Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito | CONCURSO
SIMULADO DETRAN-MA | ANALISTA DE TRÂNSITO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Detran-MA para o cargo de Analista de Trânsito.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso Detran-MA. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Trânsito, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Detran-MA | Analista de Trânsito contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Detran-MA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #108347
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Entre outras atribuições, compete aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição,
- a) implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias.
- b) credenciar os serviços de escolta, fiscalizar e adotar medidas de segurança relativas aos serviços de remoção de veículos, escolta e transporte de carga indivisível.
- c) planejar e implantar medidas para redução de circulação de veículos e reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão global de poluentes.
- d) conceder autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal.
- e) comunicar ao órgão executivo de trânsito da União a suspensão e a cassação do direito de dirigir e o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação.
- #108348
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
Considere:
I. Julgar os recursos interpostos pelos infratores.
II. Solicitar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações complementares relativas aos recursos, objetivando uma melhor análise da situação recorrida.
III. Encaminhar aos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários informações sobre problemas observados nas autuações e apontados em recursos, e que se repitam sistematicamente.
IV. Estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito.
V. Acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, registro e licenciamento dos veículos.
São de competência das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações − JARI o que se afirma APENAS em
- a) I, II e IV.
- b) I, III e V.
- c) I, II e III.
- d) II, IV e V.
- e) III, IV e V.
- #108349
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Considere os seguintes veículos:
I. Motoneta.
II. Triciclo.
III. Charrete.
IV. Carroça.
V. Carro de mão.
Quanto à espécie, são exemplos de veículos de carga os que constam APENAS em
- a) I, II e III.
- b) I, II e IV.
- c) I, III e V.
- d) III, IV e V.
- e) I, II, IV e V.
- #108350
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
Considere os seguintes requisitos:
I. Ter idade superior a vinte e um anos.
II. Ter idade superior a dezoito anos.
III. Ser habilitado na categoria “D”.
IV. Ser habilitado na categoria “C”.
V. Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.
VI. Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos dezoito meses.
O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer, entre outros, aos requisitos que constam APENAS em
- a) I, III e V.
- b) I, III e VI.
- c) II, IV e VI.
- d) II, III e V.
- e) I, IV e V.
- #108351
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Considere:
I. É vedado ao motorista profissional dirigir por mais de cinco horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas.
II. Serão observados trinta minutos para descanso dentro de cada seis horas na condução de veículo de transporte de carga, sendo facultado o seu fracionamento e o do tempo de direção desde que não ultrapassadas cinco horas e meia contínuas no exercício da condução.
III. Serão observados vinte minutos para descanso a cada quatro horas na condução de veículo rodoviário de passageiros, sendo facultado o seu fracionamento e o tempo de direção.
IV. O condutor de veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros é obrigado, dentro do período de vinte e quatro horas, a observar o mínimo de seis horas de descanso, que podem ser fracionadas, usufruídas no veículo e coincidir com os intervalos de descanso.
São requisitos para a condução de veículos por motoristas profissionais os que constam APENAS em
- a) I, II e IV.
- b) I, II e III.
- c) I, III e IV.
- d) I e II.
- e) III e IV.
- #108352
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 6 -
Em não havendo sinalização regulamentadora, as velocidades máxima e mínima, em uma via caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, devem ser, respectivamente,
- a) cento e dez quilômetros por hora e cinquenta e cinco quilômetros por hora.
- b) oitenta quilômetros por hora e quarenta quilômetros por hora.
- c) setenta quilômetros por hora e trinta e cinco quilômetros por hora.
- d) sessenta quilômetros por hora e trinta quilômetros por hora.
- e) quarenta quilômetros por hora e vinte quilômetros por hora.
- #108353
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
O Analista de Trânsito Godofredo, ao se aproximar do veículo oficial que utilizaria durante seu turno de serviço, identificou uma mancha de combustível sob o veículo. Manobrou o veículo na garagem e prosseguiu para suas atividades rotineiras, que incluíam a participação em um projeto de educação e segurança de trânsito em uma escola pública. Ao chegar ao seu destino, outro motorista advertiu-lhe que o veículo oficial estava derramando combustível na via pública. A conduta praticada por Godofredo
- a) não caracteriza infração de trânsito.
- b) caracteriza infração de trânsito leve e sujeita à penalidade de multa.
- c) caracteriza infração de trânsito média e sujeita à penalidade de multa.
- d) caracteriza infração de trânsito grave, sujeita à penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.
- e) caracteriza infração de trânsito gravíssima, sujeita à penalidade de multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização.
- #108354
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
O Analista de Trânsito Rubens conduzia o veículo oficial pela Av. Ordem e Progresso quando o semáforo mudou de fase e fechou. Rubens, que estava distraído, parou o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso. A conduta praticada por Rubens configura infração de trânsito
- a) leve e sujeita à penalidade de multa.
- b) média e sujeita à penalidade de multa.
- c) grave e sujeita à penalidade de multa.
- d) média, sujeita à penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo.
- e) grave, sujeita à penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo.
- #108355
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
O Analista de Trânsito Wilbort utiliza transporte público para deslocar-se de sua residência até o DETRAN/MA. Após solicitar a parada do ônibus, Wilbort adentra e se prepara para realizar o pagamento da tarifa para o motorista. Em ato contínuo, o motorista retoma o deslocamento do veículo, dando prosseguimento ao itinerário da linha. Com o veículo já em movimento, Wilbort efetua o pagamento de R$ 4,00 (quatro reais) para o motorista, que de imediato debita a tarifa de R$ 3,80 (três reais e oitenta centavos) e devolve o troco de R$ 0,20 (vinte centavos) para Wilbort. A conduta praticada pelo motorista do ônibus
- a) não configura infração de trânsito.
- b) configura infração de trânsito leve e sujeita à penalidade de multa.
- c) configura infração de trânsito média e sujeita à penalidade de multa.
- d) configura infração de trânsito grave e sujeita à penalidade de multa.
- e) configura infração de trânsito gravíssima e sujeita à penalidade de multa.
- #108356
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Considere as categorias B, C, D e E de habilitação.
Poderão conduzir na via pública os veículos I, II e III o condutor habilitado APENAS nas categorias expressas em:
- a) Veículo I - Trator de Roda - B, D e E Veículo II - Equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícola - C, D e E Veículo III - Veículo especialmente destinado à condução coletiva de escolares - C e D
- b) Veículo I - Trator de Roda - B, C, D e E Veículo II - Equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícola - B, C, D e E Veículo III - Veículo especialmente destinado à condução coletiva de escolares - D
- c) Veículo I - Trator de Roda - C e E Veículo II - Equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícola - C e E Veículo III - Veículo especialmente destinado à condução coletiva de escolares - B e D
- d) Veículo I - Trator de Roda - B e C Veículo II - Equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícola - C e E Veículo III - Veículo especialmente destinado à condução coletiva de escolares - B e D
- e) Veículo I - Trator de Roda - B e E Veículo II - Equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícola - B e E Veículo III - Veículo especialmente destinado à condução coletiva de escolares - C
- #108357
- Banca
- FCC
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- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 11 -
Para o cálculo de capacidade de vias utiliza-se o Fator Horário de Pico, que representa
- a) a porcentagem da ducentésima hora mais carregada do ano em relação ao Volume Médio Viário.
- b) a distribuição no sentido do fluxo horário para a hora de pico.
- c) a porcentagem da quinquagésima hora mais carregada do ano em relação ao Volume Médio Viário.
- d) a relação entre o volume da hora pico e o valor do período de quinze minutos com o maior fluxo de tráfego dentro da hora de pico.
- e) o ajuste da sazonalidade da hora pico ao longo do dia.
- #108358
- Banca
- FCC
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(1,0) 12 -
Nos estudos de tráfego desenvolvidos para implantação de uma nova interseção, em uma determinada rodovia, foram realizadas pesquisas de tráfego no local previsto para a nova interseção.
Para determinação do fator de expansão sazonal, visando ao cálculo do Volume Médio Diário − VMD, coletaram-se dados na praça de pedágio existente mais próxima ao local da futura interseção, conforme quadro a seguir.
Sabendo que as pesquisas de tráfego foram elaboradas no mês de dezembro, o fator de expansão sazonal a ser adotado em tais pesquisas, para determinação do Volume Médio Diário − VMD, é
- a) 0,86
- b) 1,16
- c) 0,16
- d) 0,14
- e) 1,08
- #108359
- Banca
- FCC
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- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 13 -
As interseções em níveis diferentes possuem maior capacidade para o trânsito direto, igualável à capacidade das vias fora da interseção, e oferecem maior segurança que as interseções em nível pela ausência de conflitos. Abaixo, à esquerda estão descritas algumas interseções em níveis diferentes. À direita estão relacionadas as figuras das interseções.
Descrição
I. Diamante Simples
II. Trevo Parcial (dois quadrantes)
III. Trombeta
IV. Giratório
Figura
A correlação correta entre a descrição e a figura é:
- a) I-4, II-3, III-1, IV-2
- b) I-1, II-4, III-2, IV-3
- c) I-4, II-1, III-3, IV-2
- d) I-3, II-2, III-1, IV-4
- e) I-2, II-3, III-1, IV-4
- #108360
- Banca
- FCC
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- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 14 -
Na interseção de duas vias não semaforizada, o comprimento de armazenamento pode ser calculado com base no número médio de veículos que chegam na interseção na hora de pico. Considerando o tempo de espera de dois minutos, para a conversão à esquerda de 100 carros de passeio, por hora, nessa interseção, o comprimento mínimo necessário de armazenamento é, em metros,
- a) 30.
- b) 15.
- c) 50.
- d) 75.
- e) 10.
- #108361
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- Múltipla escolha
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(1,0) 15 -
A velocidade com que os pedestres atravessam uma via varia de 0,8 m/s a 1,8 m/s. Para fins de projeto, para uma proporção de 40% de idosos (> 65 anos), a velocidade com que os pedestres atravessam uma via em nível é da ordem de, em m/s,
- a) 0,8.
- b) 1,0.
- c) 0,9.
- d) 1,2.
- e) 1,4.