Processando...

Simulado CEDERJ de Português | VESTIBULAR

Simulado CEDERJ de Português

SIMULADO CEDERJ DE PORTUGUÊS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular CEDERJ.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CEDERJ que foi organizado pela CECIERJ . Estas questões são de Português, contendo os assuntos de Interpretação de Textos , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Sintaxe , Uso dos conectivos ( assuntos),Coesão e coerência , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,( Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre., que foram extraídas dos Vestibular anteriores CEDERJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CEDERJ de Português contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Português, Interpretação de Textos , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Sintaxe , Uso dos conectivos assuntos)Coesão e coerência , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre, para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular CEDERJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular CEDERJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CEDERJ
Para realizar o simulado CEDERJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CEDERJ você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CEDERJ é aqui!


#120100
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Como ocorre com os emojis e stikers, a visualidade é também explorada na composição de textos poéticos, tomando parte em sua significação. No poema concreto de Décio Pignatari, há um jogo fonético e visual, pela troca das vogais, nos vocábulos LIXO e LUXO, com intenção de:

  • a) Narração de fato, ao contar que o luxo, visto à distância, é, na verdade, lixo
  • b) Descrição de fato, ao mostrar como ocorre o processo de reciclagem
  • c) Humor social, ao revelar como o que parece luxo para alguns pode ser um lixo para outros
  • d) Crítica social, ao indicar que o lixo é composto pelos luxos da sociedade
#120101
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A oração “por serem divertidas, fofas, criativas” (linhas 5-6) veicula uma ideia de:

  • a) Causa
  • b) Comparação
  • c) Condição
  • d) Finalidade
#120102
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Mas, nesse aspecto, sempre foi limitada” (linha 10) .
A expressão “nesse aspecto” atua na coesão textual, referindo-se

  • a) à dificuldade que a escrita apresenta para a transmissão da ironia, da brincadeira.
  • b) às indesejáveis marcas de oralidade na escrita, condenadas pela gramática prescritiva.
  • c) à limitação dos sinais de pontuação para trazer a oralidade para a escrita.
  • d) ao baixo nível de letramento dos leitores brasileiros, que não entendem ironias.
#120103
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Na oração “Figurinhas viram febre”, a expressão sublinhada é

  • a) denotativa.
  • b) literal.
  • c) eufêmica.
  • d) metafórica.
#120104
Banca
CECIERJ
Matéria
Português
Concurso
CEDERJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

O texto apresenta, predominantemente, uma estrutura

    • a) descritiva.
    • b) expositiva.
    • c) enumerativa.
    • d) argumentativa.
    #120105
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Considere os fragmentos I e II.

    I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)

    II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)

    Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:

    • a) Adição; comparação
    • b) Adversidade; intensificação
    • c) Negação; modo
    • d) Inclusão; adição
    #120106
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    “Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)

    Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:

    • a) Pronome relativo, conjunção subordinativa, adjetivo
    • b) Conjunção subordinativa, pronome relativo, advérbio
    • c) Conjunção coordenativa, conjunção subordinativa, substantivo
    • d) Partícula de reforço, conjunção coordenativa, adjetivo
    #120107
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de

    • a) usar uma metáfora criativa, divertindo os leitores desde o início do editorial.
    • b) confundir os leitores, apresentando um significado equivocado para a palavra “podcasts”.
    • c) captar o leitor, simulando o desconhecimento de muitas pessoas em relação aos podcasts.
    • d) comparar os podcasts aos gatos de estimação, alertando aos leitores sobre a dependência que causam.
    #120108
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    A sucessão de orações coordenadas com verbo no presente, sem ligação por meio de conectivos, tem função expressiva na seguinte passagem do Texto I :

    “O sol brilha, as casas estão encharcadas de luz, o vento bole nas árvores úmidas, a manhã cheira a sereno e a flor...” (linhas 20-23)

    Assinale a alternativa que analisa corretamente a função dessa sequência de orações no texto.

    • a) A sequência de orações coordenadas indica que a personagem estava apressada, ofegante, sem capacidade de observação.
    • b) As orações coordenadas indicam ações de Clarissa, encadeadas numa ordem lógica.
    • c) As orações coordenadas indicam que a personagem se detinha diante de cada aspecto da paisagem que contemplava, parando a todo momento.
    • d) A sequência de orações coordenadas indica que vários aspectos da paisagem se apresentavam ao mesmo tempo à observação da menina, durante sua caminhada.
    #120109
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Erico Veríssimo e Ana Maria Machado são considerados representantes da ficção literária surgida após o modernismo brasileiro. Cada um deles, no entanto, apresenta características próprias.
    Assinale a afirmativa correta a respeito das diferenças entre eles, considerando os dois textos lidos.

    • a) Erico Veríssimo criou, com Clarissa, o modelo de uma narrativa coloquial, povoada de personagens infelizes e angustiados. Ana Maria Machado, ao criar Gabi, apresenta uma narrativa em que ficção e realidade se misturam.
    • b) Erico Veríssimo apresenta os estados de alma dos personagens, construindo tipos de grande força lírica e dramática, como Clarissa. Ana Maria Machado recolhe do cotidiano o material para sua ficção, criando personagens comuns, que expressam inquietações, medos e certezas por meio de suas ações, como Gabi.
    • c) Erico Veríssimo retrata a vida do interior, com personagens simples e ingênuos, como Clarissa. Ana Maria Machado recria a vida urbana, com personagens indiferentes às questões políticas e sociais, como Gabi.
    • d) Erico Veríssimo privilegia em suas obras a figura do narrador, deixando os personagens sem voz. Ana Maria Machado privilegia o diálogo entre personagens, apagando a voz do narrador.
    #120110
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    No Texto II, são exemplos do uso coloquial, informal, da língua portuguesa as seguintes passagens:

    “Desde o começo, sempre foi um assunto em que a gente estava de acordo.” (linhas 2-3)
    “Aí eles engolem aquele plástico que pode asfixiar os coitados de uma hora para outra.” (linhas 18-19)
    Assinale a alternativa que descreve corretamente o uso de traços de oralidade nas frases destacadas.

    • a) Emprego da expressão a gente em lugar do pronome nós; emprego do conector em sequência narrativa.
    • b) Emprego da expressão a gente com valor de 1ª pessoa do plural; emprego do pronome aí como conector de diálogos.
    • c) Emprego inadequado da vírgula depois da expressão temporal desde o começo; uso do verbo engolir em sentido figurado.
    • d) Emprego do pretérito imperfeito (estava) em lugar do futuro do pretérito (estaria); emprego do conector para ligar sequências descritivas.
    #120111
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    Existe uma diferença no modo de narrar os dois textos. Observe os períodos iniciais:

    Texto I: “Clarissa vai andando...” Texto II: “Toda a vida, Bruno e eu sempre conversamos muito sobre ecologia, meio ambiente, essas coisas.”

    Leia as afirmações a respeito do papel do narrador nos dois textos e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação a elas.
    I Em Clarissa, a narração em 3ª pessoa instala um narrador que observa as ações, pensamentos e emoções do personagem.
    II Em Clarissa, o narrador em 3ª pessoa não demonstra simpatia pelo personagem, adotando uma visão crítica do comportamento e emoções da jovem.
    III Em Gabi, o narrador em 1ª pessoa torna a narrativa subjetiva e emocional, deixando sem voz os outros personagens.
    IV Em Gabi, a narração em 1ª pessoa põe a própria personagem no comando da narrativa.

    • a) As afirmativas I, II e III são parcialmente corretas.
    • b) As afirmativas I e III são erradas em relação ao tipo de narrador.
    • c) As afirmativas I e IV analisam corretamente o papel do narrador.
    • d) As afirmativas II e IV são as mais adequadas à descrição do papel do narrador.
    #120112
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Clarissa e Gabi são personagens que exemplificam visões de mundo e comportamentos diferentes.
    Assinale a alternativa em que se resume adequadamente a diferença entre as duas jovens.

    • a) Clarissa sonha com um mundo melhor e Gabi só pensa em agradar o namorado que veio da Itália.
    • b) Clarissa é ingênua e alegre. Gabi é infeliz e pessimista.
    • c) Clarissa é sonhadora e tem uma visão ingênua e descompromissada do mundo. Gabi é engajada e comprometida socialmente.
    • d) Clarissa é preconceituosa, romântica e cheia de sonhos. Gabi é forte, participante e agressiva em suas ações e pensamentos.
    #120113
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    TEXTO 3

    A tirinha em tela foi publicada às vésperas do dia internacional da mulher deste ano de 2019. A referência à data está expressa na placa que a menina carrega: “8M” (8 de março).

    Nos enunciados “A LUTA”, “HÁ LUTA” e “À LUTA”, observam-se três

    • a) adjuntos adnominais modificando o núcleo nominal “luta”.
    • b) frases nominais construídas em torno do substantivo abstrato “luta”.
    • c) enunciados com a mesma pronúncia, diferenciados por artigo, verbo e preposição com artigo.
    • d) sintagmas verbais em torno da nominalização do verbo “lutar”.
    #120114
    Banca
    CECIERJ
    Matéria
    Português
    Concurso
    CEDERJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    “A gesta dentro de mim... / um mundo heroico, sublimado, / superposto, insuspeitado, / misturado à realidade.”

    Os vocábulos acima sublinhados foram formados, respectivamente, pelos processos de

    • a) derivação prefixal; derivação prefixal; derivação sufixal.
    • b) derivação sufixal; derivação sufixal; derivação prefixal.
    • c) derivação sufixal; derivação prefixal; derivação sufixal.
    • d) derivação prefixal; derivação sufixal; derivação prefixal.