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Simulado CEFET-MG | Pedagogo | CONCURSO

Simulado CEFET-MG | Pedagogo

📚 Simulado CEFET-MG | Pedagogo | cód.7612

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🧪 Este Simulado CEFET-MG foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: CEFET-MG
  • 👔 Cargo: Pedagogo
  • 📚 Matéria: Matérias Diversas
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: CEFET-MG
  • ❓ Quantidade de Questões: 16
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 48 minutos

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#112477
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CEFET-MG
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(1,0) 1 - 

Em 2010, foi encaminhada à SETEC/MEC uma proposta de parecer contendo cinco possibilidades de formação de professores para a EPT: quatro resultantes dos debates promovidos nos anos de 2006 e 2007 e uma constante na Resolução CNE/CP 02/1997. (PACHECO, 2012, p. 82) De acordo com essas propostas, a formação de professores para a EPT NÃO é possibilitada por intermédio de cursos de

  • a) licenciatura, ofertados para para egressos de graduação.
  • b) especialização, lato sensu para profissionais graduados.
  • c) licenciatura, integrados ao curso de graduação em tecnologia.
  • d) licenciatura, ofertados para técnicos de nível médio ou equivalente.
  • e) licenciatura, ofertados para egressos de curso de pós-graduação strictu sensu
#112478
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(1,0) 2 - 

Hernandez (1998) convida a escola a transgredir a visão de educação escolar, a visão de aprendizagem e a visão de organização dos conteúdos como necessidades do século xxI. Para isso, apresenta os projetos de trabalho, na perspectiva de currículo integrado de caráter transdisciplinar, como alternativa à apreensão do conhecimento de uma maneira fragmentada.

Enumere de (1) a (8) a sequência de passos apresentada pelo autor que conferem a qualidade de um trabalho por projetos.

( ) Selecionam-se fontes de informação.
( ) Conecta-se com um novo tema ou problema.
( ) Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas.
( ) Estabelecem-se relações com outros problemas.
( ) Inicia-se um processo de pesquisa.
( ) Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
( ) Recapitula-se o que se aprendeu.
( ) Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido.

A ordem correta encontrada é

  • a) 3, 8, 4, 5, 2, 1, 7, 6.
  • b) 3, 7, 5, 4, 1, 2, 6, 8
  • c) 2, 8, 4, 5, 1, 3, 7, 6.
  • d) 2, 7, 5, 4, 1, 3, 6, 8
  • e) 1, 7, 5, 4, 2, 3, 6, 8.
#112479
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(1,0) 3 - 

Considerando-se a Educação Ambiental, o ensino de História Afro- Brasileira e a Educação Especial, é correto afirmar que

  • a) a neutralidade das questões ambientais valoriza as dimensões polí- tica e pedagógica na prática educativa.
  • b) os conhecimentos relativos ao meio ambiente devem estar inseridos como disciplina específica no currículo escolar
  • c) as escolas inclusivas devem considerar um currículo diferente para atender aos estudantes com necessidades especiais.
  • d) as escolas inclusivas são mais bem sucedidas ao atrair apoio da comunidade quando há inovação no uso dos recursos disponíveis
  • e) o entendimento conceitual sobre racismo ajuda os educadores a lidar com práticas racistas, na escola, desde que vivenciadas em seu cotidiano.
#112480
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(1,0) 4 - 

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica (BRASIL. MEC/CNE, 2002), parágrafo 3º do artigo 6º, a definição dos conhecimentos exigidos para a constituição de competências, dentre outras, deverá contemplar os

  • a) conteúdos da didática e da metodologia de ensino.
  • b) conteúdos psicossociais relacionados à prática docente.
  • c) conhecimentos laborais, técnicos, científicos e tecnológicos.
  • d) conteúdos sobre a organização e o funcionamento do ensino, incluindo os princípios da gestão escolar democrática.
  • e) conhecimentos sobre crianças, jovens e adultos, envolvendo as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
#112481
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(1,0) 5 - 

Segundo Zabala (2002), multidisciplinaridade é a

  • a) interação entre duas ou mais disciplinas
  • b) execução axiomática comum a um conjunto de disciplinas.
  • c) integração global das disciplinas dentro de um sistema totalizador.
  • d) justaposição de diferentes disciplinas, às vezes, sem relação aparente entre si.
  • e) junção de disciplinas mais ou menos próximas em um mesmo setor de conhecimento.
#112482
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(1,0) 6 - 

O trabalho, como princípio educativo, incorpora a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Como produtor de sua realidade, o sujeito se apropria dela e pode transformá-la.
(BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007, p. 46). Adaptado.

Nesta perspectiva, o trabalho é princípio educativo no ensino, quando se

  • a) compreende a educação como processo de produção de símbolos, representações e significados.
  • b) percebe a educação como o domínio das diferentes técnicas que caracterizam os modos de produção.
  • c) instiga a curiosidade do estudante em direção ao mundo que o cerca, sem incorporar pacotes fechados de informações e de saberes.
  • d) envolve as diferentes formas de criação da sociedade, incorporando o conhecimento característico de um tempo histórico e de grupos sociais.
  • e) proporciona a compreensão do processo histórico de produção cien- tífico-tecnológica, como conhecimentos desenvolvidos socialmente pelo ser humano.
#112483
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(1,0) 7 - 

“Os instrumentos empregados nos processos de avaliação referem- se a tarefas que são planejadas com o propósito de subsidiar, com dados, a análise do professor acerca do momento de aprendizagem de seus estudantes. Esses instrumentos utilizados no processo de avaliação, sejam referenciados nos programas gerais ou no estágio de desenvolvimento dos estudantes reais existentes em uma sala de aula, devem partir de uma especificação muito clara do que se pretende avaliar.”

(BRASIL. MEC/SEB. FERNANDES, Cláudia de Oliveira; FREITAS, Luiz Carlos de. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília, 2007.) (Adaptado)

Na elaboração de um instrumento de avaliação, deve-se levar em consideração .

I- a relevância do conteúdo a ser avaliado.
II- a coerência com os propósitos de ensino.
III- a contextualização daquilo que se investiga.
IV- o contexto social e cultural do estudante a ser avaliado.
V- a capacidade de leitura e escrita, bem como o raciocínio.
VI- as diretrizes definidas pelo Estado por meio dos sistemas nacionais de avaliação.

São INCORRETOS apenas os itens

  • a) I e II.
  • b) II e IV.
  • c) IV e VI.
  • d) III e V.
  • e) V e VI.
#112484
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(1,0) 8 - 

As profundas modificações que têm ocorrido no mundo do trabalho trazem novos desafios para a educação. Kuenzer (2008) analisa os delineamentos da nova pedagogia que se desenvolve, no âmbito das relações sociais e produtivas, determinadas por tais mudanças no mundo do trabalho.

Nesse contexto

I- a escola garante a apropriação do conhecimento, cabendo ao professor a função de mediador no processo da aprendizagem.

II- a nova pedagogia cria condições para o desenvolvimento de subjetividades, viabilizando a internalização dos conhecimentos.

III- a definição de procedimentos metodológicos deve permitir a organização dos conteúdos na estrutura lógico-formal das áreas do conhecimento.

IV- a realidade virtual influencia a expansão dos espaços escolares, possibilitando o acesso imediato às informações por diversos meios.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • a) I, II.
  • b) II, III.
  • c) III, IV.
  • d) I, II, IV.
  • e) I, III, IV
#112485
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(1,0) 9 - 

A meta 11 do Plano Nacional de Educação (2011-2020), referente à formação do trabalhador, relaciona-se com a educação profissional técnica de nível médio e estabelece como prioridade a

  • a) redução da forma de oferta concomitante.
  • b) obrigação da forma integrada para manter a qualidade do ensino.
  • c) duplicação das matrículas, assegurando a qualidade da oferta
  • d) criação de mecanismos para a garantia do acesso e da permanência dos alunos.
  • e) verticalização do ensino, visando ao acesso do egresso do nível médio profissional ao ensino superior.
#112486
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(1,0) 10 - 

(...) Foi dentro da compreensão
Desse instante solitário
Que, tal sua construção
Cresceu também o operário.
Cresceu em alto e profundo
Em largo e no coração
E como tudo que cresce
Ele não cresceu em vão
Pois além do que sabia
- Exercer a profissão
- O operário adquiriu
Uma nova dimensão: (...)
Vinicius de Moraes

Pensar a formação do trabalhador brasileiro, na perspectiva de uma formação unitária, como definiu Gramsci (1986), é compreender que essa formação deve possibilitar conhecimentos que vão além de saber “exercer a profissão”, como apontou Vinicius de Moraes, no poema “O Operário em Construção”.

De acordo com Pires apud Dourado (2010), a formação do trabalhador na perspectiva humanista passa pelo entendimento da educação como

  • a) direito social.
  • b) mediação cultural
  • c) ciência e tecnologia.
  • d) mecanismo de globalização.
  • e) mediação entre capital e trabalho
#112487
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(1,0) 11 - 

As pesquisas de Dayrell (1997) sobre “o jovem como sujeito social”, consideram que

  • a) o termo juventudes, no plural, enfatiza os modos de ser jovem, considerando suas especificidades.
  • b) a juventude, na perspectiva cultural, implica sua vinculação a critérios rígidos e predeterminados pela sociedade.
  • c) os jovens, na qualidade de sujeitos sociais, apresentam dificuldades em construir modos típicos de vivência em seu cotidiano.
  • d) a juventude é, ao mesmo tempo, uma condição social e um tipo de representação que se concretiza meramente no aspecto cultural.
  • e) os jovens podem ser compreendidos como parte de um processo mais amplo de constituição de sujeitos, sem influência do meio social.
#112488
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(1,0) 12 - 

De acordo com Libâneo (2008), a educação no neoliberalismo enfatiza a

  • a) igualdade de oportunidades na equidade social.
  • b) reflexão sobre o governo democrático, coletivista e igualitarista.
  • c) formação das elites intelectuais por meio de uma escola diferenciada.
  • d) orientação para a cidadania a partir da planificação dos sistemas de ensino.
  • e) seleção das competências, fundamentada em critérios naturais de inteligência.
#112489
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(1,0) 13 - 

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, uma das finalidades da educação superior é

  • a) propagar o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna
  • b) estimular o uso de metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes.
  • c) desenvolver o educando e assegurar sua formação comum, indispensável para o exercício da cidadania.
  • d) promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade.
  • e) aprimorar o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento do pensamento crítico
#112490
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(1,0) 14 - 

De acordo com Vieira apud Mancebo (2009), a educação superior vivencia um processo de “privatização” por consequência da desobrigação financeira da União, que se deve, em parte, aos programas governamentais como o

  • a) ENEM.
  • b) PROUNI.
  • c) SINAES.
  • d) REUNI
  • e) ENADE.
#112491
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(1,0) 15 - 

“O sentido do ensino médio integrado, de natureza filosófica, expressa uma concepção de formação humana, com base na integração de todas as dimensões da vida no processo educativo, visando à formação omnilateral dos sujeitos. Essas dimensões são o trabalho, a ciência e a cultura.”
(BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007.)

Nesse sentido, o trabalho é compreendido como a(o) (s)

  • a) conhecimentos técnicos produzidos pela humanidade.
  • b) realização humana inerente ao ser na perspectiva ontológica
  • c) processo dinâmico de socialização de uma determinada população.
  • d) valores éticos orientadores das normas de conduta de uma sociedade.
  • e) inovações tecnológicas possibilitadoras do desenvolvimento dos processos industriais.