Simulado CODEMIG | Turismólogo | CONCURSO
SIMULADO CODEMIG | TURISMÓLOGO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso CODEMIG para o cargo de Turismólogo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso CODEMIG. Estas questões são especificamente para o cargo de Turismólogo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado CODEMIG | Turismólogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso CODEMIG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #114190
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CODEMIG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
“O atendimento de necessidades da geração atual, sem o comprometimento das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades”. (Relatório de Bruntland, 1987). Por meio dessa definição, identificou-se um princípio muito importante para todos os segmentos de mercado, inclusive o turismo, nos séculos XX e XXI. Trata-se do conceito de:
- a) matriz social;
- b) visitante;
- c) impacto econômico;
- d) avaliação de impacto ambiental;
- e) sustentabilidade.
- #114191
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CODEMIG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Para gestores do setor de turismo, a identificação dos limites suportáveis por determinado atrativo natural e sua capacidade de regeneração são um desafio constante do processo decisório. Dentre os instrumentos existentes para ajudar a avaliação e a tomada de decisão, pode-se destacar o(a):
- a) pesquisa de oferta turística;
- b) inventário turístico;
- c) estudo de impacto econômico;
- d) avaliação de capacidade de carga;
- e) RevPar.
- #114192
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CODEMIG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O setor de turismo é composto por empresas de variados segmentos e atividades, que em sua maioria são
- a) grandes empresas hoteleiras;
- b) grupos de operadores;
- c) organizações de capital aberto;
- d) institutos de pesquisa em serviços;
- e) micro, pequenas e médias empresas.
- #114193
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CODEMIG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Em uma empresa pública de gestão de turismo, uma equipe de turismólogos foi encarregada de apresentar propostas para estudar as ausências de fluxos turísticos oriundos da sazonalidade. Como especialistas, sabem que a tomada de decisão correta em turismo depende do conhecimento do perfil dos visitantes, seu comportamento de consumo e preferências gerais. Para melhor conhecimento dessas categorizações, a equipe de turismólogos deverá:
- a) fazer consultas populares;
- b) identificar produtos turísticos mais visitados;
- c) realizar reuniões periódicas com o setor hoteleiro;
- d) consultar o estudo de demanda turística;
- e) calcular o impacto econômico do turismo.
- #114194
- Banca
- FGV
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CODEMIG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A hotelaria é um dos setores de maior importância para o desenvolvimento dos efeitos positivos da atividade turística. Dados do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET Nº 46, Abril de 2015) destacam a seguinte conclusão sobre o setor: “Após dez trimestres consecutivos de crescimento no Faturamento dos meios de hospedagem, jan.-mar./2015 apresentou saldo negativo (-13%), queda brusca se comparado com o saldo do trimestre anterior, que foi de 16%. O saldo é correspondente à diferença entre as assinalações de majoração do faturamento e as de queda, que para o primeiro trimestre de 2015 apresentaram, respectivamente, os seguintes percentuais de respondentes: 34% e 47%, enquanto 19% indicaram estabilidade.” Para o gestor de turismo, essa informação indica que:
- a) existe uma tendência natural do mercado de retração após longo período de alta;
- b) o número de turistas não caiu na temporada avaliada pela pesquisa;
- c) o setor acompanhou os resultados da economia, levado pela retração dos gastos dos turistas;
- d) haverá aumento de preços nos meses imediatamente seguintes aos da divulgação dos dados;
- e) independentemente das condições econômicas do país, o turismo segue em expansão.