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Simulado Câmara Municipal de São Paulo - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Câmara Municipal de São Paulo - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO - SP DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Câmara Municipal de São Paulo - SP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da Câmara Municipal de São Paulo - SP que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Câmara Municipal de São Paulo - SP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Câmara Municipal de São Paulo - SP de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Câmara Municipal de São Paulo - SP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Câmara Municipal de São Paulo - SP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Câmara Municipal de São Paulo - SP
Para realizar o simulado Câmara Municipal de São Paulo - SP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Câmara Municipal de São Paulo - SP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Câmara Municipal de São Paulo - SP é aqui!


#170131
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(1,0) 1 - 

De acordo com a ITIL v3, o Gerenciamento de Disponibilidade define, analisa, planeja, mede e melhora todos os aspectos da disponibilidade de serviços de TI, dentre os quais estão os abaixo definidos:

I. uma medida de quão rápido e eficaz um serviço de TI ou outro item de configuração pode ser restaurado à operação normal após uma falha.

II. refere-se à habilidade de um serviço de TI ou outro item de configuração de desempenhar a sua função acordada quando requerido.

III. uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.

A associação correta entre as definições I, II e III e os aspectos gerenciados está apresentada, respectivamente, em:

  • a) serviceability - maintainability - availability
  • b) availability - reliability - serviceability
  • c) maintainability - availability - reliability
  • d) availability - reliability - maintainability
  • e) reliability - maintainability - serviceability
#170132
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(1,0) 2 - 

Para responder à questão , considere o contexto abaixo e seus respectivos eventos.

1. A usuária Ana informa ao serviço de atendimento que não está conseguindo efetuar logon (autenticar-se) para acessar a rede interna.

2. O atendente entra em contato com um técnico de suporte nível 1, José, que é designado para eliminar o incidente.

3. José consulta o histórico do equipamento a fim de verificar se houve ocorrências anteriores. Não há. José não pôde resolver o incidente, tampouco detectar a causa, e logo informa o ocorrido ao funcionário do serviço de atendimento.

4. Este, por sua vez, entra em contato com um técnico de suporte nível 2, João, agora designado a intervir.

5. Paralelamente, o funcionário do serviço de atendimento recebe outras 5 notificações de incidentes, com características muito semelhantes às que foram informadas pela usuária Ana.

6. Como o atendente foi informado por João que o incidente até o momento não havia sido resolvido, ele acredita haver um problema generalizado, sem causa aparente, e então entra em contato com a equipe de especialistas.

7. Os especialistas, por sua vez, logo descobrem a causa do problema: um dos servidores está fisicamente danificado e precisa ser substituído.

8. Os especialistas solicitam, então, a troca do equipamento à equipe responsável pelo gerenciamento e implementação de mudanças.

9. Contudo, antes de autorizar a mudança, a equipe consulta os dados do equipamento problemático, a fim de avaliar possíveis impactos nos demais serviços que estão em funcionamento. Feito isto e concluindo que não haveria maiores problemas, a mudança é efetivada pela equipe de operações e testes, o problema é eliminado e os serviços são restabelecidos.

10. Um relatório elaborado pela equipe de mudanças é entregue ao atendente que, por sua vez, entra em contato com os usuários que fizeram as solicitações, informando-lhes que o problema foi eliminado. Em seguida, encaminha o relatório ao responsável pelo serviço de autenticação de usuários e acesso à rede interna.De acordo com o contexto apresentado e as melhores práticas da ITIL v3, é INCORRETO afirmar:

  • a) Desde o primeiro momento percebe-se que há um único canal mediador entre TI e usuários: o serviço de atendimento através de um Service Desk, o ponto único de contato entre o provedor de serviço e os usuários.
  • b) No item 9, quando a equipe de gerenciamento de mudanças conclui a avaliação de impactos, é executado o processo Release and Deployment Management / Gerenciamento de Liberação e Implantação, cujo resultado é a efetivação da mudança solicitada.
  • c) No item 6, quando o atendente recebe relatos de incidentes idênticos e não-resolvidos, passa-se a acreditar que há um problema generalizado. Ou seja, o que era incidente passou a ser classificado como problema.
  • d) No item 9, quando a equipe responsável por implementar as mudanças consulta o banco de dados de informações de componentes, a fim de obter informações sobre o componente que está para ser substituído e os possíveis impactos dessa mudança, fica claro o relacionamento que há entre o processo Change Management / Gerenciamento de Mudança e Service Asset and Configuration Management / Gerenciamento de Configuração e de Ativo de Serviço.
  • e) No item 3, José consulta as informações do equipamento usado pelo usuário. A ITIL define a adoção de medidas eficientes para cadastrar informações sobre componentes da estrutura de TI, a fim de descrevê-los e especificar como se relacionam com outros sistemas em funcionamento. Para que todas as verificações sejam adequadas e satisfatoriamente realizadas, José aplica o processo Seven-Step Improvement Process/ Processo de Verificação em Sete Etapas.
#170133
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(1,0) 3 - 

Para responder à questão , considere o contexto abaixo e seus respectivos eventos.

1. A usuária Ana informa ao serviço de atendimento que não está conseguindo efetuar logon (autenticar-se) para acessar a rede interna.

2. O atendente entra em contato com um técnico de suporte nível 1, José, que é designado para eliminar o incidente.

3. José consulta o histórico do equipamento a fim de verificar se houve ocorrências anteriores. Não há. José não pôde resolver o incidente, tampouco detectar a causa, e logo informa o ocorrido ao funcionário do serviço de atendimento.

4. Este, por sua vez, entra em contato com um técnico de suporte nível 2, João, agora designado a intervir.

5. Paralelamente, o funcionário do serviço de atendimento recebe outras 5 notificações de incidentes, com características muito semelhantes às que foram informadas pela usuária Ana.

6. Como o atendente foi informado por João que o incidente até o momento não havia sido resolvido, ele acredita haver um problema generalizado, sem causa aparente, e então entra em contato com a equipe de especialistas.

7. Os especialistas, por sua vez, logo descobrem a causa do problema: um dos servidores está fisicamente danificado e precisa ser substituído.

8. Os especialistas solicitam, então, a troca do equipamento à equipe responsável pelo gerenciamento e implementação de mudanças.

9. Contudo, antes de autorizar a mudança, a equipe consulta os dados do equipamento problemático, a fim de avaliar possíveis impactos nos demais serviços que estão em funcionamento. Feito isto e concluindo que não haveria maiores problemas, a mudança é efetivada pela equipe de operações e testes, o problema é eliminado e os serviços são restabelecidos.

10. Um relatório elaborado pela equipe de mudanças é entregue ao atendente que, por sua vez, entra em contato com os usuários que fizeram as solicitações, informando-lhes que o problema foi eliminado. Em seguida, encaminha o relatório ao responsável pelo serviço de autenticação de usuários e acesso à rede interna.De acordo com o contexto apresentado e as melhores práticas da ITIL v3, é correto afirmar que o evento descrito em

  • a) 10 caracteriza o processo Release Management.
  • b) 9 caracteriza os processos Change Management e Service Capacity Management.
  • c) 7 ocorre no processo Configuration Recording.
  • d) 6 ocorre no processo Release and Deployment Management.
  • e) 8 ocorre no processo Change Management.
#170134
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(1,0) 4 - 

Considere:

I. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização. Ele dá apoio à entrega, pelo provedor de serviço de TI, de serviços de TI a clientes e define os produtos ou serviços a serem fornecidos e as responsabilidades de ambas as partes. Por exemplo, pode haver um acordo entre a central de serviço e um grupo de suporte para fornecer resolução de incidente dentro de um prazo acordado.

II. Um acordo entre um provedor de serviço de TI e um cliente. Ele descreve o serviço de TI e especifica as responsabilidades do provedor de serviço de TI e do cliente, dentre outros aspectos. Um único acordo pode cobrir múltiplos serviços de TI ou múltiplos clientes.

De acordo com a ITIL v3, a definição I refere-se a Acordo de Nível

  • a) Operacional e II também.
  • b) Operacional e II refere-se a Acordo de Nível de Serviço.
  • c) de Serviço e II refere-se a Acordo de Nível Operacional.
  • d) de Serviço e II também.
  • e) Operacional, mas o exemplo é de um Acordo de Nível de Serviço e II refere-se a Acordo de Nível de Serviço.
#170135
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(1,0) 5 - 

De acordo com o guia PMBoK, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. Gerenciar um projeto NÃO inclui:

  • a) Fazer o balanceamento das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam a Escopo, Qualidade, Cronograma, Orçamento, Recursos e Risco.
  • b) Fazer adaptação às diferentes necessidades, preocupações e expectativas dos stakeholders à medida que o projeto é planejado e realizado.
  • c) Realizar a identificação dos requisitos.
  • d) Impedir que haja redução na qualidade do produto e que o orçamento planejado seja aumentado.
  • e) Trabalhar o plano de gerenciamento do projeto de forma iterativa, de maneira que possa ser elaborado de forma progressiva no decorrer do ciclo de vida do projeto.
#170136
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(1,0) 6 - 

O guia PMBoK v5 incorporou uma nova área de conhecimento denominada Gerenciamento das Partes Interessadas, que surgiu da constatação de que a atenção para com a identificação correta dos stakeholders e a comunicação adequada e sistemática para com eles têm impacto expressivo no sucesso do projeto e no grau de satisfação com as entregas realizadas. A nova área de conhecimento tem em seu escopo o tratamento ao público interessado no projeto e seus resultados e contempla 4 processos, entre remanejados e novos. Um destes processos tem por objetivo complementar o plano de gerenciamento do projeto definindo as práticas de comunicação que serão empregadas para os stakeholders, estabelecendo as naturezas de comunicação, a forma de comunicação, o meio de comunicação (e-mail, portal, documento etc.), conteúdo necessário (o que deve ser apresentado), a frequência (diária, semanal, mensal etc.) e o público alvo de cada comunicação (matriz de reporte e audiência).

O processo citado é:

  • a) Identificar os stakeholders.
  • b) Controlar o envolvimento dos stakeholders.
  • c) Planejar o gerenciamento dos stakeholders.
  • d) Gerenciar o envolvimento dos stakeholders.
  • e) Definir o plano e as práticas de comunicação dos stakeholders.
#170137
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(1,0) 7 - 

Com relação ao DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é correto afirmar:

  • a) Durante um processo de inicialização (boot) do host, o DHCP é descoberto através de uma mensagem unicast para o endereço IP 255.255.255.255, que é o endereço do gateway padrão.
  • b) Um host deve atuar como um servidor DHCP. Caso se tenha mais dispositivos que endereços IP, o servidor deve fazer empréstimos permanentes ou ceder endereços fixos de forma similar ao BOOTP.
  • c) A melhor maneira de se implementar DHCP para uma rede com várias sub-redes é colocar um único servidor DHCP no roteador central e então conectar as outras máquinas através de gateways que podem desempenhar o papel de um RFC 1452.
  • d) Em uma rede com milhares de dispositivos, todos devem ter o seu endereço IP alocado pelo serviço DHCP de maneira automática, que é o único mecanismo de alocação que permite reúso automático de um endereço que não é mais necessário, incluindo hosts, roteadores, impressoras, smart TVs, celulares e aparelhos de fax, dentre outros.
  • e) Considerando que os servidores DHCP possuem as informações corretas de configuração, não é necessário reconfigurar uma estação de trabalho que muda de uma sub-rede, pois, ao se desligar, o seu endereço IP ficará disponível para que outras estações possam dele fazer uso.
#170138
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(1,0) 8 - 

Cada servidor de nomes implementa a informação de zona como uma coleção de registros de recursos. Um registro de recurso é composto por 5 campos. Embora eles sejam codificados em binário, a maioria dos registros de recurso são apresentados como texto ASCII, na forma:

Domínio Tempo_de_vida Classe Tipo Valor

Considere as definições destes campos:

I. Os valores mais importantes deste campo incluem: A "Host Address", NS "Name Server Identification", PTR "General Purpose Pointer", CNAME "Canonical Name Alias", HINFO "Host Information", MX "Mail Exchange".

II. Este campo dá uma indicação do quão estável o registro é. Informações muito estáveis recebem um valor alto, como 86400. Informações que são altamente voláteis têm um valor pequeno, como 60.

III. Este campo é a chave primária de procura usada para satisfazer as buscas. A ordem dos registros no banco de dados não é significante. Quando uma busca é feita sobre um determinado domínio, são devolvidos todos os registros pedidos emparelhando-os em classe.

IV. Para informação de internet, este campo é sempre IN. Para informações não relacionadas com a internet, são usados outros códigos, mas na prática, raramente são vistos.

O campo Valor pode ser um número, um nome de domínio ou um conjunto de caracteres ASCII. A semântica depende do tipo de registro.

A associação correta entre as definições I, II, III e IV e os campos de um registro de recurso é apresentada, respectivamente, em:

  • a) Tipo - Tempo_de_vida - Domínio - Classe
  • b) Classe - Tipo - Domínio - Domínio
  • c) Domínio - Tipo - Classe - Tempo_de_vida
  • d) Classe - Domínio - Tempo_de_vida - Tipo
  • e) Tipo - Tempo_de_vida - Classe - Domínio
#170139
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(1,0) 9 - 

O protocolo HTTP funciona baseado na arquitetura cliente-servidor. Em suas requisições, o cliente utiliza um conjunto de métodos para indicar a operação a ser realizada, enquanto o servidor retorna um código de estado que informa o resultado do processamento da requisição, indicando o motivo para a resposta. Considere:

I. Quando há incompatibilidade entre as versões do protocolo HTTP instaladas no cliente e no servidor, é retornado um código de estado 5xx, com uma mensagem como “O servidor não é compatível com a versão do protocolo HTTP usada na solicitação”.

II. Em ataques do tipo DDoS (Distributed Denial of Service) o código de estado retornado pelo servidor pertence à classe 4xx, acompanhado da mensagem “O servidor sofreu um ataque e está indisponível no momento”.

III. Numa requisição como:

www.google.com.br/search?q=camara+municipal+sp" class="redactor-autoparser-object">http://www.google.com.br/searc... www.google.com.br é o endereço do host /search é o caminho dentro do servidor q=camara+municipal+sp é o parâmetro de nome q com o valor camara municipal sp

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) II e III.
  • d) I
  • e) II
#170140
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(1,0) 10 - 

Para a maioria dos usuários, o sistema de arquivos é o aspecto mais visível de um Sistema Operacional (SO). O SO tem como tarefa mapear o conceito de arquivo lógico em dispositivos de armazenamento físico, tais como discos magnéticos e discos ópticos. Em relação a esta tarefa e ao sistema de arquivos, é correto afirmar:

  • a) Cada dispositivo em um sistema de arquivos contém um diretório que lista a localização dos arquivos no dispositivo. Todos os dispositivos utilizam um diretório em um único nível para facilitar a nomeação dos arquivos, de forma que cada arquivo tenha um nome exclusivo.
  • b) Os discos magnéticos e ópticos são segmentados em vários volumes, cada um deles contendo um sistema de arquivos, que é montado nas estruturas de nomeação do sistema para se tornar disponível. O esquema de nomeação allnames é padrão para a maioria dos SOs.
  • c) Como os arquivos são o principal mecanismo de armazenamento de informação, sua proteção é necessária. O acesso aos arquivos pode ser controlado separadamente para cada um dos 4 tipos de acesso possíveis: leitura, gravação, execução e remoção. A proteção é suprida por senhas de acesso.
  • d) O compartilhamento de arquivos depende da semântica fornecida pelo sistema. Os arquivos podem ter múltiplos leitores, múltiplos gravadores ou apresentar limites ao compartilhamento. Sistemas de arquivos distribuídos permitem que hospedeiros clientes montem volumes ou diretórios a partir dos servidores, desde que possam acessar um ao outro através de uma rede.
  • e) Um diretório em níveis cria um diretório separado para os arquivos de cada usuário. A implementação natural de um diretório em níveis é um diretório estruturado em árvore binária, que permite que um usuário crie diversos subdiretórios para organizar seus arquivos.
#170141
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(1,0) 11 - 

O Sistema Operacional (SO) fornece um conjunto de serviços para programas e usuários desses programas. Dentre estes serviços, NÃO SE INCLUI:

  • a) Manipulação do sistema de arquivos: os programas têm que ler, gravar, excluir, procurar e listar arquivos e diretórios. Alguns incluem o gerenciamento de permissões para liberar ou negar o acesso a eles. Muitos SOs fornecem vários sistemas de arquivos.
  • b) Kernel modular: os SOs utilizam técnicas de programação orientada a objetos para a criação de um kernel modular, que remove todos os componentes não essenciais do kernel e os implementa como programas de nível de sistema e usuário para executar as chamadas de sistema.
  • c) Operações de I/O: um programa em execução pode precisar de operações de I/O, envolvendo dispositivos diferentes. Funções especiais para dispositivos específicos podem ser desejáveis. Por eficiência e proteção, geralmente os usuários não podem controlar os dispositivos de I/O diretamente, portanto, o SO deve fornecer um meio de execução destas operações.
  • d) Detecção de erros: os erros podem ocorrer no hardware da CPU e da memória, em dispositivos de I/O e no programa do usuário. Para cada tipo de erro o SO deve tomar a medida apropriada para assegurar o processamento correto e consistente.
  • e) Interface gráfica: quase todos os SOs têm uma interface de usuário, que pode assumir várias formas. A CLI - Command Line Interface usa comandos de texto e um método de inserção e edição de comandos. A interface batch executa arquivos nos quais os comandos e suas diretivas de controle estão inseridas. A GUI - Graphical User Interface é a mais comum.
#170142
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(1,0) 12 - 

A proposta de um DW - Data Warehouse é sustentar a tomada de decisões com dados e informações. A Data Mining pode ser usada em conjunto com o DW e as ferramentas OLAP para dar suporte às decisões gerenciais. Considerando estas tecnologias e ferramentas de apoio à decisão, é correto afirmar:

  • a) Um DW é um conjunto de múltiplos bancos de dados com os dados integrados em um modelo multidimensional. Da mesma forma que os bancos de dados transacionais, os DWs dão apoio a análises de série temporal e de tendências, as quais requerem mais dados atuais do que históricos.
  • b) Os modelos multidimensionais tiram proveito de relações inerentes aos dados para gerar dados em matrizes multidimensionais denominadas cubos de dados ou hipercubos. No entanto, o desempenho de consultas em matrizes multidimensionais geralmente é pior do que no modelo de dados relacional. Três exemplos de dimensões em DW corporativo poderiam ser os períodos fiscais da empresa, os produtos e as regiões.
  • c) As ferramentas OLAP oferecem funcionalidades pré-programadas como ROLAP (dados são resumidos com generalização crescente, como semanal para trimestral e deste para anual) e MOLAP (níveis crescentes de detalhes são revelados).
  • d) O resultado da mineração de dados pode descobrir novas informações apenas através do uso de dois métodos: regras de associação (se um cliente compra um computador, ele também pode comprar uma impressora) e padrões sequenciais (um cliente que compra uma câmera e depois compra um material fotográfico, deverá comprar outro acessório associado).
  • e) Comparados com os BDs transacionais, os DWs são não-voláteis. Um DW não provoca preocupações do tipo deadlock ou atualizações de registro a registro. Os dados vêm de um ambiente operacional e, depois de carregados no DW, podem ser consultados sem necessidade de nenhum tipo de bloqueio por concorrência de usuários no seu acesso.
#170143
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(1,0) 13 - 

Vários critérios são utilizados para a classificação dos SGBDs, sendo um deles o modelo de dados no qual o SGBD é baseado. O modelo ...I... representa os dados como tipos de registros, semelhante a um grafo, e um tipo de relacionamento 1:N, limitado, denominado tipo conjunto. O modelo ...II... representa os dados como estruturas de árvores, para os quais não há nenhuma linguagem-padrão, embora a maioria dos SGBDs deste modelo possua linguagens um-registro-por-vez. Os SGBDs do tipo ....III... podem utilizar a replicação de dados para melhorar a confiabilidade e a disponibilidade do sistema e podem ser categorizados usando critérios como o grau de homogeneidade dos módulos de software e o grau de autonomia local. O modelo relacional apresenta restrições de esquema que podem ser restrições de domínio, restrições NOT NULL em atributos e restrições de chave, que envolve conceitos de superchave, chave candidata e chave primária.

As lacunas são, correta e respectivamente, preenchidas por:

  • a) de rede - hierárquico - distribuído
  • b) hierárquico - de rede - orientado a objeto
  • c) de rede - orientado a objetos - hierárquico
  • d) hierárquico - de rede - distribuído
  • e) distribuído - hierárquico - orientado a objetos
#170144
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(1,0) 14 - 

Considere a descrição da tabela cadfun abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Suponha que a tabela descrita tenha sido criada por Luiz, que trabalha como consultor técnico legislativo da Câmara Municipal de São Paulo, a partir da interface de gerenciamento do Oracle Database e já tenha dados de diversos funcionários nela inseridos. Luiz foi solicitado a:


I. Apresentar a listagem dos departamentos e nomes dos funcionários da tabela cadfun exibindo-os por ordem do campo DEPTO de forma ascendente e do campo NOME de forma descendente.

II. Inserir o campo ADMISSAO na tabela cadfun capaz de armazenar uma data.

III. Depois de inserir os dados da data de admissão dos funcionários na tabela cadfun, apresentar a listagem de todos os funcionários admitidos no mês de dezembro de qualquer ano.

Os comandos SQL, devidamente habilitados para serem utilizados no Oracle, para realizar as tarefas I, II e III criados corretamente por Luiz são, respectivamente:

  • a) SELECT DEPTO ASC FROM cadfun ORDER BY NOME DESC; ALTER cadfun ADD ADMISSAO DATE; SELECT NOME FROM cadfun WHERE month FROM ADMISSAO = 12;
  • b) SELECT * FROM cadfun ORDER BY DEPTO, NOME DESC; INSERT INTO cadfun ADMISSAO DATE; SELECT NOME, ADMISSAO FROM cadfun WHERE month = 12;
  • c) SELECT DEPTO, NOME FROM cadfun ORDER BY DESC NOME; UPDATE TABLE cadfun SET ADMISSAO = DATE; SELECT * FROM cadfun WHERE EXTRACT (month FROM ADMISSAO) = ‘12’;
  • d) SELECT DEPTO, NOME FROM cadfun ORDER BY DEPTO, NOME DESC; ALTER TABLE cadfun ADD ADMISSAO DATE; SELECT NOME, ADMISSAO FROM cadfun WHERE EXTRACT (month FROM ADMISSAO) = 12;
  • e) SELECT DEPTO FROM cadfun ORDER BY NOME DESC; UPDATE TABLE cadfun ADD DATE ADMISSAO; SELECT NOME, ADMISSAO FROM cadfun WHERE ADMISSAO.month = ‘12’;
#170145
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(1,0) 15 - 

Considere as afirmativas abaixo.

I. As aplicações web utilizam uma arquitetura multinível na qual as funções executadas pelas aplicações podem estar distribuídas por uma rede de computadores. Fazem uso de uma infraestrutura de rede que é o padrão adotado pela Internet. Para o cliente e o servidor web a topologia da rede é irrelevante pois isto é tratado pelo protocolo TCP/IP. No nível de serviços, os elementos são assim organizados: de um lado está o cliente web, ou browser, que solicita dados ao servidor web, recebe as respostas, formata a informação e a apresenta ao usuário. Do outro lado, está o servidor web que recebe as requisições, lê as páginas HTML do disco e as retorna para o cliente. Esta é a forma original de funcionamento que proporciona apenas páginas de conteúdo estático.

II. A forma encontrada para modificar a situação descrita no item I e permitir a criação de páginas dinâmicas foi: o usuário entra com informações através do servidor web utilizando formulários HTML. O servidor web repassa as informações ao browser que executa um programa transferindo-lhe as informações vindas do cliente. O programa remoto trata as informações e retorna uma página HTML criada dinamicamente. Esta página é passada ao browser que a entrega ao cliente. O padrão para esta comunicação é conhecido como UDDI - Universal Description, Discovery and Integration.

A afirmativa I

  • a) é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
  • b) e a afirmativa II são verdadeiras e a II justifica a I.
  • c) é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
  • d) e a afirmativa II são falsas.
  • e) e a afirmativa II são verdadeiras, mas a II não justifica a I.