Simulado Engenharia Aeronáutica | CONCURSO
Simulado Engenharia Aeronáutica
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Este Simulado Engenharia Aeronáutica foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Engenharia Aeronáutica
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Engenharia Aeronáutica
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #216396
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(1,0) 1 -
As atividades, dentre as dispostas na alternativas abaixo, que estão relacionadas somente com a prestação dos serviços de tráfego na área de jurisdição de um sítio aeroportuário são:
- a) Serviço de Comissaria e Serviço de Rampa.
- b) Serviço de Controle de Aeródromo e Serviço de Rampa.
- c) Serviço de Informação Aeronáutica e Serviço de Check-in.
- d) Serviço de Rampa, Serviço de Comissaria e Serviço de Check-in.
- e) Serviço de Informação de Voo e Serviço de Informação Aeronáutica.
- #216397
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(1,0) 2 -
A definição da infraestrutura necessária para dar suporte aos Serviços de Navegação Aérea leva em consideração os limites laterais e verticais do espaço aéreo sob a responsabilidade de cada Estado. Conforme estabelecido por meio de Acordo Regional de Navegação Aérea, a área de jurisdição brasileira para dar suporte a esses serviços está limitada
- a) pela linha do litoral brasileiro.
- b) pelo meridiano 10° Oeste (W).
- c) pelo limite das águas territoriais.
- d) pelo contorno da Plataforma Continental.
- e) pela linha do litoral brasileiro e território de Fernando de Noronha.
- #216398
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(1,0) 3 -
Associe os equipamentos com os respectivos sistemas que compõem a infraestrutura CNS/ATM disponível para a navegação aérea:
Sistema Equipamento
(1) Comunicação ( ) VHF
(2) Navegação ( ) ILS
(3) Vigilância ( ) ADS-B
( ) DME
( ) CPDLC
( ) SSR
Na ordem dada de equipamentos, a associação correta ocorre em:
- a) (1); (3); (2); (3); (1); (2)
- b) (2); (2); (1); (2); (1); (3)
- c) (1); (2); (3); (2); (1); (3)
- d) (1); (3); (3); (2); (2); (1)
- e) (2); (1); (3); (1); (3); (3)
- #216399
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(1,0) 4 -
Os diferentes tipos de sensores de vigilância utilizados no controle de tráfego aéreo são classificados de acordo com o modo de interação com os sistemas de recepção terrestres, a saber: Cooperativo (CO); Não-cooperativo (NC). De acordo com tal descrição, classifique os sensores de acordo com o modo de interação (CO ou NC).
1. Multilateração (MLAT).
2. Radar Primário (PSR).
3. Radar Secundário (SSR).
4. Vigilância Automática Dependente (ADS).
As respectivas classificações corretas ocorrem em:
- a) 1 (NC); 2 (NC); 3 (CO); 4 (CO)
- b) 1 (NC); 2 (CO); 3 (NC); 4 (NC)
- c) 1 (CO); 2 (NC); 3 (CO); 4 (CO)
- d) 1 (CO); 2 (NC); 3 (NC); 4 (CO)
- e) 1 (NC); 2 (CO); 3 (CO); 4 (NC)
- #216400
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(1,0) 5 -
O processo de avaliação e escolha de um sítio aeroportuário deve ser realizado por equipe técnica multidisciplinar objetivando coletar dados relativos à localização do sítio. Para isso, um dos principais requisitos a ser observado é a
- a) capacidade aeroportuária proposta no sítio.
- b) possibilidade de implantação de serviço de tráfego aéreo.
- c) identificação de eventuais restrições ambientais na área de influência do aeroporto.
- d) determinação de local que proporcione maior comprimento de pista, independentemente dos ventos predominantes.
- e) definição do tipo de plano específico de zona de proteção de aeródromo a ser utilizado, com o intuito de validar o comprimento desejado para a pista.
- #216401
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(1,0) 6 -
Nos estudos para a construção de Terminais de Passageiros deve-se levar em consideração a vocação comercial definida para aquele sítio aeroportuário. Para atender às necessidades operacionais das empresas aéreas e dos usuários dos serviços de transporte aéreo, é correto afirmar:
- a) O dimensionamento do terminal independe do tipo de voo que é praticado (doméstico, conexão ou internacional).
- b) Durante o planejamento, os passageiros devem ser considerados em um fluxo homogêneo, independentemente se este ocorrerá de forma constante ou intermitente.
- c) Com o intuito de aumentar o conforto disponibilizado aos passageiros, deve-se buscar a maior distância possível entre os terminais de passageiros e as pistas de pouso e decolagem.
- d) O conceito de Terminal de Passageiros “Satélite” implica em que todo o atendimento dos passageiros que estão próximos à hora do embarque deverá ser realizado em diversos terminais satélites.
- e) O número de posições de check-in disponibilizados é dimensionado em função do número de passageiros transportados para cada voo e não pelo tempo necessário para atender ao despacho de um passageiro.
- #216402
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(1,0) 7 -
No que concerne a operações de aeronaves conceituadas como V/STOL (Vertical/Short Take-Off and Landing), é correto afirmar:
- a) Helipontos são estruturas caracterizadas para operação V/STOL.
- b) Pistas concebidas para operação V/STOL são aquelas com comprimento inferior a 400m.
- c) Pistas definidas para operação V/STOL deverão possuir marcação específica próxima à identificação da cabeceira.
- d) Com o intuito de fomentar o aumento da capacidade aeroportuária, a ICAO definiu que não poderá existir infraestrutura exclusiva para um tipo de aeronave V/STOL.
- e) Por possuir vantagens técnicas de operação, as restrições impostas à infraestrutura são diferenciadas das demais aeronaves no que se refere aos planos de zona de proteção de aeródromo e de ruído.
- #216403
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(1,0) 8 -
Com relação à aplicação do sistema PCN-ACN, é correto concluir:
- a) Sobrecargas de operação de até 20% do limite do valor do PCN são consideradas aceitáveis.
- b) Os métodos recomendados pela ANAC para obtenção do PCN são o empírico e o instrumental.
- c) O sistema PCN-ACN é aplicável a qualquer tipo de aeronave, independentemente de sua capacidade de carga.
- d) Por não ser recomendada pela ICAO, a aplicação do método ACN requer que o estado signatário apresente uma “Diferença”.
- e) ACN é o número que expressa o efeito relativo de uma aeronave com uma determinada carga sobre um pavimento, para uma categoria padrão de subleito especificado.
- #216404
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(1,0) 9 -
A terminologia e sua respectiva definição correta ocorre em:
- a) ÁREA DE MOVIMENTO: Parte do aeródromo que inclui a(s) pista(s) e as áreas livres de obstáculos.
- b) CLEARWAY: Área retangular sobre o solo ou água, selecionada ou preparada como área disponível sobre a qual uma aeronave possa efetuar parte de sua subida inicial, até uma altura especificada.
- c) STOPWAY: Área circular, definida no terreno, situada no prolongamento do eixo da pista no sentido do pouso, destinada e preparada como zona adequada à manobra e parada de aeronaves.
- d) ZONEAMENTO DE RUÍDO: Delimitação de áreas que podem ter interferência com a atividade aeroportuária, devido ao alto índice de ruído, sendo que, a partir do seu traçado, ficam proibidas novas implantações.
- e) RESA: Área lateral à pista, simétrica ao centro e que incorpora a faixa de pista, com o propósito de diminuir a possibilidade de danos em caso de saída da aeronave da pista durante a corrida de pouso ou decolagem.
- #216405
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(1,0) 10 -
O Anexo 14 à Convenção de Chicago estabelece que, de acordo com a categoria da pista, o máximo de declividade NÃO DEVERÁ EXCEDER a
- a) 1% ou 2%.
- b) 1% a 3%.
- c) 2% a 4%.
- d) 2% ou 3%.
- e) 2% ou 2,5%.