Processando...

Simulado Engenharia Aeronáutica | CONCURSO

Simulado Engenharia Aeronáutica

Simulado Engenharia Aeronáutica

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Engenharia Aeronáutica não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Engenharia Aeronáutica

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Engenharia Aeronáutica foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Engenharia Aeronáutica
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Engenharia Aeronáutica

  1. Todos Simulados Engenharia Aeronáutica
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Engenharia Aeronáutica e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Engenharia Aeronáutica

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Engenharia Aeronáutica, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Engenharia Aeronáutica

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#216396
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As atividades, dentre as dispostas na alternativas abaixo, que estão relacionadas somente com a prestação dos serviços de tráfego na área de jurisdição de um sítio aeroportuário são:

  • a) Serviço de Comissaria e Serviço de Rampa.
  • b) Serviço de Controle de Aeródromo e Serviço de Rampa.
  • c) Serviço de Informação Aeronáutica e Serviço de Check-in.
  • d) Serviço de Rampa, Serviço de Comissaria e Serviço de Check-in.
  • e) Serviço de Informação de Voo e Serviço de Informação Aeronáutica.
#216397
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A definição da infraestrutura necessária para dar suporte aos Serviços de Navegação Aérea leva em consideração os limites laterais e verticais do espaço aéreo sob a responsabilidade de cada Estado. Conforme estabelecido por meio de Acordo Regional de Navegação Aérea, a área de jurisdição brasileira para dar suporte a esses serviços está limitada

  • a) pela linha do litoral brasileiro.
  • b) pelo meridiano 10° Oeste (W).
  • c) pelo limite das águas territoriais.
  • d) pelo contorno da Plataforma Continental.
  • e) pela linha do litoral brasileiro e território de Fernando de Noronha.
#216398
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Associe os equipamentos com os respectivos sistemas que compõem a infraestrutura CNS/ATM disponível para a navegação aérea:
Sistema Equipamento
(1) Comunicação ( ) VHF
(2) Navegação ( ) ILS
(3) Vigilância ( ) ADS-B
( ) DME
( ) CPDLC
( ) SSR
Na ordem dada de equipamentos, a associação correta ocorre em:

  • a) (1); (3); (2); (3); (1); (2)
  • b) (2); (2); (1); (2); (1); (3)
  • c) (1); (2); (3); (2); (1); (3)
  • d) (1); (3); (3); (2); (2); (1)
  • e) (2); (1); (3); (1); (3); (3)
#216399
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Os diferentes tipos de sensores de vigilância utilizados no controle de tráfego aéreo são classificados de acordo com o modo de interação com os sistemas de recepção terrestres, a saber: Cooperativo (CO); Não-cooperativo (NC). De acordo com tal descrição, classifique os sensores de acordo com o modo de interação (CO ou NC).
1. Multilateração (MLAT).
2. Radar Primário (PSR).
3. Radar Secundário (SSR).
4. Vigilância Automática Dependente (ADS).

As respectivas classificações corretas ocorrem em:

  • a) 1 (NC); 2 (NC); 3 (CO); 4 (CO)
  • b) 1 (NC); 2 (CO); 3 (NC); 4 (NC)
  • c) 1 (CO); 2 (NC); 3 (CO); 4 (CO)
  • d) 1 (CO); 2 (NC); 3 (NC); 4 (CO)
  • e) 1 (NC); 2 (CO); 3 (CO); 4 (NC)
#216400
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O processo de avaliação e escolha de um sítio aeroportuário deve ser realizado por equipe técnica multidisciplinar objetivando coletar dados relativos à localização do sítio. Para isso, um dos principais requisitos a ser observado é a

  • a) capacidade aeroportuária proposta no sítio.
  • b) possibilidade de implantação de serviço de tráfego aéreo.
  • c) identificação de eventuais restrições ambientais na área de influência do aeroporto.
  • d) determinação de local que proporcione maior comprimento de pista, independentemente dos ventos predominantes.
  • e) definição do tipo de plano específico de zona de proteção de aeródromo a ser utilizado, com o intuito de validar o comprimento desejado para a pista.
#216401
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Nos estudos para a construção de Terminais de Passageiros deve-se levar em consideração a vocação comercial definida para aquele sítio aeroportuário. Para atender às necessidades operacionais das empresas aéreas e dos usuários dos serviços de transporte aéreo, é correto afirmar:

  • a) O dimensionamento do terminal independe do tipo de voo que é praticado (doméstico, conexão ou internacional).
  • b) Durante o planejamento, os passageiros devem ser considerados em um fluxo homogêneo, independentemente se este ocorrerá de forma constante ou intermitente.
  • c) Com o intuito de aumentar o conforto disponibilizado aos passageiros, deve-se buscar a maior distância possível entre os terminais de passageiros e as pistas de pouso e decolagem.
  • d) O conceito de Terminal de Passageiros “Satélite” implica em que todo o atendimento dos passageiros que estão próximos à hora do embarque deverá ser realizado em diversos terminais satélites.
  • e) O número de posições de check-in disponibilizados é dimensionado em função do número de passageiros transportados para cada voo e não pelo tempo necessário para atender ao despacho de um passageiro.
#216402
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

No que concerne a operações de aeronaves conceituadas como V/STOL (Vertical/Short Take-Off and Landing), é correto afirmar:

  • a) Helipontos são estruturas caracterizadas para operação V/STOL.
  • b) Pistas concebidas para operação V/STOL são aquelas com comprimento inferior a 400m.
  • c) Pistas definidas para operação V/STOL deverão possuir marcação específica próxima à identificação da cabeceira.
  • d) Com o intuito de fomentar o aumento da capacidade aeroportuária, a ICAO definiu que não poderá existir infraestrutura exclusiva para um tipo de aeronave V/STOL.
  • e) Por possuir vantagens técnicas de operação, as restrições impostas à infraestrutura são diferenciadas das demais aeronaves no que se refere aos planos de zona de proteção de aeródromo e de ruído.
#216403
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Com relação à aplicação do sistema PCN-ACN, é correto concluir:

  • a) Sobrecargas de operação de até 20% do limite do valor do PCN são consideradas aceitáveis.
  • b) Os métodos recomendados pela ANAC para obtenção do PCN são o empírico e o instrumental.
  • c) O sistema PCN-ACN é aplicável a qualquer tipo de aeronave, independentemente de sua capacidade de carga.
  • d) Por não ser recomendada pela ICAO, a aplicação do método ACN requer que o estado signatário apresente uma “Diferença”.
  • e) ACN é o número que expressa o efeito relativo de uma aeronave com uma determinada carga sobre um pavimento, para uma categoria padrão de subleito especificado.
#216404
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

A terminologia e sua respectiva definição correta ocorre em:

  • a) ÁREA DE MOVIMENTO: Parte do aeródromo que inclui a(s) pista(s) e as áreas livres de obstáculos.
  • b) CLEARWAY: Área retangular sobre o solo ou água, selecionada ou preparada como área disponível sobre a qual uma aeronave possa efetuar parte de sua subida inicial, até uma altura especificada.
  • c) STOPWAY: Área circular, definida no terreno, situada no prolongamento do eixo da pista no sentido do pouso, destinada e preparada como zona adequada à manobra e parada de aeronaves.
  • d) ZONEAMENTO DE RUÍDO: Delimitação de áreas que podem ter interferência com a atividade aeroportuária, devido ao alto índice de ruído, sendo que, a partir do seu traçado, ficam proibidas novas implantações.
  • e) RESA: Área lateral à pista, simétrica ao centro e que incorpora a faixa de pista, com o propósito de diminuir a possibilidade de danos em caso de saída da aeronave da pista durante a corrida de pouso ou decolagem.
#216405
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Engenharia Aeronáutica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

O Anexo 14 à Convenção de Chicago estabelece que, de acordo com a categoria da pista, o máximo de declividade NÃO DEVERÁ EXCEDER a

  • a) 1% ou 2%.
  • b) 1% a 3%.
  • c) 2% a 4%.
  • d) 2% ou 3%.
  • e) 2% ou 2,5%.