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Simulado ANA  | Analista Administrativo - Comunicação Social - Relações Públicas | CONCURSO

Simulado ANA  | Analista Administrativo - Comunicação Social - Relações Públicas

SIMULADO ANA  | ANALISTA ADMINISTRATIVO - COMUNICAÇÃO SOCIAL - RELAÇÕES PÚBLICAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANA  para o cargo de Analista Administrativo - Comunicação Social - Relações Públicas.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ESAF para o concurso ANA . Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Administrativo - Comunicação Social - Relações Públicas, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANA  | Analista Administrativo - Comunicação Social - Relações Públicas contém um total de 15 questões de concursos com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANA .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#106085
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANA
Tipo
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(1,0) 1 - 

A temática "Responsabilidade Social" tem sido alvo constante de análises no mundo corporativo. E, para além da expressão de compromisso com as causas sociais, incorporou-se como opção de um modelo de gestão.

Considerando a noção de Responsabilidade Social, assinale as respostas verdadeiras com V e as falsas com F e, ao final, marque a resposta correta.

( ) É consenso considerar uma empresa "socialmente responsável" quando ela adota processos que incorporam escuta e negociação com seus parceiros de negócios - internos e externos - fortalecendo uma cultura institucional voltada à democratização das relações de trabalho.

( ) As empresas altamente competitivas adotam um modelo de gestão de Responsabilidade Social Corporativa que submete os projetos sociais às metas e interesses estabelecidos no planejamento estratégico, bem como à hierarquia de poder da empresa, sem com isso perder as características de empresa socialmente responsável.

( ) São vetores da responsabilidade social corporativa: ganhos de imagem corporativa; maior apoio, motivação, lealdade, confiança e melhor desempenho dos funcionários e parceiros; melhor relacionamento com o governo; maiores vantagens competitivas (marca mais forte e mais conhecida, produtos mais conhecidos).

( ) Estabelecer relações de comprometimento com uma agenda social consolidada por projetos de caráter sustentável, é outro quesito para uma empresa ser considerada socialmente responsável.

  • a) F, V, F, V
  • b) V, F, V, V
  • c) F, V, V, F
  • d) V, F, F, V
  • e) V, F, V, F
#106086
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANA
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 


  • a) Ainda faltam metodologias adequadas para a avaliação de inúmeras atividades, ações, estratégias e produtos em comunicação.
  • b) Mensurar imagem, reputação ou eficácia em comunicação é mais complicado do que medir retorno de campanhas de lançamento de produtos.
  • c) A avaliação gera riscos porque expõe as deficiências das organizações.
  • d) Mensuração de imagem e reputação são realizadas, preferencialmente, com metodologias quantitativas de avaliação.
  • e) A avaliação é uma necessidade de qualquer organização, não importando se é pequena, média ou grande.
#106087
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANA
Tipo
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(1,0) 3 - 

Considere a seguinte situação: você está fazendo parte de um grupo de estudos que pretende lançar as bases para uma política de regionalização e integração da comunicação social do Governo Brasileiro. Em uma reunião do grupo, listam-se as sugestões que estão abaixo. Assinale com V a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com F as falsa(s).

( ) Estudo e compreensão da realidade dos mercados regionais.

( ) Segmentação da linguagem e do conteúdo.

( ) Valorização da diversidade étnica e cultural, fortalecimento da igualdade de gênero, comunicação com o foco no cidadão.

( ) Articulação com grupos da grande mídia impressa como forma de apoio ao Governo.

( ) Linhas de financiamento de infraestrutura tecnológica para as Prefeituras dos Municípios de modo a facilitar a penetração das redes de televisão a cabo.

  • a) V, F, F, V, V
  • b) V, F, F, V, V
  • c) V, V, V, F, F
  • d) F, F, V, F, V
  • e) V, F, F, V, F
#106088
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANA
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(1,0) 4 - 

Há um consenso entre os especialistas de que o mundo contemporâneo - e em especial o ambiente organizacional - tem sido abalado profundamente pelo processo crescente de globalização dos mercados e das ideias, pela revolução provocada pelas novas tecnologias, pela desmassificação do processo de produção e pela valorização do espírito de cidadania. Este ambiente, em contínua agitação, redimensiona o perfil das organizações e as torna menos estratificadas e mais flexíveis, convidando-as, permanentemente, a esticar os olhos para ver o que está à frente. O futuro (alguém ainda duvida disso?) mais do que o presente, será complexo, repleto de incertezas, mas (ainda bem!) rico em oportunidades para quem se dispuser a se "sentar" sobre um novo paradigma.
(W. Bueno. Comunicação Empresarial)

Considerando o cenário organizacional apresentado por Bueno, analise as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta.

( ) O processo de segmentação dos públicos, os chamados nichos de mercado, tem provocado mudanças substanciais na Comunicação Empresarial, com a implementação de canais diferenciados para atender às demandas informativas localizadas.

( ) O cliente evoluiu para o cidadão e espera um relacionamento mais amplo do que aquele que costuma vigorar entre a empresa que vende e as pessoas que compraram, porque o contato não se esgota mais com a transferência do produto.

( ) As organizações têm feito um grande esforço para criar veículos múltiplos para atender a demandas que também são múltiplas.

( ) Um exemplo de veículo novo, elaborado com o objetivo de atender a este novo padrão de relacionamento com os clientes, seria uma revista dirigida aos diversos públicos, com editorias específicos para cada segmento.

( ) Até o relacionamento com o público interno deve ser renovado e a intranet empresarial é hoje o veículo que reúne em um mesmo canal todos os instrumentos, contemporâneos e tradicionais, tornando-se um veículo para todos os fins.

  • a) F, F, V, V, V
  • b) V, V, V, F, F
  • c) F, V, F, V, F
  • d) V, V, F, V, V
  • e) V, F, V, V, F
#106089
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANA
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(1,0) 5 - 

A respeito de relacionamento com a mídia, assinale a afirmativa falsa.

  • a) O press release é hoje uma das melhores e mais eficientes maneiras de enviar informações à imprensa.
  • b) O atendimento correto e polido à imprensa é indispensável em uma assessoria.
  • c) A assessoria de imprensa deve facilitar o relacionamento dos jornalistas com as fontes da organização.
  • d) O jornalista especializado tende a consolidar um grupo estável de fontes com as quais colhe as informações e elementos para a análise de situações.
  • e) Sugestão de pauta é um recurso útil e muito eficiente para despertar o interesse dos veículos para a cobertura de determinado assunto.
#106090
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANA
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(1,0) 6 - 

Nos últimos anos, o conceito de "cultura organizacional" tornou-se frequente nos discursos de executivos, gerentes, consultores organizacionais e segmentos gerenciais médios, bem como nas novas tecnologias gerenciais empregadas nos universos corporativos.

A este respeito, analise as opções a seguir, assinalando com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, marque a opção correta.

( ) O termo cultura é usado para referência ao conjunto acumulado de conhecimentos, experiências, significados, crenças, valores, atitudes e expectativas adquiridas por um grande grupo de pessoas ao longo de gerações.

( ) Cultura organizacional, corporativa ou empresarial é um conjunto de valores definidos pela alta gerência de uma empresa.

( ) Entre as discussões teóricas sobre cultura organizacional está a que questiona se cultura seria uma variável produzida pela organização ou se esta seria trazida para o seu interior pelos seus membros.

( ) O profissional da área de comunicação, em especial o Relações Públicas, é o especialista que adquiriu o conhecimento e o instrumental necessário para analisar a cultura, no sentido antropológico, e administrativo das organizações.

  • a) V, V, F, F
  • b) V, F, F, V
  • c) F, F, V, V
  • d) V, F, V, V
  • e) V, F, V, F
#106091
Banca
ESAF
Matéria
Matérias Diversas
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ANA
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(1,0) 7 - 

Analise os textos a seguir e, ao final, assinale a resposta que contém a ordem correta dos instrumentos para os quais foram redigidos.

1. Acaba de ser assinado o convênio com a Universidade Beta que tanto esperávamos. A partir de 2009, todos os funcionários interessados em fazer um curso superior terão desconto de 30% nas mensalidades. Os interessados deverão procurar nossa colega Maria Silva, da Diretoria de Recursos Humanos, clicando no link abaixo ou ligar no ramal 4554 para obter mais informações.

2. O plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, ao final da reunião, o quarto e último processo referente à venda do grupo Madox à Brasilíssima. O processo refere-se especificamente à aquisição dos ativos de distribuição de combustíveis da Madox ao Grupo Brasilíssima nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

O grupo Brasilíssima terá de assinar um termo de compromisso de desempenho com o Cade pelo qual ficará acordado o cumprimento de algumas exigências feitas pelo órgão para aceitar a operação. O relator do processo, conselheiro José Silva, destacou que, nas análises feitas pelos órgãos de defesa da concorrência, observou-se que os mercados do Distrito Federal, do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul eram mais delicados do ponto de vista da concorrência. Assim, a principal exigência feita pelo Cade é de que a Brasilíssima venda toda a estrutura de tancagem de derivados que comprou da Madox no Distrito Federal.

A venda da Madox para o grupo Brasilíssima afeta diretamente nossa empresa, principalmente os mercados do Centro-Oeste onde esta fusão deverá tornar a Brasilíssima a empresa mais forte do mercado. A Diretoria de Mercado já está preparando os estudos necessários para uma reunião geral de Diretores e Gestores de Projetos que deverá ser realizada até o final desta semana para discutirmos as novas estratégias que deveremos seguir frente ao novo cenário.

3. Nem sempre é uma boa idéia abrir o caderno Cotidiano logo cedo. Já pulam umas notícias ruins na sua cara. Ontem, a pior coisa foi ler sobre os voluntários de Santa Catarina que estavam furtando as doações. Bem, prefiro pensar que eles faziam parte das famílias dos desabrigados e estavam levando as doações para conhecidos porque temiam que as coisas iriam demorar muito para chegar.

E hoje, já na capa do jornal, outra notícia ruim: mais enchentes em Santa Catarina e início da cobrança de pedágio no Rodoanel, a partir de hoje. Mas, como sou otimista, fiquei procurando uma notícia boa no jornal e nada. Bem não procurei em todos os cadernos. Mais tarde vou olhar nos classificados para ver se acho. Se eu fosse dono do jornal baixaria uma ordem para que todos os dias tivessem boas notícias logo na capa. Assim a gente ia se enganando um pouco mais. Escrito por João Pacheco. Às 10h15

4. O recesso das festas de final de ano começa no dia 22 próximo e vai até o dia 02 de janeiro. Neste período, a empresa estará fechada e haverá apenas uma equipe de plantão para atender às urgências. Desejamos a todos um Natal de muita paz e um Ano Novo de muita felicidade. Até 2009!

A Diretoria

  • a) 1 = blog;2 = aviso;3 = intranet;4= newsletter para diretoria.
  • b) 1 = newsletter para Diretoria e Gerência;2 = blog;3 = carta;4 = intranet.
  • c) 1 = intranet;2 = newsletter para Diretoria e Gerência;3 = blog;4 = aviso.
  • d) 1 = aviso;2 = press-release;3 = carta;4 = intranet.
  • e) 1 = newsletter;2 = intranet;3 = revista empresarial;4 = blog.
#106092
Banca
ESAF
Matéria
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ANA
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(1,0) 8 - 

Leia o texto abaixo. O último parágrafo apresenta cinco opções, de "a" a "e", de ações implementadas para gerenciar a crise. Assinale a que está errada.

No dia 30 de setembro de 2004, a empresa Alpha tomou uma decisão mundial: retirar voluntariamente o anti-inflamatório XXX - líder em vendas no Brasil. A decisão deu-se em razão dos resultados de um estudo clínico projetado para avaliar a eficácia da medicação que constatou um risco relativamente maior de eventos cardiovasculares confirmados, tais como ataques cardíacos e derrames, a partir de 18 meses após o início do tratamento com XXX.

O objetivo número um da empresa era colocar o paciente em primeiro lugar e foi seguindo esta orientação que a crise foi gerenciada.

O primeiro passo foi comunicar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre a decisão e sobre as medidas que seriam tomadas (reembolso aos pacientes, comunicado às farmácias, médicos, sociedades etc.), bem como aos órgãos de proteção ao consumidor (PROCON/ DPDC), de forma a seguir corretamente todas as determinações legais e de mercado vigentes.

Na sequência, foram mapeados todos os públicos que tinham que ser informados, bem como a maneira mais rápida e adequada de atingir cada audiência.

  • a) Os funcionários foram comunicados de imediato pelo Diretor-Presidente por meio de reunião e conference call.
  • b) A empresa decidiu não utilizar press-kit com a imprensa e não divulgar informações técnicas mais complexas. A avaliação da assessoria foi que "traduzir" uma pesquisa científica complexa para uma linguagem mais acessível poderia banalizar a discussão .
  • c) Para comunicar a comunidade médica, toda a força de vendas foi mobilizada para contatar os médicos cadastrados - tanto via telefone, quanto pessoalmente.
  • d) Uma coletiva de imprensa foi organizada e comunicados pagos foram inseridos nas principais emissoras de TV e jornais do país.
  • e) Um Comitê de Crise e porta-vozes previamente treinados também são trunfos imprescindíveis para lidar com uma crise.
#106093
Banca
ESAF
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ANA
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(1,0) 9 - 

Gaudêncio Torquato afirma que um dos maiores patrimônios de uma organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta. Ao se comunicar com os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. E quando adquire um produto, na verdade, o consumidor está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem.

A respeito deste tema, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta que contém a sequência correta.

( ) Logomarca e logotipo têm o mesmo sentido e identificam a marca de uma organização.

( ) A escolha da marca deve considerar fatores como a força simbólica que envolve conotações emocionais e cognitivas com forte apelo junto ao consumidor.

( ) A identidade é a projeção, a sombra da imagem de uma organização e pode estar distante da realidade.

( ) A imagem institucional deve ser uma preocupação sempre presente para o comunicador corporativo.

( ) Na área pública, não se aconselha a criação de marcas, na medida em que o País já tem seus símbolos nacionais, que são suas marcas.D

  • a) V, V, F, F, F
  • b) V, F, F, V, V
  • c) F, F, V, V, V
  • d) F, V, F, F, F
  • e) F, V, F, V, F
#106094
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(1,0) 10 - 

Nos dias 11 e 12 de novembro, realizou-se em Brasília o "Seminário Internacional sobre Intermediação de Interesses - A regulamentação do lobby no Brasil". O Seminário foi marcado pela pluralidade de opiniões diante do tema, mas no decorrer dos seis painéis alguns consensos ficaram evidenciados, entre eles o que afirmar que o lobby é uma atividade legítima, própria de regimes democráticos, nos quais é natural que haja a intermediação de interesses.

A respeito de lobby, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta correta.

( ) Atualmente tramita no Congresso Nacional um novo projeto sobre a regulamentação das atividades do lobby e de grupos de pressão junto ao setor público, do Deputado Carlos Zarattini, do PT de São Paulo.

( ) Pelo projeto, as pessoas físicas e jurídicas que exercerem, no âmbito da Administração Pública Federal, atividades tendentes a influenciar a tomada de decisão administrativa ou legislativa, deverão cadastrar-se perante os órgãos responsáveis pelo controle de sua atuação.

( ) A primeira proposta de legislação sobre lobby foi encaminhada na época do governo Medici e previa o registro com informações detalhadas de todos as pessoas que representavam algum tipo de interesse, até mesmo os interesses de partidos políticos.

( ) Um dos pontos do projeto que está levantando polêmica é o fato de não haver nenhum item que coíba a oferta e a aceitação de presentes, cortesias, gentilezas e favores para agentes públicos, tema de regulamentação severa em legislação sobre lobby de outros países.

  • a) V, V, V, F
  • b) V, V, F, F
  • c) V, V, F, V
  • d) F, F, V, V
  • e) F, V, F, V
#106095
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(1,0) 11 - 


  • a) A definição de público-alvo não é importante para eventos de grande porte, na medida em que este tipo de evento é dirigido para públicos diversos.
  • b) Cada tipo de evento possui características peculiares, e esta é a razão de os planejamentos de eventos não seguirem os mesmos passos, ainda que coincidam na lógica que se deve empregar.
  • c) A feira é um dos mais complexos eventos para organizar e um dos que mais diferem do padrão de planejamento.
  • d) Verificação e análise do orçamento disponível são passos dos mais importantes no planejamento de qualquer evento.
  • e) A disposição em "U" dos participantes de um evento é sugerida para eventos do tipo treinamento, reuniões de clientes e outros em que a interação e a participação ativa do grupo seja necessária.
#106096
Banca
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(1,0) 12 - 

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção Incorreta.

  • a) A pesquisa é um pré-requisito para o planejamento das relações públicas nas organizações.
  • b) A realização de uma pesquisa de clima organizacional proporciona dados fundamentais para planejar e pensar estrategicamente a comunicação interna com os empregados.
  • c) O planejamento evita a improvisação, oferece maiores possibilidades para a consecução de objetivos e o cumprimento da missão organizacional.
  • d) O planejamento não faz parte da prática profissional das Relações Públicas, mas é importante para a organização.
  • e) A avaliação é uma das fases de um processo de planejamento.
#106097
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(1,0) 13 - 

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões a seguir e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.

( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.

( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.

( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

  • a) F, F, F, F
  • b) V, V, F, F
  • c) F, V, V, F
  • d) V, V, V, V
  • e) F, F, F, V
#106098
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(1,0) 14 - 

A definição de pesquisa bibliográfica vista como busca de informações, seleção de documentos que se relacionam com o problema de pesquisa e o respectivo fichamento das referências para que sejam posteriormente utilizadas é entendida no seu conceito

  • a) técnico.
  • b) catalográfico.
  • c) restrito.
  • d) revisional.
  • e) amplo.
#106099
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(1,0) 15 - 

O processo de referência envolve, por parte do bibliotecário, uma relação face a face com o usuário, uma verdadeira entrevista com ele. A habilidade do bibliotecário em fazer uso de conhecimentos, métodos, práticas e equipamentos necessários para recuperar a informação solicitada pelo usuário chama-se habilidade

  • a) informal.
  • b) humana.
  • c) instrutiva.
  • d) técnica.
  • e) processual.