Simulado Assessoria de Imprensa | Banestes | CONCURSO
SIMULADO ASSESSORIA DE IMPRENSA
INSTRUÇÕES
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado de concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso público da(o) .
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões de concurso da banca para o concurso . Estas questões são especificamente do assunto Assessoria de Imprensa da matéria Comunicação Social e foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto seus gabaritos são os oficiais da banca.
ESTATÍSTICA
O simulado de Assessoria de Imprensa contém um total de questões de concursos com um tempo estimado de 0 minutos para sua realização. O assunto abordado é Assessoria de Imprensa da banca do concurso .
RANKING
Realize o simulado Assessoria de Imprensa até o final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu desempenho perante ao dos seus concorrentes. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no Ranking.
Bons Estudos! Simulado de Concurso é aqui!
- #45129
- Banca
- FGV
- Matéria
- Assessoria de Imprensa
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
Para a área de Comunicação Organizacional de uma instituição financeira, é vital que se tenha uma mailing list. Contudo, tendo em vista as mudanças de funções e profissionais, dados cadastrais, endereços e formas de contato, faz-se necessária a paulatina atualização das informações daquele banco de dados. É mais eficiente, também, o trabalho compartilhado, isto é, aquele que não fica sob a incumbência de um único profissional da Comunicação Organizacional.
Dessa forma, tendo em vista parâmetros como agilidade, facilidade em acessar as informações e cooperação, a mailing list deve:
- a) ficar sob a responsabilidade do Assessor de Imprensa encarregado pelo setor; arquivo protegido por senha e atualização periódica a cargo dos estagiários;
- b) ser armazenada online em algum serviço como, por exemplo, o Google Drive; possibilitar a visualização, edição e sincronização de arquivos e permitir que se convidem colaboradores para, sempre que necessário, atualizar os documentos;
- c) permitir que o setor de TI da instituição financeira atualize mensalmente os dados; contemplar a sincronização com todos os dispositivos multitela com sistemas operacionais Android; ter perfis de usuários distintos para ações de colaboração;
- d) submeter-se à Superintendência Geral e Direção Administrativa para definir o plano de ação para composição do banco de dados; armazenar as informações em pastas específicas em arquivos de metal e possuir backup em arquivos editáveis de computador;
- e) possuir sistema de busca por palavra-chave; estar armazenada em nuvem, com sistema de proteção criptografada e respectivas senhas para abrir e editar banco de dados, e admitir, de modo restritivo, analistas de comunicação como colaboradores.
- #45130
- Banca
- FGV
- Matéria
- Assessoria de Imprensa
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 2 -
Um evento com risco de dano consistente à imagem institucional de uma empresa pública veio à tona. De acordo com os manuais de gerenciamento de crise, é necessário tomar a dianteira e abastecer a mídia com informações, a fim de evitar boatos, bem como atuar com transparência e agilidade. A área de Comunicação Organizacional Integrada avaliou que é importante convocar para as próximas horas uma coletiva de imprensa. Normalmente, o presidente da empresa pública atua como porta-voz. Contudo, por motivo de saúde, ele está impossibilitado de comparecer à coletiva. Também não há tempo hábil para qualquer media training.
Nesse caso, a tarefa de participar da coletiva e preservar a imagem institucional deve ser delegada:
- a) ao responsável pela área jurídica da empresa;
- b) a uma celebridade midiática;
- c) ao trainee da área de Comunicação Organizacional;
- d) à área da ouvidoria;
- e) ao assessor de imprensa.
- #45131
- Banca
- FGV
- Matéria
- Assessoria de Imprensa
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 3 -
Uma youtuber teve sua imagem desgastada após uma série de negativas em conceder entrevistas. Ela contratou, então, uma agência de comunicações, que elaborou um planejamento estratégico para atendê-la. Para melhorar o seu relacionamento com a imprensa, foi disponibilizado um dia na agenda semestral da celebridade para entrevistas. Dessa forma, ela atenderia aos solicitantes por um período de quatro horas. A saída encontrada foi dividir o tempo e conceder entrevistas nas quais os veículos poderiam ficar a sós com a youtuber e perguntar o que desejassem, de acordo com as respectivas pautas a Assessoria informou que 20 pedidos de entrevistas seriam atendidos. O plano estratégico foi avaliado, posteriormente, como positivo, tanto pela contratante/agência como pela imprensa.
Isso se deveu à:
- a) postura de equidade no atendimento à imprensa;
- b) condição de celebridade midiática da contratante;
- c) situação de prestígio da agência junto à mídia especializada;
- d) práxis jornalística de não se indispor com fontes;
- e) distinção de determinados veículos de comunicação.
- #45132
- Banca
- FGV
- Matéria
- Assessoria de Imprensa
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
A direção de uma instituição pública precisa divulgar com urgência uma informação relevante para a população.
O momento demanda que essa informação seja confiável e crível para o público, mesmo que a assessoria da instituição perca parcialmente o controle sobre o que será divulgado.
A ferramenta de comunicação mais adequada para o caso é(são):
- a) a propaganda direta;
- b) a propaganda institucional;
- c) a assessoria de imprensa;
- d) os eventos dirigidos;
- e) os eventos para o grande público.
- #45133
- Banca
- FGV
- Matéria
- Assessoria de Imprensa
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
O responsável pela comunicação de uma instituição financeira detectou que os diretores da instituição, que são constantemente entrevistados por diversos veículos, utilizam uma linguagem demasiadamente técnica.
A melhor forma de corrigir esse problema, mantendo o bom relacionamento com os jornalistas e o público, é:
- a) centralizar a comunicação na figura do assessor;
- b) realizar um media training com os diretores;
- c) encontrar um porta-voz adequado para a instituição;
- d) fornecer material de suporte que explique os termos;
- e) tornar mais seletivo o contato com os jornalistas.
- #45134
- Banca
- FGV
- Matéria
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- Concurso
- BANESTES
- Tipo
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(1,0) 6 -
Um órgão público contrata, por licitação, uma assessoria de imprensa para realizar diversas ações de divulgação junto a jornalistas. Quando um veículo publica uma notícia considerada falsa pela direção do órgão, e que pode trazer graves consequências para a instituição, a assessoria compra um espaço publicitário nos jornais locais para publicar sua versão dos fatos.
Essa medida é considerada:
- a) correta, porque a função da assessoria de imprensa é defender os interesses do órgão;
- b) correta, porque os jornalistas não poderão escrever matérias falsas a partir da resposta oficial da assessoria;
- c) incorreta, porque legalmente a compra de mídia para um órgão público deve ser feita por agência de propaganda;
- d) incorreta, porque não se responde a matérias falsas mediante a compra de espaço em uma publicação;
- e) incorreta, porque a melhor forma de resolver problemas desse tipo é por meio do contato direto com os jornalistas.
- #45135
- Banca
- FGV
- Matéria
- Assessoria de Imprensa
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
A assessoria de uma empresa pretende veicular uma comunicação oficial para o público interno que seja bastante relevante do ponto de vista da informação, mas, ao mesmo tempo, tenha o objetivo de fortalecer o espírito de corpo e a cultura corporativa da instituição.
O meio mais adequado para atingir esse objetivo é:
- a) carta do Presidente;
- b) matéria no house organ;
- c) editorial no house organ;
- d) boletim oficial;
- e) nota da assessoria de comunicação.
- #45136
- Banca
- FGV
- Matéria
- Assessoria de Imprensa
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
- a) conquista da credibilidade junto ao público interno, por meio da produção de conteúdo relevante;
- b) viabilidade econômica pelo baixo número de anúncios e alto custo da publicação;
- c) uso de linguagem simples e não técnica para integrar todos os setores da organização;
- d) separação do conteúdo institucional oficial das notícias de interesse do público interno;
- e) distribuição física, o que foi minimizado a partir do uso de publicações eletrônicas.
- #45137
- Banca
- FGV
- Matéria
- Assessoria de Imprensa
- Concurso
- BANESTES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
Um banco pretende veicular uma comunicação para um público bastante amplo e disperso, com diversos níveis de instrução.
As ferramentas de comunicação mais adequadas para atingir esse público são:
- a) publicidade institucional e divulgação jornalística;
- b) publicidade institucional e comunicação dirigida;
- c) divulgação jornalística e comunicação dirigida;
- d) eventos e publicidade institucional;
- e) eventos e divulgação jornalística.