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Simulado Desenvolvimento | CONCURSO

Simulado Desenvolvimento

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Este Simulado Desenvolvimento foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: CONCURSO
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Desenvolvimento
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#219329
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(1,0) 1 - 

Em relação à evolução da desigualdade a partir de 2000, assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A queda expressiva do coeficiente de Gini se deu principalmente pela recuperação dos salários na renda e pela queda da desigualdade da renda do trabalho.
( ) Um fator determinante para a melhoria da distribuição de renda foi a melhora dos indicadores educacionais, com ampliação significativa do acesso à educação básica.
( ) O aumento dos benefícios previdenciários, decorrente da política de valorização do salário mínimo, foi um fator que contribuiu para amenizar a redução da desigualdade, visto que os idosos se concentram nos estratos intermediários de renda.

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V e V.
  • b) V, V e F.
  • c) F, F e V.
  • d) F, V e F.
  • e) F, F e F.
#219330
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Desenvolvimento
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(1,0) 2 - 

De acordo com Marras (2016), treinamento é um processo de assimilação cultural de curto prazo, cujo objetivo é repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho. Assinale a alternativa que corresponde a etapa do processo de treinamento que consiste em analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para ser implementadas em módulos de aprendizagem, conforme previamente planejado.

  • a) Diagnóstico.
  • b) Avaliação.
  • c) Execução.
  • d) Programação.
  • e) Controle.
#219331
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(1,0) 3 - 

Na área do desenvolvimento e capacitação das equipes, se faz necessária a inserção de Recursos Humanos na coordenação desse processo. Qual das alternativas abaixo NÃO representa ações estratégicas de educação permanente para os diversos componentes atuantes na saúde?

  • a) Elaboração de um plano de capacitação para o estado e para os municípios, fortalecendo a capacidade gestora e promovendo o aprendizado organizacional.
  • b) Maior oferta de qualificação aos gestores e trabalhadores sobre as bases técnicas e políticas na área da saúde pública.
  • c) Avaliação e promoção do desenvolvimento de novas competências nos espaços de trabalho no campo da saúde pública e suas demandas sociais.
  • d) Identificação e disseminação de novas tecnologias e boas práticas gerenciais, construindo novas competências para a formação do pessoal da saúde.
  • e) Manutenção das definições de recrutar, selecionar, treinar e manter profissionais com suas ações fragmentadas, para que se sintam seguros no seu ambiente de trabalho o que é de suma importância para o desenvolvimento das competências de gestores e trabalhadores na área da saúde.
#219332
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(1,0) 4 - 

Para Marras (2016), o que se busca ao desenvolver um talento é o despertar de suas potencialidades, permitindo que aflorem e cresçam até o nível desejado de resultados. Segundo esse autor, as organizações estimulam a participação, de forma planejada e sistemática, em eventos que possibilitem e levem à reflexão sobre temas os mais diversos e atualizados, como economia, marketing, política internacional, recursos humanos, inovações tecnológicas, comunicações, etc. São exemplos de tais eventos, EXCETO:

  • a) Palestras.
  • b) Sessões de brainstorming.
  • c) Seminários.
  • d) Workshops.
  • e) Assembleias.
#219333
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(1,0) 5 - 

Desenvolvimento de equipes é o processo de aprimorar as competências dos integrantes de um grupo, com a finalidade de torná-los um grupo de alto desempenho. O desenvolvimento de equipes é um processo contínuo, que pode ser necessário enfatizar em determinados momentos. Assinale a alternativa que apresenta o nome da técnica de desenvolvimento de equipes em que o espírito crítico deve ser estimulado.

  • a) Ouvir e falar
  • b) Clima de abertura intelectual
  • c) Criação de Identidade
  • d) Criação de conhecimento
  • e) Conhecimento mútuo
#219334
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(1,0) 6 - 

Analise as afirmativas abaixo sobre Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.
1. O treinamento é um processo cíclico composto pelas seguintes etapas: Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT), Programação do treinamento para atender às necessidades, Implementação e execução do treinamento e Avaliação dos resultados do treinamento.
2. A avaliação de desempenho pode ser uma das fontes de informação para o Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT).
3. O treinamento é uma função de linha e uma responsabilidade de staff.
4. O treinamento é mais focado para as atividades atuais do colaborador, com maior foco no presente; já o desenvolvimento é focado no futuro, preocupando-se com habilidades e capacidades que serão exigidas do colaborador posteriormente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
  • b) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • c) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • e) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
#219335
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(1,0) 7 - 

A estratégia utilizada pela organização deverá se refletir nos procedimentos aplicados na gestão de pessoas, como os treinamentos, as recompensas e a avaliação de desempenho.
Nesse sentido, a organização que utiliza na gestão de pessoas uma orientação estratégica conservadora e defensiva, tem como característica

  • a) a ênfase em aspectos de controle no âmbito dos fluxos de trabalho.
  • b) as avaliações baseadas em modelos customizados como forma de alcançar o desenvolvimento.
  • c) a falta de apoio por parte da organização para colaboradores desligados.
  • d) o processo de recrutamento realizado sempre que surgir a necessidade.
  • e) a construção de habilidades chave por meio de treinamentos em equipe.
#219336
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(1,0) 8 - 

O uso de indicadores é atividade chave na gestão e pode ser usado para identificar necessidades de treinamento de pessoal.
Os indicadores denominados a priori são, basicamente, eventos que, caso ocorram, tendem a ensejar a necessidade de realização de treinamentos.
Assinale a opção que apresenta um exemplo dessa situação.

  • a) A redução do número de funcionários.
  • b) A falta de cooperação das equipes.
  • c) O atendimento inadequado ao cliente.
  • d) O excesso de desperdícios nos processos de trabalho.
  • e) A comunicação deficiente na organização.
#219337
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(1,0) 9 - 

A Gestão de Desempenho é uma das importantes atribuições da área de Gestão de Pessoas. Considerando a Gestão de Desempenho, assinale a alternativa com informação inverídica.

  • a) A Avaliação de Desempenho é o encerramento do ciclo de gestão do desempenho.
  • b) A Gestão de Desempenho, no setor publico ou privado, tem como propósito verificar o desempenho dos funcionários, incluindo a dimensão comportamental.
  • c) A Avaliação 360º pode ser adotada em organizações públicas e privadas.
  • d) A Avaliação por Competências é uma das ferramentas que a administração pública pode acionar para a gestão dos servidores.
  • e) A Avaliação 360º é utilizada na iniciativa privada, mas não pode ser aplicada no âmbito do serviço público.
#219338
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(1,0) 10 - 

Treinamento e Desenvolvimento são fundamentais no processo de desenvolvimento organizacional. A partir dessa premissa, assinale a alternativa que apresenta argumentação incompatível com as atividades de T&D.

  • a) As etapas que compõem o processo de treinamento e desenvolvimento são: diagnóstico da situação, desenho do treinamento, implementação e avaliação.
  • b) O treinamento pode ter como base o cargo ou competências, sendo o indicador do primeiro caso o número de ocupantes treinados e preparados e, no segundo caso, o número de pessoas com as competências essenciais para o sucesso da organização.
  • c) Testes estatísticos, como os Testes de Hipóteses, não podem ser utilizados para avaliação de programas de treinamento.
  • d) As organizações, públicas e privadas, podem utilizar técnicas de gamificação nos processos de treinamento, além de estratégias computer-based e e-learning.
  • e) Organizações inovadoras destinam recursos significativos em processos de T&D, incluindo atividades remotas em ambientes virtuais e corporativos.