Processando...

Simulado Auditoria Governamental | MPE-AL | CONCURSO

Simulado Auditoria Governamental | MPE-AL

SIMULADO AUDITORIA GOVERNAMENTAL | MPE-AL

INSTRUÇÕES

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) MPE-AL.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca COEPEVE-UFAL para o concurso MPE-AL. Estas questões são especificamente do assunto Auditoria Governamental da matéria Controle Externo e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.

ESTATÍSTICA
O simulado de Auditoria Governamental contém um total de 9 questões de concursos com um tempo estimado de 27 minutos para sua realização. O assunto abordado é Auditoria Governamental da banca COEPEVE-UFAL do concurso MPE-AL.

RANKING
Realize o simulado Auditoria Governamental até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.

Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!


#46577
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Auditoria Governamental
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

 

 

Quanto aos aspectos observados pelo servidor que exercer o cargo de auditoria no setor público, assinale a opção correta. 

  • a)     Deve agir com prudência, habilidade e atenção de modo a reduzir ao máximo a margem de erro e acatar as normas de ética profissional, o bom senso em seus atos e recomendações. 
  • b)     Deve manter uma atitude de independência com relação ao agente controlado, de modo a assegurar parcialidade no seu trabalho.
  • c)     Não intervir em casos onde haja conflito de interesses que possam influenciar a imparcialidade do seu trabalho, devendo comunicar o fato aos seus superiores.
  • d)     Em função de sua atuação disciplinar, deve possuir um conjunto de conhecimentos técnicos, experiência e capacidade para as tarefas que executa numa área de conhecimento específica. 
  • e)     Deve ter sempre presente que, como servidor público, se obriga a proteger os interesses da sociedade e respeitar as normas de conduta que regem os servidores públicos, não podendo valer-se da função em benefício próprio ou de terceiros. 
#46578
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Auditoria Governamental
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Dadas as afirmativas seguintes sobre as normas de auditoria  adotadas no setor público,

 

I. A impropriedade consiste em falhas de natureza formal de que não resulte dano ao erário, porém evidencia-se a não observância aos princípios de legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade.

II. A irregularidade é caracterizada pela não observância dos princípios da legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade, bem como a constatação da existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável para o Erário.

III. A detecção de impropriedades e irregularidades é o objetivo primordial da auditoria.

 

verifica-se que somente 

  • a)     I está correta. 
  • b)     II está correta.
  • c)     I e II estão corretas. 
  • d)     II e III estão corretas.  
  • e)     III está correta. 
#46579
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Auditoria Governamental
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

 

 

De acordo com as Normas Fundamentais de Auditoria aplicáveis ao setor público, estabelecidas na Instrução Normativa SFC/MF n° 01/2001, assinale opção incorreta.

  • a)     Controle interno administrativo é o conjunto de atividades, planos, rotinas, métodos e procedimentos interligados, estabelecidos com vista a assegurar que os objetivos das unidades e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público. 
  • b)     O objetivo geral dos controles internos administrativos é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instrumentos estabelecidos pelo Tribunal de Contas e Ministério Público.  
  • c)     Os controles internos administrativos implementados em uma organização devem, prioritariamente, ter caráter preventivo.
  • d)     Quanto maior for o grau de adequação dos controles internos administrativos, menor será a vulnerabilidade dos riscos inerentes à gestão propriamente dita.
  • e)     Um dos objetivos específicos do controle interno é evitar o cometimento de erros, desperdícios, abusos, práticas antieconômicas e fraudes. 
#46580
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Auditoria Governamental
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

As auditorias, no setor público federal, podem ser executadas de forma direta, indireta ou simplificada. De acordo com tal classificação, pode-se dizer que são auditorias indiretas

 

I. compartilhadas.

II. centralizadas.

III. descentralizadas.

IV. integradas.

V. terceirizadas.

 

Considerando os itens apresentados, assinale a opção correta.

  • a)     I e V, apenas. 
  • b)     I, II e V, apenas.
  • c)     II, III e IV, apenas. 
  • d)     II, III, IV e V, apenas. 
  • e)     I, II, III, IV e V. 
#46581
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Auditoria Governamental
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Os auditores independentes consideram os FATORES (1ª coluna) como sendo indicadores para avaliar a adequação do trabalho dos auditores internos. Realize uma análise sobre o texto da 2ª coluna relacionando-o com o seu respectivo FATOR da 1ª coluna. 

 

   1ª coluna 

1. Objetividade 

2. Competência técnica

3. Zelo profissional 

4. Comunicação 

 

   2ª coluna 

(   ) Observar se os auditores internos são membros de órgãos profissionais relevantes. 

( ) Observar o processo de informação entre o auditor independente e os auditores internos, principalmente sobre quaisquer assuntos significativos que possam afetar a função de auditoria interna.

( ) Avaliar a situação da função de auditoria interna na entidade e o efeito que essa situação tem na capacidade dos auditores internos de serem objetivos.  

(  ) Observar se as atividades da função de auditoria interna são planejadas, supervisionadas, revisadas e documentadas adequadamente. 

 

A sequência correta, de cima para baixo,  está na opção 

  • a)     2 – 4 – 1 – 3 
  • b)     2 – 4 – 3 – 1 
  • c)     3 – 4 – 1 – 2 
  • d)     4 – 1 – 3 – 2 
  • e)     4 – 2 – 1 – 3  
#46582
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Auditoria Governamental
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

 

 

O auditor independente para atender os seus objetivos, realiza uma avaliação sobre a adequação de trabalhos específicos executados pelos auditores internos. Considerando as possibilidades de avaliação indicadas abaixo, marque a opção incorreta.

  • a)     É necessário avaliar se o trabalho foi executado por auditores internos que tenham competência e treinamento técnicos adequados. 
  • b)     É necessário avaliar se o trabalho executado pelo auditor interno foi adequadamente supervisionado, revisado e documentado. 
  • c)     É necessário avaliar se quaisquer exceções ou assuntos usuais divulgados pelos auditores internos estão resolvidos adequadamente. 
  • d)     É necessário avaliar se foi obtida evidência de auditoria apropriada para permitir que os auditores internos atinjam conclusões razoáveis. 
  • e)     É necessário avaliar se as conclusões são apropriadas nas circunstâncias e quaisquer relatórios elaborados pelos auditores internos são consistentes com os resultados do trabalho executado. 
#46583
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Auditoria Governamental
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

 

 

Assinale a opção correta sobre a definição de auditoria interna com base nas normas fundamentais de auditoria (Instrução Normativa SFC/MF nº 01, de 06-04-2001).

  • a)     A auditoria interna constitui-se em um conjunto de procedimentos, tecnicamente normatizados, que funciona por meio de acompanhamento indireto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas para os desvios gerenciais da entidade à qual está vinculada. 
  • b)     A auditoria interna é um conjunto de normas que funciona por meio de acompanhamento direto de processos, avaliação de resultados e proposição de ações corretivas para os desvios gerenciais da entidade governamental.
  • c)     A auditoria interna é um processo normativo que assegura o fortalecimento do gerenciamento da ação governamental, garantindo o cumprimento do Plano Plurianual visando a melhores resultados quanto à economicidade. 
  • d)     A auditoria interna é um procedimento técnico que objetiva fortalecer o gerenciamento da ação governamental, garantindo o cumprimento da Lei de Diretrizes Orçamentárias e estabelecendo uma eficaz utilização das receitas financeiras. 
  • e)     A auditoria interna combate a improbidade administrativa, sendo um conjunto de técnicas que avaliam os resultados das ações governamentais. 
#46584
Banca
COPEVE-UFAL
Matéria
Auditoria Governamental
Concurso
MPE-AL
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Dadas as afirmativas abaixo, considerando as informações sobre os papéis de trabalho na execução da auditoria governamental,

 

I. Os papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte.

II. Os papéis de trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização.

III. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada, compreendendo a documentação do planejamento, a natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos, bem como o julgamento exercido e as conclusões alcançadas.

IV. Uma das finalidades dos papéis de trabalho é o suporte à elaboração dos relatórios.

V. Os papéis de trabalho deverão estar acondicionados em arquivos do tipo corrente e permanente. O arquivo corrente deve conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiser dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle. Os papéis e anexos dessa natureza não devem ser incluídos nos arquivos permanentes.

 

verifica-se que estão corretas 

  • a)     I, II, III e V, apenas. 
  • b)     I e IV, apenas. 
  • c)     II, III, IV e V, apenas. 
  • d)     II e V, apenas. 
  • e)     I, II, III e IV, apenas.