Simulado CIDASC | CONCURSO
SIMULADO CIDASC
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CIDASC.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CIDASC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CIDASC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CIDASC contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CIDASC.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CIDASC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO CIDASC
Para realizar o simulado CIDASC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CIDASC você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para CIDASC é aqui!
- #178790
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A doença geralmente ocorre quando fatores de estresse estão envolvidos. O sorotipo dublin, adaptado aos bovinos, tem distribuição geográfica focal. No bovino adulto, a doença começa com febre alta e o aparecimento de coágulos sanguíneos nas fezes, seguido de diarreia profusa e, em seguida, ocorre uma queda na temperatura corporal normal. Os sinais de dor abdominal são muito pronunciados. O aborto é comum. A doença pode ser fatal dentro de alguns dias ou o animal pode se recuperar, tornando-se muitas vezes um portador e novos casos aparecem. Os bezerros são mais suscetíveis que os adultos, e neles a infecção dá origem a verdadeiros surtos epidêmicos, muitas vezes com elevada mortalidade. Septicemia e morte são frequentes em recém-nascidos. O estado portador é menos frequente entre os animais jovens e ocorre principalmente em bovinos adultos. A infecção é quase sempre espalhada pelas fezes de uma vaca que está eliminando o agente, mas também pode ser originária do leite.
Assinale a alternativa que está se referindo corretamente à doença descrita no trecho.
- a) Listeriose.
- b) Pasteurelose
- c) Salmonelose.
- d) Enterotoxemia
- e) Hemoglobinuria bacilar.
- #178791
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Programa Nacional de Controle HigiênicoSanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB), instituído pela Instrução Normativa Interministerial n° 7, de 8 de maio de 2012, foi elaborado para monitorar toda a produção do setor destinada ao consumo humano, como ostras, berbigões, vieiras e mexilhões.
O monitoramento de ..(1).. em moluscos bivalves será estabelecido por meio da estimativa da densidade média de ..(2).. em 100 gramas da parte comestível dos moluscos bivalves (NMP/100g), utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.
O monitoramento de ..(3).. em moluscos bivalves será estabelecido por meio da quantificação de ..(4).. em 1 quilograma (kg) da parte comestível dos moluscos bivalves, utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
- a) (1) biotoxinas marinhas • (2) biotoxinas produzidas por peixes marinhos • (3) micro-organismos contaminantes • (4) Salmonella spp
- b) (1) micro-organismos contaminantes • (2) Escherichia coli • (3) biotoxinas marinhas • (4) biotoxinas produzidas por microalgas marinhas
- c) (1) biotoxinas marinhas • (2) biotoxinas produzidas por microalgas marinhas • (3) micro-organismos contaminantes • (4) Escherichia coli
- d) (1) micro-organismos contaminantes • (2) biotoxinas produzidas por microalgas marinhas • (3) biotoxinas marinhas • (4) Escherichia coli
- e) (1) micro-organismos contaminantes • (2) Salmonella spp • (3) biotoxinas marinhas • (4) biotoxinas produzidas por peixes marinhos
- #178792
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
De acordo com os objetivos da Instrução Normativa n° 46, de 6 de outubro de 2011, quanto aos aspectos ambientais, os sistemas orgânicos de produção devem buscar:
- a) a degeneração de áreas degradadas.
- b) a redução da biodiversidade animal e vegetal.
- c) a assolação das áreas de preservação permanente.
- d) a proteção, a conservação e o uso racional dos recursos naturais.
- e) o aumento da pressão antrópica sobre os ecossistemas naturais e modificados.
- #178793
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
As doenças listadas na Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal. A notificação da suspeita ou ocorrência dessas doença é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal.
Assinale a alternativa que contém apenas doenças de notificação IMEDIATA de qualquer caso SUSPEITO.
- a) Botulismo, Cisticercose Suína, Coccidiose, Fasciolose Hepática, Leishmaniose, Leptospirose e Toxoplasmose.
- b) Anaplasmose bovina, Anemia Infecciosa das galinhas, Diarreia Viral Bovina, Doença de Marek, Gripe Equina, Piroplasmose Equina e Rinite Atrófica.
- c) Anemia Infecciosa das galinhas, Antraz (carbúnculo hemático), Cisticercose Suína, Diarreia Viral Bovina, Gripe Equina, Leishmaniose e Mormo.
- d) Botulismo, Coccidiose, Doença de Aujeszky, Doença de Marek, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Fasciolose Hepática e Toxoplasmose.
- e) Antraz (carbúnculo hemático), Doença de Aujeszky, Doença de Newcastle, Encefalopatia Espongiforme Bovina, Febre Aftosa, Mormo e Raiva.
- #178794
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A infecção clínica nos suínos varia de um rebanho para outro. Em alguns casos, a infecção ocorre subclinicamente, embora os animais possam exibir uma febre que dura alguns dias. Em outros, a infecção produz sintomas como aborto e nascimento de leitões fracos. Também se observou crescimento retardado de leitões, icterícia, hemoglobinúria, convulsões e distúrbios gastrintestinais. Às vezes, a meningite e a sintomatologia nervosa estão presentes. O aborto geralmente ocorre entre 15 e 30 dias após a infecção. Os principais sorovares que causam abortos ou leitões mortos são pomona, tarassovi e canicola. A infecção que ocorre durante o último terço da gravidez é a mais crítica na interrupção da gestação.
Assinale a alternativa que está se referindo corretamente à doença descrita no trecho.
- a) Leptospirose
- b) Campilobacteriose
- c) Doença de Aujeszky
- d) Peste Suína Clássica
- e) Tuberculose
- #178795
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a alternativa em que constam apenas doenças de notificação obrigatória de animais aquá- ticos ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), segundo a Portaria MPA n° 19, de 4 de fevereiro de 2015.
- a) Septicemia hemorrágica viral, Necrose pancreática infecciosa, Ictiofitiríase, Doença do sono da truta e Doença viral do bagre-do-canal.
- b) Doença viral do bagre-do-canal, Ictiofitiríase, Doença do rhabdovírus de lúcio, Doença do sono da truta e Doença iridoviral do esturjão branco.
- c) Anemia infecciosa do salmão, Infecção por alphavirus salmonídeo, Septicemia hemorrágica viral, Necrose pancreática infecciosa e Corinebacteriose.
- d) Necrose pancreática infecciosa, Infecção por alphavirus salmonídeo, Doença viral do bagre-do-canal, Doença iridoviral do esturjão branco e Corinebacteriose.
- e) Doença do rhabdovírus de lúcio, Doença iridoviral do esturjão branco, Anemia infecciosa do salmão, Septicemia hemorrágica viral e Ictiofitiríase.
- #178796
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Quanto aos procedimentos para registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais, definidos pelas Instrução Normativa n° 56, de 4 de dezembro de 2007, e Instrução Normativa n° 36, de 6 de dezembro de 2012, assinale a alternativa correta.
- a) Excluem-se da obrigatoriedade do registro os estabelecimentos avícolas que possuam até 10.000 aves.
- b) Deverá ser cumprida a distância mínima de 50 km entre um estabelecimento avícola de reprodução e abatedouros de qualquer finalidade, fábrica de ração, outros estabelecimentos avícolas de reprodução ou comerciais.
- c) Nos Estabelecimentos Incubatórios de Reprodução, proceder-se-á à vacinação obrigatória contra a doença de Gumboro, antes da expedição das aves de um dia.
- d) O médico veterinário Responsável Técnico será o responsável pela execução dos controles higiênico-sanitários dos plantéis dos Estabelecimentos Avícolas de Reprodução e Comerciais.
- e) Mesmo os galpões que utilizam cortinas permanentemente fechadas deverão obrigatoriamente utilizar telas específicas. Também deverão ter telas os galpões de postura comercial do tipo californiano clássico ou modificado.
- #178797
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Segundo a Instrução Normativa 25, de 19 de julho de 2016, ficam declarados como livres de Peste Suína Clássica (PSC) 16 Unidades Federativas e os Municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do Município de Canutama e sudoeste do Município de Lábrea, pertencentes ao Estado do Amazonas.
Assinale a alternativa em que constam apenas as Unidades Federativas livres de PSC.
- a) Acre, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.
- b) Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
- c) Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
- d) Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins.
- e) Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.
- #178798
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A Doença de Aujeszky (DA) causa transtornos nervosos em suídeos lactentes, respiratórios em adultos e problemas reprodutivos em fêmeas gestantes.
Sobre a vacinação dos suídeos contra Doença de Aujeszky, é correto afirmar:
- a) a vacinação apenas é permitida para aquelas propriedades com diagnóstico laboratorial negativo para a Doença de Aujeszky, realizado em laboratório oficial ou credenciado.
- b) apesar de ser uma doença grave, não é de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, pois não se trata de uma zoonose.
- c) as vacinas previnem a infecção pelo vírus da Doença de Aujeszky, porém não reduzem a manifestação dos sinais clínicos.
- d) leitões vacinados com vacina viva atenuada (naquelas Unidades Federativas onde seu uso é previsto pelo Plano Estadual aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior), não devem, sob hipótese alguma, serem abatidos. Seus destinos serão os de reprodutores.
- e) é permitido somente o uso, no país, de vacinas (inativadas ou vivas atenuadas) deletadas pelo menos para a glicoproteína viral gE, assim como de kits para diagnósticos que permitam identificar anticorpos contra essa partícula viral específica, ambos devidamente licenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior.
- #178799
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- CIDASC-SC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
De acordo com a Portaria SAR n° 60, de 10 de outubro de 2016, que estabelece o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (SRBOV-SC), assinale a alternativa correta.
- a) Os brincos oficiais de identificação animal constam de um brinco maior que será aplicado na orelha direita e um brinco menor que será aplicado na orelha esquerda.
- b) A identificação dos bovinos e bubalinos é facultativa, cabendo aos produtores rurais requerer a quantidade necessária de brincos para identificar os animais nascidos em Santa Catarina, ou para repor brincos eventualmente perdidos ou danificados.
- c) O prazo para a identificação dos animais nascidos em Santa Catarina é de até 365 dias, a contar da data de nascimento, sendo obrigatória a identificação prévia ao trânsito quando houver movimentação dos animais antes dos 365 dias de idade.
- d) Ao Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da SAR, caberá propiciar condições para viabilizar o cadastramento dos produtores rurais que tiverem interesse em identificar seus os bovinos e bubalinos.
- e) Somente serão identificados rebanhos cujo proprietário possua Talão de Nota Fiscal do Produtor Rural.