Simulado Banestes - Conhecimentos Bancários | CONCURSO
OBJETIVOS | Simulado Banestes - Conhecimentos Específicos
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO | Simulado Banestes - Conhecimentos Específicos
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso Banestes.
SOBRE AS QUESTÕES | Simulado Banestes - Conhecimentos Específicos
Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Médio do cargo de Técnico Bancário. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes Banestes.
*Conteúdo Programático do Simulado Banestes - Conhecimentos Específicos.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Sistema financeiro nacional. Dinâmica do mercado. Mercado bancário. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional: Conselho Monetário Nacional; COPOM - Comitê de Política Monetária. Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários. Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros. Noções do Mercado de capitais e de Câmbio. Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Autorregulação Bancária. Noções básicas sobre os crimes de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores. Prevenção da utilização do Sistema Financeiro para os atos ilícitos, em conformidade com a lei 9.613/1998. Guia de Conduta Ética do Banestes (disponível no sítio do Banestes na Internet); Ruptura digital no setor bancário e financeiro; Resolução BACEN nº 4.539, de 24 de novembro de 2016.
ATENDIMENTO (focado em vendas): Marketing em empresas de serviços; Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido pelo cliente; Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; Interação entre vendedor e cliente; Qualidade no atendimento a clientes; Resolução BACEN nº 4.539, de 24 de novembro de 2016; Atendimento digital.
TÉCNICAS DE VENDAS: Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivo; análise do mercado, metas. Técnicas de vendas de Produtos e Serviços bancários e financeiros: planejamento, técnicas; motivação para vendas; Produto, Preço, Praça, Promoção; Vantagem competitiva; Como lidar com a
concorrência; Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários. Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Noções de Marketing de Relacionamento.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.
- #44172
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
- a) deverá Jerônimo requerer a Atílio prorrogação do prazo de duração do contrato para se adequar à moratória concedida ao afiançado;
- b) Jerônimo, ainda que solidário pelo pagamento da dívida perante Atílio, ficará desobrigado pela falta de consentimento com a moratória;
- c) Jerônimo permanecerá obrigado pelo pagamento da dívida pelos 6 meses seguintes ao dia do vencimento; findo tal prazo ficará desobrigado;
- d) caberá a Atílio decidir se Jerônimo ficará ou não desobrigado da fiança com a concessão da moratória;
- e) Jerônimo poderá pedir a anulação do contrato porque é proibido ao credor conceder moratória ao afiançado.
- #44173
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
- a) os produtos bancários vendidos são intangíveis, pois não podem ser vistos, nem sentidos, nem ouvidos, sendo que a percepção de qualidade se faz pelas imagens tangíveis das instalações, funcionários e equipamentos das agências do banco;
- b) a característica da inseparabilidade na venda de serviços financeiros ocorre porque a pessoa encarregada de prestar o serviço é parte dele, e, na maioria das vezes, o cliente também está presente quando o serviço é executado, havendo a interação entre eles;
- c) na área da prestação de serviços de assistência 24 horas, a variabilidade está presente, por exemplo, quando se solicita um reboque ou um chaveiro; pelo fato de dependerem de quem os fornece, de onde e quando serão fornecidos, tais serviços não são padronizados;
- d) de forma diferenciada dos produtos tangíveis, os serviços financeiros não podem ser estocados e, portanto, se não forem realizados no momento adequado, perdem a finalidade, o que caracteriza sua perecibilidade;
- e) a imaterialidade dos serviços se evidencia quando um determinado serviço precisa ser realizado por um prestador específico, sendo o serviço produzido e consumido simultaneamente, inclusive com a participação ativa do cliente, o que pode vir a afetar os resultados.
- #44174
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
- a) certificados de depósitos bancários e letras financeiras;
- b) títulos emitidos pelo Tesouro Nacional;
- c) cartas de fiança e garantias;
- d) empréstimos-ponte e financiamentos de projetos;
- e) ações e debêntures.
- #44175
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
- a) adequação ao acordo da Basileia;
- b) cumprimento das resoluções do Banco Central;
- c) supervisão bancária;
- d) autorregulação bancária;
- e) cumprimento das normas do mercado de capitais.
- #44176
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
- a) 1 ano;
- b) 2 anos;
- c) 3 anos;
- d) 4 anos;
- e) 5 anos.
- #44177
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 6 -
- a) o preço for apropriado ao praticado no mercado;
- b) o custo financeiro do serviço estiver dentro do seu orçamento;
- c) os benefícios financeiros e emocionais forem percebidos como satisfatórios;
- d) o somatório de benefícios for maior que os custos financeiros e emocionais;
- e) o atendimento for à altura da satisfação financeira e emocional.
- #44178
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 7 -
- a) o cancelamento do cartão de crédito;
- b) o cancelamento da conta-corrente do cliente;
- c) a entrada no crédito rotativo;
- d) a entrada no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC);
- e) um processo junto ao Banco Central.
- #44179
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
- a) somente I;
- b) somente II;
- c) somente I e III;
- d) somente II e III;
- e) I, II e III.
- #44180
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 9 -
- a) decorre da garantia de conversão em moedas soberanas;
- b) decorre da emissão e garantia por conta de autoridades monetárias;
- c) decorre de um lastro em ativos reais;
- d) é associado ao tamanho da base monetária;
- e) decorre exclusivamente da confiança conferida pelos indivíduos ao seu emissor.
- #44181
- Banca
- FGV
- Matéria
- Conhecimentos Bancários
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 10 -
II. É permitido ao profissional do SFB aceitar franquia na participação em eventos institucionais e refeições com objetivo estritamente comercial e relevante para os negócios do SFB, desde que não sejam frequentes, e, se possível, de promoção recíproca entre as partes.
II. Caso o profissional do SFB receba presentes que excedam ao valor de R$ 100,00, deve informar, por escrito, e entregá-lo mediante recibo ao Conselho de Conduta Ética, para oportuna destinação a instituições filantrópicas, a critério dos servidores lotados no mesmo órgão administrativo do donatário.- a) somente II;
- b) somente III;
- c) somente I e II;
- d) somente I e III;
- e) I, II e III.