Simulado DOCAS-RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO DOCAS-RJ DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso DOCAS-RJ.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da DOCAS-RJ que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores DOCAS-RJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado DOCAS-RJ de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso DOCAS-RJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso DOCAS-RJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO DOCAS-RJ
Para realizar o simulado DOCAS-RJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado DOCAS-RJ você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para DOCAS-RJ é aqui!
- #173181
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- DOCAS-RJ
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(1,0) 1 -
No que diz respeito à formalização dos contratos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) Todo contrato deve mencionar a sujeição dos contratantes à legislação aplicável e às cláusulas contratuais.
- b) Todo contrato deve mencionar os nomes das partes e os de seus representantes, a finalidade, o ato que autorizou a sua lavratura, o número do processo da licitação, da dispensa ou da inexigibilidade.
- c) O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação.
- d) É vedada a integração da minuta do futuro contrato ao edital ou ato convocatório da licitação.
- #173182
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(1,0) 2 -
NÃO configura característica dos contratos administrativos:
- a) Presença da Administração Pública como Poder Público.
- b) Finalidade pública.
- c) Contrato de adesão.
- d) Regime de Direito Privado.
- #173183
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(1,0) 3 -
No que diz respeito à Tomada de Contas Especial, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) Os objetivos de seu processo são apurar os fatos, identificar os responsáveis e quantificar os danos.
- b) Não pode ser oriunda de conversão de processos de controle externo, tais como, denúncia, representação, inspeção, auditoria e processos de registro de atos de pessoal.
- c) Em regra, deve ser instaurada pela autoridade competente do próprio órgão ou entidade jurisdicionada (responsável pela gestão dos recursos), depois de esgotadas as providências administrativas internas com vista à recomposição do erário.
- d) É um processo devidamente formalizado, com rito próprio que visa à apuração de responsabilidade por ocorrência de dano à administração pública federal e à obtenção do respectivo ressarcimento.
- #173184
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- DOCAS-RJ
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(1,0) 4 -
Assinale a alternativa que não apresenta uma distinção entre os contratos administrativos e os convênios celebrados pela Administração Pública:
- a) Todos os conveniados aderem ao pacto livremente; já o contrato possui o condão de obrigar peremptoriamente as partes envolvidas, inviabilizando o distrato.
- b) Nos contratos, ocorre a soma de vontades dos contratantes, ocasionando a chamada vontade contratual; nos convênios, como não há vontades diferentes, não há se falar em tal soma de vontades diversas.
- c) Os interesses nos contratos são opostos, enquanto nos convênios são recíprocos, ou seja, no convênio, todos os partícipes querem a mesma coisa.
- d) No contrato, a percepção de frutos passa a integrar o patrimônio da entidade, sendo irrelevante para o repassador a utilização que será feita do mesmo, enquanto no convênio, a remuneração obtida não perde a natureza de dinheiro público, por tanto, só é possível sua utilização para o fim conveniado.
- #173185
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- DOCAS-RJ
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(1,0) 5 -
São determinantes para a instauração de Tomada de Contas Especial a ocorrência de pelo menos um dos seguintes fatos:
- a) Notificação da entidade beneficiária, no caso de omissão no dever de prestar contas de recursos repassados mediante convênio, contrato de repasse ou instrumento congênere.
- b) Relatório de comissão de sindicância ou de inquérito, acompanhado de cópia dos documentos que caracterizam a responsabilidade apurada;
- c) Prática de ato ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano à administração pública.
- d) Notificação de cobrança expedida.
- #173186
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(1,0) 6 -
Os contratos administrativos regidos pela Lei 8.666 de 1993 poderão ser alterados, com as devidas justificativas, unilateralmente, no seguinte caso:
- a) Quando conveniente a substituição da garantia de execução.
- b) Para restabelecer a relação que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuição da administração para a justa remuneração da obra, serviço ou fornecimento, objetivando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato, na hipótese de sobrevirem fatos imprevisíveis.
- c) Quando necessária a modificação da forma de pagamento, por imposição de circunstâncias supervenientes, mantido o valor inicial atualizado, vedada a antecipação do pagamento, com relação ao cronograma financeiro fixado, sem a correspondente contraprestação de fornecimento de bens ou execução de obra ou serviço.
- d) Quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.
- #173187
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(1,0) 7 -
Os convênios administrativos possuem quatro fases. São elas:
- a) a proposição, a celebração/formalização, a execução e a prestação de contas.
- b) a propositura, o descerramento, a execução e a fiscalização.
- c) a proposta, a consubstanciação, a realização e a conclusão.
- d) a chamada pública, a formalização, a efetiva realização e a adjudicação.
- #173188
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(1,0) 8 -
NÃO se apresenta como cláusula exorbitante nos contratos administrativos:
- a) Rescisão consensual, quando ocorrer convergência de interesses entre as partes do negócio jurídico.
- b) Modificação unilateral para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.
- c) Rescisão unilateral nas hipóteses previstas em lei.
- d) Fiscalização da execução contratual.
- #173189
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(1,0) 9 -
NÃO configura cláusula necessária em contratos administrativos:
- a) A que se refere aos direitos e às responsabilidades das partes, às penalidades cabíveis e aos valores das multas.
- b) A que se refere ao regime de execução ou à forma de fornecimento.
- c) A que se refere ao crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
- d) A que se refere ao aditamento contratual.
- #173190
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(1,0) 10 -
Dos dispostos a seguir, NÃO constitui tipo de licitação:
- a) A de técnica e preço.
- b) A de menor lance ou oferta.
- c) A de maior lance ou oferta.
- d) A de melhor técnica.
- #173191
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(1,0) 11 -
De acordo com as disposições da Lei 8666 de 1993 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), o prazo mínimo até o recebimento das propostas ou da realização do evento deverá ser de:
- a) Trinta dias para concurso.
- b) Trinta dias para concorrência, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço".
- c) Trinta dias para tomada de preços, quando a licitação for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço".
- d) Vinte dias para o leilão.
- #173192
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(1,0) 12 -
Para a habilitação nas licitações, exigir-se-á dos interessados, dentre outros, documentação relativa a:
- a) Cumprimento das obrigações eleitorais.
- b) Habilitação física.
- c) Ordem procedimental e tributária.
- d) Qualificação técnica.
- #173193
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(1,0) 13 -
Relativamente ao tema da dispensa e da inexigibilidade de licitação, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) O processo de dispensa deve ser instruído com a caracterização da situação emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa, quando for o caso, com a razão da escolha do fornecedor ou executante, com a justificativa do preço, e com o documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados.
- b) Considera-se de notória especialização o profissional ou empresa cujo conceito no campo de sua especialidade, decorrente de desempenho anterior, estudos, experiências, publicações, organização, aparelhamento, equipe técnica, ou de outros requisitos relacionados com suas atividades, permita inferir que o seu trabalho é essencial e indiscutivelmente o mais adequado à plena satisfação do objeto do contrato.
- c) Em qualquer dos casos de dispensa, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado à Fazenda Pública o fornecedor ou o prestador de serviços e o agente público responsável, sem prejuízo de outras sanções legais cabíveis.
- d) É dispensável a licitação quando houver inviabilidade de competição.
- #173194
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(1,0) 14 -
Cuida-se de hipótese de inexigibilidade de licitação:
- a) Contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Administração Pública, para a prestação de serviços ou fornecimento de mão-de-obra, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.
- b) Aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes.
- c) Aquisição de bens ou serviços nos termos de acordo internacional específico aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condições ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Público.
- d) Compra de material de uso pelas Forças Armadas, com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto.
- #173195
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(1,0) 15 -
No que diz respeito às modalidades de licitação, assinale a alternativa INCORRETA:
- a) É vedada a utilização da modalidade "convite" para parcelas de uma mesma obra ou serviço, sempre que o somatório de seus valores caracterizar o caso de "tomada de preços", exceto para as parcelas de natureza específica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou serviço.
- b) A concorrência é cabível para a hipótese de concessão de direito real de uso.
- c) Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.
- d) A concorrência não é cabível para a hipótese de compra ou alienação de bens imóveis.