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Simulado CRO-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado CRO-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CRO-BA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no CRO-BA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CRO-BA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores CRO-BA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CRO-BA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no CRO-BA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no CRO-BA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CRO-BA
Para realizar o simulado CRO-BA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CRO-BA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CRO-BA é aqui!


#165436
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Matéria
Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

De acordo com a Lei 10.520/2002, no art. 3º, no que diz respeito a fase preparatória do pregão, analise as assertivas, marcando V para as verdadeiras e F para falsa e, em seguida, assinale a alternativa correta.

( ) No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membros da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares.

( ) A autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

( ) A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

( ) A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;

  • a) V – V – V
  • b) F – V – V
  • c) V – F – V
  • d) F – V – F
#165437
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(1,0) 2 - 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) consiste na lei que norteia a elaboração dos orçamentos anuais, compreendidos aqui o orçamento fiscal, o orçamento de investimento das empresas estatais e o orçamento da seguridade social, de forma a adequá-los às diretrizes, aos objetivos e às metas da administração pública estabelecidos no plano plurianual. A LDO norteia a elaboração dos orçamentos anuais e compreende:

  • a) As metas e as prioridades da administração, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras de investimento.
  • b) As metas e as prioridades da administração pública, incluindo as despesas correntes para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração do plano plurianual, dispõe sobre as alterações na legislação estatutária e estabelece a política de aplicação dos bancos.
  • c) Os objetivos e as prioridades da administração pública, incluindo as despesas correntes para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração do plano plurianual, dispõe sobre as alterações na legislação estatutária e estabelece a política de aplicação dos bancos.
  • d) As metas e as prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
#165438
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(1,0) 3 - 

Com relação aos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito, NÃO faz parte dessa seção:

  • a) Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8429/92), bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades.
  • b) Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço superior ao de mercado.
  • c) Receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público.
  • d) Perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1° da Lei 8429/92, por preço superior ao valor de mercado.
#165439
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(1,0) 4 - 

No processo administrativo, com relação às funções do administrador, dirigir é, dentre outros aspectos:

  • a) Dividir o trabalho, designar atividades, agrupar atividades em órgãos e cargos, alocar recursos, definir autoridade.
  • b) Definir missão, formular objetivos, definir como alcançar os objetivos, programar atividades.
  • c) Designar as pessoas, coordenar esforços, comunicar, motivar, liderar, orientar.
  • d) Definir padrões, monitorar desempenho, avaliar desempenho, ação corretiva.
#165440
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(1,0) 5 - 

De acordo com a Lei 4.320/64, em seu art. 2º, o orçamento público obedece aos princípios de:

  • a) Previsão, lançamento e recolhimento.
  • b) Legalidade, aplicabilidade e formalidade.
  • c) Equilíbrio, funcionalidade e autenticidade.
  • d) Unidade, universalidade e anualidade
#165441
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(1,0) 6 - 

A Constituição vigente, ao contrário das anteriores, dedicou um capítulo à Administração Pública (Capítulo VII do Título III) e, no art. 37, deixou expressos os princípios a serem observados por todas as pessoas administrativas de qualquer dos entes federativos. Em relação a estes princípios, é correto afirmar que:

I. O princípio da legalidade é certamente a diretriz básica da conduta dos agentes da Administração. Significa que qualquer atividade administrativa deve ser autorizada por lei.

II. O princípio da moralidade objetiva a igualdade de tratamento que a Administração deve dispensar aos administrados que se encontrarem em idêntica situação.

III. O núcleo do princípio da moralidade é a procura de produtividade e economicidade e, ainda mais importante, a exigência de reduzir desperdícios de dinheiro público, o que impõe a execução dos serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional.

Assinale a alternativa correta:

  • a) Apenas o item I está correto.
  • b) Apenas os itens I e II estão corretos.
  • c) Apenas o item II está correto.
  • d) Apenas os itens II e III estão corretos.
#165442
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(1,0) 7 - 

O planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo durante o qual são definidos e/ou revisados a missão da organização, a visão de futuro, os objetivos e os projetos de intervenção que visam a mudança desejada. Qual a relação entre planejamento estratégico e missão?

  • a) Para elaboração do planejamento estratégico de uma organização, o primeiro passo é a definição de sua missão que é a razão de ser da empresa, sua identidade.
  • b) Como a missão está mais voltada para o presente da empresa e suas necessidades, tratando de delinear seus objetivos sem limitar sua atuação, a relação dela com o planejamento é ínfima.
  • c) A missão funciona como diferencial entre organizações evitando assim ações desalinhadas como os propósitos da organização, o que certamente prejudica o seu pior desempenho. Portanto, a relação é de diferenciação.
  • d) Trata-se de um a relação de correlação direta, pois quanto melhor a missão, mais garantido estará o futuro da empresa.
#165443
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(1,0) 8 - 

Sobre planejamento e controle, analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. O controle preliminar inclui a direção, o monitoramento e o ajuste em sintonia fina com as atividades à medida que elas ocorrem.

II. O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões estabelecidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira.

III. Uma das características de um sistema eficaz de controle é a ênfase na exceção, que prega que apenas os desvios devem merecer atenção.

  • a) Apenas o item II está correto.
  • b) Apenas os itens I e III estão corretos.
  • c) Apenas os itens II e III estão corretos.
  • d) I, II, III estão corretos.
#165444
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(1,0) 9 - 

Sobre as características do planejamento tático, analise as afirmativas abaixo, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, assinale a alternativa correta:

( ) Envolve cada departamento.

( ) É definido para cada tarefa ou atividade.

( ) É projetado a médio prazo.

( ) Envolve a empresa como uma totalidade.

  • a) V – F – V – V
  • b) F – V – F – V
  • c) V – F – V – F
  • d) F – V – V – F
#165445
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(1,0) 10 - 

No que diz respeito às restrições imputadas ao titular do Poder ou Órgão Público no final do mandato, é correto afirmar:

  • a) É vedado nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.
  • b) É vedada a realização de concurso público para provimento de cargos no último ano de mandato.
  • c) É vedado nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte, mesmo que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.
  • d) É vedada a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público nos últimos dois quadrimestres, mesmo que para substituição de servidores que atuam em serviços essenciais.
#165446
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(1,0) 11 - 

Ferramenta utilizada no planejamento estratégico se refere à análise das oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos:

  • a) Análise de Pareto.
  • b) Análise de Swot.
  • c) Análise de BCG.
  • d) Análise de Ishikawa.
#165447
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(1,0) 12 - 

Encontra-se entre as competências e objetivos do controle interno estabelecidos pela Constituição Federal, EXCETO:

  • a) Exercer o controle das operações de créditos, avais e garantias.
  • b) Julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público.
  • c) Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
  • d) Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos.
#165448
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(1,0) 13 - 

Sobre recrutamento e seleção de pessoal, analise os itens abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I. O planejamento de sucessão é o processo de identificação, desenvolvimento e acompanhamento dos indivíduos-chave para funções executivas.

II. Os sistemas de informação de Recursos Humanos permitem que uma empresa analise rapidamente toda sua força de trabalho para localizar candidatos adequados ao preenchimento de uma vaga interna. Esses dados também podem ser utilizados para prever as possibilidades ou trajetórias de carreira de funcionários e para antecipar quando e onde podem surgir oportunidades de promoção.

III. Entrevistas, busca por referências, exames médicos, testes de conhecimento, testes de habilidade cognitiva, testes de personalidade, testes de capacidade física são exemplos de instrumentos de seleção.

  • a) Apenas I e II estão corretas.
  • b) Apenas I e III estão corretas.
  • c) Somente II e III estão corretas.
  • d) I, II, III estão corretas.
#165449
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(1,0) 14 - 

Em se tratando de descentralização versus delegação, assinale a opção correta:

  • a) A delegação atinge somente um nível hierárquico, enquanto a descentralização, geralmente, atinge vários níveis hierárquicos.
  • b) A descentralização possui caráter mais informal do que a delegação.
  • c) A delegação é mais estável no tempo do que a descentralização.
  • d) A descentralização é ligada à pessoa, diferentemente da delegação, que é ligada ao cargo.
#165450
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(1,0) 15 - 

O enfoque das relações humanas mostrou o que as comunicações dentro das empresas devem fazer, EXCETO:

  • a) Assegurar a participação das pessoas de escalões inferiores na solução dos problemas da empresa.
  • b) Incentivar franqueza e confiança entre indivíduos e grupos nas empresas.
  • c) Modificar sensivelmente as habituais maneiras de dirigir as organizações e as pessoas.
  • d) Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas.