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Simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2 | CONCURSO

Simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2

SIMULADO ANAC  | ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 2

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANAC  para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso ANAC . Estas questões são especificamente para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2 contém um total de 15 questões de concursos com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANAC .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#74387
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo
de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo
regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W),
conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de
Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com
relação a esse assunto, julgue os itens de 46 50.
Aeronaves com Plano de Voo VFR poderão entrar, sem autorização do respectivo APP, em TMA ou em CTR classes B, C ou D. Os limites laterais e verticais das TMA e CTR são estabelecidos pela ANAC e publicados em cartas e manuais pertinentes

#74388
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo
de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo
regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W),
conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de
Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com
relação a esse assunto, julgue os itens de 46 50.
As aerovias inferiores têm limites laterais de 43 NM (80 km) de largura, estreitando-se a partir de 216 NM (400 km), antes de um auxílio à navegação, e atingindo sobre este a largura de 21,5 NM (40 km). Entre dois auxílios à navegação distantes entre si até 108 NM (200 km), as aerovias inferiores terão a largura de 21,5 NM (40 km) em toda a sua extensão

#74389
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 3 - 

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo
de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo
regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W),
conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de
Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com
relação a esse assunto, julgue os itens de 46 50.
O AFIS tem por finalidade proporcionar informações que assegurem a condução eficiente do tráfego aéreo nos aeródromos homologados ou registrados que não disponham de órgão ATC. Esse serviço será prestado por uma estação de telecomunicações aeronáuticas identificada como “RÁDIO” a todo o tráfego aéreo em operação na área de movimento e a todas as aeronaves em voo no espaço aéreo inferior, em um raio de 27 NM (50 km) do aeródromo

#74390
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens
seguintes.
Se o piloto de uma aeronave da empresa XYZ que tenha decolado de São Paulo com destino a Brasília, tiver feito, em certa fase do voo, uma chamada ao órgão ATS da seguinte forma: “Controle Brasília bom dia, é o XYZ 3973”, é correto afirmar que, nesse caso, ele estava chamando o Centro de Controle de Área (ACC)

#74391
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 5 - 

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens
seguintes.
Caso uma aeronave esteja sendo interceptada, seu piloto deverá seguir imediatamente as instruções dadas pela aeronave interceptadora; responder aos sinais visuais específicos; notificar, se possível, o fato ao órgão ATS apropriado; tentar entrar em comunicação, via rádio, na frequência de 121,5 MHz, com a aeronave interceptadora; e, caso o contato não seja restabelecido, ele deverá, se possível, repetir a chamada na frequência de emergência 243 MHz

#74392
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 6 - 

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens
seguintes.
Em situações de emergência, as mensagens de socorro serão sempre precedidas pela expressão “PAN, PAN; PAN, PAN; PAN, PAN”

#74393
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 7 - 

Com relação a radiocomunicações aeronáuticas, julgue os itens
seguintes.
Com o objetivo de melhorar a segurança da navegação aérea, a FCA deverá ser usada em AD que não disponha de órgão ATS local ou naquele em que esse órgão opere apenas durante parte do tempo nas proximidades desses AD. Caso não haja frequência destinada à coordenação entre ACFT para o AD, o piloto deverá utilizar a frequência 123,45 MHz como FCA e, quando estiver operando fora do horário de funcionamento do órgão ATS do AD, o piloto deverá utilizar a frequência do referido órgão como FCA

#74394
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 8 - 

No que se refere à administração de recursos na cabine de
comando, julgue os itens a seguir.
Identifica-se comumente o não uso ou o uso indevido do checklist, lista de verificação de procedimentos normais a ser realizada pelos membros da tripulação, como um dos fatores que contribuem para acidentes aéreos

#74395
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 9 - 

No que se refere à administração de recursos na cabine de
comando, julgue os itens a seguir.
A identificação e a mensuração de conhecimentos não técnicos, aplicáveis ao gerenciamento da tripulação e não à operação física da aeronave, constituem inovações no treinamento para o gerenciamento dos recursos de cabine

#74396
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 10 - 

No que se refere à administração de recursos na cabine de
comando, julgue os itens a seguir.
Em geral, o uso de técnicas de gerenciamento de estresse para reduzir seus efeitos constitui importante recurso a ser utilizado durante o voo pela tripulação da cabine, contudo não se recomendam as interrupções da rotina por breves momentos, como, por exemplo, para acalmar a respiração, visto que levam ao desvio de foco, podendo prejudicar o processo de tomada de decisão

#74397
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 11 - 

No que se refere à administração de recursos na cabine de
comando, julgue os itens a seguir.
O piloto é o responsável pela segurança da aeronave, não podendo compartilhar sua liderança com os demais membros da tripulação

#74398
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 12 - 

A estabilidade lateral estática das aeronaves pode ser definida como
um momento restaurador, criado sempre que suas asas saem de uma
condição nivelada. Além disso, a referida estabilidade é
influenciada pela posição da asa em relação à fuselagem (alta,
média ou baixa), pelo enflechamento, pelo ângulo de diedro e pela
superfície vertical da empenagem. Com relação a esse assunto,
julgue o item a seguir.
O ângulo de diedro, ângulo formado entre o plano da asa e um plano horizontal, contribui para a estabilidade lateral estática de um avião. O referido ângulo será positivo se a ponta da asa estiver em uma posição acima da raiz e, se a ponta da asa estiver em uma posição abaixo da raiz, será negativo

#74399
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 13 - 

Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de
alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os
itens de 63 66.
Em aeronaves turbo-fan ou turbo-hélice movidas a querosene de aviação, pode-se utilizar gasolina de aviação sem quaisquer restrições de tempo de voo, temperatura do combustível na decolagem ou altitude de voo, desde que se verifique constantemente o funcionamento das bombas de combustível

#74400
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 14 - 

Acerca da operação de motores aeronáuticos e dos sistemas de
alimentação, combustível e ignição de uma aeronave, julgue os
itens de 63 66.
Em operações de decolagem, pouso e descidas de emergência, a chave seletora deve estar posicionada em “Ignição em Voo” (ou ON), o que proverá ação contínua às velas de ignição. A chave não deverá ser acionada em condição de voo nivelado com precipitação forte, turbulência ou mau tempo

#74401
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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(1,0) 15 - 

A respeito do voo em condições de gelo e dos métodos e sistemas
de proteção contra a formação de gelo, julgue os próximos itens.
Os aquecedores de tubos de pitot e de tomadas estáticas são ligados somente à barra principal de energia das aeronaves, tendo em vista que, em casos de falha elétrica parcial, esse sistema será mantido inoperante para evitar sobrecarga à barra de emergência da aeronave