Simulado ANAC | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4 | CONCURSO
SIMULADO ANAC | ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVALIAÇÃO CIVIL - ÁREA 4
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANAC para o cargo de Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ESAF para o concurso ANAC . Estas questões são especificamente para o cargo de Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANAC | Especialista em Regulação de Avaliação Civil - Área 4 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANAC .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #106302
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
O Plano Diretor Aeroportuário (PDIR) é o documento elaborado pelo operador de aeródromo, que estabelece o planejamento para a expansão da infraestrutura aeroportuária em consonância com a regulamentação de segurança operacional expedida pela ANAC. Sobre o PDIR, assinale a opção correta.
- a) A aprovação do PDIR pela ANAC é requisito obrigatório somente para aeródromos que recebam voos de empresas aéreas prestando serviço de transporte aéreo regular de passageiros ou carga.
- b) A documentação que constitui o PDIR deverá conter apenas informações que permitam a caracterização atual da área de movimento do aeroporto.
- c) O PDIR não poderá ser aprovado com restrições, determinando-se a correção das inconformidades identificadas e a reapresentação do PDIR.
- d) A aprovação do PDIR dispensa o operador de aeródromo dos requisitos de licenciamento ambiental, de uso do solo e de zoneamento urbano e outras posturas, bem como da aprovação do planejamento proposto junto ao órgão responsável pelo controle do espaço aéreo.
- e) É responsabilidade do operador de aeródromo manter o PDIR atualizado, sem necessidade da revisão pela ANAC quando ocorrer alteração do planejamento para expansão da infraestrutura aeroportuária.
- #106303
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A ANAC estabelece regulação para o planejamento, o projeto e a operação de aeroportos. Com base nos regulamentos RBAC 139, RBAC 154 e RBAC 153, analise os itens abaixo e assinale a opção correta. I. Operadores de aeródromos que tenham embarcado e desembarcado mais de um milhão de passageiros no ano anterior ao corrente devem ser titulares de Certificado Operacional de Aeroporto. II. Quando um aeródromo não atender às normas vigentes, poderá ser autorizada a adoção de procedimentos especiais pelo operador de aeródromo, que deverá elaborar e apresentar um Estudo Aeronáutico, indicando um nível de segurança operacional equivalente. III. Uma área de segurança de fim de pista (RESA) deve ser disponibilizada nas extremidades da faixa de pista, de toda pista construída até a data de publicação do RBAC 154, quando o número de código for 3 ou 4, ou o número de código for 1 ou 2 e a pista for do tipo por instrumento. IV. Para o atendimento à emergência aeroportuária, o operador aeroportuário deve prover e manter operacional um Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromo Civil (SESCINC), que poderá até ter um nível de proteção contra incêndio requerido (NPCR) com categoria abaixo da categoria da maior aeronave a ser operada com regularidade. Estão corretos apenas os itens
- a) I, II, III.
- b) I, III.
- c) I, II, IV.
- d) II, III.
- e) Todos os itens estão corretos.
- #106304
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA instituiu a Resolução 01/1986, que estabelece que o licenciamento ambiental dependerá da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental ─ EIA ─ e respectivo Relatório de Impacto Ambiental ─ RIMA ─, inclusive no caso de aeroporto. Para atender ao Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos Regionais, o CONAMA instituiu a resolução 470/2015, que estabelece procedimento simplificado para o licenciamento ambiental de aeroportos regionais, considerados de baixo potencial de impacto ambiental. Assinale, entre as opções que se seguem, aquela que não seria um exemplo de documento com o qual o processo simplificado para ampliação dos aeroportos regionais deverá ser instruído:
- a) Relatório de Controle Ambiental (RCA).
- b) Relatório Ambiental Simplificado (RAS).
- c) Plano de Controle Ambiental (PCA).
- d) Estudo preliminar de engenharia, contendo, no mínimo, a localização, a descrição e as plantas da situação existente e das atividades a serem executadas, bem como a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
- e) Documentos, autorizações e outorgas legalmente exigíveis, conforme o caso, por força de normas federais, estaduais e municipais circunscritas ao licenciamento ambiental.
- #106305
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. A licença ambiental dependerá de prévio estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA). De acordo com a resolução CONAMA n. 237/1997, o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades localizados ou desenvolvidos em mais de um Município, ou cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais Municípios, compete
- a) ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
- b) à Fundação Nacional do Índio (Funai).
- c) ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
- d) a Órgãos estaduais de meio ambiente (Oemas).
- e) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
- #106306
- Banca
- ESAF
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
O ruído aeronáutico decorre de eventos sonoros pelo movimento de aeronaves, ou outras atividades afins, tais como taxiamento e testes de motores. Aeródromos adotam diversas medidas de mitigação de ruído, mas também é necessário o zoneamanto do entorno para assegurar o convívio com a comunidade em um ambiente adequado. De acordo com o regulamento RBAC 161, o operador de aeródromo deve elaborar e aplicar um Plano de Zoneamento de Ruído (PZR), composto por curvas de ruído, e por compatibilizações e incompatibilizações ao uso do solo, estabelecidas para as áreas delimitadas por essas curvas. Em relação ao PZR, assinale a opção incorreta
- a) O operador de aeródromo deve utilizar critérios para definir a obrigatoriedade de aplicação de um Plano Específico de Zoneamento de Ruído (PEZR).
- b) O PEZR possui curvas de ruído de 75 e 65 com formas geométricas simplificadas.
- c) Para aeródromos com média anual de movimento de aeronaves dos últimos 3 (três) anos superior a 7.000 (sete mil), deve ser aplicado um PEZR.
- d) Para os demais aeródromos não enquadrados, na opção "c" acima, é facultado ao operador de aeródromo escolher o tipo de plano a ser elaborado, Plano Básico de Zoneamento de Ruído (PBZR) ou (PEZR).
- e) A ANAC poderá solicitar a elaboração de um PEZR a qualquer aeródromo.