Simulado Ceron - RO de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
SIMULADO CERON - RO DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Ceron - RO.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Ceron - RO que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Ceron - RO, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Ceron - RO de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Ceron - RO.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Ceron - RO. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO Ceron - RO
Para realizar o simulado Ceron - RO você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Ceron - RO você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Ceron - RO é aqui!
- #169369
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(1,0) 1 -
Ainda em relação ao Sistema de Gestão em SSO, definido pela OSHAS 18001, a organização/empresa deve estabelecer e manter procedimentos para definir responsabilidade e autoridade em algumas situações. São elas, exceto:
- a) Tratar e investigar acidentes e não-conformidades apenas, desconsiderando os incidentes/quase acidentes.
- b) Adotar medidas para reduzir quaisquer consequências oriundas de acidentes, incidentes ou não-conformidades.
- c) Iniciar e concluir ações corretivas e preventivas.
- d) Confirmar a eficácia das ações corretivas e preventivas adotadas.
- #169370
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(1,0) 2 -
De acordo com a OSHAS 18001:1999, que trata sobre o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, os funcionários da empresa também possuem participação importante. Conforme o item 4.4.3 – Consulta e Comunicação, assinale a alternativa incorreta. Os funcionários devem ser:
- a) Envolvidos no desenvolvimento e análise crítica das políticas e procedimentos para a gestão de riscos.
- b) Consultados quando existirem quaisquer mudanças que afetem sua segurança e saúde no local de trabalho.
- c) Informados sobre quem é(são) seu(s) representante(s) nos assuntos de SSO, e sobre o representante nomeado pela administração.
- d) Representados nos assuntos de segurança e saúde, bem como sugerir melhorias para o ambiente de trabalho, auxiliar na elaboração de relatórios de melhorias e participar da implementação das medidas de controle.
- #169371
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(1,0) 3 -
Assinale a alternativa que está correta em relação a NR-26, item 26.2.2.2 A rotulagem preventiva deve conter os seguintes elementos:
- a) Identificação e composição do produto químico; pictograma(s) de perigo; palavra de advertência; frase(s) de perigo; frase(s) de precaução; informações suplementares.
- b) Identificação do produto químico; pictograma(s) de perigo; palavra de advertência; informações suplementares.
- c) Identificação e composição do produto químico; pictograma(s) de perigo; palavra de advertência.
- d) Indicação do nome, a informação de que se trata de produto não classificado como perigoso e recomendações de precaução.
- #169372
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(1,0) 4 -
A NR-13, que trata de caldeiras e vasos de pressão, determina que as caldeiras devem possuir um livro de Registro de Segurança, constituído por livro de páginas numeradas, pastas ou sistema informatizado com confiabilidade equivalente. Neste registro devem ser marcadas algumas inspeções, as quais são classificadas em 3 categorias. São inspeções obrigatórias as listadas abaixo, exceto:
- a) Inspeções de segurança inicial.
- b) Inspeções de segurança de válvulas.
- c) Inspeções de segurança periódica.
- d) Inspeções de segurança extraordinária.
- #169373
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(1,0) 5 -
Conforme a NR-06, Todo EPI deverá apresentar em caracteres indeléveis e bem visíveis algumas informações, exceto quando houver a impossibilidade de cumprir esta determinação e o órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho autorizar forma alternativa de gravação. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contém as informações corretas que devem estar apresentadas no EPI:
- a) Nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.
- b) Nome comercial e CNPJ da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.
- c) Razão social da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.
- d) Razão social, Nome comercial e CNPJ da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA.
- #169374
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(1,0) 6 -
A NR-06, que trata sobre Equipamento de Proteção Individual – EPI, também ressalta a importância da adoção de medidas de proteção coletiva antes mesmo da adoção de medidas individuais. Com base nos conhecimentos técnicos sobre riscos ambientais e medidas de controle existentes para cada risco, assinale a alternativa incorreta:
- a) Agende físico - Ruído. EPI: Protetor auditivo e EPC: Manutenção preventiva de maquinas, isolamento da fonte de ruído, entre outras.
- b) Agente físico - Radiação ionizante. EPI: vestimenta plumbífera (avental, luva, protetor de gônadas e protetor de tireóide) e EPC: Paredes baritadas, sinalização de segurança, entre outras.
- c) Agente químico - Gases ácidos. EPI: Respirador semi facial ou facial inteiro tipo PFF3 e EPC: Isolamento da fonte geradora, ventilação e/ou exaustão, substituição do agente nocivo, entre outros.
- d) Agente químicos - Poeiras metálicas. EPI: Respirador semi facial PFF1 e EPC: Isolamento da fonte geradora ou definição de local específico para realização da atividade que gere o risco, entre outras.
- #169375
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(1,0) 7 -
Conforme a portaria N.º 25, de 29 de dezembro 1994, a elaboração de mapas de riscos devem seguir alguns critérios, um deles é a utilização de cores para a classificação dos perigos ocupacionais. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a cor utilizada na representação de cada perigo:
- a) Riscos físicos: vermelho.
- b) Risco biológico: marrom.
- c) Riscos ergonômicos: Azul.
- d) Risco químico: verde.
- #169376
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(1,0) 8 -
A NR-05 determina que os membros integrantes da CIA, inclusive secretários, deverão participar de treinamento antes da posse ou no prazo de até 30 dias após a posse, quando se tratar de primeiro mandato da CIPA. Em relação ao treinamento, assinale a alternativa incorreta:
- a) A CIPA será ouvida sobre o treinamento a ser realizado, inclusive quanto à entidade ou profissional que o ministrará, constando sua manifestação em ata, cabendo à CIPA vigente escolher a entidade ou profissional que ministrará o treinamento.
- b) A CIPA será ouvida sobre o treinamento a ser realizado, inclusive quanto à entidade ou profissional que o ministrará, constando sua manifestação em ata, cabendo à CIPA vigente escolher a entidade ou profissional que ministrará o treinamento.
- c) O treinamento poderá ser ministrado pelo SESMT da empresa, entidade patronal, entidade de trabalhadores ou por profissional que possua conhecimentos sobre os temas ministrados.
- d) Quando comprovada a não observância aos itens da NR relacionados ao treinamento, a unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, determinará a complementação ou a realização de outro, que será efetuado no prazo máximo de trinta dias, contados da data de ciência da empresa sobre a decisão.
- #169377
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(1,0) 9 -
Algumas atividades da CIPA encontram-se citadas em outras Normas Regulamentadoras que não na NR-05. Assinale a alternativa que não corresponde uma destas atividades não previstas na NR-05, ou seja, assinale a alternativa incorreta:
- a) Conhecer o documento base do PPRA e suas alterações, conforme NR-09 “O documento-base e suas alterações e complementações deverão ser apresentados e discutidos na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR-5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas desta Comissão”.
- b) Participar da renovação do PPRA, conforme NR- 09 “Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades, com a participação e acompanhamento da CIPA ou designado da empresa”.
- c) Conhecer o relatório Anual do PCMSO, conforme NR-07 “O relatório anual deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão”.
- d) Auxiliar na recomendação os Equipamentos de Proteção Individual necessários para as atividades na empresa, conforme NR-06 “Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade”.
- #169378
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(1,0) 10 -
Conforme a NR-07 e NR-09, de quem é a responsabilidade de elaborar e implementar o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais:
- a) Empregador.
- b) Técnico em Segurança do Trabalho.
- c) SEESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.
- d) Engenheiro de Segurança do Trabalho.
- #169379
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(1,0) 11 -
De acordo com a NR-07 o empregador tem certas responsabilidades que deve cumprir. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não corresponde a uma responsabilidade do empregador:
- a) Garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia.
- b) Custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO.
- c) Indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO.
- d) Participar, em conjunto com o médico do trabalho, da determinação dos exames completares indicados em cada exame ocupacional, definindo as clínicas parceiras para a realização dos exames e a periodicidade de cada avaliação.
- #169380
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(1,0) 12 -
Muitos dos produtos químicos utilizados nas indústrias contém uma substância denominada Metil Etil Cetona - MEK, que dissolve muitas substâncias e é usada como solvente em processos envolvendo gomas naturais, resinas, revestimentos de acetato de celulose e nitrocelulose e em filmes de vinil. Este produto É também usada na indústria de borracha sintética, na manufatura de plásticos, têxteis, na produção de ceras de parafina, em produtos domésticos tais como lacas, vernizes, removedores de tinta (thinners), colas e como agente de limpeza. O MEK consta no quadro I da NR-07 Parâmetros para Controle Biológico da Exposição Ocupacional a Alguns Agentes Químicos, onde cita quais indicadores biológicos devem ser analisados nos exames ocupacionais. O MEK tem como indicador(es) biológico(s):
- a) Urina.
- b) Urina e sangue.
- c) Sangue
- d) Urina, sangue e fezes.
- #169381
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(1,0) 13 -
Conforme o ANEXO I do QUADRO II da NR-07, que trata sobre as DIRETRIZES E PARÂMETROS MÍNIMOS PARA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA AUDIÇÃO EM TRABALHADORES EXPOSTOS A NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA ELEVADOS, assinale a alternativa que for correta:
- a) Devem ser submetidos a exames audiométricos de referência e sequenciais, no mínimo, todos os trabalhadores que exerçam ou exercerão suas atividades em ambientes cujos níveis de pressão sonora ultrapassem os limites de tolerância estabelecidos nos anexos 1 e 2 da NR 15 da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho, e que seja imposto o uso de protetor auditivo.
- b) O exame audiométrico será executado por profissional habilitado, ou seja, médico, fonoaudiólogo ou enfermeiro do trabalho, conforme resoluções dos respectivos conselhos federais profissionais.
- c) O exame audiométrico será realizado, no mínimo, no momento da admissão, no 6º (sexto) mês após a mesma, anualmente a partir de então, e na demissão.
- d) O trabalhador permanecerá em repouso auditivo por um período mínimo de 12 horas até o momento de realização do exame audiométrico.
- #169382
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(1,0) 14 -
A instrução normativa nº 88, de 30 de novembro de 2010, que estabelece diretrizes para as análises de acidentes de trabalho efetuadas por Auditor-Fiscal do Trabalho e modelo de relatório, em seu Art. 5º cita as providências para as análises de acidente de trabalho que deverão ser tomadas, a partir do conhecimento do evento, com a urgência requerida por cada caso, e as análises serão realizadas in loco. Neste artigo a lei estabelece que alguns deveres do Agente Fiscalizador do Trabalho. Faz parte destes deveres, exceto:
- a) Investigar a existência de irregularidades e infrações relativas às Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho – NRs aprovadas pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978, especialmente as de n.º 1, 4, 5, 7 e 9, e a provável deficiência na capacitação dos trabalhadores ou outros aspectos de gestão de segurança e saúde do trabalho que influenciaram a ocorrência do evento.
- b) Investigar a influência de possíveis infrações decorrentes do descumprimento da legislação disciplinadora da jornada de trabalho e dos períodos de descanso na ocorrência do evento.
- c) Entrevistar os trabalhadores e outras pessoas direta ou indiretamente envolvidas para a apuração dos fatos.
- d) Emitir Termo de Ajustamento de Conduta – TAC firmado entre o agente e o representante legal da empresa para que o empregador se comprometa a adequar as situações irregulares que poderão influenciar na reincidência de acidentes de trabalho semelhantes.
- #169383
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(1,0) 15 -
Conforme a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, assinale a alternativa incorreta:
- a) Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
- b) Considera-se empregado toda pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
- c) Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.
- d) Nenhuma das alternativas anteriores.