Simulado Detran-MA | Analista de Trânsito | CONCURSO
SIMULADO DETRAN-MA | ANALISTA DE TRÂNSITO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Detran-MA para o cargo de Analista de Trânsito.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso Detran-MA. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista de Trânsito, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Detran-MA | Analista de Trânsito contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Detran-MA.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #108362
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Para fins de análise econômica de duplicação de um trecho de uma determinada rodovia, é necessário que se faça distinção entre os vários tipos de tráfego, uma vez que os benefícios resultantes da implantação do projeto de duplicação serão diferentes conforme a ocorrência de cada tipo. O tráfego induzido é aquele
- a) constituído por viagens criadas pelas obras realizadas no trecho.
- b) que já utiliza determinado trecho, independentemente da realização ou não do investimento.
- c) que, por razão das melhorias introduzidas em um trecho, é desviado de outras rotas para o trecho em questão.
- d) criado por modificações socioeconômicas da região de influência do trecho.
- e) que já utiliza determinado trecho, adicionando-se as viagens criadas pelas obras realizadas nesse trecho.
- #108363
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 17 -
Para efeito de análise de capacidade, as rodovias pavimentadas com duas faixas e dois sentidos de tráfego são divididas em duas classes. A Classe I compreende:
I. Rodovias nas quais os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente elevadas.
II. Rotas de trabalho diário.
III. Rodovias turísticas e recreacionais, que passam por terreno de topografia acidentada.
IV. Rodovias que servem áreas de desenvolvimento moderado.
Está correto o que consta APENAS em
- a) II e IV.
- b) I e IV.
- c) I e II.
- d) I e III.
- e) II e III.
- #108364
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 18 -
Velocidade é, dentre as características essenciais do tráfego, uma das mais complexas para se definir. Assume várias formas, de acordo com o tipo de tempo que é utilizado (em movimento, total etc.) e a base espacial sobre a qual é calculada. Velocidade diretriz é a velocidade
- a) abaixo da qual trafegam 85% dos veículos.
- b) média dos veículos de uma determinada via, quando apresenta volumes baixos de tráfego e não há imposição de restrições quanto às suas velocidades, nem por interação veicular nem por regulamentação do trânsito.
- c) em um trecho de uma via, determinada pela razão do comprimento do trecho pelo tempo médio gasto em percorrê-lo, incluindo o tempo em que, eventualmente, os veículos estejam parados.
- d) instantânea de um veículo quando passa por um determinado ponto ou seção da via.
- e) selecionada para fins de projeto, da qual se derivam os valores mínimos de determinadas características físicas diretamente vinculadas à operação e ao movimento dos veículos.
- #108365
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
Considere um trecho de rodovia de pista simples, com a seguinte frota:
Pelo método USACE, adotando-se a taxa de crescimento de 0% ao ano e período de 20 anos, o número “N” é:
- a) 3,4 × 107
- b) 1,7 × 107
- c) 1,7 × 106
- d) 8,5 × 107
- e) 1,3 × 105
- #108366
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- DETRAN-MA
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Polos geradores de tráfego são empreendimentos que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária e em seu entorno imediato, e, em certos casos, prejudicando a acessibilidade de toda a região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres.
Qualquer que seja a estruturação formal do roteiro para elaboração de estudos de impacto de polos geradores de tráfego, é importante que sejam desenvolvidos segundo os seguintes planos distintos de análise:
I. Análise dos impactos sobre as vias de acesso e adjacentes ao empreendimento em função das prováveis ocorrências de congestionamentos e de pontos críticos de circulação e segurança viárias, pela redução ou esgotamento de sua capacidade de tráfego e assimetria entre oferta e demanda de vagas de estacionamento.
II. Análise dos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentado como subsídio para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.
III. Análise do projeto arquitetônico do empreendimento no que diz respeito às características geométricas e de localização dos acessos, vias internas de circulação, raios horizontais e declividades em rampas e acessos, bem como ao dimensionamento, arranjo funcional e suficiência das vagas de estacionamento e de carga e descarga de veículos, entre outros aspectos.
Está correto o que se afirma em
- a) I e III, apenas.
- b) III, apenas.
- c) II, apenas.
- d) I e II, apenas.
- e) I, II e III.