Simulado Comunicação Pública | CONCURSO
SIMULADO COMUNICAÇÃO PÚBLICA | DIVERSOS
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversos para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Comunicação Pública da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Comunicação Pública contém um total de 14 questões de concursos com um tempo estimado de 42 minutos para sua realização. O assunto abordado é Comunicação Pública da banca Diversos do concurso Diversos.
RANKING
Realize o simulado Comunicação Pública até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #45255
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Comunicação Pública
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
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(1,0) 1 -
O Código de Ética dos Jornalistas fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.
Capítulo I – Do Direito à informação
Art. 1° O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.
Art. 2° Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:
I. a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada ? e da linha política de seus proprietários e/ou diretores;
II. a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;
III. a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;
IV. a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, é uma obrigação social.
V. a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.
De acordo com o trecho destacado do Código de Ética dos Jornalistas,
- a) as informações divulgadas pelas empresas públicas se pautam pela verdade, desde que elas não causem danos aos bens públicos.
- b) as empresas públicas têm o dever de prestar, de forma ampla, contas à sociedade, enquanto que as de natureza privada podem concorrer pela divulgação dos fatos.
- c) o interesse coletivo pauta a divulgação das informações das empresas privadas, enquanto que a informação pública se pauta pelo que ocorre no âmbito das empresas públicas.
- d) as empresas públicas devem divulgar informações que não comprometam o compromisso de responsabilidade social dos dirigentes destas organizações.
- e) as informações divulgadas pelas empresas públicas se pautam pela verdade e pelo interesse coletivo, não privado.
- #45256
- Banca
- . Bancas Diversas
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(1,0) 2 -
- a) existem cabeças, que correspondem aos “apelidos” dos temas abordados.
- b) as pautas são as páginas onde estão redigidas as notícias.
- c) as retrancas são lidas pelo apresentador antes que as imagens e sons entrem no ar.
- d) existe um espelho, que é o nome da lista de todos os assuntos aprovados para exibição.
- e) há um produtor que determina o que sai e o que fica no telejornal.
- #45257
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(1,0) 3 -
Em relação à comunicação pública, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) O modelo de emissoras públicas está previsto na Constituição Federal de 1988, conforme descrito em seu Art. 223.
( ) Comunicação pública é uma expressão que não se relaciona a profissões, estruturas ou a um conjunto de conhecimentos, mas a uma postura de perceber a comunicação como instrumento de interesse coletivo para fortalecimento da cidadania.
( ) Sua proposição é exclusiva para órgãos públicos governamentais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- a) V - V - F
- b) V - V - V
- c) F - V - F
- d) V - F - V
- e) F - F - V
- #45258
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(1,0) 4 -
- a) Restringem-se ao sistema público de radiodifusão.
- b) Relacionam-se à difusão de temas de interesse público.
- c) Limitam-se às ações de comunicação dos entes públicos.
- d) Circunscrevem-se à comunicação institucional no serviço público.
- e) Caracterizam-se pela divulgação das opiniões dos dirigentes das instituições.
- #45259
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(1,0) 5 -
- a) pluralidade, nacionalismo, liberdade, objetividade.
- b) regionalismo, imparcialidade, subjetividade, inovação.
- c) liberdade, imparcialidade, pluralidade, inclusão.
- d) nacionalismo, regionalismo, objetividade, educação.
- e) liberdade, fraternidade, ética, igualdade.
- #45260
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(1,0) 6 -
- a) estimular os sentimentos de pertencimento, interesse pelo bem comum e coletivo e ativismo cívicos.
- b) valorizar as ações do poder instituído interpretando as políticas públicas governamentais.
- c) divulgar a participação dos parlamentares dando ao público conhecimento de suas intervenções nas discussões sobre os interesses nacionais.
- d) promover ampla divulgação de todas as propostas decorrentes de projetos de lei de autoria do executivo e do legislativo.
- e) incentivar e promover o conhecimento da legislação para informar o público de seus direitos e deveres.
- #45261
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(1,0) 7 -
- a) corretor é o indivíduo registrado no veículo onde funciona como intermediário da publicidade remunerada, estando sujeito à disciplina do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda.
- b) a tabela de preços dos veículos é pública e segmentada de acordo com os compradores, devendo os valores variarem de acordo com o nível de cobertura territorial solicitado pelo cliente.
- c) os veículos faturarão sempre em nome das agências, enviando as notas fiscais aos anunciantes.
- d) a utilização de ideias, planos ou material de uma agência de propaganda por um cliente que dela se desligou será considerada imoral em qualquer situação.
- e) consideram-se os profissionais de publicidade como integrantes ativos dos esforços de compliance, pelos quais os ambientes de trabalho e as relações negociais, especialmente com entes públicos, protejam-se de toda forma de corrupção e desvio de condutas éticas.
- #45262
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(1,0) 8 -
Em novembro de 1983, sob os auspícios da Unesco, reuniram-se em París várias organizações representando mais de 400 mil profissionais de imprensa. A reunião em território francês foi antecedida por uma de caráter consultivo na cidade do México (1980) quando as entidades manifestaram apoio à “Declaração da Unesco de Princípios Fundamentais respeitantes à Contribuição dos Mass Media para o fortalecimento da Paz e Compreensão Internacional, para a Promoção dos Direitos Humanos e para Contrariar o Racismo, Apartheid e Incitamento à Guerra”.
Os Princípios Internacionais da Ética no Jornalismo aprovadas em 1983 reconhecem que
- a) a imagem da realidade disseminada pelo jornalista deve ser subjetiva.
- b) a informação jornalística é um bem social, mas tem um valor de mercado.
- c) o sigilo da fonte tem como limite a necessidade social e jurídica de seu conhecimento.
- d) a natureza da profissão exige que o jornalista promova o acesso do público à informação.
- e) o jornalista deve respeitar a propriedade intelectual, mas socializá-la quando o interesse público necessitar.
- #45263
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(1,0) 9 -
- a) Por responsabilidade social da mídia entende-se a contrapartida ao espaço privilegiado e fundamental que os veículos de comunicação ocupam na sociedade, manifestada na forma de doações a causas ambientais e (ou) sociais.
- b) A ideia de prestação de contas (accountability) dos meios de comunicação surgiu e ganhou força no Canadá, em razão da tradição pública das empresas de comunicação daquele país.
- c) O conceito de accountability relaciona-se a uma maior responsabilidade de agências públicas em relação aos cidadãos e à sociedade civil, demonstrando um interesse em manter-se o poder político sob controle.
- d) Os recursos proporcionados pela internet introduziram a ideia de accountability nas empresas de comunicação.
- e) Tendo auge no final da década de 1980, a prática de accountability passou por profundas reformulações nas décadas seguintes, adentrando o século 21 com um conceito atualizado e revigorado pelas novas tecnologias de comunicação.
- #45264
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(1,0) 10 -
- a) Apesar de ser um conceito relativamente novo e ainda sujeito a intensos debates, há o consenso de que a comunicação pública configura-se como resultado de sujeitos coletivos e que se refere à construção do que é público.
- b) A comunicação pública ocorre também por ocasião das eleições, quando são apresentados para o público os candidatos e as respectivas plataformas.
- c) Na esfera governamental, a comunicação pública dá-se quando são tratados fluxos de informação e padrões de relacionamento envolvendo o Poder Executivo e a sociedade.
- d) O debate em torno da comunicação pública ganhou força com a chegada das redes sociais, que viabilizaram a milhões de pessoas a publicação dos próprios conteúdos.
- e) O fato de teóricos e pesquisadores não terem superado a dificuldade de conceituar e delimitar a comunicação governamental e a comunicação política estagnou os estudos acerca da comunicação pública.
- #45265
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(1,0) 11 -
- a) A referida comunicação é aquela praticada por organizações sem fim de lucro.
- b) O pronunciamento em rede nacional do presidente da República é um exemplo de comunicação pública.
- c) Rádios e canais abertos de televisão são exemplos consagrados de comunicação pública.
- d) Comunicação realizada com recursos públicos e destinada ao público em geral, informando-o acerca das ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representa esse tipo de comunicação.
- e) O conceito original, atrelado à comunicação estatal, vem sendo revisado, e hoje ela é vista como a comunicação realizada no espaço público democratizado, focada em temas de interesse público, envolvendo a participação ativa do governo, das empresas, do terceiro setor e da sociedade como um todo.
- #45266
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(1,0) 12 -
- a) concorrer com a programação da grande mídia.
- b) ter uma potência de longo alcance.
- c) tocar apenas músicas brasileiras.
- d) abrir seus microfones para a comunidade.
- e) ser dirigida por um jornalista diplomado.
- #45267
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(1,0) 13 -
O Conselho Curador existe para zelar pelos princípios e pela autonomia da EBC ? Empresa Brasil de Comunicação, impedindo que haja ingerência indevida do Governo e do mercado sobre a programação e gestão da comunicação pública. Além disso, visa a representar os anseios da sociedade, em sua diversidade, na aprovação das diretrizes de conteúdo e do plano de trabalho da empresa. Sua existência, como instância de participação social prevista na Lei n° 11.652/2008, é um critério fundamental para que a EBC seja de fato pública.
Para garantir que suas decisões sejam tomadas em nome do interesse público, a maior parte de seus membros representa a sociedade civil no colegiado e são escolhidos por meio de consulta pública. O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros: quinze representantes da sociedade civil; quatro do Governo Federal; um da Câmara dos Deputados; um do Senado Federal; e um representante dos trabalhadores da EBC.
(Adaptado de: http://www.ebc.com.br/institucional/conselho-curador)
A composição de um conselho no formato como o da Empresa Brasil de Comunicação tem por finalidade garantir
- a) a hegemonia dos poderes estatais sobre a programação.
- b) o controle social da empresa e da sua programação.
- c) os interesses de governo e de mercado na empresa.
- d) o aparelhamento da entidade por entidades civis e partidárias.
- e) que ocupantes de cargos federais nomeiem livremente os gestores.