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Simulado CREF - 12ª Região ( PE-AL) de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado CREF - 12ª Região ( PE-AL) de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CREF - 12ª REGIÃO ( PE-AL) DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CREF - 12ª Região ( PE-AL).

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CREF - 12ª Região ( PE-AL) que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CREF - 12ª Região ( PE-AL), portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CREF - 12ª Região ( PE-AL) de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CREF - 12ª Região ( PE-AL).

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CREF - 12ª Região ( PE-AL). Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CREF - 12ª Região ( PE-AL)
Para realizar o simulado CREF - 12ª Região ( PE-AL) você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CREF - 12ª Região ( PE-AL) você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CREF - 12ª Região ( PE-AL) é aqui!


#170900
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(1,0) 1 - 

Um documento em formato digital é considerado arquivístico quando produzido (elaborado ou recebido) no curso de uma atividade, ou seja, de um processo de trabalho, como instrumento ou resultado de tal atividade, e retido para ação ou referência. Quando um documento digital é produzido e depois impresso, qual deles é o original?

I. Depende do contexto em que se dá a produção do documento: se o documento digitado em processador de texto é impresso e assinado, tramita e é arquivado em papel, ele será considerado original. Nesse caso, o computador foi utilizado como uma ferramenta para apoiar a produção do documento em papel.

II. Depende do contexto em que se dá a produção do documento: se o documento é produzido em sistema informatizado e, após a assinatura e a tramitação, é arquivado em meio digital, a impressão em papel será eventual, e o documento dela resultante será considerado uma cópia.

Com base nas afirmativas acima, é correto afirmar que:

  • a) somente I é correta.
  • b) somente II é correta.
  • c) ambas são corretas.
  • d) ambas são incorretas.
#170901
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(1,0) 2 - 

A gestão de documentos arquivísticos é um procedimento fundamental na vida de uma empresa pública ou privada. Para tomar decisões, recuperar a informação e preservar a memória institucional é preciso estabelecer um conjunto de práticas que garanta a organização e preservação dos arquivos. Os métodos adotados, assim como os cuidados de conservação e os procedimentos de eliminação, transferência e recolhimento, quando for o caso, devem ser repassados para todas as unidades administrativas, para que estas fiquem cientes, possam se adequar ao método e efetivamente implantá-lo. Leia as afirmativas a seguir e assinale a correta.

  • a) Os arquivos têm um ciclo de vida que é contado a partir da produção do documento e do encerramento do ato, ação ou fato que motivou a sua produção e da sua frequência de uso. Essa fase se diz na Arquivística que tem relação com a vigência do documento (a razão de ser do documento). Após essa vigência, eles são todos incinerados.
  • b) Arquivo Corrente ou de Gestão, também conhecido como de Primeira Idade ou Ativo, reúne documentos pouco usados pela administração.
  • c) Para os Arquivos Intermediários que são instalados em depósitos centralizados, o ideal é o uso de caixas para o armazenamento de documentos.
  • d) Arquivo Permanente, também conhecido como de Terceira Idade ou Histórico, são os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor. Seu acesso é restrito.
#170902
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(1,0) 3 - 

Redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na administração pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. Para que se alcance a efetividade dessas relações, são traçadas normas de linguagem e padronização no uso de fórmulas e estética para as comunicações escritas, as quais são revestidas de certas peculiaridades restritas ao meio. Sobre normas e padronização, leia as afirmativas a seguir.

I. Foi abolido o uso dos tratamentos Digníssimo e Ilustríssimo, sendo suficiente o uso do tratamento Senhor para as autoridades que recebem tratamento de Vossa Senhoria.

II. Os títulos Doutor e Professor são sempre relativos à pessoa e, por isso, não devem se referir a um cargo ou uma função.

III. Doutor, que é um título acadêmico, não deve ser utilizado como forma de tratamento. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado.

Está correto o que se afirma em

  • a) nenhum.
  • b) todos.
  • c) somente I.
  • d) somente I e II.
#170903
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(1,0) 4 - 

Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), acerca do aviso prévio, não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de:

  • a) Dez dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; vinte dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa.
  • b) Quinze dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; trinta dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa.
  • c) Sete dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; quinze dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa.
  • d) Oito dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; trinta dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa.
#170904
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(1,0) 5 - 

A principal função da administração é atingir o objetivo estabelecido pela empresa, devendo para tal utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada pelas chamadas funções administrativas, o dinamismo e as necessidades do mercado atual obrigam a administração a ter respostas cada vez mais rápidas às suas exigências. Para obter sucesso frente aos novos desafios a função administrativa deve ser utilizada pelo gestor por meio do conjunto de sete funções, sendo uma delas a da supervisão. Qual definição, a seguir, exprime melhor seu significado?

  • a) É a função administrativa que visa a dispor adequadamente os diferentes elementos (materiais, humanos, processos etc.) que compõem ou vão compor a organização, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, eficácia e efetividade.
  • b) É a função administrativa em que se estimam os meios que possibilitarão realizar os objetivos (prever), a fim de se poderem tomar as decisões acertadas, com antecipação, de modo que sejam evitados entraves ou interrupções durante a execução dos processos organizacionais.
  • c) É a função administrativa que visa a ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos por meio da qual se estabelece, dentro do projeto, um conjunto de medidas que têm por objetivo harmonizar recursos e processos.
  • d) É a função administrativa que consiste, basicamente, em motivar (sensibilizar) e orientar as pessoas para desenvolver suas atividades dentro de determinadas normas, julgadas as melhores para alcançar os objetivos pré-estabelecidos.
#170905
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(1,0) 6 - 

Com relação ao funcionamento e à estrutura básica de bancos e cartórios, aponte a alternativa incorreta.

I. O Banco Central não regulamenta o tempo de espera em filas. Há leis estaduais e municipais que tratam do assunto. E cabe aos órgãos de defesa do consumidor (como Procon, por exemplo) a orientação sobre o tema.

II. Não são considerados dias úteis, para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval, o dia dedicado a Corpus Christi e o dia 02 de novembro.

III. Aos notários compete: formalizar juridicamente a vontade das partes; intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo; e autenticar fatos.

IV. Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Está correto o que se afirma em:

  • a) somente I e II.
  • b) somente I e III.
  • c) somente II e III.
  • d) todos.
#170906
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(1,0) 7 - 

Existem várias abordagens da administração e uma delas é a clássica. Nela inclui-se a administração científica que foi idealizada por Frederick Taylor. Para que a execução das tarefas fosse perfeita seria preciso uma absoluta separação das fases de planejamento, concepção e direção das tarefas de execução até a colocação do operário mais adequado a cada função. Mas Henry Fayol avançou com a teoria de Taylor, após pensar na empresa como um todo. Começou a conceber a gestão da empresa a partir de determinadas funções básicas. Leia as definições e assinale a alternativa com as respostas respectivamente corretas, de acordo com a classificação de Fayol.

I. Conhecida como área de produção, relaciona-se aos aspectos de produção de bens e serviços.

II. Corresponde à função do marketing, relaciona-se com a compra, venda e permuta dos bens produzidos e consumidos pela empresa.

III. Insere-se na área de recursos humanos, com o objetivo de assegurar os bens das empresas e as pessoas envolvidas com a empresa (acidentes de trabalho)

  • a) Administrativa, financeira, operacional.
  • b) Técnica, comercial, segurança.
  • c) Técnica, administrativa, comercial.
  • d) Operacional, financeira, técnica.
#170907
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(1,0) 8 - 

Para a construção de um Gráfico de Pareto (utilizado no ambiente empresarial) é preciso seguir os seguintes passos: projetar a coleta de dados; coletar os dados; tabelamento e cálculo do percentual; e o gráfico de pareto. O planejamento da coleta de dados auxilia a definir o que irá ser medido, de forma que se possam obter as informações adequadas para a análise de Pareto, priorizando assim o tratamento para os problemas. O período da coleta que deve informar o tempo e a periodicidade da coleta é fundamental para o sucesso da análise. Quando já se tem noção de quais são os tipos de problemas, pode-se planejar o início da estratificação que:

  • a) Consiste no agrupamento das informações (dados) sob vários pontos de vista, de modo a determinar o tipo de ação a ser tomada. O agrupamento da informação é feito com base em fatores apropriados que são conhecidos como fatores de estratificação.
  • b) Consiste em reunir as necessidades sociais dos indivíduos que trabalham na empresa e, com base nessas informações, melhorar a qualidade de vida no trabalho.
  • c) Significa reunir as informações para criar um conjunto de regras que definirão o comportamento no ambiente de trabalho.
  • d) Consiste no estabelecimento de um modelo dinâmico de trabalho, com base nos dados colhidos.
#170908
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(1,0) 9 - 

A capacidade de negociar é hoje um grande trunfo de líderes que conduzem equipes vencedoras. Sobre o perfil de líderes no ambiente de trabalho, aquele que participa o mínimo possível do processo administrativo, dando total autonomia ao grupo para traçar diretrizes, pode ser apontado como um líder:

  • a) Situacional.
  • b) Administrativo democrático.
  • c) Intencional.
  • d) Liberal.
#170909
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(1,0) 10 - 

A Lei Federal n° 12.197/2010 fixa os limites para o valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Educação física. A respeito dos dispositivos relacionados na Lei Federal n° 12.197/2010, é incorreto afirmar que:

  • a) Os Conselhos Federal e Regionais de Educação Física apresentarão, anualmente, a prestação de suas contas aos seus registrados.
  • b) O Conselho Federal de Educação física, anualmente, elaborará Decreto, aplicando, se julgar necessária, a correção aos valores de anuidades devidos pelas pessoas físicas e jurídicas nele inscritas e registradas por intermédio dos regionais, respeitados os limites da lei em questão.
  • c) Os valores fixados na lei em tela poderão ser corrigidos anualmente pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • d) Na fixação do valor das anuidades devidas ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais de Educação Física, será observado o limite de R$ 380,00 (trezentos e oitenta reais) para pessoas físicas.
#170910
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(1,0) 11 - 

As regras de estágio foram estabelecidas pela Lei Federal n° 11.788/2008. Nesse sentido, as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, podem oferecer estágio, observadas as seguintes obrigações, exceto:

  • a) Enviar à instituição de ensino, com periodicidade mínima de 6 (seis) meses, relatório de atividades, com vista obrigatória da ao estagiário.
  • b) Manter à disposição da fiscalização documentos que comprovem a relação de estágio.
  • c) Por ocasião do desligamento do estagiário, entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, dos períodos e da avaliação de desempenho.
  • d) Ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural; e indicar funcionário de seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar até 30 (trinta) estagiários simultaneamente.
#170911
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(1,0) 12 - 

Com base na Lei Federal n° 9.696/98, que dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, assinale a alternativa incorreta.

  • a) O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física são prerrogativas dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.
  • b) Apenas serão inscritos nos quadros dos Conselhos Regionais de Educação Física os seguintes profissionais: os possuidores de diploma obtido em Curso de Educação Física oficialmente autorizado ou reconhecido, os possuidores de diploma em Educação Física expedido por instituição de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da legislação em vigor, e os que, até a data do início da vigência da Lei em questão, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, nos termos a serem estabelecidos pelos Conselhos Regionais de Educação Física.
  • c) Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.
  • d) A Lei Federal em tela cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física.
#170912
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(1,0) 13 - 

São temas relacionados na Lei Federal n° 9.394/96, a respeito da Educação Física e da Educação em Geral, exceto:

  • a) A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a 6 (seis) horas, maior de 30 (trinta) anos de idade, que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física, que tenha prole.
  • b) Os currículos do ensino fundamental e médio devem incluir os princípios de proteção e defesa pessoais como prática de atividade física, defesa civil e educação ambiental, de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.
  • c) Os conteúdos curriculares da educação básica observarão as seguintes diretrizes: difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática; consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento; orientação para o trabalho e a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
  • d) Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente: conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas e adequação à natureza do trabalho na zona rural.
#170913
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(1,0) 14 - 

Analise as alternativas e assinale a incorreta a respeito da Resolução CONFEF n° 218/2011, que dispõe sobre a concessão de baixa, suspensão e cancelamento aos Profissionais de Educação Física, pelo Sistema CONFEF/CREFs.

  • a) O cancelamento e/ou a baixa de registro implicam remissão dos débitos porventura existentes, de responsabilidade do Profissional cujo registro é cancelado e/ou baixado, cabendo ao CONFEF proceder à cobrança.
  • b) Os pedidos de baixa e cancelamento de registro que forem protocolizados no CREF até 31 de março do ano corrente ficarão isentos do pagamento de anuidade do exercício em curso.
  • c) Os pedidos de baixa e de cancelamento de registro profissional, juntamente com os documentos que lhes dão base, farão parte dos respectivos processos de registro dos Profissionais, os quais serão objeto de exame e julgamento pelo Plenário do respectivo CREF.
  • d) As atas em que constar o julgamento dos casos de suspensão de registro profissional também farão parte dos respectivos processos de registro dos Profissionais.
#170914
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(1,0) 15 - 

Conforme os dispositivos da Resolução CONFEF n° 248/2012, que dispõe sobre as multas devidas aos Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs), analise as afirmativas a seguir.

I. Cada CREF estabelecerá, mediante promulgação de Decreto próprio, e respeitando o limite estabelecido, o valor das multas referentes na Resolução em tela, inclusive as multas de irregularidades referentes ao exercício profissional.

II. A Resolução em questão leva em consideração o disposto no inciso IV do artigo 33 do CONFEF - Estatuto do Conselho Federal de Educação Física, que estabelece ser atribuição do CONFEF a fixação do valor das multas.

III. O valor das multas a serem aplicadas às Pessoas Físicas e/ou Jurídicas para o ano de 2013 será de até 2 (duas) vezes o valor da anuidade de 2013, estabelecida na Resolução em tela, que deverá, ainda, discriminar o valor a ser aplicado em cada infração cometida.

Está correto o que se afirma em:

  • a) somente I,
  • b) somente II.
  • c) somente III.
  • d) todas.