Processando...

Simulado Educação Infantil | CONCURSO

Simulado Educação Infantil

Simulado Educação Infantil

Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Educação Infantil não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Educação Infantil

 

São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Educação Infantil foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Educação Infantil
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

Vejam outros Simulado Educação Infantil

  1. Todos Simulados Educação Infantil
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Educação Infantil e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Educação Infantil

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Educação Infantil, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Educação Infantil

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#220507
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Para trabalhar hábitos saudáveis de higiene e alimentação, cinco professoras de uma escola de educação infantil planejaram ações diferentes, conforme apresentadas a seguir.
I A professora Carina chamou cada criança individualmente e explicou sobre as boas práticas de higiene e alimentação como lavar as mãos, escovar os dentes, comer frutas etc.
II Durante a rotina diária, a professora Maria explica sobre hábitos saudáveis de higiene e alimentação, depois cria situações para que as crianças possam vivenciá-las sob supervisão de um adulto.
III A professora Helena falou com toda a turma sobre a importância dos hábitos de higiene e alimentação e entregou desenhos para colorir com crianças lavando as mão, comendo frutas, tomando banho etc.
IV A professora Ana exibiu um vídeo com profissionais (dentista, médico, nutricionista etc.) falando sobre higiene e alimentação saudável.
V A professora Paula orientou os pais sobre higiene e alimentação porque ela sabe que esse tipo de aprendizagem é responsabilidade da família.
Entre as situações apresentadas, a que exerce mais influência para a construção de bons hábitos de higiene e alimentação junto às crianças é aquela apresentada pela professora

  • a) Carina.
  • b) Maria.
  • c) Helena.
  • d) Ana.
  • e) Paula.
#220508
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O auxílio aos alunos com deficiência é uma das funções do cuidador escolar.

A respeito dessas funções, assinale a afirmativa correta.

  • a) Organizar o planejamento das aulas e das principais formas de avaliação especiais do aluno.
  • b) Treinar o auxiliar de limpeza da escola nos procedimentos de higienização dos equipamentos utilizados pelo aluno.
  • c) Avaliar clinicamente as ocorrências anormais relacionadas ao aluno e realizar, se necessário, novos procedimentos.
  • d) Oferecer atendimento especializado, ensinando o aluno a usar recursos como máquina braile ou teclado adaptado.
  • e) Acompanhar o aluno em atividades fora da escola, constantes em calendário escolar e projeto pedagógico.
#220509
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Com relação às noções gerais de padrões respiratórios e de assistência à ventilação com as quais o cuidador escolar deve estar familiarizado, analise as afirmativas a seguir.

I. A observação de padrões respiratórios é fundamental para informar os gestores da escola em caso de uma emergência.

II. A utilização de oxímetro é indicada para verificar o nível de oxigenação, quando o aluno apresenta sinais de dispneia.

III. A fisioterapia respiratória deve ser realizada em aluno com comprometimento pulmonar mediante ventilação mecânica invasiva.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#220510
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre o manejo de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A palmilha ortopédica é um tipo de órtese e sua higienização frequente deve ser feita com água e sabão ou álcool gel.

( ) Muleta é um tipo de prótese que não precisa ser usada em pares, e seu uso visa proteger os membros inferiores que estejam lesionados.

( ) O Andador é um meio auxiliar de locomoção utilizado por alunos com problemas sérios de equilíbrio e que, embora de estrutura leve, pode fatigar seu usuário.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V – V – F.
  • b) V – F – V.
  • c) F – F – V.
  • d) V – F – F.
  • e) V – V – V.
#220511
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Uma cuidadora ocupa-se da higiene bucal de Leo, um estudante com deficiência que reage exageradamente a estímulos sensoriais. Para que Leo adquira e mantenha o hábito da higiene bucal, ela utiliza uma abordagem lúdica, com a técnica “dizermostrar-fazer”, em que a escovação é simulada com o uso de fantoches para, gradativamente, ganhar a sua confiança e, então, realizar o procedimento. A higienização é realizada com uma escova de cabo longo, pois assim a mão da cuidadora se mantém mais distante do rosto de Leo, diminuindo o desconforto do contato. Além disso, como ele tem dificuldade de abrir e manter aberta a boca para a escovação, a cuidadora adota a contagem de tempo, dividindo a boca em 4 quadrantes e realizando a contagem em um quadrante por vez. Na parede do banheiro, a cuidadora afixou cartões de imagens para estabelecer a rotina da escovação.

Com base no relato, assinale a opção que relaciona corretamente os procedimentos descritos às necessidades de Leo, um estudante com

  • a) afonia.
  • b) síndrome de Tourette.
  • c) baixa visão ou cegueira.
  • d) deficiência auditiva severa.
  • e) transtorno de espectro autista.
#220512
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

A família de João, que tem dez anos de idade, solicita um cuidador escolar, pois a criança apresenta comportamentos de déficit de atenção, com dificuldades em tarefas de focalização e de concentração.

O cuidador deve estar preparado para lidar com uma criança que, com frequência,

  • a) questiona figuras de autoridade, como professores, desafiando-as acintosamente e se recusando a obedecer às regras do espaço escolar.
  • b) tem dificuldades na leitura de palavras ou frases simples e pouca compreensão de noções envolvendo tempo, dinheiro ou quantidades.
  • c) perde coisas necessárias para as atividades, como brinquedos, lápis, livros ou outros materiais, e se distrai com situações alheias à tarefa escolar.
  • d) recusa interação social, permanecendo muda diante de colegas e professores, ainda que mostre habilidades de comunicação em casa e em outros ambientes.
  • e) apresenta tiques motores e vocais, em geral acompanhados do uso involuntário de palavras e gestos, repetindo compulsoriamente a frase dita por outra pessoa.
#220513
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

Para desenvolver a cultura do respeito às diferenças, o papel da família de estudantes com necessidades especiais é fundamental. Em relação ao tema, analise se devemos estimular as seguintes atitudes:

I. Estabelecer uma divisão de trabalho entre escola e família, pela qual a escola aplica em sala o atendimento diferenciado ao aluno e determina à família como proceder em casa.

II. Envolver as famílias no planejamento e desenvolvimento das atividades escolares para construir escolas mais inclusivas para todos.

III. Configurar espaços de diálogo entre as escolas e as famílias, de modo a obter um histórico das necessidades do aluno e potencializar sua participação e aprendizagem.

Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e II, apenas
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#220514
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

“Atualmente, o número de estudantes com deficiências ou transtornos globais do desenvolvimento tem aumentado nas escolas e isso se deve às várias implementações de políticas públicas para que, de fato, ocorra a inclusão destes estudantes. Consequentemente, pode-se observar que o profissional cuidador vem ganhando nitidez no contexto escolar devido à Lei Brasileira de Inclusão, por meio da qual são garantidas a esses estudantes não somente matrícula e permanência no ambiente escolar, mas o suporte deste profissional”.

OLEKSZECHEN, J. P. & FONTENELE BATISTA, J. As funções e atribuições do cuidador no ambiente escolar. In Cuidador de aluno no ambiente escolar. Porto Velho, 2021, p. 11

Sobre a postura do cuidador com as famílias e os professores titulares, é correto afirmar que cabe ao cuidador,

  • a) assumir os processos educacionais do educando, quando este não estiver apto a realizá-los.
  • b) compreender as limitações e características do estudante que está sob seus cuidados.
  • c) criar materiais pedagógicos para as exigências especiais do educando.
  • d) substituir o professor titular, caso esse se ausente temporariamente.
  • e) formular as atividades cognitivas para o professor de atendimento educacional especializado.
#220515
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Avalie se, em um ambiente de trabalho colaborativo, o cuidador de alunos com deficiência deve atuar juntamente com o docente e acompanhar as seguintes atividades:

1. Utilizar objetos concretos ao invés de conceitos abstratos.

2. Aplicar atividades em diferentes formatos, como impressos, desenhos e vídeos, por exemplo.

3. Completar a realização das tarefas, para evitar que o estudante se canse ou frustre com o baixo desempenho.

4. Mediar as atividades, possibilitando a autonomia e a independência possíveis.

São exemplos corretos da parceria entre cuidador e professor, para que alunos com deficiência consigam maximizar seu rendimento:

  • a) 1 e 2, apenas.
  • b) 3 e 4, apenas.
  • c) 1, 2 e 4, apenas.
  • d) 2, 3 e 4, apenas.
  • e) 1, 2, 3 e 4.
#220516
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
A Organização do Tempo e do Espaço Na Educação Infantil
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2007), o aleitamento materno costuma ser classificado em: aleitamento materno exclusivo, aleitamento materno predominante, aleitamento materno, aleitamento materno complementado, aleitamento materno misto ou parcial.
O aleitamento materno predominante acontece quando:

  • a) A criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.
  • b) Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo.
  • c) A criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
  • d) Quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.
  • e) Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.