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Simulado Comunicação Pública | CONCURSO

Simulado Comunicação Pública

SIMULADO COMUNICAÇÃO PÚBLICA | DIVERSOS

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) Diversos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca Diversos para o concurso Diversos. Estas questões são especificamente do assunto Comunicação Pública da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Comunicação Pública contém um total de 14 questões de concursos com um tempo estimado de 42 minutos para sua realização. O assunto abordado é Comunicação Pública da banca Diversos do concurso Diversos.

RANKING
Realize o simulado Comunicação Pública até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#45255
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Comunicação Pública
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

O Código de Ética dos Jornalistas fixa as normas a que deverá subordinar-se a atuação do profissional nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.

 

Capítulo I – Do Direito à informação


Art. 1° O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange seu o direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.

Art. 2° Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:


I. a divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida independentemente de sua natureza jurídica - se pública, estatal ou privada ? e da linha política de seus proprietários e/ou diretores;

II. a produção e a divulgação da informação devem se pautar pela veracidade dos fatos e ter por finalidade o interesse público;

III. a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão;

IV. a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, é uma obrigação social.

V. a obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, garantido o sigilo do denunciante.

 

De acordo com o trecho destacado do Código de Ética dos Jornalistas, 

  • a) as informações divulgadas pelas empresas públicas se pautam pela verdade, desde que elas não causem danos aos bens públicos.
  • b) as empresas públicas têm o dever de prestar, de forma ampla, contas à sociedade, enquanto que as de natureza privada podem concorrer pela divulgação dos fatos.
  • c) o interesse coletivo pauta a divulgação das informações das empresas privadas, enquanto que a informação pública se pauta pelo que ocorre no âmbito das empresas públicas. 
  • d) as empresas públicas devem divulgar informações que não comprometam o compromisso de responsabilidade social dos dirigentes destas organizações. 
  • e) as informações divulgadas pelas empresas públicas se pautam pela verdade e pelo interesse coletivo, não privado.
#45256
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. Bancas Diversas
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Comunicação Pública
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(1,0) 2 - 

No livro Jornal Nacional Modo de Fazer, William Bonner discute as etapas de produção de um telejornal. A prática diária descrita pelo autor e apresentador é comum em, praticamente, todos os telejornais. Neles,

  • a) existem cabeças, que correspondem aos “apelidos” dos temas abordados.
  • b) as pautas são as páginas onde estão redigidas as notícias.
  • c) as retrancas são lidas pelo apresentador antes que as imagens e sons entrem no ar. 
  • d) existe um espelho, que é o nome da lista de todos os assuntos aprovados para exibição. 
  • e) há um produtor que determina o que sai e o que fica no telejornal.
#45257
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(1,0) 3 - 

Em relação à comunicação pública, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

 

( ) O modelo de emissoras públicas está previsto na Constituição Federal de 1988, conforme descrito em seu Art. 223.

( ) Comunicação pública é uma expressão que não se relaciona a profissões, estruturas ou a um conjunto de conhecimentos, mas a uma postura de perceber a comunicação como instrumento de interesse coletivo para fortalecimento da cidadania.

( ) Sua proposição é exclusiva para órgãos públicos governamentais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • a) V - V - F
  • b) V - V - V
  • c) F - V - F
  • d) V - F - V
  • e) F - F - V
#45258
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(1,0) 4 - 

Sobre as práticas de comunicação pública, marque a opção correta.

  • a) Restringem-se ao sistema público de radiodifusão.
  • b) Relacionam-se à difusão de temas de interesse público.
  • c) Limitam-se às ações de comunicação dos entes públicos.
  • d) Circunscrevem-se à comunicação institucional no serviço público.
  • e) Caracterizam-se pela divulgação das opiniões dos dirigentes das instituições. 
#45259
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(1,0) 5 - 

Na proposta de jornalismo público apresentada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em seu manual, entre os valores, objetivos e diretrizes a serem praticados em todos os seus veículos de comunicação, é correto listar: 

  • a) pluralidade, nacionalismo, liberdade, objetividade.
  • b) regionalismo, imparcialidade, subjetividade, inovação.
  • c) liberdade, imparcialidade, pluralidade, inclusão.
  • d) nacionalismo, regionalismo, objetividade, educação.
  • e) liberdade, fraternidade, ética, igualdade.
#45260
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(1,0) 6 - 

As quatro funções principais da Comunicação Pública, segundo os especialistas da área, são: 1) acompanhar as mudanças comportamentais e dos atores sociais; 2) ouvir demandas, expectativas, queixas e interrogações do público e o debate público; 3) informar sobre ações, decisões e políticas públicas, valorizando-as e delas prestando contas e 4)

  • a) estimular os sentimentos de pertencimento, interesse pelo bem comum e coletivo e ativismo cívicos.
  • b) valorizar as ações do poder instituído interpretando as políticas públicas governamentais. 
  • c) divulgar a participação dos parlamentares dando ao público conhecimento de suas intervenções nas discussões sobre os interesses nacionais.
  • d) promover ampla divulgação de todas as propostas decorrentes de projetos de lei de autoria do executivo e do legislativo.
  • e) incentivar e promover o conhecimento da legislação para informar o público de seus direitos e deveres.
#45261
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(1,0) 7 - 

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, revisado, 

  • a) corretor é o indivíduo registrado no veículo onde funciona como intermediário da publicidade remunerada, estando sujeito à disciplina do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda. 
  • b) a tabela de preços dos veículos é pública e segmentada de acordo com os compradores, devendo os valores variarem de acordo com o nível de cobertura territorial solicitado pelo cliente. 
  • c) os veículos faturarão sempre em nome das agências, enviando as notas fiscais aos anunciantes. 
  • d) a utilização de ideias, planos ou material de uma agência de propaganda por um cliente que dela se desligou será considerada imoral em qualquer situação. 
  • e) consideram-se os profissionais de publicidade como integrantes ativos dos esforços de compliance, pelos quais os ambientes de trabalho e as relações negociais, especialmente com entes públicos, protejam-se de toda forma de corrupção e desvio de condutas éticas. 
#45262
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(1,0) 8 - 

Em novembro de 1983, sob os auspícios da Unesco, reuniram-se em París várias organizações representando mais de 400 mil profissionais de imprensa. A reunião em território francês foi antecedida por uma de caráter consultivo na cidade do México (1980) quando as entidades manifestaram apoio à “Declaração da Unesco de Princípios Fundamentais respeitantes à Contribuição dos Mass Media para o fortalecimento da Paz e Compreensão Internacional, para a Promoção dos Direitos Humanos e para Contrariar o Racismo, Apartheid e Incitamento à Guerra”.

 

Os Princípios Internacionais da Ética no Jornalismo aprovadas em 1983 reconhecem que 

  • a) a imagem da realidade disseminada pelo jornalista deve ser subjetiva. 
  • b) a informação jornalística é um bem social, mas tem um valor de mercado. 
  • c) o sigilo da fonte tem como limite a necessidade social e jurídica de seu conhecimento. 
  • d) a natureza da profissão exige que o jornalista promova o acesso do público à informação. 
  • e) o jornalista deve respeitar a propriedade intelectual, mas socializá-la quando o interesse público necessitar. 
#45263
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(1,0) 9 - 

Acerca das políticas da comunicação, assinale a alternativa correta.

  • a) Por responsabilidade social da mídia entende-se a contrapartida ao espaço privilegiado e fundamental que os veículos de comunicação ocupam na sociedade, manifestada na forma de doações a causas ambientais e (ou) sociais.
  • b) A ideia de prestação de contas (accountability) dos meios de comunicação surgiu e ganhou força no Canadá, em razão da tradição pública das empresas de comunicação daquele país.
  • c) O conceito de accountability relaciona-se a uma maior responsabilidade de agências públicas em relação aos cidadãos e à sociedade civil, demonstrando um interesse em manter-se o poder político sob controle.
  • d) Os recursos proporcionados pela internet introduziram a ideia de accountability nas empresas de comunicação.
  • e) Tendo auge no final da década de 1980, a prática de accountability passou por profundas reformulações nas décadas seguintes, adentrando o século 21 com um conceito atualizado e revigorado pelas novas tecnologias de comunicação. 
#45264
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(1,0) 10 - 

A respeito da comunicação pública, assinale a alternativa correta.

  • a) Apesar de ser um conceito relativamente novo e ainda sujeito a intensos debates, há o consenso de que a comunicação pública configura-se como resultado de sujeitos coletivos e que se refere à construção do que é público. 
  • b) A comunicação pública ocorre também por ocasião das eleições, quando são apresentados para o público os candidatos e as respectivas plataformas. 
  • c) Na esfera governamental, a comunicação pública dá-se quando são tratados fluxos de informação e padrões de relacionamento envolvendo o Poder Executivo e a sociedade.
  • d) O debate em torno da comunicação pública ganhou força com a chegada das redes sociais, que viabilizaram a milhões de pessoas a publicação dos próprios conteúdos. 
  • e) O fato de teóricos e pesquisadores não terem superado a dificuldade de conceituar e delimitar a comunicação governamental e a comunicação política estagnou os estudos acerca da comunicação pública. 
#45265
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(1,0) 11 - 

Quanto ao conceito de comunicação pública, assinale a alternativa correta. 

  • a) A referida comunicação é aquela praticada por organizações sem fim de lucro. 
  • b) O pronunciamento em rede nacional do presidente da República é um exemplo de comunicação pública.
  • c) Rádios e canais abertos de televisão são exemplos consagrados de comunicação pública.
  • d) Comunicação realizada com recursos públicos e destinada ao público em geral, informando-o acerca das ações dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representa esse tipo de comunicação. 
  • e) O conceito original, atrelado à comunicação estatal, vem sendo revisado, e hoje ela é vista como a comunicação realizada no espaço público democratizado, focada em temas de interesse público, envolvendo a participação ativa do governo, das empresas, do terceiro setor e da sociedade como um todo.
#45266
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(1,0) 12 - 

Uma comunidade do interior do Brasil sente a necessidade de ter seu próprio veículo de comunicação. Entre as várias possibilidades existentes para a realização desse projeto, decide-se pela criação de uma rádio. Para que essa emissora seja considerada comunitária, ela terá que 

  • a) concorrer com a programação da grande mídia. 
  • b) ter uma potência de longo alcance. 
  • c) tocar apenas músicas brasileiras.  
  • d) abrir seus microfones para a comunidade. 
  • e) ser dirigida por um jornalista diplomado.  
#45267
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(1,0) 13 - 

O Conselho Curador existe para zelar pelos princípios e pela autonomia da EBC ? Empresa Brasil de Comunicação, impedindo que haja ingerência indevida do Governo e do mercado sobre a programação e gestão da comunicação pública. Além disso, visa a representar os anseios da sociedade, em sua diversidade, na aprovação das diretrizes de conteúdo e do plano de trabalho da empresa. Sua existência, como instância de participação social prevista na Lei n° 11.652/2008, é um critério fundamental para que a EBC seja de fato pública.

Para garantir que suas decisões sejam tomadas em nome do interesse público, a maior parte de seus membros representa a sociedade civil no colegiado e são escolhidos por meio de consulta pública. O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros: quinze representantes da sociedade civil; quatro do Governo Federal; um da Câmara dos Deputados; um do Senado Federal; e um representante dos trabalhadores da EBC.

(Adaptado de: http://www.ebc.com.br/institucional/conselho-curador)

 

A composição de um conselho no formato como o da Empresa Brasil de Comunicação tem por finalidade garantir 

  • a) a hegemonia dos poderes estatais sobre a programação. 
  • b) o controle social da empresa e da sua programação. 
  • c) os interesses de governo e de mercado na empresa. 
  • d) o aparelhamento da entidade por entidades civis e partidárias. 
  • e) que ocupantes de cargos federais nomeiem livremente os gestores.