários públicos.
- c) as concorrências entre donos de manufaturas e a rigidez da hierarquia social.
- d) as relações entre classes sociais distintas e o princípio da soberania política.
- e) as relações internas à nobreza e a noção de riqueza como posse de terras.
- #126374
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
[Maquiavel] elogia a República romana como tendo sido a mais perfeita forma de governo e um verdadeiro Estado unido pelo espírito público de seus cidadãos; no entanto, numa época como a sua, seria necessário um líder que utilizasse a força como princípio, tese que desenvolve em O Príncipe.
(Teresa Aline Pereira de Queiroz. O Renascimento, 1995.)
A obra O Príncipe foi escrita por Maquiavel em 1513 e publicada em 1532. Nela, o pensador florentino
- a) rejeita a noção de república, valorizando o princípio de participação política direta de todos os cidadãos.
- b) defende a submissão do poder secular ao poder atemporal, reconhecendo a Igreja como o centro da vida política.
- c) analisa experiências políticas do passado e do presente, propondo um modelo de atuação do governante.
- d) celebra o princípio da experiência do indivíduo, identificando os conselhos dos anciãos como origem de todo poder.
- e) questiona o militarismo da Roma Antiga, sugerindo aos governantes abandonar projetos imperiais e expansionistas.
- #126375
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A camada intermediária abrangia, nas Minas, indivíduos entregues a uma gama variada de atividades profissionais. Creio ser possível arriscar a hipótese de que poucos viviam com certo conforto e despreocupação, a grande maioria sendo constituída pelos que tinham de lutar diariamente pela subsistência, numa capitania inteiramente voltada para a faina aurífera e para a mineração de diamantes.
(Laura Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.)
Entre os membros do grupo social apresentado no texto, viviam nas Minas Gerais do século XVIII:
- a) pecuaristas, alfaiates e escravos.
- b) vendeiros, bandeirantes e grandes produtores rurais.
- c) pintores, altos dignitários da Igreja e prostitutas.
- d) tropeiros, contratadores de diamante e romeiros.
- e) carpinteiros, padres e faiscadores.
- #126376
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Leia o texto para responder às questão.
Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a dos patrões.
(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)O texto caracteriza o surgimento e a expansão das fábricas, na Grã-Bretanha dos séculos XVIII e XIX, como
- a) superação do arcaísmo da produção artesanal e manufatureira.
- b) vitória de um projeto coletivo de hegemonia econômica.
- c) resultado de forte avanço tecnológico.
- d) exemplo do eterno sofrimento das sociedades.
- e) afirmação de um controle de classe.
- #126377
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Leia o texto para responder às questão.
Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a dos patrões.
(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)A associação das fábricas com “a erosão de padrões de vida tradicionais” pode ser explicada pelo fato de que a industrialização gerou
- a) o primeiro movimento de êxodo rural da história e o surgimento das grandes metrópoles europeias.
- b) a mudança de comportamentos sociais e o avanço do processo de disciplinarização do trabalho.
- c) a modernização tecnológica e a valorização do conhecimento da totalidade do processo produtivo pelos trabalhadores fabris.
- d) a constituição de um novo cotidiano dos trabalhadores rurais e o imediato surgimento de leis de proteção ao trabalho fabril.
- e) o fim do poder político e econômico dos senhores feudais e o desestímulo às práticas místicas e religiosas.
- #126378
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A independência foi, desse modo, ruptura e continuidade.
(Miriam Dolhnikoff. História do Brasil Império, 2019.)
Na independência brasileira, uma ruptura e uma continuidade podem ser exemplificadas, respectivamente,
- a) pelo esforço de unificação nacional e pelo respeito aos direitos trabalhistas.
- b) pelo afastamento da Grã-Bretanha e pela aproximação com os Estados Unidos.
- c) pela fragmentação política do território e pela hegemonia política das elites rurais.
- d) pelo rompimento em relação ao império português e pela preservação da escravidão.
- e) pela implantação do sistema republicano e pelo estímulo à produção agrícola.
- #126379
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Observe a charge de Storni, publicada na revista Careta em 19.02.1927.

(Apud Renato Lemos (org.). Uma história do Brasil através da caricatura: 1840-2006, 2006.)
Divulgada durante a Primeira República brasileira, a charge faz referência a uma
- a) ação corrupta que permitia o desvio de verbas públicas.
- b) prática política que facilitava a continuidade do domínio oligárquico.
- c) proposição constitucional que determinava a obrigatoriedade do voto.
- d) experiência política que favorecia a soberania do voto popular.
- e) lei eleitoral que visava garantir a fidelidade do eleitor.
- #126380
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Dentro e fora dos campos [de concentração], as SS levaram até as últimas consequências a política racista e expansionista do nazismo. A princípio, os presos políticos eram os mais visados para serem enviados aos campos. Esse tratamento era também dispensado aos grevistas, sabotadores e adeptos da resistência, mesmo nos territórios estrangeiros. O leque de perseguidos abriu-se na direção de judeus, ciganos, presos comuns, doentes mentais, padres e clérigos, homossexuais.
(Alcir Lenharo. Nazismo, o triunfo da vontade, 1986.)
O trecho analisa a atuação das SS, tropas nazistas, e estabelece um vínculo entre sua
- a) concepção de militarização da sociedade alemã e a disposição de aliar-se a grupos políticos de esquerda.
- b) ação de controle político e social e o conjunto de valores e princípios excludentes que movia o nazismo.
- c) proposta de disciplinarização da sociedade alemã e o respeito às práticas econômicas e políticas liberais.
- d) intenção de implantar uma ditadura na Alemanha e a ideologia marxista que servia de base ao pensamento nazista.
- e) articulação com sindicatos de trabalhadores e o posicionamento político direitista que caracterizava o nazismo.
- #126381
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Observe a charge de Lan, publicada no Jornal do Brasil em 13.06.1963.

(Apud Rodrigo Patto Sá Motta. Jango e o golpe de 1964 na caricatura, 2006.)
A charge representa o então presidente João Goulart,
- a) ironizando sua indefinição político-ideológica.
- b) destacando sua fé e sua religiosidade.
- c) satirizando sua complicada vida familiar.
- d) valorizando sua capacidade de mediação política.
- e) enfatizando a neutralidade de sua posição partidária.
- #126382
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, celebraram o 30º aniversário do fim da Cortina de Ferro. Convidada por Orbán, Merkel viajou até a cidade fronteiriça de Sopron, na Hungria. Lá, em 19 de agosto de 1989, mais de 600 alemães da parte oriental aproveitaram a abertura de um posto de fronteira com a Áustria, por ocasião de um “piquenique pan-europeu”, para fugir para o lado ocidental. O evento foi uma fissura crucial na Cortina de Ferro. “Eu não poderia ser uma política e não poderia ser chanceler de uma Alemanha reunificada se esses eventos não tivessem acontecido”, declarou Merkel.
(“Na Hungria, Merkel e Orbán celebram fim da Cortina de Ferro e defendem Europa ‘unida’”. https://internacional.estadao.com.br, 19.08.2019. Adaptado.)
A comemoração citada no excerto faz referência
- a) à adoção da livre circulação como estratégia para tornar os produtos europeus homogêneos e mais competitivos mundialmente.
- b) à construção de vias de acesso sobre acidentes geográficos, que deram início à União Europeia.
- c) ao fim das investidas neocolonialistas dos Estados Unidos, que mantinham a Europa fragmentada.
- d) ao fim das zonas econômicas especiais, que estabeleciam espaços socioeconômicos segregacionistas.
- e) ao fim da divisão física e ideológica entre a Europa Ocidental e o Leste Europeu durante a Guerra Fria.
- #126383
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Examine a imagem.

(Vinicius Araújo. https://medium.com, 03.11.2017.)
A imagem é uma crítica à
- a) automação.
- b) emancipação.
- c) transumância.
- d) bioindústria.
- e) globalização.
- #126384
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
De acordo com o último Censo Agropecuário, esse modelo de agricultura é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo — 84% dos estabelecimentos rurais respondem por essa lógica. “A tendência é esse número crescer cada vez mais, principalmente com a procura por produtos agroecológicos”, afirma o secretário Jefferson Coriteac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
(www.mda.gov.br, 12.06.2018. Adaptado.)
O modelo de agricultura que reúne as características apresentadas no excerto corresponde
- a) à agricultura familiar, que se apresenta restrita em área, mão de obra e capital investidos.
- b) à agricultura orgânica, que se baseia no uso sustentável da terra e dos insumos utilizados.
- c) à agricultura patronal, que se baseia na contratação de mão de obra qualificada para seus cultivos.
- d) ao agronegócio, que se baseia no uso de tecnologia nas diferentes etapas do processo produtivo.
- e) ao sistema agroflorestal, que se pauta no extrativismo de matérias-primas com alto valor comercial.
- #126385
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Analise o quadro que compara três modais para o transporte de uma carga com 6000 toneladas.

(Cássio A. N. Teixeira et al. BNDES Setorial, no 47, março de 2018. Adaptado.) Considerando os indicadores de eficiência apresentados, o modal
- a) 2 corresponde ao modelo rodoviário, viável por operar com reduzida emissão de gases de efeito estufa.
- b) 1 corresponde à navegação de cabotagem, eficiente para o transporte em grandes distâncias.
- c) 1 corresponde ao deslocamento aéreo, competitivo no transporte de mercadorias de alto valor agregado.
- d) 3 corresponde ao sistema ferroviário, capaz de absorver os impactos econômicos no transporte de rejeitos industriais.
- e) 2 corresponde ao complexo dutoviário, vantajoso para o transporte de grãos em cinturões agrícolas.
- #126386
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- FAMERP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Este grupo tende a crescer no Brasil nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018. A consultora em demografia e políticas de saúde, Cristina Guimarães Rodrigues, considera necessário ter políticas públicas voltadas para tratamentos de saúde, alimentação mais saudável e exercícios físicos, além de construções e transportes mais acessíveis. “Há o aumento de doenças crônicas”, cita, “que são doenças mais caras e requerem tratamentos um pouco mais custosos”.
(Camille Perissé e Mônica Marli. Retratos: a revista do IBGE, no 16, fevereiro de 2019. Adaptado.)
O excerto apresenta características relacionadas
- a) ao fluxo migratório.
- b) às políticas antinatalistas.
- c) às mudanças na população relativa.
- d) ao adensamento demográfico.
- e) ao envelhecimento da população.