Simulado Educação Nutricional | CONCURSO
Simulado Educação Nutricional
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Educação Nutricional não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Educação Nutricional
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Educação Nutricional foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Educação Nutricional
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Educação Nutricional
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Educação Nutricional e saiam na frente em seus estudos.
Questões Educação Nutricional
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Educação Nutricional, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Educação Nutricional
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #224982
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Com relação à educação nutricional, assinale a alternativa correta.
- a) O profissional nutricionista deve ser autoritário, a fim de conseguir a adesão do paciente na resolução dos problemas alimentares.
- b) Enfatiza o processo de mudança das práticas alimentares em curto prazo.
- c) Preocupa-se apenas com a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
- d) Constitui atividade privativa do nutricionista.
- e) Não aceita transgressões e estas se tornam motivo de censura, a fim de que os desvios observados não se repitam.
- #224983
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Segundo Boog (1997), “a educação nutricional é um desafio atual, considerada atividade privativa do nutricionista”.
Considere as frases a seguir.
I - As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.
II - O processo de modificar e melhorar os hábitos alimentares deve ocorrer a médio e longo prazos.
III - Os aspectos de relacionamento profissional/cliente devem ser enfatizados.
É(São) princípio(s) da educação nutricional:
- a) I, apenas.
- b) I e II, apenas.
- c) I e III, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #224984
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A alimentação saudável deve ser entendida como direito humano, compreendendo um padrão alimentar adequado às necessidades biológicas, sociais e culturais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida e com base em práticas alimentares que assumam os significados sócioculturais dos alimentos. É correto afirmar que a alimentação saudável nas escolas deve ser promovida com base em
- a) ações de educação alimentar e nutricional, desconsiderando os hábitos alimentares, como expressão de manifestações culturais, regionais e nacionais.
- b) estímulo à produção de hortas escolares, objetivando a venda dos alimentos produzidos e arrecadação de recursos para a escola.
- c) estímulo à implantação de boas práticas de manipulação de alimentos nas casas dos estudantes, evitando o fornecimento de serviços de alimentação do ambiente escolar.
- d) promoção comercial no ambiente escolar de alimentos e preparações com altos teores de gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal e incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras.
- e) monitoramento da situação nutricional dos escolares.
- #224985
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Em relação às etapas de uma intervenção em alimentação e nutrição voltada para grupos, assinale a alternativa correta.
- a) O diagnóstico possibilita a identificação do problema e de suas possíveis causas, por isso é a etapa seguinte à definição dos objetivos e das prioridades da intervenção.
- b) Os objetivos constituem a diretriz da ação didática e devem descrever precisa e concisamente o que se deseja realizar ou alcançar, de acordo com os interesses políticos e governamentais.
- c) Orienta-se que esse conteúdo programático seja ministrado de forma unificada, independentemente do grau de dificuldade, da duração do encontro e da relação entre os temas.
- d) Definindo-se o diagnóstico e os objetivos, é imprescindível relacionar as informações técnicas necessárias para as mudanças pretendidas, tomando-se o cuidado de evitar abordagens com excesso de conceitos e de dados.
- e) A avaliação é a última etapa da atividade educativa, e visa a verificar se os objetivos previamente determinados foram alcançados.
- #224986
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sobre as diferenças entre educação e orientação nutricional, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Educação Nutricional.
2. Orientação Nutricional.
A. Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
B. Ênfase no processo de modificar e melhorar o hábito alimentar a médio e longo prazo.
C. Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valoração da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
D. A preocupação precípua é a mudança de práticas e o seguimento da dieta.
E. O objetivo do processo é estabelecido em função de metas definidas pelo profissional, para controle dos processos patológicos.
F. O objetivo do processo é estabelecido em função das necessidades detectadas que são discutidas com o paciente e das perspectivas e esperanças do cliente ou paciente.
G. As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
H. As mudanças relativas à alimentação devem ser obtidas mediante o seguimento da dieta.
- a) 1C – 1E – 1F – 1H – 2A – 2B – 2D – 2G.
- b) 1A – 1B – 1G – 1H – 2C – 2D – 2E – 2F.
- c) 1A – 1B – 1F – 1G – 2C – 2D – 2E – 2H.
- d) 1B – 1C – 1F – 1G – 2A – 2D – 2E – 2H.
- e) 1B – 1C – 1D – 1E – 2A – 2F – 2G – 2H.
- #224987
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Em relação à educação nutricional, assinale a alternativa INCORRETA.
- a) Ênfase na mudança imediata das práticas alimentares e nos resultados obtidos.
- b) Preocupação com as representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valorização da alimentação para a saúde, além da mudança de práticas alimentares.
- c) Busca-se a autonomia do paciente.
- d) As mudanças necessárias ao controle das doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser buscadas em uma perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
- e) Ênfase nos aspectos do relacionamento entre o profissional e o paciente e na dialogicidade.
- #224988
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Qual é o objetivo principal do nutricionista como educador em alimentação e nutrição?
- a) Praticar ética profissional.
- b) Mudar o comportamento alimentar dos indivíduos quando inadequado a saúde, ou promover a saúde dos indivíduos pela introdução de práticas alimentares saudáveis e adequadas, trabalhando assim a prevenção.
- c) Avaliar a aceitação e efetividade dos programas, principalmente em termos de qualidade e de mudança de comportamento dos educandos.
- d) Selecionar métodos e técnicas do conhecimento da população-alvo, viáveis, dinâmicos, ativos e passíveis de avaliação
- e) Ser um profissional educador impregnado de amorosidade e conhecedor da complexidade humana.
- #224989
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em relação ao Conteúdo Programático inserido no Planejamento de Programas para Educação alimentar, assinale a alternativa correta.
- a) Determina o que deve ser modificado, baseado no diagnóstico.
- b) Verifica se os objetivos do programa foram atingidos ou não.
- c) O que será feito através de um conjunto de métodos e recursos utilizados para que a informação seja absorvida de modo lógico e didaticamente coerente para refletir na educação alimentar.
- d) Determina os assuntos a serem abordados no programa para que as informações orientadas contribuam no sentido de condicionar as mudanças do comportamento alimentar positivamente.
- e) Identifica os problemas a serem solucionados naquela coletividade a que se destina a orientação.
- #224990
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A adoção de um conceito de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) considera aspectos que contemplam sua evolução histórica e política no Brasil. EAN é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional, que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis, dentro do contexto:
- a) do direito humano à alimentação adequada e seus significados;
- b) da garantia e interações da segurança alimentar e nutricional;
- c) do direito humano à alimentação adequada e da garantia da segurança alimentar e nutricional;
- d) da abordagem de recursos educacionais problematizadores do sistema alimentar;
- e) das etapas do sistema alimentar e as interações e significados.
- #224991
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Educação Nutricional
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) alia diferentes saberes e práticas para o desenvolvimento de ações que promovem hábitos alimentares saudáveis. Para a realização de tais ações, é necessário definir os seguintes elementos didáticos:
(1) Conteúdos
(2) Método de ensino
(3) Recursos do processo de ensino-aprendizagem
(4) Objetivos
Relacione cada um dos elementos didáticos aos conceitos e princípios que lhes são constituintes.
( ) Humanos, materiais, visuais, auditivos e audiovisuais.
( ) Comportamentos dos educandos.
( ) Atividade, forma de raciocínio, ligação com o indivíduo, fatos e forma de obtenção e comunica- ção dos resultados.
( ) Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais.
A sequência correta é
- a) 2 1 3 4.
- b) 2 1 4 3.
- c) 3 4 1 2.
- d) 3 4 2 1.
- e) 4 3 2 1.