Simulado Etec | ETEC
Simulado Etec
Se você irá prestar o concurso Etec não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Etec foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Etec
- Instituição:
Etec - Cargo: Vestibulinho Etec
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversas
- Banca Organizadora: Etec
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Etec
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Etec e saiam na frente em seus estudos.
Questões Etec
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões do concurso Etec, que também são grátis. Clique Aqui!
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #227752
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Segundo o texto, é possível afirmar que
- a) o autor do texto, apesar de admitir o uso de “duzentas gramas”, afirma que há formas incorretas de pronunciar palavras como “três” e “dés”.
- b) a forma correta a que o autor se refere tem como parâmetro a linguagem coloquial e não a norma culta padrão da língua portuguesa.
- c) há formas de se expressar que não devem existir,principalmente em contextos sociais como o que foi retratado pela crônica.
- d) a expressão que dá nome à crônica faz parte da oralidade do autor e implica, também, questões de prestígio social.
- e) há uma incongruência na afirmação da personagem Hélio, pois o que ele afirma não acontece na vida real.
- #227753
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Releia o trecho.
Meu amigo Hélio […] fica indignado quando peço na padaria duzentas gramas de presunto – quando aforma correta, insiste ele, é “duzentos” gramas. Hélio aponta um desvio da norma padrão na expressão“duzentas gramas” utilizada pelo autor no seu dia a dia.No entanto, ele não aponta o motivo dessa expressão não estar correta.
Assinale a alternativa que contenha o tipo de problema identificado por Hélio.
- a) Concordância nominal, pois o numeral deveria concordar em gênero com o substantivo.
- b) Concordância verbal, pois deveria haver concordância com o verbo que sucede o pedido.
- c) Regência nominal, pois o numeral deveriaconcordar em número com o substantivo.
- d) Regência verbal, pois deveria haver concordância com o verbo que está anteposto ao pedido.
- e) Complemento nominal, pois deveria haver concordância de número com o numeral.
- #227754
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
O vidro das embalagens é um material 100% reciclável, ou seja, 1 kg de vidro pode ser reciclado várias vezes.Uma empresa de reciclagem de vidro transforma 50 kg de vidro em 125 garrafas iguais e o material utilizado para fazer 5 destas garrafas pode ser transformado em 40 copos de licor, também iguais entre si.
Assim sendo, o número de copos de licor que seria possível reciclar, com 50 kg de vidro, é
- a) 15 625.
- b) 1 600.
- c) 1 000.
- d) 160.
- e) 100.
- #227755
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A industrialização no período do “Brasil Ame-o ou Deixe-o”, nos anos 1970, ocasionou, entre outros fenômenos, o inchaço de nossos centros urbanos e a favelização das médias e grandes cidades brasileiras, desestruturando demograficamente várias regiões, provocando ainda mais desequilíbrios ecológicos por meio da ocupação desordenada de habitações em meio a terrenos impróprios, sem as condições infraestruturas que a dignidade humana merece.
O trecho faz referência ao período da ditadura militar brasileira, mencionando o surto de industrialização verificado no governo do general Emílio Garrastazu Médici. Considerado por muitos historiadores o auge da ditadura civil-militar, o governo Médici se caracterizou por
- a) diversificar as atividades econômicas, modernizar o parque industrial nordestino, expandir a cultura do algodão na região Sul e conciliar-se com os movimentos guerrilheiros de esquerda.
- b) estimular o desenvolvimento científico, incentivar o avanço tecnológico das indústrias farmacêutica e química e aproximar-se diplomaticamente dos países da Cortina de Ferro.
- c) acelerar o crescimento econômico, conceder incentivos fiscais às grandes empresas e aumentar a repressão aos grupos que lutavam contra a ditadura.
- d) implementar a reforma agrária, que impulsionou a agricultura familiar, e abrandar as perseguições políticas, por meio do decreto que instituiu a Lei de Anistia.
- e) investir na pesquisa ambiental e na energia limpa, demarcar terras indígenas e quilombolas, assim como desenvolver o parque industrial de Volta Redonda.
- #227756
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O princípio de desenvolvimento sustentável está contemplado na Constituição Brasileira de 1988, que vigora até a atualidade. A Carta Magna do país dedicou, pela primeira vez, um capítulo inteiro ao tema Meio Ambiente. Em seu artigo 225, institui que:
Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida,impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.
No artigo, é possível notar que os aspectos sociais, como a qualidade de vida dos cidadãos e a necessidade de preservação dos recursos para o futuro, não foram esquecidos, estando assim em consonância com o conceito global de desenvolvimento sustentável.
No entanto, o efetivo estabelecimento de um modelo econômico, dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável, pressupõe a participação ativa em ações individuais e coletivas nas esferas local, regional e mundial.
De acordo com o texto, é correto afirmar que
- a) a Carta Magna, que dedicou um espaço à sustentabilidade, vigorou até 1988.
- b) o uso dos recursos naturais não está de acordo com o conceito atual de sustentabilidade.
- c) a Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu mecanismos e processos que garantem desenvolvimento econômico sustentável.
- d) as ações efetivas, de acordo com a Carta Magna, são de participações individuais, não pressupondo responsabilidade do governo.
- e) a Constituição Brasileira, pela primeira vez, determina que viver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito do cidadão.
- #227757
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
A tabela apresenta os maiores centros urbanos do planeta em três diferentes momentos: 1900, 2001 e 2015.
*População em milhões de habitantes
Sobre a distribuição espacial dos grandes centros urbanos pelo mundo apresentados na tabela, é possível afirmar corretamente, que
- a) no final do século XIX, as maiores cidades estavam concentradas nos países subdesenvolvidos.
- b) no ano de 2015, a maioria das grandes aglomerações urbanas estava concentrada em um único continente.
- c) no ano de 2001, duas das maiores aglomerações urbanas do planeta pertenciam à América Latina.
- d) nos três momentos registrados na tabela aparece, pelo menos, uma cidade do continente europeu.
- e) no ano de 2015, as três maiores aglomerações urbanas se encontravam no continente asiático.
- #227758
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Brasília foi inaugurada em 1960, poucos anos depois do início de sua construção. Planejada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, a nova capital do Brasil foi estruturada a partir de dois grandes eixos que se cruzam: o Eixo Rodoviário, em torno do qual estão as áreas residenciais,e o Eixo Monumental, onde se localizam os órgãos governamentais e culturais. Em uma das extremidades do Eixo Monumental, encontra-se a Praça dos Três Poderes.
O nome dessa praça faz referência à teoria
- a) da divisão das responsabilidades sobre o país que,com a Constituição de 1891, definiu que o presidente,os governadores e os prefeitos exerceriam o poder deforma compartilhada.
- b) do Estado tripartido, de origem medieval, que definia as funções que deveriam ser desempenhadas pela nobreza, pela burguesia e pelos trabalhadores em benefício da sociedade.
- c) da organização da república, proposta por Platão, em que o presidente, o povo e os deputados debatem a respeito do funcionamento da sociedade.
- d) do Estado moderno europeu, segundo a qual o Senado, a Câmara e a Presidência da República exercem os poderes conferidos pela população por meio do voto direto e secreto.
- e) da separação dos poderes, proposta por Montesquieu,em que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário devem exercer os seus poderes de forma independente e equilibrada entre si.
- #227759
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A Praça Vermelha, em Moscou, é a mais importante da Rússia. Seu nome não está relacionado ao regime instaurado após um marcante fato ocorrido no país em 1917; vem do russo antigo, em que a mesma palavra usada para se referir à cor vermelha também significava “bonita”. Nessa praça estão alguns dos principais cartões-postais do país, como a Catedral de São Basílio, construída no século XVI, e o Kremlin, fortaleza construída em 1156 e que hoje abriga o palácio presidencial russo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fato histórico ocorrido em 1917 e mencionado no texto.
- a) O início do governo do czar Nicolau II.
- b) A criação da Igreja Ortodoxa.
- c) O fim da União Soviética.
- d) A construção do Kremlin.
- e) A Revolução Russa.
- #227760
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Química Verde é definida, pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), como:A invenção, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e ageração de substâncias perigosas. Nessa definição, o termo “perigosas” deve ser entendido como substâncias nocivas, de algum modo, à saúde humana ou ao meio ambiente.Foram propostos alguns princípios para nortear a pesquisa em Química Verde que, fundamentalmente, resumem-se à busca da redução de rejeitos, de uso de materiais e energia, de risco, de periculosidade e de custo dos processos químicos.
Um desses princípios é o uso de matérias-primas de fontes renováveis, logo, segundo esse conceito, uma reação química deve ser feita por meio da utilização de matérias-primas renováveis.
Assinale a alternativa que apresenta um produto obtido obedecendo ao princípio descrito.
- a) óleo diesel
- b) alumínio
- c) gasolina
- d) etanol
- e) aço
- #227761
- Banca
- ETEC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ETEC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A sobrevivência da civilização atual depende de um alto consumo de energia, a qual é utilizada nas indústrias, nos meios de comunicação, nos transportes, nos eletrodomésticos e nos mais variados equipamentos. Incentivar o uso de fontes ou tipos de energias renováveis é uma maneira de conter o consumo de matéria-prima e de conservar os ecossistemas.
São exemplos de fontes ou energias renováveis
- a) o petróleo e o etanol.
- b) o etanol e a energia eólica.
- c) o carvão mineral e a energia nuclear.
- d) o gás natural e a energia hidrelétrica.
- e) o carvão vegetal e os combustíveis fósseis.