Processando...

Simulado CODEMIG | Turismólogo | CONCURSO

Simulado CODEMIG | Turismólogo

SIMULADO CODEMIG | TURISMÓLOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CODEMIG para o cargo de Turismólogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso CODEMIG. Estas questões são especificamente para o cargo de Turismólogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CODEMIG | Turismólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CODEMIG.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#114175
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

O Turismo é uma área de conhecimento relativamente recente para fins de estudos em gestão. Além de multifacetada, apropria-se de conceitos de outras atividades para sua própria definição, o que acaba por cercá-la de estereótipos. Sobre o setor de viagens, é correto afirmar que:

  • a) a maior parte do turismo mundial é doméstico;
  • b) o transporte aéreo é o modal mais utilizado por turistas;
  • c) o setor de hospedagens emprega pouco;
  • d) turismo demanda pouco planejamento;
  • e) quem trabalha com turismo viaja muito.
#114176
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Turistas são indivíduos em viagem para locais fora de sua região de residência, por período mínimo de uma noite, com motivação de negócios ou lazer. De acordo com a Organização Mundial do Turismo, para fins de planejamento estatístico, o período máximo de permanência para ser contabilizado como turista é de:

  • a) 1 mês;
  • b) 3 meses;
  • c) 6 meses;
  • d) 12 meses;
  • e) 24 meses.
#114177
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Acessibilidade é uma variável muito importante a ser considerada nas avaliações de oferta de produtos e serviços turísticos. A opção a seguir que melhor define esse conceito é:

  • a) disponibilidade de estacionamento demarcado para ônibus de excursão e outros veículos de transporte turístico;
  • b) organização de gestão horizontal que facilita e agiliza a troca de informações, e a tomada de decisão entre equipes de atendimento e equipes de gerenciamento;
  • c) compartilhamento de pontos de conexão à internet disponíveis nos equipamentos e serviços turísticos e nas áreas de circulação de visitantes;
  • d) condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos serviços e equipamentos turísticos por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
  • e) proposição de distribuição modal ideal para acesso ao destino turístico, utilizando o maior número possível de meios de transporte.
#114178
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Nas previsões sobre impactos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Brasil em 2014, o Ministério do Turismo indicava que: “cerca de 3,7 milhões de turistas devem(sic) movimentar R$ 6,7 bilhões, mobilizando cerca de 200 mil trabalhadores temporários e acrescentando R$ 6,7 bilhões à economia do País.” (Publicado: Quinta, 12 de Junho de 2014, 08h59) Esse tipo de informação é característica do setor de turismo, geralmente coletada por meio de:

  • a) avaliação de dados de hospedagem;
  • b) pesquisa de demanda;
  • c) estudos sobre tendências da oferta turística;
  • d) inventário turístico;
  • e) contagem de turistas.
#114179
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A demanda se caracteriza principalmente por aqueles que estão viajando ou que têm intenção de viajar. Para fins de planejamento turístico, a demanda é composta de:

  • a) excursionistas de médio e longo prazos;
  • b) visitantes de primeira viagem;
  • c) ciclo de vida do produto turístico;
  • d) demanda reprimida;
  • e) turistas atuais e potenciais.
#114180
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Para fins de planejamento de efeitos da demanda, visitantes de um destino turístico que efetuaram gastos, mas não pernoitaram na localidade, são considerados:

  • a) residentes;
  • b) outliers;
  • c) imigrantes;
  • d) turistas;
  • e) excursionistas.
#114181
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

O diagnóstico de oferta de um destino passa por avaliações e classificação de serviços, atividades culturais e pontos de visitação. Um dos instrumentos de gestão mais importantes para esse tipo de avaliação é:

  • a) inventário turístico;
  • b) estudo de demanda;
  • c) RevPar;
  • d) avaliação de clientes potenciais;
  • e) pesquisa de perfil do consumidor.
#114182
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Turistas domésticos brasileiros respondem mais positivamente à propensão de viajar quando questionados nos meses anteriores ao período de verão. A precisão dessa informação terá maior grau de confiança se:

  • a) gerada a partir de um estudo de demanda completo;
  • b) houver uma amostra pequena;
  • c) estiver acompanhada de um estudo de oferta;
  • d) for resultante de uma série histórica;
  • e) o destino tiver alta taxa de ocupação.
#114183
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O turismo é um setor gerador de receitas, podendo ser até a principal fonte de recursos de uma determinada região. O cálculo do impacto econômico em turismo pode ser uma atividade complexa, por requerer exame de diferentes aspectos da economia que são afetados pelas despesas turísticas. Os efeitos econômicos associados às despesas turísticas podem ser:

  • a) aleatórios, reais e formais;
  • b) diretos, indiretos e induzidos;
  • c) premeditados, racionais e irracionais;
  • d) previstos, adicionais e descartáveis;
  • e) agregados, benéficos e maléficos.
#114184
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Medir o gasto turístico por meio de pesquisas primárias e análise de informações secundárias é uma tarefa essencial para entender como os turistas usam seus recursos financeiros no destino. Porém, para que os dados sobre despesas se traduzam em informação de impacto econômico, é necessário lançar mão de:

  • a) inventário turístico;
  • b) estudos de benchmarking;
  • c) valores multiplicadores;
  • d) avaliação de impacto ambiental;
  • e) contagens de fronteiras.
#114185
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

A EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - é a autarquia especial do Ministério do Turismo corresponsável pela execução da Política Nacional de Turismo. Sobre a organização, é correto afirmar que:

  • a) a partir do PNT 2013-2016, passou a atuar como uma agência de marketing para o turismo doméstico e internacional;
  • b) suas atribuições são direcionadas exclusivamente para a promoção internacional;
  • c) por meio do Plano de Marketing, define os rumos da regionalização do turismo brasileiro;
  • d) foi criada em 2003, juntamente com o Ministério do Turismo para gestão do turismo emissivo brasileiro;
  • e) foi criada em 2003, juntamente com o Ministério do Turismo para gestão do turismo emissivo brasileiro;
#114186
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

O impacto econômico do turismo tende a ser positivo para economias receptoras de visitantes. Mas, para os planejadores e tomadores de decisão, é difícil estabelecer o significado dos diferentes tipos de gastos na matriz econômica geral. Nesse sentido, o instrumento que vem sendo desenvolvido para apresentar um panorama mais claro do impacto econômico do turismo para um destino é:

  • a) Estímulo ao Consumo;
  • b) Mix de Marketing Turístico;
  • c) Estudo de Impacto de Serviços;
  • d) Conta Satélite de Turismo;
  • e) Políticas Públicas de Migração.
#114187
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

A atividade turística, tradicionalmente, tem imagem positiva quanto a seus impactos gerais. Porém, o efeito de qualquer atividade sem controle pode levar a perdas irreversíveis, principalmente no ambiente natural. Nesse sentido, o planejamento de atividades e empreendimentos turísticos locais pode ser melhor estruturado se lançar mão de:

  • a) avaliações de impacto ambiental;
  • b) pesquisas secundárias;
  • c) fatores críticos de sucesso dos empreendimentos;
  • d) acordos bilaterais com destinos concorrentes;
  • e) políticas de mitigação do turismo.
#114188
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

O Plano Nacional de Turismo (PNT 2013-2016 / O Turismo Fazendo Muito Mais Pelo Brasil) apresentou características de mercado voltadas para os impactos dos megaeventos turísticos. Dentre seus objetivos estratégicos, pode-se destacar:

  • a) incrementar o turismo cultural internacional;
  • b) monitorar as chegadas dos turistas sulamericanos;
  • c) incentivar o brasileiro a viajar pelo Brasil;
  • d) estabelecer novos investimentos em turismo rural;
  • e) aumentar o impacto dos megaeventos esportivos.
#114189
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
CODEMIG
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Regionalização do turismo é uma tendência mundial. Na prática, significa que:

  • a) um destino turístico deve ser priorizado a partir de uma capital;
  • b) o valor de um destino turístico está no conjunto de seus atrativos, independentemente das fronteiras geográficas;
  • c) devem-se valorizar os produtos que são produzidos localmente e evitar insumos de fora da região;
  • d) o total da receita turística deve ser dividido igualmente entre os municípios de uma região turística;
  • e) os destinos turísticos devem ser agrupados de acordo com segmentos específicos.