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Simulado DPE-PR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado DPE-PR de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO DPE-PR DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso DPE-PR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da DPE-PR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores DPE-PR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado DPE-PR de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso DPE-PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso DPE-PR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO DPE-PR
Para realizar o simulado DPE-PR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado DPE-PR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para DPE-PR é aqui!


#143199
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DPE-PR
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A respeito da audiência de custódia, prevista na Resolução no 213/2015, do Conselho Nacional de Justiça, é INCORRETO afirmar:

  • a) É permitida, excepcionalmente, a presença dos agentes policiais responsáveis pela prisão ou pela investigação durante a audiência de custódia.
  • b) A audiência de custódia será realizada até 24 horas da comunicação em flagrante. Porém, quando a pessoa presa estiver acometida de grave enfermidade, ou havendo circunstância comprovadamente excepcional que a impossibilite de ser apresentada ao juiz no prazo legal, deverá ser assegurada a realização da audiência no local em que ela se encontre e, nos casos em que o deslocamento se mostre inviável, deverá ser providenciada a condução para a audiência de custódia imediatamente após restabelecida sua condição de saúde ou de apresentação.
  • c) Além dos presos em flagrante, têm direito à audiência de custódia pessoas presas em decorrência de cumprimento de mandados de prisão cautelar ou definitiva.
  • d) A ata da audiência conterá, apenas e resumidamente, a deliberação fundamentada do magistrado quanto à legalidade e manutenção da prisão, cabimento de liberdade provisória sem ou com a imposição de medidas cautelares diversas da prisão, considerando-se o pedido de cada parte, como também as providências tomadas, em caso da constatação de indícios de tortura e maus tratos.
#143202
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DPE-PR
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Os três objetivos das medidas socioeducativas, segundo expressamente anunciados na Lei 12.594/12, são:

  • a) proteção integral, socioeducação e ressocialização do adolescente.
  • b) promoção social do adolescente, reinserção social do adolescente e defesa social.
  • c) desaprovação da conduta infracional, responsabilização do adolescente e integração social do adolescente.
  • d) gestão dos riscos de reincidência, reparação dos danos pessoais e sociais decorrentes da conduta e garantia de direitos do adolescente.
#143206
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DPE-PR
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Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

O artigo 2o, parágrafo único, do Estatuto da Criança e do Adolescente, assevera que nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. O próprio Estatuto prevê, de maneira expressa, específica e literal, que a liberação será compulsória SOMENTE aos vinte e um anos de idade em relação à(s) seguinte(s) medida(s) socioeducativa(s):

  • a) Internação, semiliberdade, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.
  • b) Internação, semiliberdade, liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade e obrigação de reparar o dano.
  • c) Internação e liberdade assistida.
  • d) Internação, apenas.
#143208
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Matéria
Matérias Diversas
Concurso
DPE-PR
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(1,0) 4 - 

O governo do Estado do Paraná deseja avaliar as condições de vida dos seus habitantes, e para isso realizou um levantamento do perfil socioeconômico da população, utilizando informações do Censo Demográfico de 2010, disponibilizadas pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), com intuito de criar um indicador que represente as variáveis originais, obtendo assim uma medida geral e sintética da condição de vida da população paranaense. Nesse sentido, empregou-se a técnica de Análise Multivariada de Dados - Análise Fatorial. Diante do exposto e com base na tabela abaixo que apresenta os resultados da Análise Fatorial, é correto afirmar:

  • a) Para verificar a adequação do modelo da Análise Fatorial, somente o teste de esfericidade de Bartlett é suficiente, tendo em vista que este teste tem por hipótese nula o fato da matriz de correlação ser uma matriz identidade. Se esta hipótese for aceita, significa que as variáveis estão correlacionadas, sendo adequada a aplicação da Análise Fatorial.
  • b) Pode-se afirmar que o valor do KMO igual a 0,79 indica a inadequação dos dados à técnica e o teste de esfericidade de Bartlett (p<0,001) conduz a rejeição da hipótese sobre a matriz de correlação ser a matriz identidade, evidenciando que não há correlação entre as variáveis do estudo.
  • c) As Medidas de Adequação das Amostras apresentadas na tabela são todas superiores a 0,50, o que indica que essas variáveis não se ajustaram à estrutura definida pelas outras variáveis, logo, devem ser retiradas da Análise Fatorial uma por vez.
  • d) O teste de esfericidade de Bartlett (p<0,001) rejeita a hipótese nula H0: a matriz de correlação é a identidade, o que evidencia que existe correlação entre as variáveis, mostrando que é indicada a utilização da Análise Fatorial.
#143209
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DPE-PR
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(1,0) 5 - 

As técnicas multivariadas são divididas em dois grupos (Dependência e Interdependência) que dependem do tipo de relação que está sendo examinada. A respeito do assunto é correto afirmar:

  • a) A Análise Fatorial e a Análise Fatorial Confirmatória são exemplos de técnica de interdependência.
  • b) As técnicas Análise Fatorial e Análise de Correspondência são exemplos de técnicas de dependência.
  • c) Análise Descriminante Múltipla e a Regressão Múltipla são classificadas como técnicas de interdependência.
  • d) Análise Fatorial e a Regressão Múltipla são exemplos de técnicas de dependência.
#143210
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Matérias Diversas
Concurso
DPE-PR
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(1,0) 6 - 

Sobre os erros de decisão de um teste de hipótese, assinale a alternativa correta.

  • a) O erro tipo I não rejeita a hipótese nula quando na realidade a hipótese é falsa β = (Rejeita H0IH0 falsa)
  • b) O erro tipo II rejeita a hipótese nula quando na realidade a hipótese é verdadeira a = (Rejeitar H0IH0 verdadeira).
  • c) O poder de um teste é a capacidade de rejeitar a hipótese nula quando ela for falsa 1 – β = probabilidade de (rejeitar H0IH0 falsa).
  • d) O nível de significância a é fixado em um valor bem grande, onde se deseja obter o poder do teste o menor possível.
#143211
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Concurso
DPE-PR
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(1,0) 7 - 

Dois jogadores de basquete (Marco e João) praticam arremessos na cesta. A probabilidade de Marco acertar a cesta é de 2/4 e a probabilidade de João acertar a cesta é 3/4 . Admitindo que os dois eventos são independentes, qual a probabilidade de ambos acertarem a cesta?

  • a) Probabilidade de ambos acertarem a cesta é de 88%
  • b) Probabilidade de ambos acertarem a cesta é de 38%.
  • c) Probabilidade de ambos acertarem a cesta é de 75%.
  • d) Probabilidade de ambos acertarem a cesta é de 51%.
#143212
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Concurso
DPE-PR
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(1,0) 8 - 

Em uma amostra de 200 funcionários públicos da Defensoria Pública do Estado do Paraná, verificou-se que 80 funcionários tinham habilidades com ferramentas de gestão. O intervalo de confiança de 95% para a proporção é respectivamente:

  • a) /. C = [46,79; 33,21]
  • b) I.C = [45,79; 30,21]
  • c) /. C = [40,79; 31,21]
  • d) /. C = [46,79; 30,21]
#143213
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Matérias Diversas
Concurso
DPE-PR
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(1,0) 9 - 

Sobre as propriedades da média, analise os conceitos abaixo, em seguida assinale a alternativa que aponta as afirmações corretas. I – Multiplicando-se ou dividindo-se cada elemento de um conjunto de dados por um valor constante (C), a média fica multiplicada ou dividida por essa constante. II – A soma dos quadrados dos desvios de um conjunto de números Xj, em relação a qualquer numero a, é um máximo quando a = média, e somente neste caso. III – Somando-se ou subtraindo-se cada elemento de um conjunto de dados por um valor constante (C), a média fica somada ou subtraída por essa constante. IV – A soma algébrica dos desvios de um conjunto de números em relação à média é 4.

  • a) Apenas I e II
  • b) Apenas I, II e III
  • c) Apenas I e III
  • d) Apenas I e IV
#143214
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DPE-PR
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(1,0) 10 - 

Com o objetivo de conhecer o nível de satisfação dos servidores da Defensoria Pública do Paraná em relação ao Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), foi solicitado a um Estatístico um levantamento por amostragem. Neste sentido, qual o tamanho mínimo da amostra (n) admitindo-se que o erro amostral não ultrapasse 4% (E = 0,04). Considere N = 800 funcionários

  • a) 625 Funcionários
  • b) 285 Funcionários
  • c) 349 Funcionários
  • d) 351 Funcionários
#143215
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DPE-PR
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(1,0) 11 - 

Em um hospital de referência em cirurgia bariátrica do Paraná, foram avaliados os parâmetros de duas medidas antropométricas respectivamente: Índice de Massa Corpórea (IMC km/m2 ) e Percentual de Gordura Corpórea (GC %). Conforme quadro abaixo: os coeficientes de variação dos parâmetros antropométricos equivalem ao:
Parâmetros Antropométricos Média Desvio Padrão
IMC 24,38 4,06 Diagnóstico da GC (%) 23,86 8,41

  • a) IMC = 16,65% e GC = 32,25%, sendo o IMC mais homogêneo do que a GC.
  • b) IMC = 35,25% e GC = 16,65%, sendo o IMC mais homogêneo, sendo influenciada por sua unidade de medida (km/m2 )
  • c) IMC = 34,50% e GC = 17,02%, sendo o IMC mais homogêneo do que o IMC.
  • d) IMC = 17,02% e GC = 34,50%, sendo o GC mais homogêneo do que o IMC
#143216
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DPE-PR
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(1,0) 12 - 

Sobre as características do modelo de regressão linear simples, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I - O modelo de regressão é linear nos parâmetros ( Yi=β₀+β₁Xi+εi ) II - Homocedasticidade ou variância igual do erro εi III - O número de observações na amostra deve ser inferior ao número de parâmetros do modelo IV – A covariância entre o εi e Xi é zero, ou COV = (εi,Xi)= E(εi,Xi) =0

    • a) Apenas I e II estão corretas
    • b) Apenas I, II e III estão corretas
    • c) Apenas I e III estão corretas
    • d) Apenas I, II e IV estão corretas
    #143217
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    (1,0) 13 - 

    A partir das definições sobre as três Premissas da Regressão Linear (normalidade, homocedasticidade e independência dos erros), assinale a alternativa que corresponde ao seu conceito correto.

    • a) Normalidade de erros é satisfeita quando a variação em torno da reta de regressão é constante para todos os valores de Xi.
    • b) Independência de erros é satisfeita quando os erros em torno da reta de regressão são dependentes para cada valor de Xi.
    • c) Homocedasticidade é satisfeita quando os erros em torno da reta de regressão são distribuídos de forma normal para cada valor de Xi.
    • d) Independência de erros é satisfeita quando os erros em torno da reta de regressão são independentes para cada valor de Xi
    #143218
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    (1,0) 14 - 

    Determine o vetor de médias amostrais do conjunto de dados abaixo.
    X1
    4 2 5 3 8 7 5
    X2 4 7,5 9 8 5 10 8.5

    • a)
    • b)
    • c)
    • d)
    #143221
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    (1,0) 15 - 

    Seja X uma variável aleatória discreta, sua esperança e variância são respectivamente:
    Tabela - Distribuição da variável aleatória X X P ( X )
    1 0,42 2 0,25 3 0,18 4 0,08 5 0,07

    • a) Esperança = 2,00 e Variância = 2,13.
    • b) Esperança = 2,13 e Variância = 1,53
    • c) Esperança = 2,00 e Variância = 2,13
    • d) Esperança = 1,00 e Variância = 1,53