Simulado CEDERJ de Português | VESTIBULAR
SIMULADO CEDERJ DE PORTUGUÊS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Vestibular do País, através de simulados para Vestibular, provas e questões de Vestibular.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Vestibular CEDERJ.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CEDERJ que foi organizado pela CECIERJ . Estas questões são de Português, contendo os assuntos de Interpretação de Textos , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Sintaxe , Uso dos conectivos ( assuntos),Coesão e coerência , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,( Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre., que foram extraídas dos Vestibular anteriores CEDERJ, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CEDERJ de Português contém um total de 20 questões de Vestibular com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Português, Interpretação de Textos , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto,Sintaxe , Uso dos conectivos assuntos)Coesão e coerência , Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre, para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Vestibular CEDERJ.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Vestibular CEDERJ. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Vestibular. Se você esta estudando para ser aprovado para Vestibular não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O SIMULADO CEDERJ
Para realizar o simulado CEDERJ você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CEDERJ você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para CEDERJ é aqui!
- #120115
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Na segunda estrofe, as expressões “Na quietude sepulcral”, por um lado, e “a fala alta”, “a risada franca”, “o grito espontâneo” e “a turbulência ativa das crianças”, por outro, sublinhadas no poema, transmitem uma dualidade vivenciada pela enunciadora em sua infância. Estilisticamente, essa situação é expressa, nessa estrofe, pela figura de linguagem:
- a) Hipérbole, marcada por dois sentimentos extremos: amor e ódio
- b) Antítese, marcada, no texto, por duas percepções: a quietude da casa e o barulho das crianças
- c) Eufemismo, marcado pelo comedimento em duas atitudes: repressão e obediência
- d) Metáfora, marcada pela expressão de dois tempos: presente e passado
- #120116
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
O enunciado “A rua... a rua!...”, no contexto do poema, constitui uma frase
- a) optativa que expressa um desejo de infância.
- b) exclamativa que expressa um receio de menina.
- c) declarativa que expressa uma referência à realidade.
- d) imperativa que expressa um convite ao amadurecimento.
- #120117
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 18 -
O trecho do poema de Cora Coralina revela inquietação quanto
- a) ao anseio de uma vida lúdica e sem regras, própria das pessoas que viviam nas ruas.
- b) ao medo da quietude sepulcral que caracterizava a casa onde ela vivera sua infância.
- c) à barulheira provocada pelas crianças de sua família, que riam alto, gritavam e faziam bagunça.
- d) à educação repressora dada às meninas de sua época, restritas ao espaço privado.
- #120118
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 19 -
NOS ANOS 1940, MULHERES FORAM PRESAS POR JOGAR FUTEBOL NAS RUAS DE BELO HORIZONTE
Renan Damasceno /Estado de Minas
Página original do Diário da Tarde (Foto: Arquivo EM)
Em 1940, mulher jogando futebol em Belo Horizonte era caso de polícia. “Mulheres jogavam futebol à noite, no fim da linha de Lourdes”, chamava a atenção o Diário da Tarde de 20/4/1940. “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”. O caso parece pitoresco, não fosse trágico, e revela um pouco sobre o preconceito dos primeiros registros de mulheres jogando futebol na capital mineira encontrados nos arquivos dos Diários Associados.
Disponível em: https://www.mg.superesportes.c... 2019/03/22/noticia_interior,574010/nos-anos-1940-mulheres-foram-presas-por-jogar-futebol-nas-ruas-de-bel. shtml?fbclid=IwAR3S-N0oyIuAcC-U6vICoxuxSKonZYQ9p1 iMmDNHIqQvgPWDGB-Kb2_a__E?utm_ source=whatsapp&utm_medium=social
A grafia de “ha”, “Bello Horizonte”, “team”, “ellas” e “rehabilitar” em “Ha dias noticiamos que em Bello Horizonte ia ser formado um ‘team’ feminino de futebol. Ellas, as doces filhas de Eva, queriam, segundo declaravam, rehabilitar o esporte...” provam que o texto é
- a) erudito.
- b) anacrônico.
- c) rudimentar.
- d) português.
- #120119
- Banca
- CECIERJ
- Matéria
- Português
- Concurso
- CEDERJ
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 20 -
NOS ANOS 1940, MULHERES FORAM PRESAS POR JOGAR FUTEBOL NAS RUAS DE BELO HORIZONTE
Renan Damasceno /Estado de Minas
Página original do Diário da Tarde (Foto: Arquivo EM)
Em 1940, mulher jogando futebol em Belo Horizonte era caso de polícia. “Mulheres jogavam futebol à noite, no fim da linha de Lourdes”, chamava a atenção o Diário da Tarde de 20/4/1940. “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”. O caso parece pitoresco, não fosse trágico, e revela um pouco sobre o preconceito dos primeiros registros de mulheres jogando futebol na capital mineira encontrados nos arquivos dos Diários Associados.
Disponível em: https://www.mg.superesportes.c... 2019/03/22/noticia_interior,574010/nos-anos-1940-mulheres-foram-presas-por-jogar-futebol-nas-ruas-de-bel. shtml?fbclid=IwAR3S-N0oyIuAcC-U6vICoxuxSKonZYQ9p1 iMmDNHIqQvgPWDGB-Kb2_a__E?utm_ source=whatsapp&utm_medium=social
Em “O guarda prendeu as jogadoras e o seu treinador. – Uma conseguiu escapar e trancar-se em casa”, os elementos sublinhados atuam em uma
- a) anáfora resumitiva.
- b) catáfora prospectiva.
- c) anáfora associativa.
- d) catáfora associativa.