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Simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4 | CONCURSO

Simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4

SIMULADO ANAC  | ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVALIAÇÃO CIVIL - ÁREA 4

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANAC  para o cargo de Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ESAF para o concurso ANAC . Estas questões são especificamente para o cargo de Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANAC .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#106287
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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fácil

(1,0) 1 - 

Em um Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), como previsto no regulamento RBAC 153, o resultado do processo de gerenciamento de risco deve ser consolidado em um formulário padronizado de Análise de Impacto sobre a Segurança Operacional (AISO), o qual deve apresentar: I. estimativa das consequências relacionadas aos _______________ identificados. II. proposição de medidas adicionais para eliminação ou mitigação dos _______________. III. para cada consequência, sua tolerabilidade em função das _______________ existentes e das _______________ adicionais estabelecidas. Assinale a opção que contém a sequência correta para o preenchimento das lacunas.

  • a) riscos / perigos / medidas / ações.
  • b) perigos / riscos / defesas / medidas.
  • c) relatos / perigos / defesas / ações.
  • d) riscos / erros / medidas / defesas.
  • e) perigos / riscos / lacunas / ações.
#106288
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

No Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), previsto no regulamento RBAC 153, o operador de aeródromo deve estabelecer um processo contínuo e formal para identificar perigos existentes ou potenciais nas operações desenvolvidas. A utilização de recomendações decorrentes de investigações de incidentes e acidentes aeronáuticos é considerada uma abordagem:

  • a) Investigativa.
  • b) Preditiva.
  • c) Preventiva.
  • d) Reativa.
  • e) Recomendativa.
#106289
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

De acordo com o regulamento RBAC 153, o operador de aeródromo pode ser responsável pela operação de mais de três aeródromos obrigados à implantação de um Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) somente se: I. instituir um Comitê Central de Segurança Operacional (CCSO) para assessoramento ao operador de aeródromo quanto à segurança operacional e avaliação quanto ao cumprimento do planejamento para implantação. II. o CCSO for presidido pelo operador de aeródromo e composto pelos ocupantes do mais alto nível hierárquico da estrutura organizacional do operador de aeródromo. III. designar, entre os colaboradores com responsabilidade direta pelas áreas de operações, manutenção ou engenharia, um responsável pela coordenação dos SGSOs. IV. o responsável pela gestão de cada aeródromo instituir uma Comissão de Segurança Operacional (CSO), composta por profissionais designados da estrutura organizacional do operador do aeródromo e envolvidos com a segurança operacional da aviação civil. Estão corretos apenas os itens

  • a) I, II, III.
  • b) I, II, IV.
  • c) I, III, IV.
  • d) II, III, IV.
  • e) Todos os itens estão corretos.
#106290
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
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(1,0) 4 - 

V, V, V, V.

  • a) V, V, V, V.
  • b) V, V, F, V.
  • c) F, V, V, F.
  • d) V, V, V, F.
  • e) F, V, F, V.
#106291
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 5 - 

A ANAC deverá elaborar um plano para comunicação e disseminação do Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE). Essas ações de comunicação e disseminação não têm como objetivo a:

  • a) cultura de segurança operacional, seu desenvolvimento e aprimoramento.
  • b) conscientização das responsabilidades individuais em relação à segurança operacional.
  • c) informação sobre diferenças entre violações e erros, e critérios recomendados para responsabilização em prol da segurança operacional.
  • d) disseminação de boas práticas de segurança operacional.
  • e) divulgação de informações que visem facilitar a implementação e manutenção do PSOE-ANAC.
#106292
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 6 - 

Sob o componente da garantia da segurança operacional, previsto no Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE) da ANAC, estão cobertos os seguintes processos, exceto:

  • a) monitoramento e medição do desempenho da segurança operacional da aviação civil brasileira.
  • b) priorização das fiscalizações com base em perigos.
  • c) adequação dos acordos internacionais relacionados à segurança operacional.
  • d) suporte ao processo decisório da Agência em relação à segurança operacional.
  • e) gerenciamento de mudanças no âmbito da Agência.
#106293
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 7 - 

Segundo o Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE), para a operacionalização do processo de gerenciamento do risco à segurança operacional, a ANAC deve estabelecer meios capazes de registrar, tratar e monitorar dados e informações relativas aos perigos e riscos, bem como gerar relatórios gerenciais que permitam a avaliação da eficácia do referido processo. Devem ser registrados, tratados e monitorados:

  • a) riscos latentes identificados no ambiente operacional.
  • b) atos ou medidas (corretivos e preventivos) para a mitigação e controle dos perigos.
  • c) relatos de segurança operacional (mandatórios, voluntários, anônimos ou identificados).
  • d) dados ou informações provenientes de quaisquer outras fontes para o gerenciamento de perigos.
  • e) todas as acima.
#106294
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 8 - 

De acordo com o Programa de Segurança Operacional Específico (PSOE) da ANAC, o processo de gerenciamento dos riscos à segurança operacional adotado pela ANAC é composto por fases. Assinale a opção que descreve corretamente uma das fases.

  • a) Identificação dos riscos.
  • b) Análise das causas e consequências dos riscos.
  • c) Avaliação dos perigos associados às consequências dos riscos.
  • d) Proposição das ações de mitigação, eliminação e controle dos perigos.
  • e) Avaliação da eficácia das ações implementadas
#106295
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 9 - 

O processo de planejamento de um aeroporto requer uma grande número de estimativas. Assim, no projeto de aeroportos, diversas técnicas de pesquisa operacional são utilizadas para o dimensionamento dos componentes aeroportuários. Analise os itens abaixo, classificando-os como certos ou errados. A seguir, assinale a opção correta. I. Os métodos de teoria de filas quantificam os tempos de chegada de passageiros aos pontos de processamento, bem como o número de passageiros na fila formada e o tempo de espera até eles serem atendidos, segundo uma taxa de serviço definida. Os modelos de teoria de filas se dividem em determinísticos e estocásticos. Modelos de teoria de filas são típicos para uso no check in e na área de restituição de bagagens. II. Modelos econométricos são utilizados para estimar o fluxo de passageiros a partir de parâmetros econômicos, ou proxies relevantes disponíveis. Esses modelos não assumem uma explicação causal e aceitam muitas variáveis independentes correlacionadas. III. As decisões por viagens e a escolha modal são características comuns dos modelos utilizados no planejamento de transportes multimodais (aéreo, rodoviário, ferroviário, etc.). IV. Alguns modelos procuram incorporar o comportamento de escolha dos passageiros e utilizam um enfoque discreto. Esses modelos não são muito apropriados para julgar mudanças na oferta ou nas escolhas entre alternativas. Estão corretos apenas os itens

  • a) I, II, III.
  • b) I, II, IV.
  • c) I, III.
  • d) II, IV.
  • e) Todos os itens estão corretos.
#106296
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 10 - 

O terminal de passageiros de um aeroporto deve prover aos passageiros uma transição rápida e mais curta possível entre os transportes de superfície e os processos de embarque nas aeronaves, e vice-versa. Para o dimensionamento do terminal de passageiros, considera-se a capacidade necessária dos componentes operacionais, para os picos de demanda, os respectivos fluxos e o nível de serviço aceitável. Os componentes operacionais dividem-se em três tipos básicos: componentes de processamento, componentes de circulação e componentes de espera. I. Os componentes de _______________ são aqueles associados ao fluxo do passageiro e/ou de sua bagagem, associados a um nível de serviço específico. II. Os componentes de _______________ são aqueles onde os passageiros obtêm liberação para se dirigirem a outro componente ou para a aeronave. III. Os componentes de _______________ são aqueles onde os passageiros fluem de um componente para outro. Assinale a opção que contém a sequência correta para o preenchimento das lacunas.

  • a) processamento / circulação / espera
  • b) processamento / espera / circulação
  • c) circulação / espera / processamento
  • d) espera / circulação / processamento
  • e) nenhuma das acima
#106297
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 11 - 

O regulamento RBAC 107 visa garantir a integridade de passageiros, tripulantes, pessoal de terra, público em geral, aeronaves e instalações aeroportuárias, e proteger as operações da aviação civil contra atos de interferência ilícita. Em relação aos requisitos aplicáveis aos terminais de passageiros, cargas e apoio, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. I. Áreas delimitadas pelo perímetro operacional (lado ar) dos terminais devem ser classificadas em Áreas Controladas (AC) ou Áreas Restritas de Segurança (ARS), de acordo com a avaliação de risco. II. O zoneamento de segurança do terminal de passageiros deve delimitar áreas (públicas e de segurança), bem como o fluxo de entrada, saída e circulação de passageiros e funcionários. III. O operador de aeródromo deve prover os recursos físicos necessários para a inspeção de bagagem despachada, incluindo bagagens de trânsito ou conexão, realizada pelo operador aéreo. IV. O operador de aeródromo deve prover os recursos físicos necessários para a inspeção de segurança de carga e mala postal realizada pelo operador aéreo, inclusive em instalações sob exploração exclusiva do operador aéreo. Estão corretos apenas os itens

  • a) I, II, III.
  • b) I, II, IV.
  • c) II, IV
  • d) III, IV.
  • e) Todos os itens estão corretos.
#106298
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 12 - 

O projeto do terminal de passageiros de um aeroporto é influenciado pelos tipos de operação presentes e pelas características do mix de passageiros, que variam no tempo e exigem frequentes reconfigurações do terminal. O terminal é a conexão entre o lado ar e o lado terra. Em relação ao projeto do terminal de passageiros, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. I. O novo conceito de nível de serviço passa a ser definido não somente pela área disponível por passageiro na "hora-pico", mas considera também o tempo de espera. II. Um tempo estimado entre 10 e 20 minutos é considerado aceitável para o balcão de check in, com uma largura de fila de 1,4 a 1,6 metros. III. Um espaço acima de 2,3 m2/passageiro para a área de embarque pública é considerado superdimensionamento. IV. Um bom projeto do terminal de passageiros é suficiente para assegurar níveis de serviços satisfatórios. Estão corretos apenas os itens

  • a) I, II, III.
  • b) I, II, IV
  • c) I, III, IV
  • d) II, III, IV.
  • e) Todos os itens estão corretos.
#106299
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 13 - 

O projeto do terminal de passageiros de um aeroporto é influenciado pelos tipos de operação presentes e pelas características do mix de passageiros, que variam no tempo e exigem frequentes reconfigurações do terminal. O terminal é a conexão entre o lado ar e o lado terra. Em relação ao projeto do terminal de passageiros, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta. I. O novo conceito de nível de serviço passa a ser definido não somente pela área disponível por passageiro na "hora-pico", mas considera também o tempo de espera. II. Um tempo estimado entre 10 e 20 minutos é considerado aceitável para o balcão de check in, com uma largura de fila de 1,4 a 1,6 metros. III. Um espaço acima de 2,3 m2/passageiro para a área de embarque pública é considerado superdimensionamento. IV. Um bom projeto do terminal de passageiros é suficiente para assegurar níveis de serviços satisfatórios. Estão corretos apenas os itens

  • a) I, II, III.
  • b) I, II, IV
  • c) I, III, IV
  • d) II, III, IV.
  • e) Todos os itens estão corretos.
#106300
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 14 - 

Diversos fatores afetam a definição da geometria dos sistemas de pistas, com determinação da orientação, da localização e do número de pistas de pouso e decolagem de um aeródromo. Toda pista de pouso e decolagem deve incluir a sinalização horizontal de designação, disposta nas extremidades (cabeceiras) pavimentadas ou não. Acerca da geometria e sinalização de pistas, analise os itens abaixo, classificando-os como certos ou errados. A seguir, escolha a opção correta. I. A quantidade e a orientação das pistas deve ser tal que o fator de utilização do aeródromo (função da distribuição do vento) não seja menor que 75 por cento. II. O posicionamento e a orientação de uma pista devem ser tais que as trajetórias das aeronaves minimizem a interferência com áreas aprovadas para uso residencial e outras áreas sensíveis ao ruído aeronáutico, na vizinhança do aeródromo. III. O alinhamento de uma pista varia em função da topografia do local do aeródromo, suas aproximações e vizinhanças, e o número de pistas de pouso e decolagem em cada direção com o número de movimentos de aeronaves a ser realizado. IV. Se uma pista possibilitar operação com aproximação por instrumentos, o tráfego aéreo no entorno do aeródromo não restringe as operações das aeronaves. V. A sinalização horizontal de designação de pista de pouso e decolagem consiste necessariamente em um número de dois dígitos e uma letra. Estão corretos apenas os itens

  • a) I, II, III.
  • b) II, III.
  • c) II, III, V
  • d) I, IV, V.
  • e) Todos os itens estão corretos.
#106301
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
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(1,0) 15 - 

O Plano Diretor Aeroportuário (PDIR) é o documento elaborado pelo operador de aeródromo, que estabelece o planejamento para a expansão da infraestrutura aeroportuária, em consonância com a regulamentação de segurança operacional expedida pela ANAC. A caracterização atual da área de movimento do aeroporto consiste na apresentação das informações, elencadas no art. 3º da Resolução ANAC n. 153 de 2010, referentes à infraestrutura instalada no momento da elaboração do PDIR, de forma a identificar o atendimento aos requisitos de segurança operacional para a operação atual. Os itens a seguir constituem dados básicos para a caracterização atual, exceto:

  • a) ponto de referência do aeródromo.
  • b) elevação do aeródromo.
  • c) temperatura de referência do aeródromo.
  • d) declividade magnética do aeródromo.
  • e) regras de voo para o aeródromo (IFR-Precisão, IFR-Não Precisão, VFR).