Simulado ANAC | Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4 | CONCURSO
SIMULADO ANAC | TÉCNICO EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 4
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANAC para o cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso ANAC . Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANAC | Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANAC .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #74982
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
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(1,0) 1 -
Com base nas regras de plano de voo, julgue os itens a seguir.
Caso o piloto de uma aeronave no solo, em SBMS (designativo ICAO do aeródromo de Mossoró-RN), apresente o plano de voo na sala AIS às 16:30Z, com EOBT para às 19:30Z, o plano de voo será válido até às 20:15Z
- #74983
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
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(1,0) 2 -
Com base nas regras de plano de voo, julgue os itens a seguir.
Considere que um plano de voo tenha sido apresentado às 10:00Z na sala AIS de SBEG, com hora estimada de calços de fora (EOBT) para às 12:00Z e que, dada a necessidade de atrasar a decolagem, tenha sido preenchida e entregue uma DLA com EOBT para às 14:10Z. Nesse caso, o limite para outra modificação ou atraso será 14:55Z
- #74984
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
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(1,0) 3 -
Com relação às comunicações nos serviços aéreos, julgue os itens subsequentes.
Em testes de equipamento radiotelefônicos, o nível 4 corresponde, de acordo com a escala de clareza de áudio, a sinal de comunicação ininteligível
- #74985
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
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(1,0) 4 -
Com relação às comunicações nos serviços aéreos, julgue os itens subsequentes.
Considere que o comandante de uma aeronave, durante a travessia do Atlântico, entre em contato com o Centro Atlântico e solicite o cheque SELCAL. Nessa situação, confirmada a comunicação estabelecida entre a aeronave e o Centro, o piloto poderá manter o sistema ativado, não sendo mais necessário manter a escuta, pois o sistema SELCAL automaticamente satisfaz esse requisito
- #74986
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 5 -
Com relação às comunicações nos serviços aéreos, julgue os itens subsequentes.
O sistema de radiodifusão aeronáutica tem como objetivo o auxílio à navegação aérea por meio dos sistemas de navegação rádio farol onidirecional (VOR) em frequência muito alta (VHF), rádio farol não direcional (NDB) e equipamento radiotelemétrico (DME)
- #74987
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
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(1,0) 6 -
Com relação às áreas de manobra, sinais visuais e iluminação de pista, julgue o item seguinte.
A colocação, em aérea de sinalização, de um quadrado vermelho com diagonais amarelas indica que os pousos estão proibidos e que tal proibição pode permanecer por longo período
- #74988
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
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(1,0) 7 -
Com relação às publicações aeronáuticas e infraestrutura de aeródromo, julgue o item a seguir.
As informações que se seguem, relativas ao aeródromo de BELMONTE, indicam, de acordo com o Manual Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER), que o aeródromo é público, destina-se ao tráfego de aeronaves em geral e possui elevação de 436 m, sendo a dimensão da pista igual a 1.500 m.
BELMONTE / Veracel, BA SJXS 16 06 16S/039 21 50W
PRIV UTC-3 VFR L22, 26 133 (436)
08 – (1500 x 30 ASPH 13/F/C/X/T L14) – 26
- #74989
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
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(1,0) 8 -
Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.
Uma pista que apresenta a codificação PCN 29/F/A/X/T possui pavimento flexível, subleito de alta resistência, média categoria de pressão máxima admissível dos pneus e avaliação técnica do pavimento
- #74990
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
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(1,0) 9 -
Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.
Para verificar a resistência estrutural da pista deve-se buscar o PCN (Pavement classification number) e o ACN (Aircraft classification number), que é obtido em função do tipo da aeronave
- #74991
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 10 -
Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.
É possível empregar o improved climb performance para aumentar o peso de decolagem, desde que o peso máximo de performance seja limitado pela pista
- #74992
- Banca
- CESPE
- Matéria
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- Concurso
- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 11 -
Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.
No processo de improved climb, aumentam-se as velocidades V1 e VR, enquanto a velocidade V2 permanece inalterada
- #74993
- Banca
- CESPE
- Matéria
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- Concurso
- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 12 -
Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.
Em operações com sobrecarga, o PCN poderá ser aumentado, sem prejuízo ao pavimento, em 10%, no caso de pavimentos flexíveis, e em 5% para pavimentos rígidos
- #74994
- Banca
- CESPE
- Matéria
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- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
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(1,0) 13 -
Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.
Em algumas aeronaves, o PMZC é o fator limitador para o máximo de carga que poderá ser transportado
- #74995
- Banca
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(1,0) 14 -
Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.
Se o PMZC for ultrapassado, ocorrerão esforços excessivos na fuselagem da aeronave
- #74996
- Banca
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(1,0) 15 -
Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.
Os principais pesos estruturais de um avião são o peso máximo estrutural de decolagem (PMED), o peso máximo estrutural de pouso (PMEP) e o peso máximo zero combustível (PMZC)