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Simulado CBTU de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado CBTU de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CBTU DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso CBTU.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da CBTU que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores CBTU, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado CBTU de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso CBTU.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso CBTU. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO CBTU
Para realizar o simulado CBTU você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado CBTU você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para CBTU é aqui!


#172671
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
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CBTU
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(1,0) 1 - 

Assinale a alternativa correta.
Qual dos tipos de lubrificação abaixo não é usado nos motores de combustão interna.

  • a) Lubrificação por pressão parcial.
  • b) Lubrificação por salpique ou projeção.
  • c) Lubrificação por pulverizador de alta.
  • d) Lubrificação por pressão total.
#172672
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CBTU
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(1,0) 2 - 

Assinale a alternativa correta.
Para a lubrificação eficiente dos mancais e das árvores de manivelas, são necessárias:

  • a) ranhuras nos mancais e na árvore.
  • b) ranhuras nos munhões e perfurações nos mancais.
  • c) perfurações no cilindro e mancais da árvore.
  • d) perfurações na árvore que une os mancais com os munhões.
#172673
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CBTU
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(1,0) 3 - 

Assinale a alternativa correta.
A cabeça do êmbolo é a parte superior que recebe o empuxo dos gases da combustão e não pode ser:

  • a) plana.
  • b) convexa.
  • c) côncava.
  • d) raspadora de óleo.
#172674
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(1,0) 4 - 

Com relação ao dimensionamento da CIPA das empresas de transporte ferroviário de passageiros e metroviário, assinale a alternativa correta.

  • a) É obrigatória a constituição da CIPA a partir de 51(cinqüenta e um) empregados, considerados os trabalhadores da operação, manutenção e administração.
  • b) Será definido por trecho.
  • c) Foram agrupados o transporte ferroviário de cargas e o transporte metroviário na mesma classificação C-24-a, considerando somente o pessoal da operação.
  • d) Obedecerá apenas ao grau de risco, sem considerar os empregados da operação e manutenção.
#172675
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(1,0) 5 - 

Assinale a alternativa correta:
Para combater incêndio em equipamento elétrico há um agente extintor excelente, que não deixa resíduo e não conduz corrente. Trata-se de:

  • a) Espuma.
  • b) Gás carbônico- CO2.
  • c) Água.
  • d) Oxigênio.
#172676
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(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa correta:
A Comunicação de Acidente do Trabalho - CAT deverá ser encaminhada à Previdência Social:

  • a) Até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
  • b) Até 7(sete) dias após a ocorrência.
  • c) Até 5(cinco) dias após a ocorrência.
  • d) Até o segundo dia útil após a ocorrência.
#172677
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(1,0) 7 - 

De acordo com a Norma Regulamentadora relativa ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, assinale a alternativa incorreta:

  • a) Ruídos e vibrações são agentes físicos.
  • b) Poeiras enévoas são agentes químicos.
  • c) Vírus e bactérias são agentes biológicos.
  • d) Fumos e vapores são agentes físicos.
#172678
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(1,0) 8 - 

Um empregado que operava uma serra circular numa obra de construção civil, sofreu um acidente e perdeu dois dedos da mão direita: o 1º(primeiro) quirodátilo (polegar) e o 2º(segundo). Sobre o tipo do acidente, assinale a alternativa correta:

  • a) Acidente típico.
  • b) Acidente de trajeto.
  • c) Acidente atípico.
  • d) Doença profissional.
#172679
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(1,0) 9 - 

Assinale a alternativa correta.
A exposição ao calor deve ser avaliada através da unidade:

  • a) mg/m3- miligramas por metro cúbico de ar.
  • b) VRT - Valor de Referência Tecnológico.
  • c) Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo - IBUTG.
  • d) Decibéis(db).
#172680
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(1,0) 10 - 

Assinale a alternativa incorreta, quanto às técnicas e métodos de identificação de riscos e análise de acidentes:

  • a) Análise de Árvore de Falhas
  • b) Análise Preliminar de Riscos.
  • c) Técnica de Incidentes Críticos.
  • d) Certificado de Aprovação das Instalações.
#172681
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(1,0) 11 - 

Os problemas de mobilidade urbana no espaço metropolitano se explicam através do processo de metropolização que caracterizou o desenvolvimento urbano do país nas últimas quatro décadas. Além da progressiva expansão demográfica e espacial das megacidades brasileiras, dois fatores se destacam: as opções e prioridades dos investimentos públicos em relação a cada um dos diferentes modos de transporte e a incapacidade de equacionamento institucional da gestão metropolitana, sobretudo nos aspectos relativos à mobilidade das pessoas e das mercadorias. (Cadernos MCidades – Mobilidade Urbana, 2004 - com adaptações).
Quanto aos principais obstáculos à organização metropolitana dos transportes nessas megacidades desde a década de 70, analise as afirmativas abaixo:
I – os conflitos de competência no exercício da coordenação sobre os modos de transporte metropolitanos.
II – a ausência de mecanismos efetivos para a organização do transporte quando os deslocamentos se dão entre municípios metropolitanos.
III – a permanência da tutela dos modos ferroviários na esfera federal, apesar de a Constituição de 1988 determinar que são de competência municipal a estruturação e coordenação dos serviços locais de transporte urbano.
IV – fragilidade da organização metropolitana, que passou a se constituir em uma espécie de “quarta instância de poder”, contudo sem dispor de recursos financeiros próprios nem de autonomia administrativa, e com forte polarização ou concentração de poder político das enas capitais.
V – a ausência de uma efetiva gestão integrada e compartilhada do transporte metropolitano.
Assinale a alternativa correta:

  • a) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
  • b) Apenas a afirmativa IV está correta.
  • c) Apenas a alternativa II está correta.
  • d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
#172682
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(1,0) 12 - 

A literatura técnica especializada publicada no país sobre Desenho Urbano o define como sendo “um campo disciplinar que trata a dimensão físico-ambiental da cidade, enquanto conjunto de sistemas físico-espaciais e sistemas de atividades que interagem com a população através de suas vivências, percepções e ações cotidianas”. Baseado nesse entendimento é correto afirmar:

  • a) O Desenho Urbano constitui-se numa área específica de atuação exclusiva da arquitetura.
  • b) O Desenho Urbano não difere do conceito de Planejamento Urbano.
  • c) O Desenho Urbano lida com o processo de dar forma e função a conjuntos de estruturas, bairros ou à cidade em geral.
  • d) O Desenho Urbano tanto lida com decisões políticas e locacionais como da natureza dos elementos urbanos, sendo a primeira dimensão amais importante.
#172683
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(1,0) 13 - 

A Lei 8.666/93 atualizada define Projeto Básico como aquele que contém um conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução. O Projeto Básico deve conter, entre outros, os seguintes elementos, exceto:

  • a) Desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza.
  • b) Identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações.
  • c) Subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso.
  • d) Orçamento global do custo total da obra, sem conter um detalhamento dos quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados.
#172684
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(1,0) 14 - 

As operações urbanas consorciadas constituem um tipo especial de intervenção urbanística voltada para a transformação estrutural de um setor na cidade. Essas operações deverão, segundo o Estatuto da Cidade, serem aplicadas pelo poder público municipal mediante aprovação de lei municipal específica. Segundo o Estatuto essa lei deverá conter no mínimo os seguintes elementos, exceto:

  • a) A contrapartida a ser exigida dos proprietários, usuários permanentes e investidores privados em função da utilização dos benefícios previstos em lei.
  • b) O programa básico de ocupação da área objeto da operação.
  • c) O estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental da área afetada diretamente pela operação.
  • d) O programa de atendimento econômico e social para a população diretamente afetada pela operação.
#172685
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(1,0) 15 - 

O atendimento prioritário e o tratamento diferenciado às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida não abrangem de modo obrigatório e específico, conforme legislação brasileira atualizada em vigor, a seguinte condição:

  • a) A definição de assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis.
  • b) A prioridade na prestação de serviços de emergência nos estabelecimentos públicos e privados de atendimento à saúde, independente da gravidade da ocorrência médica.
  • c) A definição de mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.
  • d) A prestação de serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e no trato com aquelas que não se comuniquem em LIBRAS, e para pessoas surdo cegas, prestado por guias-intérprete ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento.