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Simulado Educação Ambiental | CONCURSO

Simulado Educação Ambiental

Simulado Educação Ambiental

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Este Simulado Educação Ambiental foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Educação Ambiental
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Educação Ambiental

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#235810
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação Ambiental
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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(1,0) 1 - 

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental, incumbindo:

  • a) aos meios de comunicação de massa, promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem.
  • b) às instituições educativas, promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
  • c) ao Poder Público, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação.
  • d) à sociedade como um todo, manter atenção permanente à formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais.
  • e) aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
#235811
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação Ambiental
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

No século XXI há urgência e necessidade de transformações que resgatem o respeito pela natureza, com justiça ambiental, equidade, diversidade, sustentabilidade. O desafio da educação ambiental vai além da sala de aula, esta volta para o cuidado com a diversidade da vida. Com relação à educação ambiental de forma ampla, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
  • b) O direito à educação ambiental é para todos, e cabe aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente – Sisnama, promover ações de educação ambiental integradas aos programas de conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
  • c) Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade.
  • d) Está encarregado ao Poder Público, nos termos dos Artigos 205 e 225 da Constituição Federal, definir políticas públicas que incorporem a dimensão ambiental, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente.
  • e) Como parte do processo educativo mais amplo, todos têm direito à educação ambiental; entretanto, neste processo, recusam aos meios de comunicação de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação por esse processo ser exclusivo da Secretaria de Educação.
#235812
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Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação Ambiental
Concurso
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(1,0) 3 - 

Entendem-se por educação ambiental não-formal (Art. 13) as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. O Poder Público, em níveis Federal, Estadual e Municipal, incentivará diversas estâncias, como, EXCETO:

  • a) O ecoturismo.
  • b) A sensibilização ambiental das populações tradicionais ligadas às unidades de conservação.
  • c) A ampla participação da escola, da universidade e de organizações não governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental formal.
  • d) A ampla participação da escola, da universidade e de organizações não governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não-formal.
  • e) A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas, e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente.
#235813
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Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação Ambiental
Concurso
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(1,0) 4 - 

Após a criação do Programa Mundial de Educação Ambiental, foi organizado, na cidade de Tbilisi, antiga União Soviética, em 1978, o primeiro encontro intergovernamental sobre Educação Ambiental. O relatório final da conferência, publicado um ano depois em Paris, faz recomendações que norteiam a Educação Ambiental até a atualidade. Sobre as diretrizes propostas para a Educação Ambiental nesse encontro, analise as proposições que seguem. I. A educação ambiental deve aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada. II. O relatório destaca a necessidade de reduzir o crescimento da população humana e do capital industrial. Para atingir tais objetivos, propõe ações de controle demográfico através de planejamento familiar. III. A Conferência recomenda que os programas de formação técnica compreendam informações sobre as mudanças ambientais resultantes de cada atividade profissional. IV. Recomenda-se o desenvolvimento de um enfoque reducionista, ao analisar e ordenar os ecossistemas naturais e os humanos. Assinale a alternativa CORRETA.

  • a) Somente as proposições I e III estão corretas.
  • b) Somente as proposições I, III e IV estão corretas.
  • c) Somente as proposições II e IV estão corretas.
  • d) Somente a proposição I está correta.
  • e) Somente as proposições III e IV estão corretas.
#235814
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Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação Ambiental
Concurso
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(1,0) 5 - 

No ensino formal, a Educação Ambiental I. é desenvolvida no âmbito dos currículos do ensino fundamental, médio, na educação especial, profissional e de jovens e adultos. II. deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas. III. será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. IV. não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino. V. não precisa ser tratada nos cursos de pós-graduação e extensão universitária. Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II e III.
  • b) III, IV e V.
  • c) I, III e V.
  • d) II, IV e V.
  • e) II, III e IV.